F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
- Poulps
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Na verdade o problema dele é uma configuração nova que antes não tinha nos ESC´s desta marca. Ele só funciona após ser calibrado com a curva de Throtle.
Resolvido isto ele funcionou , porém , antes mesmo de alcançar os 50A ele já começou a exalar um forte cheiro de queimado.
Estou com medo de tentar acelerar tudo e ele pegar fogo agora...
Estou pensando em comprar outro ESC.
Que ESC é o mais recomendado para EDF´s ? Hyperion, Castle Creations , Jetti ?
Resolvido isto ele funcionou , porém , antes mesmo de alcançar os 50A ele já começou a exalar um forte cheiro de queimado.
Estou com medo de tentar acelerar tudo e ele pegar fogo agora...
Estou pensando em comprar outro ESC.
Que ESC é o mais recomendado para EDF´s ? Hyperion, Castle Creations , Jetti ?
Grande Paulo, que pena o seu problema com o esc, como te disse antes meu f-18 ta na geladeira.....investi uma grana com equipamento de FPV, mas em breve vou voltar a investir no f-18, estou pensando em usar massa dessa leve que o pessoal usa no forum para dar acabamento para tirar as ranhuras que o f-18 tem na fuzelagem e depois dar acabamento com resina epoxi e tecido de fribra de vidro em toda a supérficie dele, para dar resistencia a estrutura e diminuir o arrasto, oque vc acha, será que vale a pena.
Abs e boa sorte com seu f-18
Abs e boa sorte com seu f-18
- Poulps
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Resultados dos testes:
EDF Haoye 7 pas+motor 1900KVx6Sx85A = 990g de empuxo.
EDF Change Sun High Torque + motor 1900Kvx80Ax6S= 1510g de empuxo.
Estou absolutamente decepcionado com o resultado. Segundo as informacoes do fabricante da EDF e dos Reviews o conjunto que deu 1.5Kg de empuxo deverei ter me dado 2,6Kg...
So o que eu ja gastei neste monte de testes e na compra de diferentes conjuntos de EDF ja dava para eu ter pago mais da metade de um jato a combustao ! Me arrependo amargamente.
O ESC funcionou, porem esquenta bastante bem rapido.
O cheiro de queimado que senti era da helice da EDF pegando no duto quando atingia a acelerecao maxima.
A EDF da Change Sun High Torque veio desbalanceada. Entao, improvisei sobre um modulo para medicao de C.G comprado de um usuario aqui do forum um Balanceador magnetico.
O balanceador que eu tinha rolamentado nao tava tendo precisao suficiente para conseguir balancear a helice da EDF. O magnetico fica com um lado tocando levemente o Ima e o outro flutuando no ar preso pelo campo magnetico.
Com este dispositivo foi possivel balancera a EDF bem.
Coloquei algumas fotos do ESC para mostrar que ele tem menos transistores que o equivalente dele da mesma marca.
[img:fd3b186487]http://img241.imageshack.us/img241/4394/pict0004n.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img89.imageshack.us/img89/6587/pict0005ts.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img547.imageshack.us/img547/9659/pict0007f.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img577.imageshack.us/img577/2746/pict0008n.jpg[/img:fd3b186487]
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[img:fd3b186487]http://img529.imageshack.us/img529/7291/pict0012aq.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img403.imageshack.us/img403/8172/pict0013ne.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img293.imageshack.us/img293/3702/pict0014u.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img261.imageshack.us/img261/8826/pict0017j.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img135.imageshack.us/img135/1451/pict0018f.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img194.imageshack.us/img194/1791/pict0019qs.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img585.imageshack.us/img585/790/pict0020.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img89.imageshack.us/img89/3683/pict0023c.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img816.imageshack.us/img816/9264/pict0024th.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img641.imageshack.us/img641/7831/pict0025q.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img101.imageshack.us/img101/755/pict0026h.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img696.imageshack.us/img696/3876/pict0027qv.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img832.imageshack.us/img832/2959/pict0029rb.jpg[/img:fd3b186487]
Teste do Balanceador Magnetico:
[yt]Xi7QyXULsvc[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=Xi7QyXULsvc
Teste da EDF Haoye: (muito barulho e nada de rendimento)
[yt]fH2RpMJDmfA[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=fH2RpMJDmfA
Ate me arriscaria a comprar pela terceira vez todo o conjunto de potencia, porem eu queria uma dica do pessoal do forum que realmente tivesse comprado um conjunto de EDF , medido e estivesse usando atualmente feliz com o rendimento do sistema. Mesmo que ele custe caro.
Meu jato pesa 2,3Kg sem eletronica.
Obrigado pela ajuda galera!
EDF Haoye 7 pas+motor 1900KVx6Sx85A = 990g de empuxo.
EDF Change Sun High Torque + motor 1900Kvx80Ax6S= 1510g de empuxo.
Estou absolutamente decepcionado com o resultado. Segundo as informacoes do fabricante da EDF e dos Reviews o conjunto que deu 1.5Kg de empuxo deverei ter me dado 2,6Kg...
So o que eu ja gastei neste monte de testes e na compra de diferentes conjuntos de EDF ja dava para eu ter pago mais da metade de um jato a combustao ! Me arrependo amargamente.
O ESC funcionou, porem esquenta bastante bem rapido.
O cheiro de queimado que senti era da helice da EDF pegando no duto quando atingia a acelerecao maxima.
A EDF da Change Sun High Torque veio desbalanceada. Entao, improvisei sobre um modulo para medicao de C.G comprado de um usuario aqui do forum um Balanceador magnetico.
O balanceador que eu tinha rolamentado nao tava tendo precisao suficiente para conseguir balancear a helice da EDF. O magnetico fica com um lado tocando levemente o Ima e o outro flutuando no ar preso pelo campo magnetico.
Com este dispositivo foi possivel balancera a EDF bem.
Coloquei algumas fotos do ESC para mostrar que ele tem menos transistores que o equivalente dele da mesma marca.
[img:fd3b186487]http://img241.imageshack.us/img241/4394/pict0004n.jpg[/img:fd3b186487]
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[img:fd3b186487]http://img547.imageshack.us/img547/9659/pict0007f.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img577.imageshack.us/img577/2746/pict0008n.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img268.imageshack.us/img268/1644/pict0011am.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img529.imageshack.us/img529/7291/pict0012aq.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img403.imageshack.us/img403/8172/pict0013ne.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img293.imageshack.us/img293/3702/pict0014u.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img261.imageshack.us/img261/8826/pict0017j.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img135.imageshack.us/img135/1451/pict0018f.jpg[/img:fd3b186487]
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[img:fd3b186487]http://img101.imageshack.us/img101/755/pict0026h.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img696.imageshack.us/img696/3876/pict0027qv.jpg[/img:fd3b186487]
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Teste do Balanceador Magnetico:
[yt]Xi7QyXULsvc[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=Xi7QyXULsvc
Teste da EDF Haoye: (muito barulho e nada de rendimento)
[yt]fH2RpMJDmfA[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=fH2RpMJDmfA
Ate me arriscaria a comprar pela terceira vez todo o conjunto de potencia, porem eu queria uma dica do pessoal do forum que realmente tivesse comprado um conjunto de EDF , medido e estivesse usando atualmente feliz com o rendimento do sistema. Mesmo que ele custe caro.
Meu jato pesa 2,3Kg sem eletronica.
Obrigado pela ajuda galera!
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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- Localização: São bernardo do Campo
Bom, retomei as modificações do jato.
[img:dd5bddce00]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg[/img:dd5bddce00]
[url]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg/[/url]
Estou instalando ao invés de duas EDf´s , apenas uma EDF de 90mm da HET , com um motor de 1900KV KD3674-09.
Os testes da bancada mostraram um empuxo de 2,5KG, consumo de 60A com bateria 6S.
Ainda vou dar acabamento e tudo mais, no dia apenas apliquei espuma expansiva para isolar a entrada da turmbina da saída, para não haver retorno do ar , já que sobrou espaço dos lados.
Para quem precisar, estou colocando a disposição o manual de instruções e montagem do modelo.
[url]http://www.4shared.com/file/-Au7iFLP/f-18.html[/url]
Espereo consgeuir faze-lo voar no final de semana![/url]
[img:dd5bddce00]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg[/img:dd5bddce00]
[url]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg/[/url]
Estou instalando ao invés de duas EDf´s , apenas uma EDF de 90mm da HET , com um motor de 1900KV KD3674-09.
Os testes da bancada mostraram um empuxo de 2,5KG, consumo de 60A com bateria 6S.
Ainda vou dar acabamento e tudo mais, no dia apenas apliquei espuma expansiva para isolar a entrada da turmbina da saída, para não haver retorno do ar , já que sobrou espaço dos lados.
Para quem precisar, estou colocando a disposição o manual de instruções e montagem do modelo.
[url]http://www.4shared.com/file/-Au7iFLP/f-18.html[/url]
Espereo consgeuir faze-lo voar no final de semana![/url]
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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- Localização: São bernardo do Campo
Estive conversando com o usuario Metallica2000 que conseguiu bravamente colocar o F-18 da Haoye no ar !
Segue abaixo a configuração dele :
F-18 de 1.6 metros da hayoe.
Motor da HKS PD 36-1900kv-50 .
1 EDF só de 90mm da change sun de 5 pás
ESC turnigy 80A
Bateria de 6S para alimentar o circuito
Consumo com motor Full : 60A (pouco para este modelo)
[img:ff00398f21]http://edfhobbies.com/image/cache/data/PD36-2000-50EDFP2-250x250.jpg[/img:ff00398f21]
[img:ff00398f21]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/901F.jpg[/img:ff00398f21]
Segundo ele , mal conseguiu decolar e pousar, mas voou !
Vejam o video :
[yt]c6YtUM5qJSc[/yt]
Esse avião é uma granada sem pino !
Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !
Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der !
Segue abaixo a configuração dele :
F-18 de 1.6 metros da hayoe.
Motor da HKS PD 36-1900kv-50 .
1 EDF só de 90mm da change sun de 5 pás
ESC turnigy 80A
Bateria de 6S para alimentar o circuito
Consumo com motor Full : 60A (pouco para este modelo)
[img:ff00398f21]http://edfhobbies.com/image/cache/data/PD36-2000-50EDFP2-250x250.jpg[/img:ff00398f21]
[img:ff00398f21]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/901F.jpg[/img:ff00398f21]
Segundo ele , mal conseguiu decolar e pousar, mas voou !
Vejam o video :
[yt]c6YtUM5qJSc[/yt]
Esse avião é uma granada sem pino !
Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !
Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
[quote:47119970af="Poulps"]
Esse avião é uma granada sem pino !
Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !
Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der![/quote:47119970af]
Até hoje eu só vi um jato EDF que voa adequadamente e por um tempo, apesar de curto, aceitável. O blue bird! E é porque tinha uma envergadura pequena e era bem mais leve!
Mas quando passamos para jatos maiores como esses nossos, que pesam na casa dos 2kg e alguma coisa, a performance é sofrível! O meu usava duas EDF's de 70mm e tinha um empuxo muito bom para seu peso, de 2,3Kg, porém a autonomia!!!! Era um desastre!
Vamos ver se no futuro conseguimos conciliar as duas coisas: performance e autonomia!
Estamos esperando seus resultados Poulps!
Disney
Esse avião é uma granada sem pino !
Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !
Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der![/quote:47119970af]
Até hoje eu só vi um jato EDF que voa adequadamente e por um tempo, apesar de curto, aceitável. O blue bird! E é porque tinha uma envergadura pequena e era bem mais leve!
Mas quando passamos para jatos maiores como esses nossos, que pesam na casa dos 2kg e alguma coisa, a performance é sofrível! O meu usava duas EDF's de 70mm e tinha um empuxo muito bom para seu peso, de 2,3Kg, porém a autonomia!!!! Era um desastre!
Vamos ver se no futuro conseguimos conciliar as duas coisas: performance e autonomia!
Estamos esperando seus resultados Poulps!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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- Poulps
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Posso dizer que o avião voa com esta nova motorização e que ela aparentemente é suficiente para fazer bons voos com o modelo.
No próximo final de semana dou um veredito final.
Não posso afirmar com precisão ainda pois o modelo voou com o C.G atrasado e estava super dificil de controla-lo.
O C.G informado pelo fabricante tá totalmente errado.
Ele decolou com pouca pista e a aceleração é realmente bem forte com este conjunto.
O consumo de corrente ficou na casa dos 75~80A com uma bateria 6S de 2700mAhx40C.
Motor KD36-74-09XL da hobbyking.
O colega Metallica2000 havia me alertado sobre este desvio na medida do C.G, e eu joguei as baterias mais para frente , mas mesmo assim , isto não foi suficiente e por pouco não perco o modelo.
Foi uma verdadeira briga para traze-lo de volta.
Após tirar ele da zona de risco, onde poderia cair e machucar alguém, trouxe ele acelerando e picando e alinhando e picando e acelerando de novo até uma zona segura da pista onde fiz um pouso meio forçado (quebrou o trem de pouso) , mas não saiu nem uma lasquinha do isopor.
Procurei na internet e ví que este problema já pegou muita gente.
vejam o video de outra pessoa que passou pelo mesmo problema com o modelo, e vejam como é dificil conduzi-lo de volta.
[yt]omiCsbb_204[/yt]
Até a próxima semana.
No próximo final de semana dou um veredito final.
Não posso afirmar com precisão ainda pois o modelo voou com o C.G atrasado e estava super dificil de controla-lo.
O C.G informado pelo fabricante tá totalmente errado.
Ele decolou com pouca pista e a aceleração é realmente bem forte com este conjunto.
O consumo de corrente ficou na casa dos 75~80A com uma bateria 6S de 2700mAhx40C.
Motor KD36-74-09XL da hobbyking.
O colega Metallica2000 havia me alertado sobre este desvio na medida do C.G, e eu joguei as baterias mais para frente , mas mesmo assim , isto não foi suficiente e por pouco não perco o modelo.
Foi uma verdadeira briga para traze-lo de volta.
Após tirar ele da zona de risco, onde poderia cair e machucar alguém, trouxe ele acelerando e picando e alinhando e picando e acelerando de novo até uma zona segura da pista onde fiz um pouso meio forçado (quebrou o trem de pouso) , mas não saiu nem uma lasquinha do isopor.
Procurei na internet e ví que este problema já pegou muita gente.
vejam o video de outra pessoa que passou pelo mesmo problema com o modelo, e vejam como é dificil conduzi-lo de volta.
[yt]omiCsbb_204[/yt]
Até a próxima semana.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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- Localização: São bernardo do Campo
Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
Bom , eu prendi a EDF em dois pedaços de madeira de 20mm, e colei as madeiras com muita epoxy aos reforços da estrutura de isopor da fuselagem, proximo ao inicio do estabilizador vertical/leme.
[img:24fcf0ad90]http://img683.imageshack.us/img683/9721/dsc00173dtk.jpg[/img:24fcf0ad90]
Com a ajuda de alguns pedaços de cartolina e espuma de polierutano expandido, fiz um reforço estrutural em volta da EDF e isolei a parte de entrada de ar da EDF da saída, para impedir o refluxo do ar dentro do compartimento da EDF.
Fiz também uma curvatura na entrada de ar que direcioan e concentra o ar que entra na boca da EDF.
[img:24fcf0ad90]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:24fcf0ad90]
Recortei a passagem dos fios e prendi todos bem esticados para evitar que a EDF puxe e engula os fios.
Infelizmente os fios tem que passar em frente a EDF para chegar no duto central , onde passam todos os fios do modelo.
[img:24fcf0ad90]http://img84.imageshack.us/img84/8758/dsc00176dt.jpg[/img:24fcf0ad90]
Recortei o poliuretano excedente para poder colocar a tampa.
[img:24fcf0ad90]http://img231.imageshack.us/img231/7049/dsc00177t.jpg[/img:24fcf0ad90]
Passei bastante silicone em tudo e fechei a tampa imferior.
Tive que colocar um peso para mante-la parada no lugar.
[img:24fcf0ad90]http://img5.imageshack.us/img5/2535/dsc00178iz.jpg[/img:24fcf0ad90]
Esta tampa vivia se soltando quando a EDF acerava tudo. Agora ela não escapa mais !
Fotos do Empuxometro.
[img:24fcf0ad90]http://img4.imageshack.us/img4/6849/dsc00198kt.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img811.imageshack.us/img811/5216/dsc00199h.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img714.imageshack.us/img714/3404/dsc00200cv.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img222.imageshack.us/img222/6350/dsc00201z.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img84.imageshack.us/img84/8943/dsc00202r.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img703.imageshack.us/img703/9753/dsc00203v.jpg[/img:24fcf0ad90]
[img:24fcf0ad90]http://img852.imageshack.us/img852/3777/dsc00206w.jpg[/img:24fcf0ad90]
Montei uma especie de guilhotina, utilizando trilhos de gaveta rolamentados, e uma balança de peixaria digital.
Onde estão os velcros prendo a bateria, ESC , alicate amperimetro e receptor.
Através dete aparelho, consegui medir os 2.5KG de empuxo da EDF + motor e o seu consumo na casa dos 75A simultaneamente.
Instalo tudo, zero a balança , e acelero tudo até ela estabilizar e travar no maior valor medido.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
Bom , eu prendi a EDF em dois pedaços de madeira de 20mm, e colei as madeiras com muita epoxy aos reforços da estrutura de isopor da fuselagem, proximo ao inicio do estabilizador vertical/leme.
[img:24fcf0ad90]http://img683.imageshack.us/img683/9721/dsc00173dtk.jpg[/img:24fcf0ad90]
Com a ajuda de alguns pedaços de cartolina e espuma de polierutano expandido, fiz um reforço estrutural em volta da EDF e isolei a parte de entrada de ar da EDF da saída, para impedir o refluxo do ar dentro do compartimento da EDF.
Fiz também uma curvatura na entrada de ar que direcioan e concentra o ar que entra na boca da EDF.
[img:24fcf0ad90]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:24fcf0ad90]
Recortei a passagem dos fios e prendi todos bem esticados para evitar que a EDF puxe e engula os fios.
Infelizmente os fios tem que passar em frente a EDF para chegar no duto central , onde passam todos os fios do modelo.
[img:24fcf0ad90]http://img84.imageshack.us/img84/8758/dsc00176dt.jpg[/img:24fcf0ad90]
Recortei o poliuretano excedente para poder colocar a tampa.
[img:24fcf0ad90]http://img231.imageshack.us/img231/7049/dsc00177t.jpg[/img:24fcf0ad90]
Passei bastante silicone em tudo e fechei a tampa imferior.
Tive que colocar um peso para mante-la parada no lugar.
[img:24fcf0ad90]http://img5.imageshack.us/img5/2535/dsc00178iz.jpg[/img:24fcf0ad90]
Esta tampa vivia se soltando quando a EDF acerava tudo. Agora ela não escapa mais !
Fotos do Empuxometro.
[img:24fcf0ad90]http://img4.imageshack.us/img4/6849/dsc00198kt.jpg[/img:24fcf0ad90]
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[img:24fcf0ad90]http://img714.imageshack.us/img714/3404/dsc00200cv.jpg[/img:24fcf0ad90]
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Montei uma especie de guilhotina, utilizando trilhos de gaveta rolamentados, e uma balança de peixaria digital.
Onde estão os velcros prendo a bateria, ESC , alicate amperimetro e receptor.
Através dete aparelho, consegui medir os 2.5KG de empuxo da EDF + motor e o seu consumo na casa dos 75A simultaneamente.
Instalo tudo, zero a balança , e acelero tudo até ela estabilizar e travar no maior valor medido.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !