O Nascimento de um quadrihélice bimotor...
- Vinicius Fantini
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[quote:008100caa1="Vinicius Fantini"][quote:008100caa1="Sukyake"]Seria possível usar um ESC com governador e usar hélices de passo variável igual do rotor de cauda dos heli? :D[/quote:008100caa1]
1 motor - 1 ESC - 4 conjuntos de cauda do 450 TT - 4 Servos![/quote:008100caa1]
Exatamente! :D
Seria algo muito exótico e 'como o mundo nunca viu antes'! :mrgreen:
1 motor - 1 ESC - 4 conjuntos de cauda do 450 TT - 4 Servos![/quote:008100caa1]
Exatamente! :D
Seria algo muito exótico e 'como o mundo nunca viu antes'! :mrgreen:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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- Leonardo M.T.
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O grande problema de TODOS os sistemas citados é a PERDA DE ENERGIA, para mover correias, engrenagens, eixos, que é bem considerável e nunca é desejada.
Resumindo: Motor maior que o necessário, baterias maiores que o necessário, mais peso que o necessário. Pode até funcionar, mas não será eficiente.
Resumindo: Motor maior que o necessário, baterias maiores que o necessário, mais peso que o necessário. Pode até funcionar, mas não será eficiente.
- karlusandre
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- nunol
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[quote:2390f17a04="karlusandre"]Ué.. desistiu???
Tem gente acompanhando e eu sou o mais curioso de todos..[/quote:2390f17a04]
Não, não desisti.
Só não tenho tido muito tempo para dedicar à construção, mas vou regressar...
Posso adiantar que já tenho o tubo de carbono de 5mm para fazer os veios da transmissão, rolamentos, freios e outros.
Aguardem... 8)
Tem gente acompanhando e eu sou o mais curioso de todos..[/quote:2390f17a04]
Não, não desisti.
Só não tenho tido muito tempo para dedicar à construção, mas vou regressar...
Posso adiantar que já tenho o tubo de carbono de 5mm para fazer os veios da transmissão, rolamentos, freios e outros.
Aguardem... 8)
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein
Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
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- nunol
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Saudações motorizadas! ;)
Depois de algum tempo de ausência, como devem ter reparado os que estão a seguir o tópico, vou continuar a atualizar a um ritmo mais lento, mas ainda assim, com alguma regularidade.
Para começar, lembrei-me que tinha feito uns vídeos quando experimentei a transmissão por correia com uns suportes improvisados.
Cá estão eles:
[yt]ppUgml2ca90[/yt]
[yt]_yMhvRCGwkU[/yt]
Podemos ver no primeiro vídeo a correia a vibrar.
Penso eliminar esta vibração aumentando a sua tensão (foi o que fiz no 2º vídeo), ou posso ainda colocar um tensor ou umas guias/proteções de teflon que têm um desgaste e atrito reduzidos.
Nuno Lopes
Depois de algum tempo de ausência, como devem ter reparado os que estão a seguir o tópico, vou continuar a atualizar a um ritmo mais lento, mas ainda assim, com alguma regularidade.
Para começar, lembrei-me que tinha feito uns vídeos quando experimentei a transmissão por correia com uns suportes improvisados.
Cá estão eles:
[yt]ppUgml2ca90[/yt]
[yt]_yMhvRCGwkU[/yt]
Podemos ver no primeiro vídeo a correia a vibrar.
Penso eliminar esta vibração aumentando a sua tensão (foi o que fiz no 2º vídeo), ou posso ainda colocar um tensor ou umas guias/proteções de teflon que têm um desgaste e atrito reduzidos.
Nuno Lopes
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- nunol
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Saudações construtivas! ;)
Depois de muito procurar e ler, de fazer contas de somar, de sumir e de multividir :). Depois de tentar idealizar e enquadrar possíveis modelos no tamanho e nos métodos de fabricação que pretendo utilizar, cheguei à conclusão que nenhum dos modelos apresentados antes para este projecto vai ser o eleito.
A minha escolha recai agora sobre o XF-12 Raibow da Republic Aviation Company.
[img:b63681759f]http://www.air-and-space.com/Leo%20Newman/Republic%20XF-12%2019460204%20a%20l.jpg[/img:b63681759f]
Podem ver pormenores [url=http://www.air-and-space.com/Republic%20XF-12.htm][u:b63681759f]AQUI[/u:b63681759f][/url] ou [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Republic_XF-12_Rainbow][u:b63681759f]AQUI[/u:b63681759f][/url].
Trata-se de um avião quadrimotor do final da década de 40, mas que não chegou a ser produzido em série pois cedo "perdeu a corrida" contra os aviões com motores jato. Segundo apurei, foram produzidos apenas 2 protótipos.
Foi concebido para ser um avião de reconhecimento e fotografia de territórios inimigos.
Maximizar toda a sua aerodinâmica com diversas soluções inovadoras foi o objectivo dos designers. Podem ser destacadas as suas formas de reduzido arrasto e as entradas de ar que se situavam no bordo de ataque entre as nacelles, e que serviam para arrefecimento e também para admitir ar pressurizado para alimentar os potentes motores radiais bi-turbo da "Pratt & Whitney" que chegavam a produzir 3500 cavalos cada um.
Também as necelles maximizavam a sua aerodinâmica e providenciavam potência adicional. Tinham um funcionamento idêntico ao das "Ducted Fans" pois logo atrás dos "spinners" existiam turbinas que forçavam o ar a entrar e o canalizavam para arrefecer os motores e aumentar o impulso à saída, juntamente com o gases de escape.
Com isto tudo e muito mais conseguiram fazer o avião mundialmente mais rápido propulsionado por motores de combustão interna do seu tempo, e o único a passar das 450 mph em voo nivelado.
É claro que não vou fazer entradas de ar nos bordos de ataque, nem tão pouco fazer nacelles turbinadas, mas vou tentar reproduzi-lo esteticamente o melhor que conseguir.
Como material principal de fabricação vou utilizar "floormate" que é um poliestireno utilizado na construção civil para isolamento térmico e acústico do chão. Cortes a fio quente, reforçar, lixar, cobrir, etc,...
Até breve,
Nuno Lopes
Depois de muito procurar e ler, de fazer contas de somar, de sumir e de multividir :). Depois de tentar idealizar e enquadrar possíveis modelos no tamanho e nos métodos de fabricação que pretendo utilizar, cheguei à conclusão que nenhum dos modelos apresentados antes para este projecto vai ser o eleito.
A minha escolha recai agora sobre o XF-12 Raibow da Republic Aviation Company.
[img:b63681759f]http://www.air-and-space.com/Leo%20Newman/Republic%20XF-12%2019460204%20a%20l.jpg[/img:b63681759f]
Podem ver pormenores [url=http://www.air-and-space.com/Republic%20XF-12.htm][u:b63681759f]AQUI[/u:b63681759f][/url] ou [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Republic_XF-12_Rainbow][u:b63681759f]AQUI[/u:b63681759f][/url].
Trata-se de um avião quadrimotor do final da década de 40, mas que não chegou a ser produzido em série pois cedo "perdeu a corrida" contra os aviões com motores jato. Segundo apurei, foram produzidos apenas 2 protótipos.
Foi concebido para ser um avião de reconhecimento e fotografia de territórios inimigos.
Maximizar toda a sua aerodinâmica com diversas soluções inovadoras foi o objectivo dos designers. Podem ser destacadas as suas formas de reduzido arrasto e as entradas de ar que se situavam no bordo de ataque entre as nacelles, e que serviam para arrefecimento e também para admitir ar pressurizado para alimentar os potentes motores radiais bi-turbo da "Pratt & Whitney" que chegavam a produzir 3500 cavalos cada um.
Também as necelles maximizavam a sua aerodinâmica e providenciavam potência adicional. Tinham um funcionamento idêntico ao das "Ducted Fans" pois logo atrás dos "spinners" existiam turbinas que forçavam o ar a entrar e o canalizavam para arrefecer os motores e aumentar o impulso à saída, juntamente com o gases de escape.
Com isto tudo e muito mais conseguiram fazer o avião mundialmente mais rápido propulsionado por motores de combustão interna do seu tempo, e o único a passar das 450 mph em voo nivelado.
É claro que não vou fazer entradas de ar nos bordos de ataque, nem tão pouco fazer nacelles turbinadas, mas vou tentar reproduzi-lo esteticamente o melhor que conseguir.
Como material principal de fabricação vou utilizar "floormate" que é um poliestireno utilizado na construção civil para isolamento térmico e acústico do chão. Cortes a fio quente, reforçar, lixar, cobrir, etc,...
Até breve,
Nuno Lopes
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein
Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
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- nunol
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- Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
- Localização: Barreiro - Portugal
Saudações medidas e proporcionadas! ;)
Agora chegou a fase de definir as medidas que pretendo utilizar.
Apontando para hélices de 7" (vou utilizar tripás), é preciso agora fazer as continhas para definir a envergadura e as restantes proporções.
O desenho das peças é todo feito a "olhómetro" :o ! Não tenho um plano propriamente dito e fiz tudo isso a partir deste desenho:
[img:bda0de4b76]http://www.air-and-space.com/Republic%20XF-12/Clipping%20d%20three%20view%20l.jpg[/img:bda0de4b76]
Uma vez definida a escala é fácil converter todas as medidas necessárias para cortar as pranchas de "floormate".
Avançando com a construção! 8-)
Se as hélices do desenho tiverem 7" vou ter uma envergadura proporcional de 1,72m, com corda de 22,5cm na raiz e 11cm na ponta e um diedro de cerca de 10º. Uma fuselagem com 1,20m de comprimento e 14com de diâmetro na parte mais larga.
Não sei se estarei a ser otimista mas pretendo ficar aquém dos 2kg de peso em ordem de voo. Veremos!
Terá 22cm entre cada motor e as necelles terão perto de 40cm de comprimento com 6 cm de diâmetro na parte mais larga.
A deriva fica com 32cm de altura e o estabilizador terá quase 60cm de envergadura! :o
Vai ser grandote...
Até breve,
Nuno Lopes
Agora chegou a fase de definir as medidas que pretendo utilizar.
Apontando para hélices de 7" (vou utilizar tripás), é preciso agora fazer as continhas para definir a envergadura e as restantes proporções.
O desenho das peças é todo feito a "olhómetro" :o ! Não tenho um plano propriamente dito e fiz tudo isso a partir deste desenho:
[img:bda0de4b76]http://www.air-and-space.com/Republic%20XF-12/Clipping%20d%20three%20view%20l.jpg[/img:bda0de4b76]
Uma vez definida a escala é fácil converter todas as medidas necessárias para cortar as pranchas de "floormate".
Avançando com a construção! 8-)
Se as hélices do desenho tiverem 7" vou ter uma envergadura proporcional de 1,72m, com corda de 22,5cm na raiz e 11cm na ponta e um diedro de cerca de 10º. Uma fuselagem com 1,20m de comprimento e 14com de diâmetro na parte mais larga.
Não sei se estarei a ser otimista mas pretendo ficar aquém dos 2kg de peso em ordem de voo. Veremos!
Terá 22cm entre cada motor e as necelles terão perto de 40cm de comprimento com 6 cm de diâmetro na parte mais larga.
A deriva fica com 32cm de altura e o estabilizador terá quase 60cm de envergadura! :o
Vai ser grandote...
Até breve,
Nuno Lopes
Nunol,
É um belo desafio a utilização de correias em um modelo "quadri-hélices". Acredito que deverá ser um bi-motor...
Você tem ideia de quanto de empuxo necessitará em cada uma das hélices para levar estes 2 kg estimados? Você sabe o limite de RPMs que o sistema de correias aguentaria?
Fiz um simulação no DriveCalc da hélice tripá GWS 7x4 e a 10.000 RPMs o empuxo estático ficou por volta dos 375g. Se conseguir este RPM com as 4 hélices, em hipótese teria um empuxo total de 1500g, suficientes para um voo escala e pitch speed na faixa dos 60 km/h
Abs e acompanhando
Marco Aurelio
É um belo desafio a utilização de correias em um modelo "quadri-hélices". Acredito que deverá ser um bi-motor...
Você tem ideia de quanto de empuxo necessitará em cada uma das hélices para levar estes 2 kg estimados? Você sabe o limite de RPMs que o sistema de correias aguentaria?
Fiz um simulação no DriveCalc da hélice tripá GWS 7x4 e a 10.000 RPMs o empuxo estático ficou por volta dos 375g. Se conseguir este RPM com as 4 hélices, em hipótese teria um empuxo total de 1500g, suficientes para um voo escala e pitch speed na faixa dos 60 km/h
Abs e acompanhando
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001