Quais equipamentos para voo de longa distância?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por John-Henrique »

Resolvi entrar na onda do long range e gostaria de saber mais sobre os equipamentos recomendados para a prática, sei que preciso do sistema FPV, uma controladora e um receptor com suporte a fail safe... atualmente o rádio que uso não dispõe deste recurso e o sistema de vídeo é um boscam ts832, então, provavelmente terei que adquirir todo o equipamento novo, correto?

O que me recomenda?
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:Resolvi entrar na onda do long range e gostaria de saber mais sobre os equipamentos recomendados para a prática, sei que preciso do sistema FPV, uma controladora e um receptor com suporte a fail safe... atualmente o rádio que uso não dispõe deste recurso e o sistema de vídeo é um boscam ts832, então, provavelmente terei que adquirir todo o equipamento novo, correto?

O que me recomenda?


E aí John blz?
Eu possuo um equipamento que me permite fazer FPV long range, apesar de fazer um tempinho que não faço.
FPV Long Range é um pouco massante, enjoativo.
Recentemente adquiri um Quad Racer pra fazer FPV por perto, mas com vôos mais emocionantes.
Para long range você vai precisar utilizar UHF 433 e de preferência vídeo 1.2Ghz com antenas boas.
Eu utilizo UHF Arkbird 433. Acredito que ele daria certo pra vc também, pois ele funciona como repetidor do sinal 2.4Ghz. Você pode utilizar o seu rádio e clocar seu receptor nele e ele repete o sinal em 433, e já tem nele a opção do failsafe.
Quanto ao transmissor de vídeo 1.2Ghz não precisa utilizar transmissores com potências exageradas, pois eles são mais pesados e qualquer peso a mais sem necessidade no aero prejudica sua eficiência.
Um Lawmate 500mw já é suficiente pra você voar mais longe do que sua autonomia possa permitir, desde que utilize boas antenas.
Eu utilizo antenas MadMushroom no aero e uma em solo em um dos receptores. Utilizo também uma Pepperbox em solo, que é uma antena direcional excepcional fabricada pelo IBCRAZY da VAS. Com ela você conseguiria facilmente acima de 40km de distância. (os receptores são ligados em um diversity eagleeyes, que verifica qual está com a melhor imagem no momento e envia para o óculos).
O máximo que fui foi 14km.
Hoje tenho plataforma pra ir até 35km e voltar com segurança (mini talon com 2 baterias 4s 5200mah, com controladora arkbird), mas não tenho paciência para fazer o teste ainda.
Long range com rádio 2.4Ghz também dá certo, desde que você utilize bons filtros e instalação o mais longe possível do tx de vídeo 1.2 e o receptor 2.4. Com um sistema assim já consegui 12km (Frsky L9R).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou a disposição.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por John-Henrique »

Pô, 12km já está ótimo pra mim, também tenho a impressão de que long range é chato, porque toma muito tempo, talvez numa paisagem nova até da aquele ânimo mas daí ter todo aquele tempo pra voltar... Desanima.

Meu principal problema é a perca de sinal e consequente do aeromodelo.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:Pô, 12km já está ótimo pra mim, também tenho a impressão de que long range é chato, porque toma muito tempo, talvez numa paisagem nova até da aquele ânimo mas daí ter todo aquele tempo pra voltar... Desanima.

Meu principal problema é a perca de sinal e consequente do aeromodelo.


Por isso a importância de, antes de iniciar no long range, ter uma controladora e um sistema de failsafe com RTH.
Depois pense em um sistema de vídeo melhor pra q vc tenha imagem limpa até onde o seu rádio alcance.
E por último um sistema de rádio UHF pra que um dia quem sabe, se tiver paciência descobrir qual o alcance do seu equipamento de vídeo.
E sempre evitar sobrevoar pessoas e locais povoados.
Eu só faço long range em zona rural. Vôo sobre pasto ou plantações.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por John-Henrique »

Pra resolver esta parte do problema preciso de uma controladora com GPS e RTH? Alguma recomendação?

Minha região é mais chato o governo long range porwue aqui é só canavial o tempo todo kkkk
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:Pra resolver esta parte do problema preciso de uma controladora com GPS e RTH? Alguma recomendação?

Minha região é mais chato o governo long range porwue aqui é só canavial o tempo todo kkkk


Exatamente. Você precisa de uma controladora com GPS e sistema Rth.
O failsafe tem que ser configurado no receptor do rádio. Assim você configura para que, quando perder o sinal de rádio a "chave" do RTH no seu rádio esteja acionada.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por John-Henrique »

Então vou ter que trocar de rádio de qualquer forma, o atual FlySky FS-T6 não tem suporte a fail safe... estava pensando em comprar o modelo mais recente dele FlySky FS-I6, mas tenho minhas duvidas se estou investindo certo até chegar no long range.

Se puder me esclareça estas duvidas

1 - O arkbird 433 MHz, é apenas um kit com transmissor e receptor para long range, não possui controladora de voo correto?

2 - O arkbird (imagindo que a resposta anterior seja positiva) pode ser utilizado em conjunto com uma controladora qualquer como a kk 2 e CC3D (esta dá suporte a GPS)?

3 - O sistema de vídeo que você indica (lawmate 500mW) trabalha em 1.2 GHz, o que melhora em relação ao boscam 600mW de 5.8 GHz? Alcance, qualidade...
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:Então vou ter que trocar de rádio de qualquer forma, o atual FlySky FS-T6 não tem suporte a fail safe... estava pensando em comprar o modelo mais recente dele FlySky FS-I6, mas tenho minhas duvidas se estou investindo certo até chegar no long range.

Se puder me esclareça estas duvidas

1 - O arkbird 433 MHz, é apenas um kit com transmissor e receptor para long range, não possui controladora de voo correto?

2 - O arkbird (imagindo que a resposta anterior seja positiva) pode ser utilizado em conjunto com uma controladora qualquer como a kk 2 e CC3D (esta dá suporte a GPS)?

3 - O sistema de vídeo que você indica (lawmate 500mW) trabalha em 1.2 GHz, o que melhora em relação ao boscam 600mW de 5.8 GHz? Alcance, qualidade...



1 - O arkbird 433 uhf é apenas o transmissor e receptor para o rádio. Ele possui failsafe. Você pode usar o seu rádio atual. Ele funciona também como repetidora, basta você conectar seu receptor 2.4 no transmissor arkbird 433 que ele repete o sinal. A controladora tem que ser comprada a parte.


2 - Ele pode ser usado com qualquer controladora. Mas, se utilizado com controladora arkbird, você pode utilizar sinal digital do arkbird uhf e, com um único ligar o receptor na controladora. Não precisa de um para cada canal.

3 -O sistema 1.2Ghz tem maior alcance e penetração, mas a qualidade é um pouco inferior ao 5.8.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por John-Henrique »

4 - E quanto a telemetria? O arkbird já possui isso ou tenho que comprar um periférico adicional? Tenho visto alguns anúncios vendendo de OSD e telemetria...

5 - O arkbird seria um concorrente do dragon link? Fazem a mesma coisa os 2 produtos...
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Quais equipamentos para voo de longa distância?

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:4 - E quanto a telemetria? O arkbird já possui isso ou tenho que comprar um periférico adicional? Tenho visto alguns anúncios vendendo de OSD e telemetria...

5 - O arkbird seria um concorrente do dragon link? Fazem a mesma coisa os 2 produtos...


4 - A Arkbird produz tanto o sistema long range UHF 433 quanto a controladora+OSD. Comprando a controladora Arkbird ela vem completa, com OSD, GPS e sensor de corrente, praticamente plug and play.

5 - Exatamente. O Arkbird UHF 433 faz a mesma função do Dragonlink. Claro que o Dragonlink é um pouco superior à ele. O que o Arkbird tem de melhor que o Dragonlink é que pode ser usado como repetidor, com isso você pode utilizar seu rádio 2.4 e colocar o TX Arkbird em um tripé por exemplo, não precisa ficar pendurado no rádio. Eu uso desta maneira.
Responder