F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:4da1f18abd="retepfilho"]acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...[/quote:4da1f18abd]

Se durante todo o vôo tivesse sido assim eu até aceitaria o seu comentário... ou então você não viu todo o vídeo... ou então não tinha nada de importante a acrescentar e queria apenas postar alguma coisa, que por sinal não acrescentou nada de útil aos outros aeromodelistas.

Estou aguardando algum comentário útil, em termos de construção, adaptação, conversão, vindos de sua parte. Até agora não encontrei nenhum!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

Amigo Disney,

Assim que vi o vídeo a 1º coisa que veio na cabeça foi o CG, se tivesse atrasado um pouco acertava o resto na trimagem.
Porem como disse o amigo a cima, toda eletrônica foi salva, o modelo a gente constrói outro e esta tudo certo.

Grande abraço.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Não sei Disney, mesmo mudando os elevons talvez continue a quebrar. Se vc tivesse usado a mixagem tailerons teria segurado o modelo mesmo depois da quebra do profundor.
Esses modelos perfilados não tem estrutura para voar com mais de 500 gramas.
Não sei se seria melhor fazer ele com a estrutura do próprio F-22 para turbina.
Sei que alterando os elevons e vai perder um pouco das sua rolagens rápidas.
Seria esse tipo de construção:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=463275#post4866738
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=374962
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=383370
É só alguns exemplos.
Acompanhando.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

Disney

Sei que o F-22 é um lindo modelo, porem muito arisco e se eu fosse vc não arriscaria duas EDFs tente fazer um modelo mais tranqüilo, estes modelos que o amigo Warne esta indicando são lindos, sem contar que leva muito tempo para fazer um destes, e os caras estão tomando pau para acertar o CG do bicho eu tenho um deste para push com o motor no traseiro vetorial e deu trabalho.
Faça modelos com uma EDF de cada vez.
Mais quem decide é você, estarei de olho.
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

O F-22 que fiz, foi este.

http://www.youtube.com/watch?v=b10X7zagCmA&feature=player_embedded
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:ba1537d2c5="APOLO"]Amigo Disney,

Assim que vi o vídeo a 1º coisa que veio na cabeça foi o CG, se tivesse atrasado um pouco acertava o resto na trimagem.
Porem como disse o amigo a cima, toda eletrônica foi salva, o modelo a gente constrói outro e esta tudo certo.

Grande abraço.[/quote:ba1537d2c5]

Apolo, quando o modelo é lançado, nos 1' 42" a primeira coisa que ocorre é ele picar violentamente, demonstrando que o CG estava adiantado, como eu previa inicialmente, pois no primeiro vôo que fiz achei que estava atrasado...

Aos 2' 15" eu já estava com ele praticamente trimado, só que desacelerei muito e ele começou a afundar rapidamente, o que também era de se esperar em função do peso. Então reacelerei e, neste momento ocorreu o primeiro flutter do elevon direito.

Depois disso o aeromodelo tem um vôo tranquilo e estável até os 3' 15" quando volto a reacelerar e novo flutter ocorre no mesmo elevon arrancando-o e derrubando o modelo.

Nesse momento, ele já estava trimado e não havia mais subidas e descidas bruscas.

Mas já estou construindo outro.

[quote:ba1537d2c5="Warne"]Não sei Disney, mesmo mudando os elevons talvez continue a quebrar.[/quote:ba1537d2c5]

Eu vou tentar mais uma vez e ver como ocorre o vôo. Se reduzir um pouco a rolagem, não tem problema. Vou procurar manerar um pouco também no stick do acelerador e ir sentindo o aeromodelo aos poucos.

Como é esta mixagem Taileron? Sou sincero, não sei. Vou pesquisar!

Agora queria uma opinião:

- É melhor a trama de fibra de vidro como postei acima, sendo que as horizontais ficariam acima da chapa e as verticais por baixo, amarradas e coladas com epóxi 24h?

- Ou apenas as fibras de vidro horizontais, de uma ponta à outra das asas?

[size=18:ba1537d2c5][b:ba1537d2c5]Começando a cortar o novo F22:[/b:ba1537d2c5][/size:ba1537d2c5]

[img:ba1537d2c5]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pEmeExbBIH1QBoagD7FUGX2iiCZKx_FTtU3IcVGJ7ocUv7hZGSwq9s-Tk04DBp8RwoeI_yiWT6buLdRGFJAC99VqntRnkKLx6/DSC03897.JPG[/img:ba1537d2c5]

Quero voar no próximo sábado com ele!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Faça juntando as fibras e colando.
Taileron é a união via servo do aileron + elevon
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=1430526

[img:b8bb855d6f]http://i.imagehost.org/0902/coupled.jpg[/img:b8bb855d6f]
[img:b8bb855d6f]http://i.imagehost.org/0940/IMG_1186.jpg[/img:b8bb855d6f]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:931e7f1054="warne"]Faça juntando as fibras e colando.
Taileron é a união via servo do aileron + elevon
Abs
Warne[/quote:931e7f1054]

Obrigado pela dica!

Quanto ao taileron, acho que não tinha conseguido salvar o aeromodelo não pois, após o flutter, quando o elevon foi arrancado, levou junto o braço do servo! :shock:

Acho que se tivesse taileron teria arrancado o elevon, braço do servo e aileron também. :evil: O resultado provavelmente seria o mesmo! Mas valeu, aprendi mais essa!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:cc640f45a1="Yensid"]...Quanto ao taileron, acho que não tinha conseguido salvar o aeromodelo não pois, após o flutter, quando o elevon foi arrancado, levou junto o braço do servo! :shock: ...
Disney[/quote:cc640f45a1]

Ô Disney, não teria não! Pensa comigo, quando houvesse o flutter no elevon, a resposta no aileron ia deixar o jato um pouco fora de controle, concorda comigo!? Teria que pousar imediatamente!
Só a linkagem nos elevons não causou diferença ao voo, mas se estivesse usando a linkagem tailerons não teria como voar.
Há, usando só os elevons, o modelo faz rolagens lesinhas, já com tailerons as manobras ficam um pouco quadradas. Na verdade a linkagem em taileron serve para baixa velocidade, se consegue quase fazer torque holl com o F- 22.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder