Projeto de Drone na Pecuaria

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Projeto de Drone na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

Alguem pode me ajudar a projetar um frame para uso no campo,que aguente a transportar entre 2 a 5 litros de produto e que seja de 4 a 6 rotores.devo utilizar bateria 3s de 2200.4 ou 6 motores que devo escolher ainda.
Pensei em fazer o frame em fibra de vidro o que vcs poder me ajudar eu agradeço .
obg.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por John-Henrique »

Sei lá, pra transportar tanta carga acho que vc deveria usar um octo, 4 S... Agora a quantidade de bateria vai depender do tempo de vôo pra completar o trajeto de transporte e do consumo dos motores.

Porque 4 S? Porque tem mais potência e "torque" que o 3 S.

Agora não sei exatamente qual o objetivo mas no Brasil se não estou enganado é proibido o uso para transporte de animais e ferramental. Mas...
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:Alguem pode me ajudar a projetar um frame para uso no campo,que aguente a transportar entre 2 a 5 litros de produto e que seja de 4 a 6 rotores.devo utilizar bateria 3s de 2200.4 ou 6 motores que devo escolher ainda.
Pensei em fazer o frame em fibra de vidro o que vcs poder me ajudar eu agradeço .
obg.




Considerando que:
1 - Queira transportar 2 a 5 litros de alguma coisa + o recipiente + dispenser então imagino que o peso da carga útil (payload) fique em torno de uns 6kg.
2 - Considerando que você queira um tempo de voo razoável, do tipo 15 a 20 minutos.

Então acho que você deveria montar alguma coisa como um octa dji s800.

Bateria de 3s 2200 pode até ser, desde que você junto umas 20 dessas para formar um pack de 11.000 6s.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por Hidden »

Amigo João Pedro, pelo teor do tópico vou supor que você é um iniciante no mundo dos multirotores e que tem idéias para aplicação dos mesmos no seu ramo de trabalho/atuação.

Ainda supondo que minha suposição seja verdadeira, você tem praticamente 2 caminhos: Ou adquire uma solução pronta, o que demandará um alto investimento financeiro entre equipamento e treinamento, mas é o caminho mais curto;

Ou então entre no "mundo" dos multirotores começando com um multi de pequeno ou médio porte, aprenda sobre todos os sistemas que envolvem este tipo de equipamento, para então ter a experiência necessária para executar seu projeto no estilo "faça você mesmo". Este caminho invariavelmente demandará maior tempo e ainda sim um bom investimento financeiro, mas podendo este último ficar bem abaixo das soluções prontas e de quebra você irá adquirir conhecimento mais profundo sobre estas maquininhas voadoras.

Você não deu muitos detalhes sobre o que espera do equipamento, como alcance, autonomia de vôo, precisão, recursos avançados como waypoints, etc, mas somente pela carga que pretende transportar posso lhe dizer com certeza que seu projeto é bem desafiador e não será tão simples como pode parecer.

Abraços e boa sorte!!
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por LaercioLMB »

Que produto pretende transportar e qual a aplicação?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

Hidden ja mecho no ramo de aerodemo a uns 8 anos ja mais em multirotores tou começando agora so por isso procurei o forum pare me entender um pouco mais.
pensei muito ate tentei fazer um aero para carregar o liquido mais foge muito do cg com ele cheio depois com ele vazio
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

Laercio LMB
pretendo transportar produto agroquimico sei que dificil mais um multirotor ja pronto custa mais de 100 mil ja pronto pretendo fazer uma para reduzir esse valor que me atende minhas necessidades
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por LaercioLMB »

Quer fazer pulverização ma lavoura?
A diferença entre um pronto e um que você mesmo vai montar é mínima já que pretende carregar cargas elevadas e não tem como economizar, tem que ser no mínimo um com 8 motores como já te falaram se não precisar de um de 16 motores e bateria de 2200 nem pensar, não tem como se não seu tempo de voo não chegará em 3 minutos, isso sem contar que a bateria vai esquentar, estufar e estragar pois não vai aguentar a demanda de corrente que seu sistema exigirá.
Menos motores significa hélices bem maiores o que não é inviável, mas motores maiores consomem mais também o que elimina baterias de poucas células e de baixa capacidade.
Tem motores elétricos que equivalem a motores de 20 cc e 4 desses motores iriam suprir a sua demanda, mas são hélices grandes.
Tem motores elétricos que equivalem até 150 cc.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por William Okamura »

uʍop ǝpısdn
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

laercio lmb certo conheço os motores que equivale ai isso sim,te perguntar tenho 4 motores equivalente a um motor glow 46 isso pode me ajudar ou vou ter quer comprar mais 4 ou trocar eles para algum que seja equivalente a um dle 20 ou 30 ou mais cc
Responder