Antenas setoriais para FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Antenas setoriais para FPV

Mensagem por flumauricio »

Pessoal, ultimamente estou pesquisando um pouco sobre antenas para FPV e vi que são vendidas antenas setoriais para diversas frequências.

Como meu FPV e de vários em nosso clube é um Lawmate de 1.2ghz minha dúvida era a seguinte:

Teria como construir uma torre, nela estariam as antenas setoriais para 1.2ghz cobrindo todo angulo em 360º.

Nesse momento não sei se existe tal equipamento mas a ideia era "mesclar" todos os sinais recebidos pelas antenas, um tipo de mixer de RF, em um unico cabo.

A segunda etapa, que tb ainda não sei se é possível, era colocar um amplificador de RF para não compensar a atenuação de um divisor de potencia e por fim um divisor de potência para ser distribuído para diversos Rx.

Preciso de algum norte para começar minha pesquisas, alguém poderia ajudar?
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por animus »

Quer cobrir um raio de que distância?
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por flumauricio »

A distancia é irrelevante pra gente. Temos antena tracker com antenas patch e elicoidais de longa distancia. O que queremos na verdade é unir todos equipamento de recepção num só para vários praticantes de FPV que tem o clube.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por animus »

Mas aí só daria pra usar um de cada vez. Até mesmo porque cada transmissor deve operar em um canal com frequência distinta pra não gerar interferência um do outro. E vc teria que escolher um canal pra captar o vídeo. Me corrija se eu estiver errado.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por flumauricio »

Acho que vc não entendeu. As antenas que eu vou utilizar são para recepção de sinal e não transmissão. Seria uma torre com diversas antenas setoriais no alto para a captação de RF de todos os aviões que tiverem voando FPV.

A primeira dúvida é como unir o sinal de todas essas antenas pois uma vez que ela são setoriais só cobrem um determinado angulo para formar um angulo de 360º.

A segunda dúvida é como amplificar esse sinal recebido por todas as antenas.

A partir daí usaríamos um divisor de potencia para enviar o sinal misturado, amplificado e depois dividido para 4 receptores, cada piloto com o seu receptor.

Porque isso?

Simples... iríamos reduzir a quantidade de equipamento a ser levado para o clube além de possuir uma recepção de boa qualidade em todos os setores do clube.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por animus »

Bacana.
Vou acompanhar o tópico.
Talvez o Condor possa ajudar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por alexcmag »

A idéia de antenas setoriais é ter um sinal mais direcional e com maior ganho, como se fosse uma "luneta" que aumenta uma aproximação e diminui o ângulo de visão.

Várias antenas setoriais somadas neste caso equivaleriam a uma antena omni, concorda? Neste caso é mais fácil usar uma única skew planar, exceto se você quiser um sinal mais "achatado" com menos propagação para cima.

Quanto a dividir para vários receptores, eles usam ao mesmo tempo? Caso contrário seria mais fácil dividir o sinal de vídeo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por flumauricio »

Olá alex, a ideia é exatamente essa, usar diversas antenas setoriais nos mais diversos ângulos, como por exemplo o conjunto de 8 antenas focadas em ângulos fechado como uma omni com " luneta".

Serão vários receptores cada um para sua frequência e seu piloto.

Um exemplo:



Em relação a vertical talvez colocaríamos uma circular no topo do conjunto e que também entraria no " mixer" de RF. A duvida é saber primeiro como fazer esse "mixer"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Antenas setoriais para FPV

Mensagem por alexcmag »

Não sei se me expressei bem. A questão é que você não ganharia nada com isto, se você quer uma omni melhor usar uma omni mesmo, uma cloverleaf por exemplo tem ótimos resultados para FPV.

As setoriais só teriam vantagens se você colocasse cada uma delas ligada a um receptor diferente com um circuito de diversity para escolher o melhor sinal.

Os casos de array de antenas geralmente são para melhorar o ganho quando os sinais entram em fase.

Por exemplo, uma patch comum tem geralmente 8dBi, se conectar 4 patches lado a lado, com um cabo interligando-as, na direção em que estão apontadas o ganho aumentaria para cerca de 14dBi, porém para qualquer outra direção o ganho seria menor porque o sinal não estaria em fase (exemplo http://www.aliexpress.com/item-img/5-8G ... 13.7amfs7# )

As antenas de celular realmente usam arrays de antenas setoriais, mas os circuitos são diferentes, então cada antena está ligada a um transceptor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder