Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Tudo bem Cláudio, vou providenciar capacitores com o triplo da voltagem normal.

Depois dessa conquista, agora preciso terminar meu scoutcessna que, aliás, nem novela mexicana é mais, está mais para seriado americano de tanta enrolação...rssss.

Grande abraço, saúde e sucesso!
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Bom dia pessoal!

Essa semana tive uma surpresa frustrante. Após trocar os capacitores da minha fonte, modificada com a ajuda do Cláudio e demais colegas, a mesma começou a apresentar uma "chiadeira" quando ligada que parece fuga de corrente, além das tensões ficarem variando, sobe, desce contínuo.

O que será que pode ter ocorrido? Algum mosfet pifou ou algum transistor?

Eu achando que era por causa dos capacitores, acabei voltando os originais nos seus respectivos lugares, mas mesmo assim a fonte continua com esse problema.

Pior é que deu uma trabalheira pra fazer a adaptação, perder todo o serviço assim vai ser realmente ruim.

Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, verifique as soldas do pino 1.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Olá Cláudio, me desculpe pela demora em responder, estava mexendo no meu ScoutCessna e me prendi totalmente à finalização da construção. Hoje que me sobrou um tempinho eu abri a fonte novamente e refiz a solda no pino 1, mas infelizmente o problema continua. Eu também testei alguns componentes para verificar alguma falha, mas não encontrei nada. O "chiado" está vindo de um dos transformadores ou de algum componente perto da entrada de alimentação, pelo menos me parece que é. Não sei o que houve, foi só trocar os capacitores começou a fazer isso, mas já voltei os capacitores nos seus respectivos locais mas não adiantou. Outra coisa que percebi é que quando encosto a ponta da chave de fenda em alguns componentes o chiado diminui, está parecendo rádio...rssss.

Acho que a fonte pifou de vez mesmo.

Grande abraço e ótima segunda.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

TEnte colocar um capacitor de 100 nf entre o pino 1 e o terra. Pode também experimentar com eletrolíticos de pequeno valor. Algumas fontes fazem isso mesmo...
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Bom dia Cláudio!

Esse capacitor de 100nf que você mencionou é cerâmico?. Os eletrolíticos devem ser de valor abaixo de 100nf?

No caso de instalar esse capacitor vou ter que fazer uma ponte do pino 1 até o terra, assim como fiz no pino 4?

E com relação à variação de tensão, será que isso resolverá também esse probleminha?, considerando que a tensão na saída +12, que agora é +13, está variando um pouco, não chega mais aos 13,4 que antes eu havia conseguido, agora varia entre 13,26 a 13,08 volts.

Adianto meus sinceros agradecimentos!

Grande abraço.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O de 100nf parece uma lentilha, com o número "104" impresso.
Algusn circuitos de fonte oscilam mesmo, Paulo, e nesse caso não tem receita de bolo, tem de ir testando...
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Cláudio, mais uma vez seus conhecimentos e experiência me ajudaram a sanar esse probleminha da fonte!

Na próxima encarnação, por que nessa já não dá mais tempo, quero ser igual a você, ou pelo menos chegar perto!...rsss

Foi só soldar o capacitor de 104 nf, fazendo uma ponte do pino 1 ao terra, que o problema do "chiado" cessou. A tensão ainda está variando um pouco na linha de +12, oscila entre 13,38v a 13,19v. Não me recordo se isso ocorria antes de voltar a mexer nela.

Vou ligar nessa fonte um carregador Accucell 6 para carregar minhas baterias LIPO 1800 mah 20C, essa fonte como está agora aguentará?

Gostaria de retribuir à altura, mas meus conhecimentos na área da eletrônica e aeromodelismo são exíguos. No entanto, só me resta agradecer!

Muito obrigado mais uma vez por sua gentileza.

Grande abraço, sucesso e saúde.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, essa variação eu também não estou entendendo bem... pode ser alguma solda fria ou algum capacitor eletrolítico bichado, mas não tem como saber ao certo. A tensão no pino 1 também varia ? Testou com outro multímetro (por incrivel que pareça eu já trombei com esse tipo de problema em multímetros, por causa de defeito nas pontas de prova ou sujeira na chave seletora).
Responder suas perguntas é um prazer, pois são pertinentes, claras e bem escritas... eu fico %@$#%R$@#!@# da vida com internetês, frases sem pontuação, linguagem de "iorgute" e coisas do tipo.
E não é nenhuma gentileza não, é obrigação mesmo... nenhum de nós é dono do conhecimento, somos todos meros (e privilegiados, de certo modo) portadores e devemos sempre divulgar esse conhecimento. Óbvio que nada vem sem esforço (eu tô tentando aprender eletrônica faz uns 35 anos... heheeh), mas qualquer um de nós tem a capacidade de aprender.
As afinidades naturais são outra coisa importante, que a gente deve sempre seguir. Eu tenho muita facilidade com a língua inglesa, aprendi sozinho, mas não sou capaz de ler (e compreender) um poema... (frustrante: sempre quis ler a Odisséia, mas não consigo....). Da mesma forma, adoro Física e eletrônica, mas se eu cortar o dedo e olhar pra ele chama o SAMU....
Ah, ia esquecendo... a maioria das fontes têm correntes da ordem de 6 a 8A na saída de +12V, sendo BEM conservador (geralmente fica entre 10 e 15A), e essa corrente é suficiente para uns 80% dos casos. Só não vAi servir para carregar aquela 12S a 8A...
Abraços e estamos às ordens !!
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Olá Cláudio, me sobrou um tempinho hoje e peguei a fonte pra fazer alguns testes e reparei algo, no mínimo, estranho.

Primeiro eu verifiquei a tensão no pino 1, assim como você recomendou, para saber se estava havendo alguma oscilação na tensão, o que acabei comprovando.

Mas o que me chamou mais a atenção foi o seguinte, quando eu conecto a ponta de prova preta ao borne preto, a tensão começa a oscilar no multímetro sem que eu encoste a ponta de prova vermelha em qualquer componente, ou seja, a ponta de prova preta no neutro da fonte faz oscilar o multímetro sem que a vermelha esteja encostada em algum componente. Nesse caso a tensão oscila de 0,00 v a 0,15v.

Não era para ficar parado o multímetro?
Responder