FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

Moderador: benites

wallacealves
membro

FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagempor wallacealves » 13 Set 2016 08:12

Olá Pessoal,

Venho compartilhar a montagem que fiz para FPV, buscava um setup barato, que pudesse usar meu rádio sem partir para módulos caros e sistemas de longo alcance. Li muito em fóruns externos e até aqui no evoo e então montei o seguinte setup:

Aeromodelo Bix 3 PNF
Bateria Multistar 5200mah 3S
APM 2.8
TX: Radio Taranis Original
RX: FrSky L9R
Video TX: Quanum Q58-6-V 5.8GHz 40CH 600mW
Antena Video RX: IBCrazy 5.8GHz Super Cannon 15.5dbic
Antena Video TX: ImmersionRC 5.8 GHz SpiroNET Antenna
Telemetria 433MHz 100mw

Minha meta era alcançar 5Km, os amigos do clube diziam que pra passar de 5km eu teria que usar vídeo de 1,2GHz e um link de rádio 433MHz, mas teimoso que sou, alcancei 7Km com os equipamentos acima.

https://www.youtube.com/watch?v=tRtrn_-c81Q

Durante todo o vôo, além do vídeo, eu também contava com a telemetria no Mission Planner, que não falhou. Mérito de uma antena de rádio amador que eu tinha em casa de uns 5 anos atrás, que aumentou o meu alcance do link de telemetria de 2km pra até agora os 7Km (pode ir mais).

A minha limitação atual é que só posso voar em linha reta, ou ter que ficar procurando direcionar a antena. Agora quero explorar, e pra isso, já planejando uma antena tracker.
WLToys V911, V912, V913, V944, V977 a caminho

Carlos_Junior
membro

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagempor Carlos_Junior » 13 Set 2016 10:29

wallacealves,
Muito maneiro o seu vídeo.
Gostei muito do Set dos seus equipamentos. Tenho planos de fazer um planador parecido com o seu para fazer FPV de longRange.
Uma duvida que fiquei lendo sua especificação é que vc usou uma antena da ImmersionRC, porém foi o modelo cogumelo ou foi o modelo Pach?

Desde já Muito Obrigado.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 13 Set 2016 11:19

Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 13 Set 2016 12:48

Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.

Com que antenas você não consegue passar dos 500m? Com um par antenas de polarização circular já fui a 650m com um vTX Boscam de 400mW (original) e tinha vídeo perfeito.

Veja que neste caso ele utilizou uma antena direcional para conseguir tal feito.
Em sistemas de transmissão é mais barato e dá mais resultado usar antenas melhores e que se adequem melhor ao seu propósito do que aumentar a potência do transmissor.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 13 Set 2016 14:39

O segredo são as antenas e não a potência do transmissor. Já passei de 5km com meus óculos skyzone equipado com duas patches de 5dbi da immersion
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 13 Set 2016 15:57

sandman_br escreveu:

O segredo são as antenas e não a potência do transmissor. Já passei de 5km com meus óculos skyzone equipado com duas patches de 5dbi da immersion

Boa dica, atualmente utilizo as spironet e com 500 metros já perco sinal, vou tentar com uma antena patch.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 13 Set 2016 16:04

ricardovasc escreveu:

Com que antenas você não consegue passar dos 500m? Com um par antenas de polarização circular já fui a 650m com um vTX Boscam de 400mW (original) e tinha vídeo perfeito.

Veja que neste caso ele utilizou uma antena direcional para conseguir tal feito.
Em sistemas de transmissão é mais barato e dá mais resultado usar antenas melhores e que se adequem melhor ao seu propósito do que aumentar a potência do transmissor.

Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 13 Set 2016 16:28

Alexandre Neto escreveu:Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.

Estranho, pois vejo os gringos falando muito bem dessas suas antenas. As minhas são antenas genérias e me atendem bem.
Esta distância foi sempre no mesmo local ou em diferentes locais de voo o resultado foi o mesmo?

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 13 Set 2016 16:37

ricardovasc escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.

Estranho, pois vejo os gringos falando muito bem dessas suas antenas. As minhas são antenas genérias e me atendem bem.
Esta distância foi sempre no mesmo local ou em diferentes locais de voo o resultado foi o mesmo?

Exato, comprei exatamente pela fama, mas não dei sorte. Voo sempre em area urbana oque não ajuda muito.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 13 Set 2016 16:42

Alexandre Neto escreveu:
ricardovasc escreveu:

Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.

500m é pouco, já passei de 1km usando só antenas spironet. Vale lembrar que as antenas patch e outras antenas direcionais, como o nome diz, têm que ficar apontnda para a antena do vtx. Quanto maior o dbi mais estreita é o ângulo.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 13 Set 2016 16:43

Alexandre Neto escreveu:
ricardovasc escreveu:

Exato, comprei exatamente pela fama, mas não dei sorte. Voo sempre em area urbana oque não ajuda muito.

Só lembrando que se você usa boscam deve comprar antenas spironet rp-sma. Se comprar sma não vai dar muito certo

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 13 Set 2016 17:28

sandman_br escreveu:Só lembrando que se você usa boscam deve comprar antenas spironet rp-sma. Se comprar sma não vai dar muito certo

As minhas são sma pois utilizo em um fatshark, e uso um adaptador para rp-sma. Sera que o fato de estar utilizando o adaptador esteja reduzindo o meu alcance?

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 13 Set 2016 18:01

Alexandre Neto escreveu:
sandman_br escreveu:Só lembrando que se você usa boscam deve comprar antenas spironet rp-sma. Se comprar sma não vai dar muito certo

As minhas são sma pois utilizo em um fatshark, e uso um adaptador para rp-sma. Sera que o fato de estar utilizando o adaptador esteja reduzindo o meu alcance?

Pode até reduzir mas não tão drasticamente. já usei antena com adaptador e não tive problemas.

wallacealves
membro

Mensagempor wallacealves » 13 Set 2016 23:59

Carlos_Junior escreveu:wallacealves,
Muito maneiro o seu vídeo.
Gostei muito do Set dos seus equipamentos. Tenho planos de fazer um planador parecido com o seu para fazer FPV de longRange.
Uma duvida que fiquei lendo sua especificação é que vc usou uma antena da ImmersionRC, porém foi o modelo cogumelo ou foi o modelo Pach?

Desde já Muito Obrigado.

Olá amigo, como o pessoal comentou o segredo não está no TX, mas na antena, usei o modelo spironet no tx, e no RX que é um diversity tem uma SpiroNet e uma helicoidal monstrinho, depois vou postar fotos aqui.

Quanto a adaptadores, não causam perdas significativas, na antena helicoidal que usei aí tem um adaptador.

Para o amigo que não passa de 600m, tente usar outros canais. Nesse planador quando eu usava só as antenas SpiroNet vi muita melhoria de alcance só mudando o canal. Eu com um multirotor que tinha com TX de 200mw, antena SpiroNet no TX e patch no RX cheguei a 1,5km.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 14 Set 2016 08:10

Hoje em dia tenho voado com dois receptores, um com uma antena de polarização circular e outro com uma helicoidal que eu mesmo montei. Com isso tenho bom sinal próximo e longe (desde que esteja alinhado com a antena helicoidal).

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 14 Set 2016 10:09

eu vôo ssim:

o que impressiona nesse vídeo é o alcance do receptor l9r.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 14 Set 2016 10:58

sandman_br escreveu:eu vôo ssim:

Esse Goggle foi levemente modificado, né? :lol: :lol: :lol:

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 14 Set 2016 13:28

ricardovasc escreveu:

Ele é assim mesmo, skyzone 3d com 2 antenas immersionrc spironet patch de 5dbi.

Essa foto não é a do meu mas o meu está rigorosamente igual a esse. A única diferença é que o meu não tem o adesivo da immersion

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 14 Set 2016 16:59

sandman_br escreveu:
ricardovasc escreveu:

Ele é assim mesmo, skyzone 3d com 2 antenas immersionrc spironet patch de 5dbi.

Essa foto não é a do meu mas o meu está rigorosamente igual a esse. A única diferença é que o meu não tem o adesivo da immersion

Aproveitando o topico, qual a sua opiniao sobre esse skyzone com relacao ao FOV e a qualidade da imagem, estou pensando em trocar de oculos e estou na duvida entre esse skyzone e o novo fatshark dominator SE.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 14 Set 2016 17:26

Eu tinha o dominator v2 e o skyzone, a crise apertou e optei por ficar com o skyzone pelo diverity. Hoje existem módulos com diversity para o dominator mas ainda assim prefiro o skyzone. O fov do Dominator igual.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 14 Set 2016 19:23

sandman_br

Achei que aquela antena de polarização circular estava conectada nele também.

vitormixfer
membro

Mensagempor vitormixfer » 15 Set 2016 15:40

Consegui ir a 3km em um quad, utilizando módulo FRsky com antenas originais e receptor V8FR II
O VTX era de 600mW
http://www.banggood.com/Eachine-OSD5840 ... 43962.html
Com essas antenas
http://www.banggood.com/Tarot-TL300K-5_ ... 60340.html

Acho que dava para ir mais, mas como estava com o monitor preso no rádio, se tentava virar a antena de vídeo pra melhorar a imagem eu levava fail safe, e se mudava a posição da antena do rádio eu perdia o vídeo kk

Depois vou refazer os testes sem usar o monitor.

Detalhe que com o mesmo equipamento, voando em outro local, não consigo nem 1km de range, de tanta interferência (acho que principalmente WiFi).

wallacealves
membro

Mensagempor wallacealves » 23 Set 2016 15:46

O cara conseguiu 10km com um setup parecido com o meu, se eu pegar um dia sem vento vou encarar o desafio. Naquele dia dos 7km peguei vento contra forte na ida, por isso consumiu muito, mas eu ainda tinha sinal.

Ele também usa um outro motor.

https://www.youtube.com/watch?v=o2vyLU8Kht4

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 23 Set 2016 17:59

Nice
Taranis, Skyzone SKY01S, Z84 wing wing, C1 Chaser.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 24 Set 2016 21:21

Tenho VTX de 400mW, antena helicoidal, antena de polarização circular e o que me impede de tentar um voo com mais de 1km é o medo mesmo.

Acho que a partir do momento que eu usar um piloto automático tipo APM a coragem chega.

Voltar para “Aero Fotografia/Filmagem e FPV”