F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:0d1fb6b137="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.

[img:0d1fb6b137]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:0d1fb6b137]

[/quote:0d1fb6b137]

Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.

Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!

Ou seja, o CG de fábrica também está errado!

Abraços e boa sorte!
Disney
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Andre Mauricio
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Mensagem por Andre Mauricio »

Eu acho que se colocar um motor Pusher bem potente ele voa que e uma beleza :D
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!

Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!

[img:d6ed6f8f12]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:d6ed6f8f12]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Se preferir poderá usar o programa abaixo:

http://fwcg.3dzone.dk/

Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!

Testes abaixo:

[b:d6ed6f8f12]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]

HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!

[b:d6ed6f8f12]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]

ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!

http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760

Abraços,

Caio
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

[quote:d142d6f696="Yensid"][quote:d142d6f696="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.

[img:d142d6f696]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:d142d6f696]

[/quote:d142d6f696]

Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.

Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!

Ou seja, o CG de fábrica também está errado!

Abraços e boa sorte!
Disney[/quote:d142d6f696]


Sim, estou o usando o anel de entrada na EDF.

As EDF´s da HET acompanham este anel de entrada e um dissipador de calor para o motor também.

A única coisa que não gostei desta EDF é de a minha veio desbalanceada.
Ela costuma vir balanceada de fabrica.

E após o balanceamento , ficou jóia !


E sobre o C.G, realmente os chienses não fazem ideia do que é isto...
Toda vez que monto um jato chinês é um sufoco o primeiro voo.

Obrigado pela força e boa sorte com a reconstrução do Berkut !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

[quote:f8b3feed53="Andre Mauricio"]Eu acho que se colocar um motor Pusher bem potente ele voa que e uma beleza :D
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.[/quote:f8b3feed53]

Cheqguei a comprar o motor para monta-lo Pusher, uma vez que eu já estava perdendo a paciencia com todos os problemas que este jato apresentou e do alto custo do desenvolvimento....

Tinha comprado outro C5055 com helice 12x6.

Mas esteticamente fica feio... e o barulho da EDF dá outro tom ao voo do modelo também !

Agora acredito ter encontrado um conjunto razoavel. Semana que vem espero postar um video do voo dele !
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!

Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!

[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Se preferir poderá usar o programa abaixo:

http://fwcg.3dzone.dk/

Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!

Testes abaixo:

[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!

[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!

http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760

Abraços,

Caio[/quote:912b3f096b]


Grande Caio!

Seus comentários são sempre muito bem vindos !

Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !

Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.

Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=


O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !

O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.


Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.

Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :

- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?

[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]



- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?

Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !

Poulps
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caioect
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Mensagem por caioect »

Só evite deixar o modelo muito pesado o que pode prejudicar a carga alar.

Qual o peso do modelo com a configuração atual?

O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.

Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.

Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.

Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.

Um abraço,

Caio
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Caio, estou sem balança aqui , então só no final de semana vou te retornar as informações de PESO e Empuxo com EDF´s instaladas certinho.


Ficou faltando esta imagem:

[img:50bfde4788]http://imageshack.us/m/155/4521/pict0001pk.jpg[/img:50bfde4788]

Obrigado pelas dicas!
douglask
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Mensagem por douglask »

Boa tarde a todos, vou retomar também a montagem do meu F-18, nesta semana comprei uma RC- Lander 90mm 1900kv,
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm

Assim que chegar posto mais informações.

Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.

Abs
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Jóia Douglas !!!

Depois poste informações dos testes com esta EDF da RCLander.
Eu também quase comprei ela !
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