F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:9d2e8a95c3="Sukyake"]Dobradiças de fita então...

TENSION HINGES!

Veja aqui o método PORCO e eficiente para usar fitas. :D

[/quote:9d2e8a95c3]

Já conhecia este método do uso de fita, mas ainda estou baixando e assistindo o vídeo na minha veloz "TartarugaNet" para observar sua técnica por completo.

Agora estava pensando em fazer assim mas, usar um comprimento maior da fita para melhorar a aderência. Além disso, já observei que você entelou primeiro a superfície e depois esta colando as dobradiças... o contrário, não ficaria mais seguro?

E pretendia mixar as técnicas (como a música do seu vídeo), usando, por cima das "dobradiças de fita", uma outra faixa aderindo em ambos os lados da superfície de comando, como o Dave (acho que é esse o nome dele??) utiliza nos seus aeromodelos.

Obrigado pela dica!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Hã... acho que é o Kemp no vídeo... :roll:

Sobre o Dave... se for do RCSuperPowers, é esse o nome.

PS: perdão a resposta incompleta, tô indo almoçar.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:91b3c11b60="Sukyake"]Hã... acho que é o Kemp no vídeo... :roll:
[/quote:91b3c11b60]

Esse é o problema do uso de nick... como não sabemos o nome da pessoa, terminamos por confundir as coisas! 8) Por isso, sempre assino minhas mensagens com meu nome próprio!

[quote:91b3c11b60="Sukyake"]
Sobre o Dave... se for do RCSuperPowers, é esse o nome.
[/quote:91b3c11b60]

É esse daí mesmo!!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Hehehe... eu tb queria fazer isso no trabalho, mas tem horas q complica: Uns me conhecem pelo sobrenome do meio e outros so pelo ultimo. Ja aconteceu de nao me encontrarem no outlook por causa disto e eu tenho que "assinar" quase que por extenso um nome de 25 letras. :)
ai, p/ simplificar, só existe um fabiofleal em todos os foruns, YT etc: este aqui.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:5d3d213da7][b:5d3d213da7]Relatório da Investigação do Acidente Aeronáutico:[/b:5d3d213da7][/size:5d3d213da7]

Após a análise cuidadosa dos vídeos e dos destroços do aeromodelo, conclui-se que o acidente aeronáutico ocorrido no último dia 08 de maio do corrente ano deveu-se aos seguintes fatores:

1. Havia um erro grave na fixação dos elevons do aeromodelo que determinou redução acentuada da resistência do material, aliado ao fato de haverem apenas dois pontos de fixação destas superfícies móveis ao restante da aeronave. Associado à isso havia o formado desta superfície de comando que propiciava o aparecimento de flutter.

2. Durante uma retomada de velocidade, quando foi injetado potência no motor, o elevon da direita vibrou violentamente e fraturou o local de sua fixação na ponta da cauda da aeronave. Porém, com a redução da velocidade esta flutter cessou e o aeromodelo permanceu em vôo tranquilo.

3. Na segunda reaceleração, quando o aeromodelo começa a acelerar, o mesmo elevon vibra violentamente e rompe a segunda fixação que possuía, fazendo um giro e, chocando-se com o elevon do lado esquerdo, arrancando esta superfície e determinando o sinistro da aeronave.

[img:5d3d213da7]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pCJdmPUpOVSCP79AOXRcbm_ODBXOV7jhlR9DmqFyIHAsWhWmBIlKQKOktZSsmkSTvTr8yX4E8u_6TE5__MP3_Nje9eFXNtBe5/DSC03913.JPG[/img:5d3d213da7]

Detalhe da primeira dobradiça de quebrou:

[img:5d3d213da7]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p6l8cClYy7i6GxcV-EO-y0hXtOhdg-w9zpoDqkzDldDGMayDuSGM_EkCExDmp8wR6hE6j5ASMXKyZ3kxObWWh93oM-MvQPVMH/DSC03914_detalhe.jpg[/img:5d3d213da7]

Sendo assim, concluo os trabalhos com este aeromodelo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:8c2a747b19][b:8c2a747b19]Feito em uma semana![/b:8c2a747b19][/size:8c2a747b19]

Aqui vão algumas imagens do novo F22 que construi no decorrer desta semana que passou e que voou ontem, muito bem por sinal.

Começando a cortar as peças:

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1ptP9nPoMRHtsJpF6W3UgI2r2XT1qsd_13zb7PTDxFO34gVLS6XVdFwQJSK2SPZFnf44WGLEY5u44ordnV1up8gTUdxf8dDWij/DSC03897.JPG[/img:8c2a747b19]

Confeccionando os ailerons com 3 chapas de blasa de 1,5mm, cortadas com veios cruzados e coladas com epóxi 24h. Ficou muito rígido!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pMmULDPA7uWs62tyTmTNdHfjnHAKR2fnzWjcArslvidupmqE14m550aVrVz6MOdsL1Tddl6pr8pjT9k-eAlr9EqI7jWBc53tc/DSC03900.JPG[/img:8c2a747b19]

Lemes e profundores prontos. No interior dos lemes existem fibras de vidro no sentido vertical, para dar maior resistência.

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pMmULDPA7uWs_6vUqKMXEw9YhIUCyfCky-6ezecobITs7AqPh8zcPwXUw0ZrL0dZmq5y2TyNUQ4KBwm3-Qg9iiWlQhrms69qJ/DSC03901.JPG[/img:8c2a747b19]

Deixei os lemes com superfície de comando pois pretendo, no futuro, fazê-las móveis! Estou sem servos no momento... aguardando chegar!

Fiz estas superfícies chapeando o depron de 5mm com balsa de 2mm, também coladas do epóxi 24h sobre pressão.

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pMmULDPA7uWt0ZoS6FwKWVNXa0CRAv9hMgxphg8gRLSehIMJI7APceZc2vFVJieRv2IgHN6D4Tsgc9G2j4eHirIH41gpHJLJo/DSC03910.JPG[/img:8c2a747b19]

Parte do aeromodelo pronto. Mantive o mesmo perfil (KFm) que usei no outro F22. Deixa a asa bastante rígida e dá uma boa sustentação.

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1psAEi-PBgC9gLVuLxdgVHB154oK40BAQ4__e73lqOyoyzmaaF0_-3UY33g2xNdI4_i9IfieO4QZJT9ModQludhMuQEZKk2IwO/DSC03915.JPG[/img:8c2a747b19]

A fixação das superfícies de comando fiz com fita adesiva larga, usando a técnica mostrada pelo Dave. Infelizmente não tenho fita filamentosa (tá difícil de encontrar no mercado!) por isso utilizei duas camadas de fita adesiva e, por sobre elas fiz a entelagem com fita colorida. Em tudo passei o ferro de entelar para melhorar a fixação!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pZvfSkY34rbC9vMjjNqRxNE3VVOjPTntMal80y37RtRNXmn_rNZSbpb80eTcEs5XbweAYFfhNhb-7sNEV6WlmULUM4Z9rcutV/DSC03918.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pk6RfddgrJdSyH6JNg_g7HDFfh2gIajOC3AloaTycR8cPDzYxHAtZCl21bl_1_fNEM9fibrfPD8hG-aKf6ne3Nejb7-rbzBws/DSC03919.JPG[/img:8c2a747b19]

Na cauda do aeromodelo, para melhorar a resistência e acertar a espessura com os profundores, fixei uma chapa de balsa pro cima da vareta de fibra de vidro que já havia nesta região, e depois entelei com fita colorida.

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pH7Wc2jt2ssgrZS-EvVWQNffUPb-3kZ7VYrZY8rDaTRONRWQMzOe3DOKG2_4v9mkXBMg0p8AJrLhEeXII1EMsSdmZQyIu_iCQ/DSC03920.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p7K8qPB88pdSonVQWJVfsu13tcMjuDNHL6_66hta7OCfvNRyIAZAw2l8kiu-p7BLUdYQvKH9jgU6020p4gfKtcqL1Af_Mb6ik/DSC03922.JPG[/img:8c2a747b19]

Começando a fazer o nariz do aeromodelo:

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pMpLvvOzOrOB_RdT60wU9uVL0B-QovdXw30_To-0KYrSZEPnm1nj6xyU-FP68pURSsxnSaJnmTsCA5GAcQqQlCXdIfQEqy4WI/DSC03923.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p-6AEIAwZglwFEtwVpsK5SAT_a41NiB98XF0UhKwrKt9tcNS9-m1PWX_vkofUgnXr6POsZ0fE3nZHo-TYJKY4-qRBR3vDxA5p/DSC03925.JPG[/img:8c2a747b19]

Começando a fazer as passagens de ar das turbinas:

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pfydvq2gpA-gRXazGGaZvKNbU6DaSHRSWupBR_LUwVzE-EzVky6Hesdoey-fd48HJn1FaP0iusxkq4MOSzoUkIl0mOXU4UIh5/DSC03926.JPG[/img:8c2a747b19]

Na região inferior direita da foto podemos ver os "restos mortais" do outro F22.
E na esquerda minha pequena aeromodelista, já aprendendo o ofício de construir aeromodelos!!! :lol: :lol: :lol:

Fiz um alojamento para colocar minha micro-câmera e fazer vídeos on-board. Ficou muito bom (na minha humilde opinião!), principalmente durante as filmagens em vôo!!!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p-1eAT_dVtgMBnroO4i5QSuOI7G1lqH9GfCjTbmctb6cx0hWa7ew8hoFJy9sWgzNortb__BSvxPQM2Qi8LljkJSiTYPMmPl1B/DSC03928.JPG[/img:8c2a747b19]

Começando a chapear a fuselagem do aeromodelo. Oh negocinho trabalhoso!!! Não sei como é que o Eashiuchi e o Humberto Melo fazem aquelas mágicas deles?! É difícil! :evil: :evil: :evil:

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pnp7vvJgKjc7PtbYNjv0K8bTjrZvDfZqnmOeRkT1er115fQ2gPYJaCaObdsIYBgX5Nh4HMD8S1Db3NtVpUP2GEa6L_tTFy2e_/DSC03930.JPG[/img:8c2a747b19]

Aqui algumas fotos do modelo pronto para vôo, em solo pátrio!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pkn4JuOCcfIZ-C5S9toXnvDVR3iZwFAkKdo3aP1UZ1LjoTv2UW1R3UeUgBqtnHvb7PT1Oyn8Dx0cZr1xJoCO1HMhByT9B0n6p/DSC03931.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pc0IPC38rGas1sjZfZaH7zIdDPHXD4p-sID68A4INyJwZC4_DgFCvATkswRmmA_aPvt-enjhQeWQCE2mDkY2zd_jqFBJqLeCX/DSC03932.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pgNTKQrmhAxb2T7Ix5BGEjIAYTDGa54GzhMQeT4GvTpoyRyPcRmr7gW6q_lxhCkeuXuawGFARGkhRF-GTHSOG0UduDM0HYQCU/DSC03933.JPG[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pAkaUfDQ5VBXsxlTh8UdEAzwLve3z5LC5vnvW5_TsDnLneuOXiQUKJb2W6MeNHMb3DQOm80yAVyFLwt5TmL9AgaJtOyPuQIMt/DSC03934.JPG[/img:8c2a747b19]

Detalhe do compartimento da câmera, sem ela, que foi fixada com velcro:

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pESRVbaMlAcMlnmMlZEFwbFMsDvEkpwHPh6O3cpa9fmjzDHY-7JSpE4E_6v6L9LYDVXKLFA8Gx6AVpdEKsKEdcBXf1p9GyloU/DSC03935.JPG[/img:8c2a747b19]

E aqui, algumas fotos da máquina em atividade. Tanto voa rápido e acrobático, como calmo e dócil. Todos os colegas do clube ficaram impressionados com o vôo do bichim!!!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pv8lQqJBfvePIdSeJF4Ry_qTwF-B2dhMi90aCps8-ueLEkyhMHjWXfrvcojsgIMSdtW19Ik_R2TDH91J098v86HjWgS88aP1d/F22_new_001.jpg[/img:8c2a747b19]

Não é montagem, não!!!! A lua estava fantástica e dei sorte de passar pela frente dela e, da filmagem, conseguir estas imagens!

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1ph_39vtU9nvxSLrQMhwysGv3Agmuhq8KA6OMuKg7tzLjFz-oAJRIOUXYxcVk6t-aYqWddSZoKjYPA5R9ezdal_4TaT3BdhKtU/F22_new_%202.jpg[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pESRVbaMlAcNkn175Lc_4cir78zWCAqegPgaJfQeEPe7DWp93zru-FxG8KWe_HiWEElp6fgxq6A-KuZGupbFKJV1bcmoCAz5S/F22_new_%203.jpg[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pmxqTM5XtXjCb8eypD6z9sN0AdPVdXZ6f-zy2dwP1Bjpz_rgbh52t7HGMMNNXR_8XezW-1BqgrP--vyUZ_PB22ZqMwbEL2Hfr/F22_new_%204.jpg[/img:8c2a747b19]

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pfUBsYJ90WIQ0qrEfnTJa8rzeFkvc8KUuaKJZpeVuF5FgKj5-SPYIpHmu2RXnb8Hlgs0KtrXaCi3Q-6dzD2j0ImGzlejNuhY3/F22_new_%205.jpg[/img:8c2a747b19]

Vindo para pouso...

[img:8c2a747b19]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p9EIhCf1RBb4H0oTFrAbJRumK-8KLtjLtaUoZO4YSskeFHRrpFMnzZzVcJ-bQ71_3YWH_cPhGwDBMW5ZqakHFX6fBQowj88yL/F22_new_%206.jpg[/img:8c2a747b19]

Obrigado por todas as dicas úteis que vocês me deram. Vocês também são responsáveis por este sucesso de vôo!
Estou editando os vídeos e posto assim que possível!
Abraços e bons vôos à todos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Parabéns nobre colega e amigo!!!

Certamente a perseverença e a humildade são chaves para o sucesso e você nos provou esta trivial lição mais uma vez !!!

Tópicos como o seu enaltecem nosso querido EVOO.COM.BR

Valeu, aguardo o video...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:f199a04f9b][b:f199a04f9b]E aí vai o primeiro vídeo. ON-BOARD para deleite da galera!!![/b:f199a04f9b][/size:f199a04f9b]

[yt]7JQQHzBTEQE[/yt]

Vou editar os outros!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

A colocação da câmera foi muito bem vinda, demonstrou que esta tudo bem rígido e seguro pra voar, fora as imagens que a câmera pega que são bem legais.
Parabéns!!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:90f8f3e93f="warne"]A colocação da câmera foi muito bem vinda, demonstrou que esta tudo bem rígido e seguro pra voar, fora as imagens que a câmera pega que são bem legais.
Parabéns!!
Abs
Warne[/quote:90f8f3e93f]

Esse foi o principal objetivo da colocação da câmera para a cauda do aeromodelo. Com isso poderíamos ver se havia alguma superfície com flutter nas acelerações, como você colocou muito bem. Aparentemente esta tudo ok e agora é só curtir o vôo do Raptor!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Responder