Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

[quote:58c87e927f="betocastrucci"]Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.[/quote:58c87e927f]

Isso, a idéia da luva é ótima! Eu não digo que o perigo não existe, mas pra mim, ligar o motor glow é quase um ritual, não deixo ninguém chegar perto, não uso casaco grosso e PRINCIPALMENTE, quando coloco o glow starter no motor, já o trato como se estivesse ligado, sem ficar brincando com a hélice ou levando-a de um lado para o outro com a ponta dos dedos.



Para alguns pode parecer besteira, mas um agulha torta dá uma dor de cabeça do cão.
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.
aconcelho a girar a helice com um pedaço de cano pvc,toquinho,pauzinho,chave de fenda,bastão próprio vendido em casa e aero,até um galho de árvore serve.se voce não tem medo de girar a hélice igual ao mister USA veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

[quote:1bdf2c7e96="willykolho"]Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.
aconcelho a girar a helice com um pedaço de cano pvc,toquinho,pauzinho,chave de fenda,bastão próprio vendido em casa e aero,até um galho de árvore serve.se voce não tem medo de girar a hélice igual ao mister USA veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be[/quote:1bdf2c7e96]

Pull cord? Tem alguma diferença aí não tem? E antes de fazer refência à uma nacionalidade tenha certeza, pelo sotaque está mais para o inglês da Inglaterra.

Se ligar o motor com o carburador aberto e sem segurar não tem bastão que te proteja.
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

Não estou mencionando de um modo pejorativo a nacionalidade do mister USA, a nacionalidade pode ser japonesa, coreana, alemã,russa,inglesa, africana,até tupi,ou xaiane, só me espressei neste tópico por achar uma irresponsabilidade aconselhar novatos ou veteranos a girar a hélice sem proteção com as mão nuas e com ni starter no lugar, depois que acontecer o acidente é só entrar para a estatistica é mais um para ficar com sequela nas mãos,podendo até ter que parar com o hobby.
[quote:981a77a08b="Aerocado"][quote:981a77a08b="willykolho"]Bom depois que o mister USA,desligou a camera e foi voar olha o que aconteceu.
aconcelho a girar a helice com um pedaço de cano pvc,toquinho,pauzinho,chave de fenda,bastão próprio vendido em casa e aero,até um galho de árvore serve.se voce não tem medo de girar a hélice igual ao mister USA veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=tzXyYX7hZvw&feature=youtu.be[/quote:981a77a08b]

Pull cord? Tem alguma diferença aí não tem? E antes de fazer refência à uma nacionalidade tenha certeza, pelo sotaque está mais para o inglês da Inglaterra.

Se ligar o motor com o carburador aberto e sem segurar não tem bastão que te proteja.[/quote:981a77a08b]
desordeiro
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 5:52 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por desordeiro »

[quote:e7cbc0b1f5="Aerocado"][quote:e7cbc0b1f5="betocastrucci"]Mesmo com muita experiência, uma hora alguma coisa dá errado e lá se foi uma fatia do seu dedo. Já consegui me cortar trocando a hélice do motor, aprendi que tenho que lixar o fio da hélice antes de por a mão :D :D :D :D
Eu usava um pedaço de mangueira mais rigido, mas concordo que o risco de entortar uma agulha é grande, então passei a usar aquelas luvas de tecido grosso branco com pontinhos pretos de borracha que se encontra em lojas de material de construção e são muito baratas, deu a partida no motor, tira a luva para voar.[/quote:e7cbc0b1f5]

Isso, a idéia da luva é ótima! Eu não digo que o perigo não existe, mas pra mim, ligar o motor glow é quase um ritual, não deixo ninguém chegar perto, não uso casaco grosso e PRINCIPALMENTE, quando coloco o glow starter no motor, já o trato como se estivesse ligado, sem ficar brincando com a hélice ou levando-a de um lado para o outro com a ponta dos dedos.



Para alguns pode parecer besteira, mas um agulha torta dá uma dor de cabeça do cão.[/quote:e7cbc0b1f5]

Pense que é mais fácil trocar uma agulha do motor, do que passar uma cirurgia por horas para recuperar os dedos.. sem contar a fisioterapia para voltar os movimentos.. isso se ainda der tempo para isso..

A mão é sua, se quiser correr o risco tudo bem... mas não poderá reclamar depois do ocorrido... é melhor perde uma agulha do motor que 1 dedo ( ou vários) .. mas vai da consciência de cada 1
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

bom... eu prefiro muito mais usar o bastão de madeira com a borracha na ponta pra não danificar a hélice, do que usar o dedo...
uns 8 ou 9 anos atrás, eu dava aula pra um amigo, num treinador, chamdo Big Lift... era com motor OS 61 e o motor era carenado... ou seja, regulagem da agulha dele era feita com chave de fenda... até que um belo dia, eu regulando, a chave escapou da mão, e como reflexo natural, a gente vai pra pegar a chave... resultado? dedo na hélice girando, um corte em um dos dedos... por sorte, nada demais... mas depois disso, ganhei um P medo de ficar me arriscando assim... agora, só uso bastão pra ligar o motor, e evito ter de usar chaves pra regulagem de agulha...
não custa nada a gente preservar as mãos...
MAYKON BUSS
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Então usem uma luva! De material resistente, couro ou tecido grosso :D

http://www.youtube.com/watch?v=izV-upKI-rw&feature=related
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Basta olhas as seções de manuais dos fabricantes.. TODOS dizem para NÁO USAR OS DEDOS....
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu acho que o maior problema não é exatamente na hora de bater na hélice para fazer o motor pegar, não que não seja perigoso, mas sim depois que o motor acabou de pegar.
Soube de vários casos que o cara enfiou a mão pela frente da hélice para regular a agulha, acho que como a hélice ficou "invisivel", ele se esqueceu que ela estava lá rodando a alta rotação.
A outra modalidade é esquecer de segurar o modelo e nem preciso dizer o resto.
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
Na verdade o treco é bem perigoso, e mesmo com elétrico dá suas besteiras também. Outro dia em casa testando um modelo elétrico pequeno para ver se estava tudo em ordem, percebi que estava na memória errada do TX, e esperto, resolvi mudar de memória sem desligar a bateria do modelo. Quando a memória passou da 2 para a 3 (a correta era a 4), a memória 3 era para um planador e o canal do motor não estava no modo reverso, resultado, ligou o motor a toda. Por sorte só quebrou a hélice.
Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Andresec »

Eu tive 4 cortes na barriga mexendo em um elétrico na bancada, esbarrei no stick do acelerador e tchan, tchan, tchan e tchan, foi melhor que prestobarba.
Responder