Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
wagodoy
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Ago 07, 2012 7:42 am
Localização: Rio das Pedras - SP

Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por wagodoy »

Ola Pessoal

boa tarde

Estou na duvida, qual camera comprar para colocar em um
aero Easy Flite 1.45 da MR Modelismo.

Estou analisando as seguintes :

Mobius
Xaiomi Yi
Runcam
SJ 5000

Algum colega ja fez os testes ? Preferencia por alguma outra ?

Preciso que a camera tenha saida de Video para o TX , pois utilizarei
como camera para Filmagem e ao mesmo tempo, envio da imagem
para o RX, e de preferencia o menor Lag possivel.

Aguardo comentarios

Valew !!!!

Wagner Godoy
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por John-Henrique »

Particularmente só utilizei a Mobius, ela cumpre o que promete e funciona da forma que vc quer usar neste projeto. A runcam é na verdade uma versão melhorada da Mobius, exatamente o mesmo projeto, mas adicionaram WiFi, proteção e a lente no centro /existe outras melhorias).

A próxima câmera que vou adquirir é a H8, possui as mesmas aplicações e ainda tem uma pequena tela para reproduzir o vídeo, além da resolução em 4k.

Sobre usar a câmera como link de vídeo, você vai voar num planador, o vôo é lento e nem notará lag algum, você só notaria a diferença se voasse FPV num racer.
Editado pela última vez por John-Henrique em Ter Jun 21, 2016 2:07 pm, em um total de 2 vezes.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por Alexandre Neto »

Eu utilizo a mobius por ser mais leve e compacta, no entanto nunca testei as demais opções, a H8 citada pelo colega John parece ter uma otima resolução pelos videos que vi no youtube.

Segue um video que fiz usando a mobius:

https://www.youtube.com/watch?v=toD32hSGC74
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por fabiolinares »

Essa H8 realmente é 4K ou é um 4K chinês?
Se for é uma boa opção.
Aquila non capit muscas
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por John-Henrique »

Fábio vc tem algum equipamento que reproduz 4k? Se tiver e souber a diferença podemos tirar a dúvida :lol:
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por Lcm »

Resolução chinesa é igual a metro de Turco, dizem ter 80cm kkkkk, podem me dizer qual o peso da Mobius, e ela utiliza bateria interna ??
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por John-Henrique »

Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por Ericfly »

Eu uso uma Xiaomi Yi, quando comprei fiz comparações com a SJ e a Mobius, e me pareceu melhor, e não é à toa que é um pouco mais cara. É boa, a imagem é excelente, melhor que runcam/mobius, funciona bem com o wifi para configurar, visualizar a cena etc., tem três poréns:
1 - por ser no formato da gopro, não é tão aerodinâmica como a Mobius e pesa 72g (mas comprei sabendo, tendo em mente outros usos além de filmagens aéreas)
2 - não testei a saída de vídeo ainda, mas pelo que li, para que o lag seja pequeno, só filmando em 720p. Mas sinceramente: prefiro colocar uma câmera comum de FPV ao lado ou em cima da Xiaomi, acho que é mais confiável.
3 - sei lá porque mas filmando em 720p e 120fps, a filmagem é sem som, nas outras configurações (até em 1080p 60fps) tem som normal.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por John-Henrique »

Ericfly escreveu:Eu uso uma Xiaomi Yi, quando comprei fiz comparações com a SJ e a Mobius, e me pareceu melhor, e não é à toa que é um pouco mais cara. É boa, a imagem é excelente, melhor que runcam/mobius, funciona bem com o wifi para configurar, visualizar a cena etc., tem três poréns:
1 - por ser no formato da gopro, não é tão aerodinâmica como a Mobius e pesa 72g (mas comprei sabendo, tendo em mente outros usos além de filmagens aéreas)
2 - não testei a saída de vídeo ainda, mas pelo que li, para que o lag seja pequeno, só filmando em 720p. Mas sinceramente: prefiro colocar uma câmera comum de FPV ao lado ou em cima da Xiaomi, acho que é mais confiável.
3 - sei lá porque mas filmando em 720p e 120fps, a filmagem é sem som, nas outras configurações (até em 1080p 60fps) tem som normal.

Não sei quais os critérios que você utilizou para julgar que a Xiaomi é melhor que a Mobius e a SJ, porque você já começou falando que achou melhor e mais cara, em seguida deu 3 pontos desfavoráveis (que favorecem as 2 câmeras que você disse serem ruins), 4 se contarmos com a questão "peso" e 5 se levar em consideração "tamanho".

Agora vem cá, a Xiaomi é tão melhor assim que não grava áudio? :lol:
Entre nas configurações dela e verifica o modo 720p a captação do áudio deve estar desabilitada.

Para dizer que um dispositivo é melhor que outro é necessário testar e comparar os 2 (ou mais), não dá pra afirmar uma coisa sem ao menos ter usado ambos.

Mobius (v1)
peso: 39 gramas
resolução: 1080p HD @ 30fps, 720p HD @ 60 ou 30fps
medidas: 61 mm x 35 mm x 18 mm
bateria: 520 mah
Pros: Por ser uma câmera no formato 'tablete' possui características aerodinâmicas e é muito fácil acomoda-la em qualquer aeromodelo. Acompanhada de alguns acessórios.
Contras: Não tem um monitor para reproduzir os videos diretamente na câmera, justamente por causa do formato. Não tem WiFi.

SJ4000
peso: 153 gramas
resolução: 1080p @ 30fps; 720p @ 60fps; VGA, QVGA @ 60fps
medidas: 8.5 cm x 4.7 cm x 9 cm
bateria: 950 mah
Pros: Possui tela de reprodução no tamanho de 1.5 polegadas. Acompanhada de vários acessórios.
Contras: Apesar de ter a tela para reproduzir, ela não possui botões de navegação, ou seja, não dá para avançar, retroceder ou apagar videos. :| o formato de 'bloco', impede a câmera de possui características aerodinâmicas, por esta razão a câmera precisa ser instalada sempre na frente do aeromodelo para tentar diminuir o arrasto sem prejudicar a aerodinâmica do aeromodelo. O tamanho dela também atrapalha bastante, sendo necessário utilizar suporte para instala-la.

Xiaomi Yi
peso: 72 gramas
resolução: 1080p 60fps / 1080P 48 fps/1080p 30fps/1080p 24 fps/960 fps de 60fps / 960P 48 P/720 P 120fps/720p 60fps/720 P 48fps / 480P 240 fps
medidas: 6.04 cm x 4.2 cm x 2.12 cm
bateria: 1010 mah
Pros: Tamanho um pouco menor que a SJ4000.
Contras: Não possui tela de reprodução. Não tem Wifi. Não é acompanhada de acessórios (somente cabo carregador).
Câmera no formato 'bloco', por esta razão NÃO possui características aerodinâmicas, por esta razão a câmera precisa ser instalada sempre na frente do aeromodelo para tentar diminuir o arrasto sem prejudicar a aerodinâmica do aeromodelo. O tamanho dela também atrapalha bastante, sendo necessário utilizar suporte para instala-la.

Bom, não é um review, mas já dá pra ter ideia do que cada câmera é...


Já em relação ao lag usando FPV, você só vai notar lag se estiver voando com algum aeromodelo racer, se for voar com planadores (eles possuem voo lento) você nem notara diferença alguma, temos aqui um usuário (@ ANIMUS) que voa usando a Mobius como câmera de FPV.
viewtopic.php?f=9&t=178112

Video do voo citado, dá pra ver a câmera no avião https://www.youtube.com/watch?v=_mEXm7uIYg8
wagodoy
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Ago 07, 2012 7:42 am
Localização: Rio das Pedras - SP

Re: Qual a melhor camera Full HD para FPV ?

Mensagem por wagodoy »

Boa tarde

Excelente comentários e opiniões !!!

Ja estou filtrando minha escolha, vou comprar
a mobius ou a Runcam, pelo fato do peso e
da aerodinamica !!!!

alguem ja usou runcam ?

Agradeço dese ja.
Responder