Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Muito bem! Parabéns. A câmera que você está usando é uma CCD? A qualidade da imagem está péssima igual a destas câmeras.

Obrigado John-Henrique, a câmera é ccd mesmo, estou precisando de uma indicação de cãmera rápida e com boa qualidade de imagem. Outra dúvida é a localização do transmissor de vídeo, parece que quando eu viro o aeromodelo pra voltar em minha direção perde o sinal de vídeo.

Parabéns ! já pensou em montar a câmera na barriga do aero ? fica mais fácil até para pousar . . .

Obrigado Jacimar,pensei em colocar sim,a visão com certeza vai ficar bem mais limpa muito melhor pra curtir o voo, porém como é o meu primeiro voo fiquei com medo de perder a referência dos movimentos do aero.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por Jacimar »

Provavelmente a perda de sinal é devido a propagação do sinal, pelo que entendi você está com a antena original . . . o próximo passo é substituí-las por antenas de polarização circular, você vai perceber uma nítida melhora na recepção . . . a propósito, você está alimentando tudo por uma única bateria ? seu sinal está muito limpo ! a que distância chegou ? abraço !
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

a propósito, você está alimentando tudo por uma única bateria ? seu sinal está muito limpo ! a que distância chegou ? abraço !

Sim Jacimar estou alimentando tudo com uma bateria de 3s 2200, a distância acredito que próximo de 1km,dá pra ir até mais longe o problema é quando o aero muda de direção perde o sinal de vídeo... um abraço!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Obrigado John-Henrique, a câmera é ccd mesmo, estou precisando de uma indicação de cãmera rápida e com boa qualidade de imagem. Outra dúvida é a localização do transmissor de vídeo, parece que quando eu viro o aeromodelo pra voltar em minha direção perde o sinal de vídeo.

Quanto a câmera com melhor qualidade, já foi dito anteriormente...

Sobre a questão do sinal. O transmissor não tem muita coisa que tu possa fazer, mas para melhorar a questão do sinal, usando a antena 'original' (monopolo ou dipolo) o alcance não é o maior de todos, mas 800 m você conseguirá alcançar tranquilamente (até mais).

O problema é que podem existir pontos na transmissão que o sinal fica ruim, isso pode se dar por 2 razões e ambas relacionadas exatamente com a antena. A posição das 2 antenas (transmissor e receptor) precisam estar se "comunicando", no transmissor tu mostrou na foto que a antena está apontada para cima (perfeito), mas e no receptor? Ela está para cima, para o lado, para baixo, na diagonal?

Dependendo da posição do transmissor pode ser que o receptor fique fora desta "comunicação" por causa do angulo
veja estes exemplos, eles representam como a onda de rádio está sendo propagada, na primeira opção toda a área está coberta, na segunda, o centro não está e na terceira apenas a parte a frente da antena está coberto. Se não me engano tua antena é esta omnidirecional (segunda opção).

Existem outras antenas como as cloverleaf, elas emitem sinal circular polarizado, melhorando muito qualidade do sinal (não imagem).
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

John-Henrique, a antena do receptor está igual ao transmissor apontada para cima,mas vou trocar essas antenas por circular polarizado e colocar o transmissor no meio do aero pra ver se melhora a estabilidade do sinal, acredito que cheguei a mais de 800 metros porém como dá pra ver no vídeo o sinal distorce quando mudo a direção do voo.A câmera cmos vc acha melhor a definição da imagem?
Responder