Como verificar se vTx queimou

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Como verificar se vTx queimou

Mensagem por ricardovasc »

No meu vTX ficou bem aparente os dois fusíveis queimados, mas nesse teu não consegui ver nada assim tão gritante como no meu.
Avatar do usuário
Danilo Durigan
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Como verificar se vTx queimou

Mensagem por Danilo Durigan »

LaercioLMB escreveu:Eletrônica não se analisa defeito olhando, não é assim que funciona a coisa.
Se você não sabe e ou não tem o equipamento necessário para fazer os diagnósticos, mande para um técnico especializado ou compre outro.
Eletrônica não é só troca isso que funciona, mais coisas apresentam defeito quando uma única peça queima e terá problemas se não souber verificar componentes.


Caro Laercio,
Como disse no início, gostaria de verificar, ou pelo menos tentar verificar, se há alguma coisa queimada.

A primeira tentativa era no "olhômetro", como o Ricardo sugeriu, mas sem sucesso.
A segunda tentativa é medir se há algum fusível queimado. Como não sei qual é, pedi ajuda para esta identificação.

Como faz parte do hobby a montagem e afins, queria tentar encontrar o problema para não sair comprando outro na primeira dificuldade, mas mesmo assim obrigado a todos pela ajuda, mesmo que não tenha obtido sucesso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como verificar se vTx queimou

Mensagem por LaercioLMB »

Danilo, não é não querer ajudar, mas sem equipamento próprio para isso e uma base em eletrônica, não tem como ver nada.
Se você tivesse uma noção básica de eletrônica, certas perguntas não seriam feitas e por isso, te dizer o que ou como fazer é quase inútil, pois em eletrônica não é só trocar uma peça e pronto, há uma série de fatores a serem vistos.
alguns exemplos disso.
Um fusível queimou, mas por que isso acontece?
Não é somente sobre carga que faz um fusível queimar ou polarização invertida da bateria, muitas vezes um componente do circuito pode ter aberto e deixado a corrente passar além do limite ou ter entrado em curto e como saber isso, não é só trocando um fusível, pois o fusível é uma forma de dizer que tem algo errado no circuito e sem verificar tudo antes, não adianta trocar um fusível, pois ele vai queimar de novo.
Ahhh, mas o meu eu troquei e não queimou!
Boa dedução, mas soube o que ocasionou a queima antes?
Não soube e por tanto o equipamento continua instável e não confiável e poderá te deixar na mão quando menos espera.
Tá, vi que o fusível queimou, mas não faço a menor ideia de como procurar por algum problema!
Então!
É isso que falo!
Não é somente um multímetro que irá te dizer alguma coisa, até mesmo por que se não souber ler corretamente um multímetro e não fizer a menor idéia da real tensão que tem que ser lida em determinados pontos de um circuito, colocar um multímetro ali e nada é a mesma coisa, pois a leitura não é somente continuidade, pois um transístor aberto permite que a corrente passe por ele e o multímetro leu passagem de corrente, mas o componente está queimado na linguagem chula e queimado não significa somente não passar corrente por um componente.
Se você realmente quer consertar um dispositivo eletrônico, terá que conhecer pelo menos a eletrônica básica para isso para entender como cada coisa funciona e aqui tem uma boa apostila para isso.
http://msomeletronica.com.br/apostilas/ ... ca2%20.pdf
http://www.netsoft.inf.br/aulas/EAC_Cur ... stores.pdf
Tem várias outras apostilas
com mais conteúdos sobre resistores, capacitores e muito mais, pois todo circuito eletrônico é composto por tudo isso, mesmo que tudo esteja dentro de uma única cápsula CI (circuito integrado).
Ahhh, mas eu não quero aprender eletrônica, só quero voar meus modelos!
Então esqueça de querer consertar os equipamentos eletrônicos usados em seus modelos, deu problema, compre outro.
Vamos supor que um transístor tenha aberto e passado corrente acima do limite para outros componentes e com isso o fusível queimou.
Pronto, irá trocar o fusível e a corrente voltará a passar pelo circuito, ligando tudo de novo, mas os componentes que funcionam depois do transistor aberto, irá estar sobrecarregados e vão queimar já que o fusível queimou antes deles e o fusível queima de novo.
Pronto, troca o fusível de novo, s´po que agora o equipamento não liga.
Mas como se troquei o fusível que queimou?
Simples, por que componentes não suportaram trabalhar daquela forma e queimaram.
Agora como saber qual queimou?
Terá que analisar todo o circuito seguindo trilhas e interpretando as polarizações dos transístores para saber por onde a eletricidade circula e em qual sentido ela circula para encontrar qual(is) componente(s) deu(ram) problema(s) e poder trocar tudo que deu problema, pois um fusível é somente um alerta de que algo está errado e está tentando proteger o seu sistema e ficar trocando ele sem identificar o real problema só vai botar tudo a perder.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Danilo Durigan
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Como verificar se vTx queimou

Mensagem por Danilo Durigan »

Obrigado Laercio. Vou ler o conteudo dos links enviados.

O fusível é o primeiro passo nesta verificação. Se após as leituras eu não obtiver sucesso, envio para algum técnico especializado. Mas pelo menos tentei.

Abs.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Como verificar se vTx queimou

Mensagem por jujuba »

LaercioLMB escreveu:Danilo, não é não querer ajudar, mas sem equipamento próprio para isso e uma base em eletrônica, não tem como ver nada.
Se você tivesse uma noção básica de eletrônica, certas perguntas não seriam feitas e por isso, te dizer o que ou como fazer é quase inútil, pois em eletrônica não é só trocar uma peça e pronto, há uma série de fatores a serem vistos.
alguns exemplos disso.
Um fusível queimou, mas por que isso acontece?
Não é somente sobre carga que faz um fusível queimar ou polarização invertida da bateria, muitas vezes um componente do circuito pode ter aberto e deixado a corrente passar além do limite ou ter entrado em curto e como saber isso, não é só trocando um fusível, pois o fusível é uma forma de dizer que tem algo errado no circuito e sem verificar tudo antes, não adianta trocar um fusível, pois ele vai queimar de novo.
Ahhh, mas o meu eu troquei e não queimou!
Boa dedução, mas soube o que ocasionou a queima antes?
Não soube e por tanto o equipamento continua instável e não confiável e poderá te deixar na mão quando menos espera.
Tá, vi que o fusível queimou, mas não faço a menor ideia de como procurar por algum problema!
Então!
É isso que falo!
Não é somente um multímetro que irá te dizer alguma coisa, até mesmo por que se não souber ler corretamente um multímetro e não fizer a menor idéia da real tensão que tem que ser lida em determinados pontos de um circuito, colocar um multímetro ali e nada é a mesma coisa, pois a leitura não é somente continuidade, pois um transístor aberto permite que a corrente passe por ele e o multímetro leu passagem de corrente, mas o componente está queimado na linguagem chula e queimado não significa somente não passar corrente por um componente.
Se você realmente quer consertar um dispositivo eletrônico, terá que conhecer pelo menos a eletrônica básica para isso para entender como cada coisa funciona e aqui tem uma boa apostila para isso.
http://msomeletronica.com.br/apostilas/ ... ca2%20.pdf
http://www.netsoft.inf.br/aulas/EAC_Cur ... stores.pdf
Tem várias outras apostilas
com mais conteúdos sobre resistores, capacitores e muito mais, pois todo circuito eletrônico é composto por tudo isso, mesmo que tudo esteja dentro de uma única cápsula CI (circuito integrado).
Ahhh, mas eu não quero aprender eletrônica, só quero voar meus modelos!
Então esqueça de querer consertar os equipamentos eletrônicos usados em seus modelos, deu problema, compre outro.
Vamos supor que um transístor tenha aberto e passado corrente acima do limite para outros componentes e com isso o fusível queimou.
Pronto, irá trocar o fusível e a corrente voltará a passar pelo circuito, ligando tudo de novo, mas os componentes que funcionam depois do transistor aberto, irá estar sobrecarregados e vão queimar já que o fusível queimou antes deles e o fusível queima de novo.
Pronto, troca o fusível de novo, s´po que agora o equipamento não liga.
Mas como se troquei o fusível que queimou?
Simples, por que componentes não suportaram trabalhar daquela forma e queimaram.
Agora como saber qual queimou?
Terá que analisar todo o circuito seguindo trilhas e interpretando as polarizações dos transístores para saber por onde a eletricidade circula e em qual sentido ela circula para encontrar qual(is) componente(s) deu(ram) problema(s) e poder trocar tudo que deu problema, pois um fusível é somente um alerta de que algo está errado e está tentando proteger o seu sistema e ficar trocando ele sem identificar o real problema só vai botar tudo a perder.


Caraca Laércio, essa foi a resposta mais sensata e equilibrada que eu já vi alguém dar aqui nesse fórum! Além do mais, serve não só pra defeitos em eletrônica, como em mecânica também. Usar o bom senso ao perceber um defeito faz com que procuremos a melhor saída para solucioná-lo.
Parabéns, ganhaste um admirador, sem querer puxar seu saco, pois detesto babaovice rsrs..., mas essa resposta, por ser muito abrangente, serve para muita coisa que fazemos no dia a dia, no trabalho etc.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Responder