Osd para planador 2016

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
rbzanetti
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Osd para planador 2016

Mensagem por rbzanetti »

Boa tarde. Estou com um planador asw 28 de 2,6 metros e estou querendo montar Fpv no mesmo. Estou com muita dúvida em relação ao osd. Vi o eagle tree vector, mas não achei para comprar no Brasil e o preço está consideravelmente caro. Alguém pode indicar algum equipamento para voar térmicas? Já li bastante coisar relação à osd, porem tudo está voltado para voos a longa distancia e não necessariamente voos com térmicas podendo ser longa distância. Conto com a ajuda de todos.
Editado pela última vez por rbzanetti em Ter Out 11, 2016 3:10 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por sandman_br »

Você precisa apenas do OSD ou de uma controladora de voo com osd? vou considerar que você quer uma controladora de voo.

Arkbird v1: Já usei e recomendo. Simples e direto, poucas configurações e consequentemente de certa forma limitado. é Controladora com osd integrado. Existe o arkbird v2 mas ainda não testei.

APM/Pixhawk: Já usei mas é um pouco mais chato para configurar. Tem milhares de configurações possíveis. De longe é a mais completa e complexa. É uma controladora de voo mas você pode adicionar um osd simples e barato como o minimosd.

Vector: O pessoal da pista onde frequento está usando e tem gostado embora tem um mundo de configurações em que se o piloto não souber bem o que está fazendo pode derrubar o aero. 2 colegas já caíram por configuração "incorreta". É completa, OSD e controladora. Pretendo comprar uma em breve.

Naze/sp racing f3/cc3d com firmware inav: estou testando ainda. Já fiz um voo, testei o modo estabilizado e o rth mas não fiz fpv ainda. é uma solução extremamente barata, uma clone naze sai por uns 15 dólares, o gps mais uns 12 e o osd uns 5. tem pouca documentação disponível, não recomendo para iniciantes.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
rbzanetti
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por rbzanetti »

Controladora com osd é o que preciso. Já tive o dianmu com immersion 5.8, mas me empolguei e perdi o planador. Depois disso investi em uma x8, com lawmate 1000 tx e rx, controladora dianmu, mas ainda não consegui fazer sair do chão, pois levei uma surra do sistema de vídeo que não consegui fazer funcionar. Agora deixei na mão de um amigo em São Paulo para ele utilizar medidor de espectro e achar aonde está o problema. Acredito que ainda esta semana fico sabendo. Em paralelo iniciei este projeto com o asw 28, pois tenho uma paixão por voo de planador. O problema é mesmo a falta de conhecimento em sistemas Fpv. Eu gostaria de uma controladora com sistema de alarme para ganho de altitude. Vi este sistema no YouTube, achei fantástico e identifiquei sendo o eagle tree vector, porém estou com medo de comprar e não conseguir fazer funcionar me frustrando novamente. Preciso sentir um pouco de prazer com Fpv, já que só tenho quebrado a cara.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por sandman_br »

A vector de alerta do variômetro visual e acho que dá para usar o sonoro também. Se investir um pouquinho mais pode comprar o eagle eyes e montar um antenna tracker. O problema da vector é que se não tiver experiência em fpv e conhecimento da performance do avião pode-se perder no meia da centena de opções de configuração.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
rbzanetti
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por rbzanetti »

acabei comprando o Vector. Não entendi direito o que seria o eagle eye e suas funções. Alguém pode me ajudar?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por sandman_br »

O eagle eyes tem duas principais funções:

- Diversity de receptor de vídeo - Você conecta 2 receptores de vídeos nele e ele vai chavear para o que estiver com melhor recepção, assim você pode colocar uma receptor com antena direcional e um com antena omnidirecional, ou mesmo 2 receptores com antenas direcionais.

- Antenna tracker (decodificador) - Ele recebe e decodifica as coordenadas de gps passadas pela vector e movimenta os servos de pan e tilt( não acompanham) ligados à uma antena para que essa sempre fique apontada para o aeromodelo. É bastante útil quando se usa antenas direcionais de alto ganho que precisam ficar perfeitamente apontadas para a antena do transmissor de vídeo.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
rbzanetti
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por rbzanetti »

Obrigado pela informação. No momento vou segurar um pouco e ver como fica com a configuração atual. Com meu conjunto estou pensando em voos de 10km com segurança, nada mais que isso. Será que dá?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por sandman_br »

a distância vai depender do seu sistema de vídeo e suas antenas
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
rbzanetti
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 10:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por rbzanetti »

Estou com lawmate 1000W 1.3 rx e tx. As antenas são as blue bean 1.2 - 1.3 GHz (IBCRAZY) rx e tx. Para melhorar o sinal, no solo estou com uma Circular Wireless 1.2/1.3GHz Circularly Polarized Patch Antenna (CPATCH12). Será que da?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Osd para planador 2016

Mensagem por sandman_br »

não voo com 1.2 mas tem um pessoal aqui que voa, usa uma bluebean no vtx e uma pepperbox no vrx. Passam fácil dos 10km
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Responder