Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Bom dia, nunca voei com fpv,gostaria de uma ajuda para inciar.Montei um aeromodelo serenity asa alta, 1,20 de envergadura com motor emax Bl2815/09,bateria 3s 2200mah, receptor frsky x8r,instalei e liguei tudo na mesma bateria,transmissor boscam 600mw ts832 com antena original e câmera. Estou usando como receptor de vídeo um óculos eachine ev800 com antena original. Qual a distância devo conseguir voar nessas condições? Já fiz testes com o aeromodelo em voo e está perfeito,já fiz testes taxiando com o óculos a uma distância de uns 200 metros e o vídeo está bom, agora vou arriscar voar usando o óculos.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por henriquefunari »

Tudo depende da qualidade da instalação, posição da antena, do relevo, de antenas de transmissão por perto e etc.
Então voe, no menor sinal de ruído na imagem volte.
Melhor se você instalasse uma controladora, tipo APM, nesse caso mesmo você perdendo o vídeo e ou até o Rádio, a controladora trás seu avião de volta.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

Na real não dá pra dizer "Cara com isso tu vai até o espaço!", porque depende de outros fatores como a paisagem (existem arvores, planícies, montanhas?), a umidade do ar, altitude marítima e outras ondas de rádio existentes. Qualquer pessoa que disser o contrário estará apenas chutando, no máximo com base nas experiências de outras pessoas ou na própria.

No meu caso, nunca usei o receptor que você está usando, mas uso o mesmo transmissor, com a antena original que veio nele voei até 600 metros, nunca fui além disso e já perdi 1 quadricoptero e 2 aeromodelos. Quando for voar, sempre vá voando em círculos aumentando a distância a cada volta, dai você vai vendo como fica a recepção do sinal, quando começar a chuviscar você já saberá que ali já é uma área de risco, dai tente "decorar" as referências de solo ou qualquer coisa que te ajude a identificar o quão distante você está.

Penso que esta seria uma forma de saber até onde pode-se ir sem correr risco de perca do sinal... mas se você tem um rádio com telemetria ou está usando OSD, já pode ir em linha reta e ver a intensidade do sinal no próprio óculos. Ainda melhor se você tiver alguma placa controladora de voo com suporte a Fail safe, dai ele consegue trazer o equipamento de volta sozinho.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Não tenho controladora nem osd, mas meu rádio tem fail safe,telemetria e instalei também um localizador no aeromodelo.As antenas são as originais que vieram no transmissor e no receptor,posicionadas na vertical.O transmissor está na lateral do aeromodelo 30 cm atrás da hélice para melhor refrigeração,e praticamente junto com o receptor do rádio(não sei se pode ficar próximo) que está na região em baixo da asa. Pratiquei o voo em fpv no simulador realflight,instalei um app no celular pra receber as imagens do pc e coloquei o celular dentro do óculos consigo ver a tela do realflight dentro do óculos e assim eu tenho a sensação de estar voando dentro do aeromodelo, no início senti um pouco de enjoo mas depois acostumei, não tive dificuldades também para taxiar usando o óculos, agora vou tentar decolar e pousar com o óculos.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por Japaparadoxx »

Amigo é bem provável que vc vai perder o vídeo antes do rádio com esse equipamento.
O que eu recomendaria é você usar uma antena circular polarizada de boa marca pelo menos no vtx e vrx, ou pelo menos uma no vrx pois essas antennas que vem com esses transmissores são muito ruins.

Outra coisa que te recomendaria é instalar um autopiloto com osd, é indispensável ter um praticando fpv exceto que fique voando por muito perto mesmo. Para o autopiloto existem várias controladoras com gps no mercado como apm, pixhawk, cyclops tornado, entre outras. Uma das opçoes mais barata atualmente é usar uma controladora CC3D com firmware iNav Flight combinado com um gps e minimosd. Apesar da CC3D não possuir barometro e magnômetro, o firmware consegue segurar no return to home a altitude e a posição baseado nos dados recepidos pelo gps com uma precisão muito boa. Já testei e funciona muito bem. :D
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Obrigado pelas dicas Japaparadoxx , meu medo é perder a noção de distancia e velocidade e quando assustar já estar muito longe e sem sinal, estou pensando seriamente em comprar um Arkbird Autopilot 2.0 ou Pixhawk PX4 2.4.6 , não entendo nada sobre controladoras de voo, na banggood tem as duas na faixa de R$550,00, não sei se vai precisar de mais alguma coisa.Minha intenção não é long range, meu interesse é voar próximo e com um pouco de tranquilidade pra poder relaxar e apreciar o voo. Se alguém puder me ajudar numa configuração boa e barata vai me ajudar bastante, porque não quero investir muito.Quanto ficaria essa cc3d com gps e minimosd?
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

O receptor do rádio está logo atrás da câmera e as antenas nas laterais do aero,na vertical enfiadas dentro do isopor formando um "U", o esc está na frente na região do transmissor de vídeo, a bateria teve que ficar atrás de tudo para conseguir melhorar o cg e mesmo assim o aero está muito caído pra frente,mas voou muito bem com tudo instalado.
Anexos
foto3.gif
foto3.gif (38.54 KiB) Exibido 11987 vezes
foto1.gif
foto1.gif (39.17 KiB) Exibido 11987 vezes
foto.gif
foto.gif (39.55 KiB) Exibido 11987 vezes
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! Fabricio, segundo testes que vi, se não me engano no RCGroups, o TS832 não tem 600mW mas cerca de 200mW apenas, se serve de consolo com essa potencia e antenas de polarização circular no vtx e vrx chego aos 1000 metros fácil, você poderá vir a ter problema de tensão baixa na câmera - não conheço a sua - ou vtx, se isso acontecer você pode usar um conversor step-up como os baseados no XL6009, sugiro continuar no caminho que está e depois acrescentar OSD e outros acessórios, no início quanto mais simples melhor . . . abraço.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por Japaparadoxx »

fabriciogf escreveu:Obrigado pelas dicas Japaparadoxx , meu medo é perder a noção de distancia e velocidade e quando assustar já estar muito longe e sem sinal, estou pensando seriamente em comprar um Arkbird Autopilot 2.0 ou Pixhawk PX4 2.4.6 , não entendo nada sobre controladoras de voo, na banggood tem as duas na faixa de R$550,00, não sei se vai precisar de mais alguma coisa.Minha intenção não é long range, meu interesse é voar próximo e com um pouco de tranquilidade pra poder relaxar e apreciar o voo. Se alguém puder me ajudar numa configuração boa e barata vai me ajudar bastante, porque não quero investir muito.Quanto ficaria essa cc3d com gps e minimosd?


Arkbird e pixhawk são uma das controladoras mais completas e baratas do mercado, vc vai precisar dar uma pequisada para poder configurar e acertar ao seu gosto. Usava a miniapm na minha asa de 1500mm, combinado com osd fica perfeito. Existem outras controladoras completas que incluem seus próprios sensores e osd, são mais simples de configurar mas já tem um preço mais caro como por exemplo o Cyclops Tornado que tem um preço mais acessivel e os produtos da RangeVideo que são um dos mais top do mercado.
Um set controladora simples como a cc3d, osd(minimosd) e um gps nao sair por mais de 100 obamas, mas de logo já adianto que exige um pouco de habilidade para configurar a controladora e o osd. Particularmente nao recomendo para quem está começando.

Se for comprar uma controladora vá de pixhawk, não vai se arrepender.
Mas caso não for voar longe deixe como esta, quanto mais simples melhor, como já disseram aqui e por experiencia propria.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Vou tentar voar do jeito que está,vou ganhar altitude e se perder o sinal de vídeo tiro o óculos e volto com ele em terceira pessoa.Li em algum lugar que tem canal do transmissor de vídeo que o sinal fica melhor,tem procedência?
Responder