Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Obrigado Granato,
Foi realmente de grande ajuda, já tenho idéia do que fazer.
Vou tentar reenrola-lo este fim de semana, queria aproveitar o 25AWG pois poderia utilizá-lo também nos CF2822 que tenho (3 no total).

O interessante, é que mesmo tendo 12 polos e 14 imãs, muda o numero de voltas e consequentemente o KV, ou muda o numero de voltas e se altera o torque, nunca os dois ao mesmo tempo, o que acaba diferindo na aplicação de cada motor. O meio termo seria na tentativa e erro?

Acredito que neste caso seria melhor não alterar o Kv e só mesmo melhorar a eficiência, afinal não quero pilotar nenhum foguete, ainda to engatinhando no aeromodelismo.

Mais uma vez agradeço pelo tempo dispendido em nos auxiliar.

Abraços,

Gyovane
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Caros colegas, estou com um pequeno probleminha e gostaria da ajuda de vocês. Durante uns testes (malucos) que fui fazer com um dos motores da EDF do meu Berkut, terminei por fritá-lo, literalmente e, desejaria re-enrolar.

Desmontei o motor só que não estou achando como retirar os fios do enrolamento. Se vocês puderem me dar uma dica. Seguem as fotos:

[img:0ccbff0fdb]http://public.blu.livefilestore.com/y1papHZZxa0fiPAYGwCYFALz5vLb5prv_hJdTd60zxHMSWoTP2OiTze1AvVvcaqzn12O0qsz4CACfb4WkSGSAG-Kg/DSC03839.JPG[/img:0ccbff0fdb]

[img:0ccbff0fdb]http://public.blu.livefilestore.com/y1p_52zDmlIwHad5bW8wGekk6GJ8knqmP-oU910U3BKrRrWCASk9MAVt3hrrm-uI94uRCYnDjDi2OcsNt-m_hAGaA/DSC03840.JPG[/img:0ccbff0fdb]

Aqui no estator, eu devo desmontar mais alguma coisa? Pois não encontrei como fazer, nem como acessar os fios que saem por uma abertura muito apertada.

[img:0ccbff0fdb]http://public.blu.livefilestore.com/y1pwSwiIWKGjGmxEabuVrGCG8HsGKwg8_hEMhQrrvF-gYCeUVTMN84Wyx0e95psTDLNrarZrKN8k4JglXe0j3MWSQ/DSC03841.JPG[/img:0ccbff0fdb]

Esta é a primeira vez que vou enrolar um motor elétrico, apesar de ter bastante experiência em eletrônica (se é que ajuda alguma coisa - pelo menos soldar eu sei! :lol: )

Também sei que esta postagem inicialmente era especificamente para um determinado motor mas, tornou-se tão extensa e variável que acredito não estar postando no lugar errado e também não queria criar um novo post só para este motor.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Yensid

Você terá de remover o estator (neste tipo de motor é este o nome?) da base de fixação para poder ter acesso às bobinas, só que ele é encaixado na pressão e na cola. Utilizando um tubo bem sólido encaixado na ponta - tem de retirar o rolamento - eu empurrei as bobinas para fora com auxilio de uma morsa, mas o certo seria usar a prensa. ainda estou refazendo os enrolamentos com bastante calma, depois com a mesma morsa irei reencaixá-lo no lugar.

Sorte aí no enrolamento.

Abs

Gyovane
rubaopc@ig.com.br
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Nov 10, 2010 2:59 pm
Localização: BELO HORIZONTE, MG

Motor turnigy 3530 1700

Mensagem por rubaopc@ig.com.br »

Alguém poderia me ajudar, pois pesquisei e ainda nao consegui achar um modo de fazer obrigado a todos.
Realizando o sonho de ìcaro que existe dentro de cada um.
destro
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 11:53 am
Localização: curitiba parana

Mensagem por destro »

gostaria de citar que eu aprendi aki a enrolar esses motores com um pouco de experiencia e capricho nao se perde mais motores coitado dos chineses ha grato pela informaçoes,nao estou vencendo enrolar motores,varios amigos queimam e ''jogam fora'' mas graças as informaçoes aki contidas isso nao vai mais acontecer.....obrigado
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:e20cadca92="gygio"]Yensid

...tem de retirar o rolamento...

Gyovane[/quote:e20cadca92]

Como é que consigo retirar o rolamento? tem que aquecer em óleo quente? Não faço idéia de como fazer!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Geralmente o rolamento é só encaixado no aluminio, ele entra na pressão mesmo. Basta neste caso ter um bom apoio e com um eixo pouco mais fino que o eixo do motor, forçar a saída do rolamento empurrando com este eixo pelo lado de dentro.
Avatar do usuário
backstar
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Sáb Jan 01, 2011 8:25 pm
Localização: MG

Mensagem por backstar »

Enrolei um Emax 2822 com 15 voltas de AWG 26 e ficou muito bom, arrisco a falar que até melhor que o enrolamento original (xing ling) :twisted: :twisted:

Ainda tenho um Tower Pro 2410-9T e estou querendo re-enrolar ele para usar em uma asa ZAGI 120cm de envergadura.
Estou pensando em usar 11 voltas de fio AWG 26, o que acham??

Obg
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:7b4eebe4a1="Yensid"][quote:7b4eebe4a1="gygio"]Yensid

...tem de retirar o rolamento...

Gyovane[/quote:7b4eebe4a1]

Como é que consigo retirar o rolamento? tem que aquecer em óleo quente? Não faço idéia de como fazer!
Disney[/quote:7b4eebe4a1]

Primeira coisa que tem que fazer, é retirar as "bobinas" esse peça se solta de onde estão os rolamentos, veja imagem, no lado esquerdo há um motor com os suportes do rolamento no lugar, já no lado direito há apenas as bobinas (não sei o nome).
[img:7b4eebe4a1]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJp1SoTYqGGYbgB8Gzth20GxsjdbuoeKf-QZPRrGJUvPnuWHL-W_s-hIBAd7DAXEjWXw7hQLOur3_0FPjsX0FnwAm1T1UBPBIuPnwEkkbK45bR4qk6qW0wNb.jpg[/img:7b4eebe4a1]
Você tem que deixar a peça assim como a foto para poder trabalhar.
[img:7b4eebe4a1]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOlV1C3oENwxvpkVL05j7m-fQNdrkDTyD4WS9y1hauEicHeauuvGVvoB0QjfsFCDSsconjSzjntMKgO_9NRs6aYAm1T1UG2eClVnCuUfERutwLLv4n7s3PTn.jpg[/img:7b4eebe4a1]
O motor pronto.
[img:7b4eebe4a1]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJp8FaTgYRuE70XyFASp6hSqIrm8G8Vg1PzbCfPsf-QAR9cug-o5fI0NCeP8UUDEVDCF4VznNSrd2wQhMahkGNEAm1T1UANHXSWDOtgXrVtiVQ_qvts-WJR4.jpg[/img:7b4eebe4a1]

Eu retirei esse suporte dos rolamentos das bobinas apenas segurando as bobinas com a mão e batendo bem apoiado no rolamento da frete.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
otavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 1:55 pm
Localização: são gonçalo, rj

Ajuda.....

Mensagem por otavio »

Amigos...

Bem, após enrolar o motor eu vou ficar com tres pernas de fio, uma sera a vermelha, outra a amarela e a ultima a preta.

sobraram essas tres, como faço para saber qual é que ligo no esc nos fios vermelho, amarelo e preto?

Tenho que ir testando as ligações?

existe como saber qual sera qual?

tenho um motor conhecido como panelinha que possui fios triplos, eu posso colocar um fio unico mais gosso?

Isso muda o numero de voltas?

quantas voltas deverei ter para ele funcionar vistio que tenho 9 areas para enrolar neste motor?

podem me ajudar?
Responder