Duvidas sobre filmagem e FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Doomed
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Ago 04, 2014 7:06 am
Localização: São Carlos

Duvidas sobre filmagem e FPV

Mensagem por Doomed »

Boa tarde!
Estou montando meu Aero para FPV, porém, algumas dúvidas estão surgindo.

Estarei usando uma bateria 3s para a Ground Station, porém, não são todos os equipamentos que trabalham com 11.1v, um simples regulador de voltagem resolve ou é aconselhável algo diferente?
Existe alguma câmera que sirva para o FPV e grave o voo ao mesmo tempo? ou precisa ser uma câmera para navegação e outra para filmagem?
Que tipo de equipamento uso para gravar o que sai do OSD, seria melhor gravar direto no aero ou no chão mesmo?

Obrigado a todos!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Duvidas sobre filmagem e FPV

Mensagem por Piradrone »

Normalmente aeros tem vôo mais suave e a dinâmica de vôo é outra comparado a multis e racers. Então uma câmera digital que grave, e tenha saída de vídeo para ser transmitido para o solo pode ser usada. No caso de multirotores e racers, onde o lag é inadmissível, deve-se ter duas câmeras, uma analógica pro vôo em primeira pessoa e uma digital para gravar o vôo.

O OSD é transmitido "por cima" da imagem da câmera, em uma placa externa entre a câmera e o TX de vídeo. Então normalmente a câmera que irá gravar o vôo não vai ter o OSD na imagem gravada. Se você quiser gravar a imagem com OSD, terá que ter um DVR na ground station e gravar o sinal analógico que chega à ela com o OSD sobreposto. Se você colocar um DVR miniatura entre a placa do OSD e o TX de vídeo no aero, poderá gravar o video da câmera com os dados do OSD e melhor, sem o chuvisco gerado pelo enfraquecimento do sinal até chegar em terra.

Existem muitas possibilidades. Defina o que quer e fica mais fácil pra montar o setup que lhe agrade.
Doomed
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Ago 04, 2014 7:06 am
Localização: São Carlos

Re: Duvidas sobre filmagem e FPV

Mensagem por Doomed »

Entendi, no caso, eu quero aero, minha intenção não é nada além de ficar observando o horizonte.
Sobre o OSD, eu já tenho conhecimento sobre, mas o DVR é novidade, obrigado por essa informação, já pesquisei e me informei sobre isso, me ajudou muito!

Entendi o ponto sobre a filmagem direto, claro que o foco é uma GoPro H4, porém, falta verba, então, estava pensando sobre uma Mobius pois pelo que entendi, ela grava e ao mesmo tempo transmite as imagens para o OSD.
Por Favor, corrija-me se estiver errado.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Duvidas sobre filmagem e FPV

Mensagem por ricardovasc »

A mobius faz isso, grava e transmite ao mesmo tempo. Vale lembrar que a transmissão tem um pequeno leag como já foi dito e que mesmo sendo um aero deve-se ter cuidado.

Faça a conta de quantos metros serão percorridos em meio segundo voando a 50km/h. Você irá notar que com leg talvez não vá querer voar entre árvores, por exemplo.
Para voos em áreas abertas e mais tranquilos dá pra usar a mobius de boa.
Doomed
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Ago 04, 2014 7:06 am
Localização: São Carlos

Re: Duvidas sobre filmagem e FPV

Mensagem por Doomed »

Entendi, um lag, por mais que seja pequeno, em uma velocidade, mesmo que não seja grande, pode ser a diferença entre um aero ou uma pilha de sucata.
Uma micro câmera que não faz filmagens, imagino que também tenha um delay mesmo que seja MUITO menor, então pergunto, faz tanta diferença em voo?

Obrigado!
Responder