Review do VTX VANTAC VT241T 5.8GHz

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Review do VTX VANTAC VT241T 5.8GHz

Mensagem por ricardovasc »

O pessoal da Horus RC disponibilizou para testes algumas unidades do transmissor de vídeo para FPV VANTAC VT241T 5.8GHz com 40 canais (incluindo a race band) com chaveamento entre as potências OFF, 25mW, 200mW e 600mW e eu fui uma da pessoas escolhidas para receber o VTX, então decidi escrever aqui minhas primeiras impressões e relatar sobre os testes como retribuição.

Vou primeiro apresentar o produto: https://goo.gl/XwAaYG

Dimensões: 28.8 x 23.5 x 8.2mm (sem contar com o conector da antena, contando com ele dá 36 x 23,5 x 8.2mm)
Pesio: 12,5g (o fabricante diz 12g, porém na minha balança pesou 0,5g a mais)
Potência ajustável entre: OFF / 25mW / 200mW / 600mW
Número de canais: 40CH 5658~5945MHz incluindo a race band
Voltagem de funcionamento: 7V a 28V
Corrente de operação: 200mA em 12V no modo 200mW
Tem botões para ajuste de banda/frequência e para ajustar a potência de saída
Há LEDs para indicar a banda, a frequencia e a potência
O microfone embutido pode ser desligado
Voltagem de saída: 4.9V a 5.1V (para câmera)
Saíada de áudio: Stereo
Formato de vídeo: Reconhece automaticamente NTSC ou PAL
Conector da antena: SMA



A mudança de banda e frequência deste VTX acontece através de uma tecnologia que eles chamaram de Ceanswitch. Tal tecnologia não afeta os demais canais durante a troca.
Ao ligar a grande maioria dos VTXs do mercado, o transmissor varre todas as frequências que o mesmo trabalha e com isso acaba gerando interferência no vídeo de algum outro piloto que esteja próximo e isso definitivamente não é legal. Com o sistema Cleanswitch este problema não vai existir, pois ele liga o VTX sem que o módulo (o que o fabricante chama de OFF) de transmissão seja acionado e assim é possível trocar banda e/ou canais e só então ligar o módulo de transmissão.
A mudança de canal ainda pode ser feita através do Rádio Controle por meio de um canal que deve ser conectado no VTX e assim se pode trocar os canais remotamente (ainda não testei este recurso).

Há três opções de frete: China Post (grátis, porém demora bastante), Stantdard e Express. Neste ponto peço atenção a quem tiver interesse, pois os dois últimos modo de frete são realizados através de transportadora internacional e com isso todas as taxas serão cobradas (inclusive ICMS).

Com o produto em mãos eu já pude tirar algumas conclusões, mas com o tempo de testes vou poder dizer algo mais.
Logo de cara pode-se notar que a qualidade é muito boa, pelo estilo da embalagem e pelo contato que fiz o produto para ser uma linha de transmissores de vídeo da FrSky, mas não posso afirmar (talvez seja uma nova marca do grupo).

A usabilidade é muito boa e simples, com uma rápida lida no manual (em inglês) que acompanha o produto você já estará apto utilizar todas as funções dele tranquilamente.

PROS:

O seu tamanho pequeno faz dele ideal para frames menores e/ou com pouco espaço;
O peso de apenas 12,5g (VTX, antena original e cabos) também é um ponto positivo já que se pensarmos em aeromodelismo e principalmente drone racing, cada grama conta na hora de escolher o setup;
A qualidade da construção é muito boa, não se ver componentes desalinhados ou com má aparência.

CONS:
Os fios do VTX são finos e requerem um certo cuidado ao manusear, apesar de virem trançados. Acredito que a escolhido desta espessura visou ajudar a reduzir o peso;;
A antena que vem de fábrica não é de polarização circular e sendo assim o range não terá a melhor performance;
A saída de força para a câmera é de 5V e a maioria das câmeras para FPV opera com pelo menos 7v. Acredito que eles escolheram esta voltagem focando no público que irá montar mini quadricópteros.


Em breve trarei mais informações sobre o VTX.

Link do produto: https://goo.gl/XwAaYG

Responder