Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Buenas, depois de 25 anos de glow digo com CERTEZA.

[b:2c9aa66f5a]DEDO NUNCA[/b:2c9aa66f5a]. uma época eu era muito seguro com um glow 2T e dava só um peteleco nele e pronto, pegava só com a polpa do dedo na face anterior da hélice e pronto. Eu também pensava saber o que fazia. Até que um dia o peteleco veio CONTRA o meu dedo e abri ele no meio.
[u:2c9aa66f5a]Acho o uso de luvas bastante perigoso, pois tira a sensibilidade da mão e o impacto será pouco absorvido se a hélice der contra.[/u:2c9aa66f5a] Quem já levou um contra no dedo sabe como é.
Bastão, mangueira ou qualquer coisa do tipo é seguro.
O STARTER elétrico ainda é o método mais seguro.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:e7212c0443="mkbuss"]bom... eu prefiro muito mais usar o bastão de madeira com a borracha na ponta pra não danificar a hélice, do que usar o dedo...
uns 8 ou 9 anos atrás, eu dava aula pra um amigo, num treinador, chamdo Big Lift... era com motor OS 61 e o motor era carenado... ou seja, regulagem da agulha dele era feita com chave de fenda... até que um belo dia, eu regulando, a chave escapou da mão, e como reflexo natural, a gente vai pra pegar a chave... resultado? dedo na hélice girando, um corte em um dos dedos... por sorte, nada demais... mas depois disso, ganhei um P medo de ficar me arriscando assim... agora, só uso bastão pra ligar o motor, e evito ter de usar chaves pra regulagem de agulha...
não custa nada a gente preservar as mãos...[/quote:e7212c0443]

Nunca use chaves para regular com o motor ligado.
Se o modelo é carenado o correto é pensar uma extensão para a agulha.
Para regular a lenta desligue o motor SEMPRE.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:6e9598acc4="Aerocado"]Então usem uma luva! De material resistente, couro ou tecido grosso :D

http://www.youtube.com/watch?v=izV-upKI-rw&feature=related[/quote:6e9598acc4]

Nem vi o vídeo mas discordo FRONTALMENTE de sua opinião.
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Bom, claro que cada um vai fazer da forma que achar mais seguro, ainda assim o vídeo mostra todos os passos necessários para se ligar um motor glow. E foi um dos melhores vídeos que já vi sobre o assunto.

A maior dica que posso dar é usar o starter elétrico! Eliminina muitas dores de cabeça nos dias de bira do motor também.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

[quote:199778ffee="Leonardo M.T."]Nunca use chaves para regular com o motor ligado.
Se o modelo é carenado o correto é pensar uma extensão para a agulha.
Para regular a lenta desligue o motor SEMPRE.[/quote:199778ffee]

hj eu já sei disso tudo... com meus 25 anos, já passei por algumas coisas no aeromodelismo, mas nos meus 16 anos, com pouco experiência, a gente acaba fazendo cagada mesmo e aprendendo... sabia mais voar do que ligar motor e regular...
hoje em dia, segurança em primeiro lugar!
MAYKON BUSS
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:fb7651e86e="betocastrucci"]
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
[/quote:fb7651e86e]

Então você entende porque eu fiz isto aqui semana retrasada :

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=111132&highlight=

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:e974ea1239="claudiorfernandes"][quote:e974ea1239="betocastrucci"]
Ou típico deixar o TX de pezinho do lado do modelo enquanto dá aquela carburada, e quando o danado teima em cair de "boca", adivinhem o que acontece, o stick do acelerador deveria abaixar para acelerar...
[/quote:e974ea1239]

Então você entende porque eu fiz isto aqui semana retrasada :

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=111132&highlight=

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D[/quote:e974ea1239]

Não tinha visto esse seu tópico, gostei do projeto!
Beto
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Re: Passo à passo de como ligar um motor glow 2T

Mensagem por paulorunai »

[quote:0c35151a06="Aerocado"][quote:0c35151a06="claudiorfernandes"][quote:0c35151a06="Aerocado"] o máximo que vai acontecer é levar um peteleco da hélice.[/quote:0c35151a06]

Eu vi um cara sofrer um corte feio no dedo com um coice de motor SEM O NI-START.... Ele foi apenas acertar a posição da hélice ANTES de conectar o aquecedor. O motor 46 estava quente e com combustível (tinha acabado de apagar), e ao levar a hélice próximo ao PMS o motor detonou e o coice arrancou uma lasca do dedo do sujeito... "peteleco" só se for de um Cox 0.049...[/quote:0c35151a06]

Bom, pra usar os dedos tem que saber no mínimo um pouco de como as coisas funcionam, ao ajeitar a hélice jamais se deixa a hélice solta, faça como no vídeo, agarre a hélice ao fazer isso, e aproveite para dar uma volta completa e ver se o motor dá sinal. Digo novamente que se feito da maneira correta não trará problemas.

Eu uso o starter elétrico para dar partida, mas quando o motor está quente uso os dedos ou uma chave de fenda. Mas já entortei uma agulha por bater com a chave de fenda.

Só acho que muita gente faz tempestade em copo d'água, se a revista mais antiga referente à modelismo divulga algo dessa forma, posso dizer com toda certeza de que não vou dar ouvidos à alguns "modelistas" sensacionalistas.

Enfim, vou encerrar minha participação neste tópico, retirem o que acharem de bom, inclusive nesse site existem muitos how to's interressantes. Recomendo!!![/quote:0c35151a06]


Bom vamos lá.
So tecnico em seguraça do trabalho(quem nao sabe o q um tec.seg.trabalho faz, pesquisa no google) e em hipotese alguma, NÃO LIGE O AERO COM A MÃO, vc pode ate ter 60 anos no aeromodelismo, e nunca ter acontecido nada, mas meu amigo, ja vi trabalhadores experientes, com + de 30 anos de experiencia, cometer erros basicos de segurança.
Um exemplo claro disso:
Uma vez um mecanico com 18 anos de experiencia na area, tava fazendo a manuntenção em uma caminhonete, daquelas antigas, que na frente do radiador tem aquela helice enorme, bom ate ai normal, o cara trocou a helice danificada do radiador e colocou uma zero bala, apos aperta o parafuso, ele colocou a ferramenta usada em cima da bateria e pediu ao seu companheiro para da a partida no veiculo, a fim de verificar se o defeito ja tinha sido sanado, mas com o vibrar do motor, a ferramenta, caiu da bateria, e pegou na helice.
Legal né?
Ah o resultado ja ia me esquecendo, com o choque entre a helice e a ferramenta, um pedaço da mesma veio a partir e perfurar o cranio do cidadão, e se alojando no cerebro, tenho morte de imediato.
Agora eu te pergunto, SERIA NECESSARIO O CARA TER QUE ESPERAR 18 ANOS, PARA DESCOBRIR QUE TUDO QUE ELE TINHA FEITO ATE ALI, TAVA ERRADO?
Ou uma medida simples, se ele tivesse colocado a ferramenta no seu devido lugar(caixa de ferramentas), concerteza ele teria muitos niver pela frente.
As vezes a esperiencia so existe, para que quando no final de tudo, agente ver, q ainda não sabia nada.


Voltando aos aeros, mesmo com a luva eu acho arriscado, a nao ser que vc usa aquelas luvas que os açougueiros usa, de malha de ferro, que custam bem caro, mas mesmo assim eu não aconselho, o ideal e um stater eletrico mesmo, ate o bastão tem seus riscos.
Bom esta e minha opinião e fica ai a dica.
SEGURANÇA ACIMA DE TUDO, E SEMPRE.
Abraços galera.

Paulo Ricardo
TsT
-----------
Paulo Ricardo
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, a luva de açougueiro só evita o corte. Não a fratura dos ossos.....
Mas o que me deixa mais espantado é a TEIMA.....
Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições , e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

[quote:f6207717d0="claudiorfernandes"]Paulo, a luva de açougueiro só evita o corte. Não a fratura dos ossos.....
Mas o que me deixa mais espantado é a TEIMA.....
Eu trabalhei numa oficina mecânica quando garoto, e havia um funcionário que insistia em usar capas de rolamento como calços na prensa hidráulica, mesmo depois que eu o havia alertado para o risco de o aço estilhaçar nessas condições , e ele sempre me chamava da covarde, e dizia "que é, tem medo de morrer ???" e ria... E saía da prensa e ia usar a escova de aço rotativa sem os óculos...
Anos depois passei pela oficina... E deparei com esse cara cego de um olho... Consternado, perguntei o que havia acontecido... Adivinhemmmmm...
Uma capa de rolamento usada como calço estourou na prensa...[/quote:f6207717d0]

E sim, a teimosia de algumas pessoas, e a principal causa de acidentes, e quando eles ocorrem, eles aindam colocam a culpa no equipamento. :(
Ai eu so lamento. :?
t+

Paulo Ricardo
-----------
Paulo Ricardo
Responder