Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

Moderador: benites

Rafael Ritter
membro
Contato:

Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Mensagempor Rafael Ritter » 04 Dez 2010 17:28

Antes de mais nada, como poderão observar, o stick deu um tempo para o Thunder Tiger 0.07 e voltou a ser elétrico. O motivo foi a redução de peso, já que o sistema FPV com a bateria 3S de 1050mAh ficou em 240g. Como da outra vez, absolutamente NADA foi alterado no stick para este projeto. Tudo se encaixa a ele por meio de atilhos, e é totalmente removível. A única mudança foi no RX, que tive que deslocar para a parte de trás, para afastar do TX do FPV.

Ontem comprei madeira e fiz um "case" para abrigar o sistema. Eu tinha comprado na HK uma base para pan & tilt, mas a mesma era muito pequena então "roubei" a idéia e fiz outra, usando balsa e fibra de vidro. Ficou bem forte e leve.

Um dos motivos para a escolha do stick para esse primeiro setup foi, evidentemente, a tranquilidade do vôo - entre meus aeros era o mais adequado. Mas outro motivo foi o fato de ele usar apenas 3 canais, deixando algum recurso para efeitos especiais (pan & tilt). Como não tenho head track, e meu leme tá no canal do aileron, utilizei o canal do leme para virar a câmera pros lados. Para cima e para baixo, como uso um DX6i, que tem apenas 4 canais proporcionais, utilizei o canal do flap, de modo que ao menos consigo alternar entre câmera para frente e câmera 45 graus para baixo.

Bom, infelizmente o dia está chuvoso, mas assim que possível farei o teste. O receptor será ligado ao meu notebook e, se tudo correr bem, pretendo fazer alguns vôos com transmissão ao vivo para quem quiser assistir.

Obrigado a todos que pacientemente tiraram diversas de minhas dúvidas. Os próximos passos agora, em 2012, recairão novamente sobre os vídeo goggles e também sobre o OSD. Mas isso fica pra depois.

Abraço!
Anexos
1.jpg
1.jpg (38.98 KiB) Exibido 9160 vezes
2.jpg
2.jpg (38.73 KiB) Exibido 9160 vezes
3.jpg
3.jpg (37.86 KiB) Exibido 9160 vezes
4.jpg
4.jpg (38.83 KiB) Exibido 9160 vezes
5.jpg
5.jpg (36.27 KiB) Exibido 9160 vezes
6.jpg
6.jpg (39.02 KiB) Exibido 9160 vezes

Bino
membro

Mensagempor Bino » 04 Dez 2010 18:01

mto legal o modelo, mas tira uma duvida minha quanto a camera., precisa desse equipamento todo? tipo penso q talvez daria utilizar uma micro camera?
[url]https://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44188[/url]
ou a vibração iria prejudicar muito a qualidade.

Obrigado

ribeiromarinho
membro
Contato:

Mensagempor ribeiromarinho » 04 Dez 2010 18:47

O transmissor de video nao esta interferindo no movimento dos servos? (quanto a interferencia)

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 04 Dez 2010 20:14

Bino, o equipamento todo é para o FPV. Se fosse apenas filmagem aérea, somente a câmera seria suficiente

Ribeiromarinho, estava, mas fiz outro trajeto para os fios dos servos e o problema acabou. Vamos ver durante o vôo.

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 05 Dez 2010 21:14

Eis minha primeira filmagem FPV. Apesar de ter ficado uma droga, é um passo interessante.

Estava ventando pra caramba, como se pode perceber, mas resolvi arriscar.

Após decolar, fiquei brigando com o aero o tempo todo, mas do nada, a menos de 100m, perdi contato com o aero e fiquei sem comando. Marquei o momento no vídeo.

Por sorte o aero estava bem equilibrado e ele simplesmente pousou, mas poderia ter sido pior.

O receptor estava bem longe do módulo transmissor do FPV, mas eu estava usando um AR6000, que é DSM e não DSM2. Não sei se tem relação, mas por via das dúvidas da próxima vez vou utilizar um AR6110 ou um AR6200, que é full.

Alguém consegue pensar em algo mais que possa ter contribuido para este incidente?

Dada a péssima qualidade da filmagem dá para ver que falta bastante até conseguir um vôo estabilizado e sem treme-treme...

[yt]33GfuPwp6zo[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=33GfuPwp6zo

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 05 Dez 2010 21:33

Nossa, que sorte não ter ido pra água, ehehhehe.

Então, o AR6000 é parkflyer, 300m no máximo. Mas como tem um potente transmissor a poucos centímetros dele fazendo barulho, o alcance cai bastante.

Considere usar o AR6200 e FAÇA O TESTE DE ALCANCE, SEMPRE! :D

Abrcs!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 05 Dez 2010 22:23

Farei sim. Por já usar esse RX nele ha tempos sem nunca ter tido problemas, esqueci completamente do agravante do transmissor próximo.

Mas pergunto. Devo esperar sempre uma redução de alcance nesta ordem mesmo? Porque daí com o AR6200 devo conseguir o que? 500/600m?

Fiquei realmente inseguro agora.

Rafael

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 05 Dez 2010 22:31

Cara... no meu tricopter, o AR6200 deu 35 passos com o video desligado e 32 com ele ligado, mas esse daqui é menos potente que o seu.
Ligue sempre o vídeo antes do tx+rx também, pois aí pode ser que eles procurem um canal menos "ruidoso".

Abrcs!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 09 Dez 2010 09:54

O que mais tem me motivado nesse momento é a idéia de construir um aero específico para FPV. Sei que tem bastante coisa pronta pra comprar, mas quem me conhece sabe que meu negócio no fundo é construir, de modo que seria burrice minha pular esta etapa. Durante uma construção dedicada ao FPV seria possível posicionar cada componente de forma otimizada, e deixar já espaço previsto para outras coisas, como o OSD...

Então, gostaria de receber sugestões dos amigos sobre quais modelos, dentre os que se pode encontrar plantas razoáveis, seria indicado para o FPV.

Pensei em planadores com, no máximo, 2m de asa, mas não sei o que é melhor.

fabio99
membro

Mensagempor fabio99 » 09 Dez 2010 12:33

Que tal um guppy ?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35764

é de balsa, sua especialidade, acho que deve ficar bom !

Estevaolm2010
membro

Mensagempor Estevaolm2010 » 09 Dez 2010 13:33

Predator?
Tem um espaço considerável, só que esse é pra depron, acho difícil a modificação desse aqui para balsa, mas fica aqui mais uma idéia:
http://rcfoamfighters.com/FileDownloads/FF-Predator.pdf

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Dez 2010 07:05

Oi Fabio, o Gupi é legal, mas acho que teria que fazer muito grande para ter espaço para as tralhas de FPV. Meu kit é da HK e o transmissor é um elefante branco.

Esse UAV tá legal, hein Estevao. Vou dar uma pesquisada para ver se acho uma planta de balsa, senão também não tem problema montar em depron. Valeu!

Franco
membro

Mensagempor Franco » 10 Dez 2010 12:55

Tu comprou o de quantos watts?? Abraço

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Dez 2010 13:32

900mHz, 800mW

Li que a sensibilidade do receptor é de extrema importância. Como o da HK não deve ser nenhuma maravilha, não me senti à vontade para comprar um com menos potência que isso.

FPV é incrível. Tu compra que seja um kit RTF da RCTECH por 1600 reais e acha que era isso, só que isso é só o começo. Fui ver o tal de return to home e levei outro susto. Daí vai sensor IR, filtro, modificações na antena do rádio, head track e, se bobear, tu vai na onda e te afunda.

Mas já vi que FPV é outra escola, assim como foi o aeromodelismo em sí. Quem começa deve ter em mente que, ou tem muita bala na agulha, ou então pode levar mais de ano para se tornar uma coisa confortável.

Meu foco agora é justamente providenciar um modelo adequado e partir para testes de distância e redução de interferências e ruidos. Se o objetivo do cara for simplesmente voar, e não aprender, o cara desiste fácil.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 10 Dez 2010 17:11

Pelo seu vídeo, eu tirei algumas conclusões sobre um modelo bom modelo para FPV. Algo que nunca havia prestado atenção.
Imagino que o modelo certo para FPV, tem que voar um pouco rápido, nada de ficar planando muito, caso isso ocorra, acaba baixando a cauda e virando uma gangorra, deixando a imagem confusa pra que pilota. Então, o modelo tem que ter um voo constante.
Agora entendo porque se usa modelos de cauda pequena.
Rafael, os primeiros testes são sempre complicados! Parabéns por esta conquista!
Espero sorte nos próximos voos! De preferência, com voos fora da cidade!!hehe
Abs
Warne
OBS: Depois me passa o link do piloto automático! :?
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

Misiukas
membro

Mensagempor Misiukas » 11 Dez 2010 00:26

Rafael alem do rx e tx de vídeo o que mais comprou?
Estou no mesmo dilema, que modelo construir para FPV? ´
Já possuo praticamente toda eletrônica optei pelos itens da Eagle tree, e comprei todas na HK com muita paciência esperando que estivessem em estoque. Posso lhe garantir que vale cada centavo gasto, e como você mesmo disse vão varios centavos na brincadeira.

Warne o co-piloto e este!
FMA Co-Pilot 2-Channel Flight Stabilization System

E este e o link na HK
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?catname=Gyro+%26+stabilization&idCategory=259&ParentCat=196

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 11 Dez 2010 01:01

[quote:c7f6924f43="Misiukas"]...Warne o co-piloto e este!
FMA Co-Pilot 2-Channel Flight Stabilization System

E este e o link na HK
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?catname=Gyro+%26+stabilization&idCategory=259&ParentCat=196[/quote:c7f6924f43]
Putz!! Lá diz que eu não sou um membro vip! Não pude olhar o produto!! Fui barrado!! :(
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.

coelho72
membro

Mensagempor coelho72 » 11 Dez 2010 09:24

Parabéns pelo voo, linda vista de PoA. Legal que o aero voou melhor sem comando do que com... :twisted:
Acabei de comprar esse mesmo kit, vou instalar ele num predator que estou por receber. Aí vai ficar FPV escala!
Nada mais prático do que uma boa teoria.

RJRC
membro
Contato:

Mensagempor RJRC » 11 Dez 2010 23:54

Indico 2 Modelos.

O EasyStar é um ótimo modelo para iniciantes. Aumente a área de atuação do Leme e Profundor que fica show de Bola.

Uma segunda opção é nossa velha e querida Zagi, que na minha humilde opinião e a melhor plataforma de Fpv. Os melhores vídeos que eu assisti foram feitos com uma Zagi.

Para quem Dúvida: [url]http://vimeo.com/riscyd[/url] Terrenos extremamente difíceis e a Zagi nem se abala.

Abraços,

RJRC
[url]http://riodejaneirorc.ning.com[/url]
Rafael Monteiro
RJ/RC - Site de Integração dos Aeromodelista do Rio de Janeiro | EyeSky - Fotografias e Filmagens Aéreas em Alta Resolução

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 12 Dez 2010 20:33

Muito bom. E quanto aos planadores, como o ASH-31 que a zagi tava seguindo? Pouco espaço para equipamento?

RJRC
membro
Contato:

Mensagempor RJRC » 13 Dez 2010 11:37

[quote:616ae6aa0a="Rafael Ritter"]Muito bom. E quanto aos planadores, como o ASH-31 que a zagi tava seguindo? Pouco espaço para equipamento?[/quote:616ae6aa0a]

Deve ter sim um Bom Espaço.

Só que não deve ser um Tank igual a Zagi e o Easy Star.
Rafael Monteiro

RJ/RC - Site de Integração dos Aeromodelista do Rio de Janeiro | EyeSky - Fotografias e Filmagens Aéreas em Alta Resolução

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 16 Dez 2010 21:41

Andei namorando um Bird of Time, mas como no final do ano a grana vai toda pra festas, presentes e viagens, acabei optando por adaptar meu velho Pitts para a tarefa de levar o equipamento de FPV.

Optei pelo Pitts por vários motivos:

1. Tem uma carga alar absurdamente baixa. É um biplano com 1,2m de envergadura e menos de 1,3Kg.

2. Apesar de ser um biplano, tem um vôo lento e bastante estável, tudo que se deseja no FPV.

3. Tem muuuuito espaço interno para tudo.

4. É grande, logo dá para deixar tudo bem afastado.

Entao é o seguinte. Ele já usava um AR6200, daí o que fiz foi pegar ele e colocar para a cauda, deixando o satélite mais pra trás ainda, na parte de baixo e pelo lado de fora. Coloquei a câmera entre os trens de pouso e o transmissor do FPV na altura das asas, na parte de cima da fuselagem e longe de tudo.

Esse aero é capaz de pousar praticamente sozinho, então o que pretendo fazer é decolar com o TX do FPV desligado trimar ele para descer em círculos sem comandos. Feito isso, irei realizar o teste de alcance do DX6i e depois resta testar tudo na prática.

Me desejem sorte, pois não gostaria de perder um aero desses por detalhes bobos.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 17 Dez 2010 11:05

Rafael, acho que não é legal usar esse modelo para esse fim. Digo isso por achar seu roll muito rápido.
Eu imagino que, vc estando totalmente focado na tela, e seu modelo recebe uma rajada de vento e girar, talvez vc não vá perceber a gravidade da situação na tela.
Minha afirmativa é baseada em um voo com Snowball com câmera on board.
Certo dia, estava voando com o Snowball e o vento quase faz o modelo entrar em roll, ele quase lenhava no mergulho que deu, chegou a poucos centímetros do chão. Vendo o vídeo on board em casa, parecia apenas que o modelo tinha inclinado um pouco e dado um rasante, até a proximidade do chão não ficou tão explicita.
Eu posso esta falando besteira, me perdoe por isso!
Abs
Warne

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 17 Dez 2010 11:55

Warne, o Pitts realmente tem esse problema, mas esse meu é quase um shock, dá uma olhada no vídeo abaixo, em 01:40 dá para ver o quanto é suave.

http://www.youtube.com/watch?v=pbKrxuHZ1rU

Dentre todos meus aeros é o mais fácil de voar, sem contar que não estarei fazendo exatamente vôo em primeira pessoa, estarei acompanhando tudo por um monitor, mas o vôo será em terceria pessoa, para avaliar o alcance do rádio.

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 18 Dez 2010 09:19

Chegou minha telinha. Sei que não vai ser muito útil com sol forte, mas vai me ajudar com esses testes que estou fazendo, nem que seja só à tardinha. Fixei ao rádio utilizando o suporte que veio junto.

A caixinha acomoda o receptor, voltímetro, cabos e uma bateria 3S de 5000mAh. Foi comprada na Linna e entelada com Oracover.
Anexos
1.jpg
1.jpg (37.96 KiB) Exibido 8367 vezes
2.jpg
2.jpg (38.55 KiB) Exibido 8367 vezes
3.jpg
3.jpg (36.86 KiB) Exibido 8367 vezes
4.jpg
4.jpg (35.88 KiB) Exibido 8367 vezes
5.jpg
5.jpg (35.17 KiB) Exibido 8367 vezes
6.jpg