Projeto de Drone na Pecuaria

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

Douglas Lenz escreveu:Prezado João

Sei que todos querem ajudar, esta sem dúvida é a intenção de todos por aqui, ajudar a quem está iniciando. Por vezes, muitos se empolgam e "entram" no projeto do iniciante e tentam achar soluções baseados no desafio técnico proposto sem levar em consideração a viabilidade e propósito do projeto.

Tu vai gastar um caminhão de dinheiro para levar todo este peso num multi. Não tem como inventar, criar ou mesmo adaptar, Motores, controladora, escs, GPS etc... e principalmente baterias.

Não informaste algo importante, o tamanho da área que queres cobrir com este "pulverizador". Uma área pequena, até consegues cobrir tu mesmo controlando o multi, se a área for grande, terás que deixar no automático (GPS) e terás que ter um que faça isto sozinho, claro que tu programando ele previamente.

Sem esquecer que terás que abastecer com liquido, como fará? Imagina o seguinte, digamos que o teu aparelho tenha autonomia de 1o minutos de voo. O que será aproximadamente 5 minutos de "ação" porque os outros minutos serão para ele voltar para abastecer e trocar bateria.

Desta forma terás coberto X de campo..terás que decolar andar todo este X que já pulverizou e daí por diante continuar a pulverização, o que te gastará bateria para ir até o ponto onde terminou anteriormente e começar a partir dali o próximo "tiro" de pulverização.

É muito complexo com este peso todo e se a área for muito grande, pelo tamanho do investimento em equipamento tornar-se-á inviável.


prazer douglas
nao me tou muito me inportando com o valor mais sim no custo beneficio ,agora no reabastecimento vai ter um tecnico que vai acompanhar o drone para efetuar a troca de baterias basicamente esse drone e um experimento para agricultura e pecuaria de precisão
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=3411
por exemplo esse motor a carga maxima dele e no maximo 3 kg como vou utilizar 8 a soma vai para 24 kg sera que e uma boa utilizar esse motor

esqueça 3 ou 4s. Parta logo para 6s com motores de baixo kv e hélices grandes

se os motores produzem 24kg de empuxo máximo não quer dizer que você vai poder subir com 24kg de peso total.
Editado pela última vez por sandman_br em Ter Out 18, 2016 4:33 pm, em um total de 1 vez.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

sandman_br escreveu:
joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono


tou pensando em fibra ou tubo de aluminio maciço.
toque ja vi muita helice de cabono em aviao quebrando nao gostei do carbono nao,tenho aero ultimamente carbono para mim so deu tristeza
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:
sandman_br escreveu:
joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono


tou pensando em fibra ou tubo de aluminio maciço.
toque ja vi muita helice de cabono em aviao quebrando nao gostei do carbono nao,tenho aero ultimamente carbono para mim so deu tristeza


tudo depende da qualidade do material. Não é a toa que tanto os boeing 787 quanto os airbus a350 usam carbono em boa parte da fuselagem e até asas
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por vitormixfer »

joao pedro escreveu:
sandman_br escreveu:
joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono


tou pensando em fibra ou tubo de aluminio maciço.
toque ja vi muita helice de cabono em aviao quebrando nao gostei do carbono nao,tenho aero ultimamente carbono para mim so deu tristeza


Não vai dar não...
Cara, todo mundo falou e parece que você não pegou a ideia ainda.. Não é querendo jogar areia no fogo, mas você tá passando os animais na frente da carroça. Quando te falaram em pesquisa, era muita pesquisa mesmo. Avaliar as soluções já existentes, avaliar sua demanda, levantar materiais, métodos de construção, tudo que for necessário e etc. Daí você tem um parâmetro pra levantar custos e comparar pra saber se vale a pena. Com menos de uma semana de tópico já surgiu motores equivalentes a .46, com hélices de 11¨ rodando em 3s, levantando 24kg em um frame de alumínio maciço pois fibra de carbono é quebra e só lhe deu tristeza. Veja só a sucessão de ideias, tá difícil chegar em algum lugar.
A dica que te dou é pensar em várias possibilidades (não necessariamente aquelas com coisas que você já possui) e trazer pra discussão. Aí você junta com a opinião da galera e formula teu projeto.
Eu mesmo estarei aqui pra ajudar, e inclusive já lhe adianto que com fibra de carbono em um projeto PENSADO você conseguiria características que o alumínio não lhe dariam em termos de resistência/peso, fora outros aspectos.
Mas, manda brasa aí que to curioso pra ver no que vai dar!
Responder