F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

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retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

[quote:fd9b471f31="Yensid"][quote:fd9b471f31="retepfilho"]acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...[/quote:fd9b471f31]

Se durante todo o vôo tivesse sido assim eu até aceitaria o seu comentário... ou então você não viu todo o vídeo... ou então não tinha nada de importante a acrescentar e queria apenas postar alguma coisa, que por sinal não acrescentou nada de útil aos outros aeromodelistas.

Estou aguardando algum comentário útil, em termos de construção, adaptação, conversão, vindos de sua parte. Até agora não encontrei nenhum!
Disney[/quote:fd9b471f31]

eh como vc pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao pq vc esticou, mas pq vc dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o q de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida eh assim, agente tem q ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...
Tem asa, motor e piloto deixe de muita teoria e muita conta que voa!!!
retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

[quote:2f3f1e1a03="Yensid"][quote:2f3f1e1a03="warne"]No primeiro flutter já era pra ter pousado! HEhehe! Gostei da velocidade que o modelo conseguiu.
No próximo F- 22 Disney, não voa tipo onda no mar, não tem elevons que aguente esses movimentos.
Acompanhando!
Abs
Warne[/quote:2f3f1e1a03]

Concordo com você Warne. No primeiro flutter, deveria, mas não pousei... depois do acidente foi que vi o grande erro.

Quanto à questão das "ondas do mar" o CG estava muito adiantado e, todas as vezes que soltava o stick do profundor ele picava violentamente. Só ocorreu isso no início, enquanto estava trimando.

E quanto a velocidade, nem consegui atingir 70% do stick do acelerador! Era de 50% para baixo! Gostei demais da performance. Tanto que vou construir outro com a mesma configuração, reforçando onde acredito ser necessário.
Disney[/quote:2f3f1e1a03]

nunca solte o stick pra posição neutra enquanto tiver trimando... soltar o stick não existe... é como soltar o volante de um carro se ele tiver puxando ....
Tem asa, motor e piloto deixe de muita teoria e muita conta que voa!!!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:3dd352691d="warne"]
Há, usando só os elevons, o modelo faz rolagens lesinhas, já com tailerons as manobras ficam um pouco quadradas. Na verdade a linkagem em taileron serve para baixa velocidade, se consegue quase fazer torque holl com o F- 22.
Abs
Warne[/quote:3dd352691d]

Quanto à questão da rolagem, realmente, no primeiro vôo tentei fazer um roll e quase fui de bico no chão.

Acho que vou colocar ailerons e profundores separados, sem leme inicialmente.

O que vocês acham da idéia? 4 servos, 2 para ailerons e 2 para profundores. Posso mixar tudo ou fazer separado.

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:31964053fc="retepfilho"]
eh como vc pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao pq vc esticou, mas pq vc dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o q de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida eh assim, agente tem q ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...[/quote:31964053fc]

Primeiro, o tópico aqui é sobre "Construção de aeromodelos" e não sobre "manobras" ou "tipos de vôo". Por isso, ficaria mais adequado informações que acrescetasse algo sobre o referido tópico.

Segundo, não entendi sua comparação sobre o arame? :?: :?: :?: O que tem à ver fadiga de material com flutter???? São coisas completamente diferentes!!!!

Terceiro: não é só falar coisas boas, mas também apontar os erros "de construção" e como corrigí-los. Não recebi nenhuma refereência sua à isto. Apenas críticas à minha maneira de pilotar, em todos os tópicos que você postou alguma coisa. Por isso, terminam não gostando e você termina sendo suspenso.

Apresente informações que possamos aproveitar sobre "construção de aeromodelos" e com certeza, todos ficaremos gratos!

E obrigado pela dica de "não soltar o stick quando estiver trimando". É assim que fazemos, quando oportuno: apresentamos o erro e sugerimos a modificação! E não apenas e, tão somente, criticar e fazer gracinhas às custas dos outros!

Um forte abraço e bons shows aéreos!
Disney
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Putz... Que flutter! :lol:

Bom... já dizia eu em outros tempo "c@g@d@ feita - lição aprendida".

Infelizmente o F-22 tinha elevons para voar de forma acrobática e não rápido.

Mas tudo bem, agora é só adaptar o projeto.

Recomendo que faça o profundor e os ailerons com 2 chapas de balsa com fibras perpendiculares, isso garante uma resistência absurda.

Além disso, uma boa dobradiça pode ajudar!

Seja de disquete ou nylon, a dobradiça também contribuí para maior segurança contra flutter.

Sabe... lhe digo que você tem muita sorte, pois teus erros aparecem na hora! :lol:

Sério! Muitas vezes cometemos erros e nem notamos, pois o sistema fica "tolerando", daí fica difícil de encontrar as falhas.

_________________________

[quote:9eb249e420="retepfilho"][b:9eb249e420]eh[/b:9eb249e420] como [b:9eb249e420]vc[/b:9eb249e420] pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao [b:9eb249e420]pq vc[/b:9eb249e420] esticou, mas [b:9eb249e420]pq vc[/b:9eb249e420] dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o [b:9eb249e420]q[/b:9eb249e420] de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida [b:9eb249e420]eh[/b:9eb249e420] assim, agente tem [b:9eb249e420]q[/b:9eb249e420] ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...[/quote:9eb249e420]

Bom.. já que vamos falar de erros, vamos lá! :D

Para começar, acho que você poderia ter maior cuidado na escrita, evitando ao máximo o internetês.

Fora isso... o flutter...

Bom... no caso do flutter, o negócio é um pouquinho diferente devido à natureza do material de construção.

O deprom normalmente quebra antes mesmo de sofrer uma deformação não-elástica. :wink:

Por isso é tão difícil dobrá-lo para formar arestas sem quebrar, ao contrário de uma chapa de cobre.

No caso ali, o flutter fez as peças vibrarem, sendo forçadas pelo fluxo de ar, que adicionava ainda mais energia à vibração.

A amplitude das primeiras vibrações já foram preocupantes, mas não devem ter causado nenhum dano sério.

Na segunda vez, a amplitude excedeu os limites de resistência do 'profundor-elevon', levando a peça a se soltar do aero.

No flutter 3 coisas podem ocorrer:

-adicionar stress/fadiga em materiais capazes de absorver isso (como você mesmo disse, porém não válido para esse caso)
-exceder limite de resistência da peça (quebra direta da peça)
-exceder limite da área de fixação da peça (quebra de dobradiças, por exemplo)

Nesse caso, o elevon girou devido ao "alogamento triangular", funcionando como uma 'vela', e a dobradiça foi fortemente tracionada.

Não vi se o elevon quebrou também ao ser entortado pelo fluxo de ar, mas certamente foi muita força sobre o elevon também.

Capisce? :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:b8163c24d5="Sukyake"]Putz... Que flutter! :lol:

Bom... já dizia eu em outros tempo "c@g@d@ feita - lição aprendida".

Infelizmente o F-22 tinha elevons para voar de forma acrobática e não rápido.

Mas tudo bem, agora é só adaptar o projeto.

Recomendo que faça o profundor e os ailerons com 2 chapas de balsa com fibras perpendiculares, isso garante uma resistência absurda.

Além disso, uma boa dobradiça pode ajudar!

Seja de disquete ou nylon, a dobradiça também contribuí para maior segurança contra flutter.

Sabe... lhe digo que você tem muita sorte, pois teus erros aparecem na hora! :lol:

Sério! Muitas vezes cometemos erros e nem notamos, pois o sistema fica "tolerando", daí fica difícil de encontrar as falhas.

[/quote:b8163c24d5]

Sukyake, perfeita sua explicação sobre o flutter! No caso do meu F22, as dobradiças foram arrancadas e, quando a peça soltou-se, quebrou o braço do servo e saiu voando!

Além do erro na confecção dos elevons, como você muito bem observou, também cometi um grave erro, que só após o acidente constatei. Como não tenho fita filamentosa por aqui, como as fitas que dispunha não aderiam adequadamente ao depron (não sei o porquê!!!), resolvi por utilizar dobradiças feitas com "entretela" (aquele tecido que fica por dentro do colarinho) e, depois de abrir fendas no depron de 5mm :shock: :shock: :shock: colei estas pequenas peças nas duas superfíceis com epóxi 24h! Para um vôo calmo, como ocorreu no primeiro, até que funcionou... quando imprimi velocidade, não suportou à pressão! (erro meu!!!)

Quanto à questão das superfícies de comando com balsa com os veios cruzados, mesmo que precise emendar, a resistência será a mesma? Devo utilizar qual cola? de madeira ou epóxi 24h? Qual expessura da balsa você sugere?

Obrigado pelas dicas!
Disney
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Bom... você está construindo o aero com chapas 5mm, então acho que 2+2mm ou 2,5+2,5mm devem servir.

Cola para isso?

Bom... já fiz isso usando cola branca com um pouquinho de álcool.

Devido à grande hidrofilia (afinidade por água) da balsa, a cola penetrou legal na imperfeições e apresentou boa retentividade após 3 dias de repouso.

Após preparada a chapa de veios (valeu, não me lembrava do termo!) perpendiculares, recorte as superfícies, lixe e passe algum verniz (usei cola branca também... :lol:)

O resultado final é um compensado leve como isopor p3 e resistente pacas!

Até é possível fixar fibras entre as 2 chapas para usar como dobradiça.

Eu já usei até tecido de algodão para isso. (tipo jeans fino; dava para se pendurar nele com um gancho no teto de casa :lol:)

Bom... voltando à cola... infelizmente me falta conhecimento sobre cola ideal para balsa.

Me lembro que a melhor que usei em balsa foi uma com nitrocelulose da Aerobras.

Era tão boa que eu só precisava de camadas muitos finas para juntas chapas em modelinhos VL.

Como no meu Dardinho Sushi.

[img:60dde26242]http://img5.uploadhouse.com/fileuploads/1519/15197574b462333ebdf766d91d7297433eafa58.jpg[/img:60dde26242]

Nunca mais vi para comprar em Curitiba. :(
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:ca9cefeac9][b:ca9cefeac9]Inquérito Aeronáutico:[/b:ca9cefeac9][/size:ca9cefeac9]

Como ex-militar da aeronáutica, onde servi por 11 anos, sempre soube que um acidente aeronáutico é determinado por várias causas, que somam-se e resultam no fatídico. A investigação para determinar estas causas termina por deixar os aviões (aeromodelos) mais seguros. Por isso, quase sempre filmo meus primeiros vôos e, em caso de acidente, procuro definir as causas.

Vendo e revendo os vídeos do acidente, constatei que, ambos os elevons foram arrancados em vôo de suas dobradiças, sendo que o dá esquerda da aeronave, em função dos impactos sofridos, terminou por romper o braço do servo e soltar-se.

Nos dois momentos em que o flutter ocorreu em maior intensidade, sempre o aeromodelo estava em velocidade reduzida e eu acelerei para aumentar esta velocidade. Minha pergunta aos mais experientes:

1. Será que a posição de saída do ar da EDF determinou este flutter?

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1ptsUW6irpHpPVpPbVCeU4x-NqLCTv97mohnUWAxcfBx8qcVKdhKd2WgpPEeAMRTLa0oWtSKMGQYc2JBE46xepDA/Meu_F22_006.jpg[/img:ca9cefeac9]

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1phW8RZIlHOtvlyt1CJkUavfPnyIWijunjInJym0L-YGHrjHtpfMX0RyZpb_NiRYtwOT8UVxZfPERhwCcnbI1YbA/Meu_F22_005.jpg[/img:ca9cefeac9]

Se este foi um dos fatores que causou, ou aumentou o flutter das superfícies de comando, seria prudente que, nesta nova construção, a saída da EDF ficasse após as superfícies de comando! Se eu reposicionasse a EDF para conseguir isto, reduziria o fluxo de ar sobre as superfícies de comando e diminuiria o flutter!???

A nova configuração para as superfícies de comando será a apresentada no esquema abaixo. Os ailerons (?) tem 5cm de largura. É muito????

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1phW8RZIlHOtsGHvRnD9h8iVt6OfZPH5Kbjb0cNiWe7CmnP9UtScBMG_e04MRhRW5k33w4T_PEjgxdRqkqDa-XdQ/Meu_F22_003.jpg[/img:ca9cefeac9]

:?: Seria melhor a configuração Taileron ou ailerons e profundores separados? :?:

Perguntas que não querem calar!
Disney
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warne
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Mensagem por warne »

Eu acho que foi o peso (1200g) + a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:02b8a864e7="warne"]...a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:02b8a864e7]

Pergunta, pergunta, pergunta....

Nos motores no nariz do aeromodelo devemos colocar um downthrust de 3 a 5 graus... nas EDF's devo colocar um upthrusth???

Disney
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