F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

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douglask
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Mensagem por douglask »

Paulo em minhas pesquisas encontrei este material

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=3901804

espero que possa ajuda-lo tb, são os moldes para se fazer os dutos de exaustão do f-18

A edf chegou, muito bonita...a receita me tarifou em $150,00, com isso todo o custo ficou em R$510,00, vamos ver se ela realmente é boa....neste final de semana acredito que farei os testes de empuxo...


Abs
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Que bom Douglas !!!

A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.

Tira umas fotos da EDF , da montagem !

Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !

Manda ver !

Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

[quote:6234ced6ba="Yensid"][quote:6234ced6ba="Poulps"]Olá Disney,

Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]

Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.

Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...

Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]

Disney, você tem razão.

Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.

Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.

Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.
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douglask
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Mensagem por douglask »

Paulo o rotor dela é de plastico (nylon)...apenas o cone do rotor é de aluminio.
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Pessoal, apenas para ilustrar mais o tópico, mais um colega conseguiu tirar o F-18 do chão utilizando o Setup que recomendei.

Colega Metallica2000 , parabéns !

[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]

[yt]xjSFA93DFhw[/yt]

Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.

Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:

Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]

Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]


Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.


Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !
douglask
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Mensagem por douglask »

Boa tarde amigos.

Apos alguns meses fiz a bancada de teste de motor para testar minha edf e os motores de um outro projeto que estou fazendo.

segue algumas fotos do teste.
Anexos
2011-09-22_19-21-39_177.jpg
2011-09-22_19-21-39_177.jpg (39.74 KiB) Exibido 606 vezes
2011-09-22_19-21-48_654.jpg
2011-09-22_19-21-48_654.jpg (34.13 KiB) Exibido 606 vezes
2011-09-22_19-22-00_848.jpg
2011-09-22_19-22-00_848.jpg (36.1 KiB) Exibido 606 vezes
2011-09-22_19-21-09_97.jpg
2011-09-22_19-21-09_97.jpg (37.23 KiB) Exibido 606 vezes
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Poxa , muito bom !


Sem os dutos mudou muito o empuxo ?

Mas o resultado é muito bom, vai voar tranquilo !

Parabéns !
douglask
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Mensagem por douglask »

Estou sem o cartão de programação do ESC, não sei se o time dele esta em hight,

pois com 100% a edf gerou 2,08kg, 67.8A e 1426w de potencia.

com uma 6S de 4500mha

Existe alguns videos na net mostrando que esta edf gera até 3kg de empuxo.

Ela é uma RCLander de 90mm (DPS)
douglask
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Mensagem por douglask »

Sem os dutos deu 1.8kg de empuxo


Quanto sua edf dava de empuxo Paulo?

Paulo de uma olhada em um outro projeto que estou fazendo em paralelo ao jato.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1089648#1089648

e vc tem novidades suas para nos contar?

Um grande abraço
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Muito Bacana seu Tucano !

Tá bem legal !

Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:


Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A

Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)

Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm

Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg

Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.


Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.

continue postando seus resultados.

Boa sorte !
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