Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Então NiMH sem carga devem estar medindo 0,8v, e com carga completa? 1,2v certinho ? Ou tem uma margem?
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

fernando-ric escreveu:Então NiMH sem carga devem estar medindo 0,8v, e com carga completa? 1,2v certinho ? Ou tem uma margem?


Cada bateria tem uma curva de tensão x carga específica, mas geralmente funciona mais ou menos assim:

0% carregada: 0,8V
5% carregada: 1,1V
95% carregada: 1,3V
100% carregada: 1,6V

Quer dizer... ao tirar do carregador estará com 1,6V, mas depois de alguns segundos de motor ligado cai para cerca de 1,3V, e vai diminuindo proporcionalmente até chegar a 1,1V.

Deste ponto em diante a tensão cai rapidamente e o modelo fica invoável.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Baterias NiCd

Mensagem por Cassiusfxg »

Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: Baterias NiCd

Mensagem por ATARI »

Cassiusfxg escreveu:Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.


as baterias de telefone sem fio num tem descarga suficiente perto das apropriadas... fora o preço
costumam custar 15 reais de 2 ou 3 celulas ... vc precisaria de 8 celulas

4x15 = 60 reais ( 4 packs de telefone a 15 reais cada ) se num me engano um pack pronto de 8 celulas 300mah celulas minamoto de exelente descarga no PC custa 65 ou 70 reais
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

Alquem conhece um circuito de detector de pico para eu fazer um carregador rapido?

9,6v e 1200ma
entrada 12v
Valew!!
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

duvidas sobre as pilhas

Mensagem por jociel luciano »

Ainda nao sei se as pilhas AAA sao peuenas ou sao AA que sao pequenas alguem pode tirar essa minha duvida?

Essas pilhas verdes sao AAA ou AA?
E as grandes ao seu lado AAA ou AA?
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As pilhas AA são o formato das as famosas Ray-O-Vac amarelinhas pequenas de usar em rádio de pilha de camelô.

As pilhas AAA são conhecidas como palito, é comum vê-las em controles remotos, PalmPilots, são um pouco menores que as AA.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

carregador de campo caseiro

Mensagem por srpab »

Ontem tirei umas duvidas com o Alex, sobre o efeito que minha bateria vem apresentando de so dar força total apos uns 3 minutos.

Achando que a minha bateria era kokam, perguntei no topico errado, e ele esclareceu, minha bateria eh kam. ok.

Ontem desmontei o modelo e chequei conexao por conexao, e adivinha, o problema estava numa folga do conector da bateria ao modelo.

Ou seja minha bateria ainda esta boa, mas lendo este topico aqui, percebi que eh questao de tempo para eu destrui-la, pois montei um carregador de campo e dou carga rapida nela de no maximo 7 minutos, mais que isso ela aquece d+.

DUVIDA: Esta carregando muito rapido e isso nao eh bom, entra 12 v da bateria do carro passa e alimenta o circuito que eh composto de 1 diodo para 12 amperes e 2 resitores de 1 ohms em serie. Se eu reduzir a entrada para 9,6 v ( 6 x 1,6 ) terei um carregador mais confiavel ?
Ou a melhor maneira de voar mais, eh ter 2 baterias, sempre carregadas em lenta? aponsento meu carregador?

veja meu carregador em :
http://br.f2.pg.briefcase.yahoo.com/bc/ ... co&.view=l
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

De qualquer jeito isto não está legal, sua bateria já está falecida.

Não veio carregador com o modelo? Use-o.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

carregador de campo caseiro

Mensagem por srpab »

Oi Alex.

Ainda nao esta falecida, como disse ainda esta boa, utilizei o carregador 4x, mas estou aposentando-o.

O carregador que veio, leva em torno de 6 horas para carregar, por isso tentei escapar com a alternativa do carregador rapido caseiro.

Mas entendi o recado, e nao existe milagre, o jeito eh comprar pelo menos mais uma bateria, ae da para brincar em torno de 1hr por dia de voo...(30 min +/- cada) ...e nao terei problemas com a bateria.

Os carregadores de campo, que sao vendidos em loja, nao aceleram o carregamento? nao vale a pena te-los? na pratica o q c deve fazer eh carga lenta sempre?
Esta duvida acho que encerra a ideia de trabalhar com cargas rapidas...
Combate: Bateu é ponto.
Responder