Scout de bandejinhas...! Voando... agora é só felicidade!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:0a9db5fa9d="APOLO"]FerreirAero

Quando comecei também era igual a vc, cheio de dúvidas.
O modelo mais indicado para iniciar seria este:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43675

Foi o 1º modelo que fiz, e existe neste tópico vários relatos de pessoais que construíram este modelo pela 1º vez, muitas dicas, tudo que precisa aprender como iniciante tem neste tópico.

Muito fácil e custo bem baixo. :P :P :P :P :P :P

Espero ter ajudado,

Grande abraço.

Apolo[/quote:0a9db5fa9d]

Fera demais, hein!!!
Muito obrigado... você me ajudou bastante!!! :D
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

O que vem a ser...?

Mensagem por FerreirAero »

Corda da Asa??? Que medida é essa?
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Essa balança presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180460329-mini-balanca-digital-alta-preciso-escala-01-gr-ate-500-gr-_JM
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

FerreirAero,

Resgatou uma mensagem minha lá de 2005 heim!!! uahuahuahuauhahu

Paro pra pensar e imagino que tenho 6 anos no aeromodelismo!! Até um tempinho bom!!

Para quem ficou curioso eu NÃO INICIEI COM NENHUM AEROMODELO DO MERCADO LIVRE!!!

E até hoje sou grato a todos do fórum que me desaconselharam fazer isto!!

Comecei fazendo um Starlite, que por sinal voou muito mal por erros comuns de iniciante, como incidência, e desalinhamento de leme e profundor... vôo 5 segundos....kkkkkkkkkkkk




Já que você parece um cara realmente interessado em iniciar corretamente acho que vale a pena te ajudar e não apenas dizer "pesquise que você acha".

Para entender "Carga Alar" primeiro você tem que entender umas outras coisinhas, então vamos do começo:

Envergadura da Asa = O comprimento da asa
Corda da Asa = Largura da asa
Área Alar = A área da asa, basta calcular como fazemos na geometria da escola, se a asa for um retângulo comun é só multiplicar ComprimentoxLargura que achamos a área alar.

Um desenho de exemplo para facilitar as coisas:

[img:405d6d723d]http://uploadeimagem.com.br/out.php/i44190_cessna2.gif[/img:405d6d723d]

Perceba que na imagem a asa tem duas partes Retangulares e duas parte Trapezoidais, e ele calcula essas uma Retangular e uma Trapezoidal depois multiplica por 2x porque os 2 lados da asa são iguais!


Depois de descobrirmos o que é uma "Área Alar" fica fácil achar a tal da "Carga Alar"

Carga Alar = Peso do aeromodelo dividido pela "Área alar", geralmente usamos gramas(g) para peso e dm²(decímetros quadrados) para a área.


Então um aeromodelo de 1 metro de envergadura, 19cm de corda, pesando 540g, asa retangular, fica assim:

Área Alar = Envergadura * Corda

Área Alar = 10dm*1.9dm (transformei 1metro e 19cm para decímetros)

Área Alar = 19dm²

Carga Alar = Peso/Área Alar

Carga alar = 540g/19dm²

Carga Alar = 28,42g/dm²


Essas medidas que simulei ai, é exatamente o peso, a envergadura e a corda do meu Stick feito com aquela planta ali que você gostou.

28g/dm² é uma carga alar até boa para um aeromodelo treinador que tem boa sustentação e motor de sobra. O aeromodelo não fica "tão lento" quanto outros, mas dá pra voar tranquilo se iniciar com ajudar.

O ideal para aeromodelos da classe "Park flyer" é mais ou menos uma Carga Alar de 17g/dm² até uns 24g/dm² com Perfil Alar de bastante sustentação.


Se você não entendeu alguma palavra que eu escrevi aqui, basta dar uma olhadinha no "Glossário" aqui:

http://e-voo.com/glossario


Se não achar no Glossário, basta digitar o que quer saber ali na caixa do canto superior esquerdo ontem tem o simbolo do google e clicar em "Procurar".


Bem vindo ao aeromodelismo e boa sorte.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:7af41ea39c="FerreirAero"]Essa balança presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180460329-mini-balanca-digital-alta-preciso-escala-01-gr-ate-500-gr-_JM[/quote:7af41ea39c]

Prestar presta.....

Porém ela só mede até 500g, e muitos aeromodelos comuns como Scouts, Stick, Cessnas, etc.... passam de 500g.

Existem balanças "de cozinha" mais baratas que essa que medem até 7kg, procura ai no google que você acha...

Em tempo, essas balanças de "precisão" ai são muito usadas para pesar material ilícito e não aeromodelos!!!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:46c6e2707d="Gustavo Murad"]FerreirAero,

Resgatou uma mensagem minha lá de 2005 heim!!! uahuahuahuauhahu

Paro pra pensar e imagino que tenho 6 anos no aeromodelismo!! Até um tempinho bom!!

Para quem ficou curioso eu NÃO INICIEI COM NENHUM AEROMODELO DO MERCADO LIVRE!!!

E até hoje sou grato a todos do fórum que me desaconselharam fazer isto!!

Comecei fazendo um Starlite, que por sinal voou muito mal por erros comuns de iniciante, como incidência, e desalinhamento de leme e profundor... vôo 5 segundos....kkkkkkkkkkkk




Já que você parece um cara realmente interessado em iniciar corretamente acho que vale a pena te ajudar e não apenas dizer "pesquise que você acha".

Para entender "Carga Alar" primeiro você tem que entender umas outras coisinhas, então vamos do começo:

Envergadura da Asa = O comprimento da asa
Corda da Asa = Largura da asa
Área Alar = A área da asa, basta calcular como fazemos na geometria da escola, se a asa for um retângulo comun é só multiplicar ComprimentoxLargura que achamos a área alar.

Um desenho de exemplo para facilitar as coisas:

[img:46c6e2707d]http://uploadeimagem.com.br/out.php/i44190_cessna2.gif[/img:46c6e2707d]

Perceba que na imagem a asa tem duas partes Retangulares e duas parte Trapezoidais, e ele calcula essas uma Retangular e uma Trapezoidal depois multiplica por 2x porque os 2 lados da asa são iguais!


Depois de descobrirmos o que é uma "Área Alar" fica fácil achar a tal da "Carga Alar"

Carga Alar = Peso do aeromodelo dividido pela "Área alar", geralmente usamos gramas(g) para peso e dm²(decímetros quadrados) para a área.


Então um aeromodelo de 1 metro de envergadura, 19cm de corda, pesando 540g, asa retangular, fica assim:

Área Alar = Envergadura * Corda

Área Alar = 10dm*1.9dm (transformei 1metro e 19cm para decímetros)

Área Alar = 19dm²

Carga Alar = Peso/Área Alar

Carga alar = 540g/19dm²

Carga Alar = 28,42g/dm²


Essas medidas que simulei ai, é exatamente o peso, a envergadura e a corda do meu Stick feito com aquela planta ali que você gostou.

28g/dm² é uma carga alar até boa para um aeromodelo treinador que tem boa sustentação e motor de sobra. O aeromodelo não fica "tão lento" quanto outros, mas dá pra voar tranquilo se iniciar com ajudar.

O ideal para aeromodelos da classe "Park flyer" é mais ou menos uma Carga Alar de 17g/dm² até uns 24g/dm² com Perfil Alar de bastante sustentação.


Se você não entendeu alguma palavra que eu escrevi aqui, basta dar uma olhadinha no "Glossário" aqui:

http://e-voo.com/glossario


Se não achar no Glossário, basta digitar o que quer saber ali na caixa do canto superior esquerdo ontem tem o simbolo do google e clicar em "Procurar".


Bem vindo ao aeromodelismo e boa sorte.[/quote:46c6e2707d]

Você é um PROFESSOR de aeromodelismo.
Entendi tudo, caro Gustavo.

Muito obrigado pelas explicações...!
Ah! Vou procurar essas balanças de cozinha.

Outra coisa, em vez de palitos de sorvete, estou pensando em fazer o diedro como o Renan Augusto fez com seu Scout de bandejinhas. O que acha? Achei bem mais simples colocar aquela longarina (protetor de fios) que colocar várias nervuras...!
Acha que ficará resistente?
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Veja como o Renan fez: Quero fazer exatamente assim, pois acho bem mais fácil!

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03805_756.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03819_162.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03825_856.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03832_908.jpg[/img:613ecc81a8]
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Pode fazer assim sem problemas!!

Eu usava palitos de churrasco de madeira, mas depois de ter 2 asas partindo no ar por causa dos palitos não aguentarem os esforços da asa eu decidi passar logo para a fibra de vidro!

Porém a canaleta também é muito boa para longarina!

Porém não aconselho fazer desse jeito ai que foi mostrado!!

Porque ?

Simples, porque pode ser que a asa não fique com um perfil muito bom, já vi vários iniciantes acabarem com um perfil de asa "simétrico" por tentarem usar canaleta.

Mesmo os que conseguem um perfil de asa "plano-convexo" usando a canaleta, pode ser que com o tempo a asa vá se tornando "simétrica" devida a deformação do Depron.

Nessas fotos que você enviou por exemplo o bordo de ataque não está bom, está muito fino e não arredondado.




O que daria para fazer com a canaleta é: Cortar os perfis exatos que você quer (exemplo Clark-Y) e usar a canaleta só como longarina mesmo, passando por dentro dos perfis!!

Se não entendeu o que eu falei pode falar que eu faço um desenho pra você mais ou menos o que seria.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:6d1727fca8="Gustavo Murad"]Pode fazer assim sem problemas!!

Eu usava palitos de churrasco de madeira, mas depois de ter 2 asas partindo no ar por causa dos palitos não aguentarem os esforços da asa eu decidi passar logo para a fibra de vidro!

Porém a canaleta também é muito boa para longarina!

Porém não aconselho fazer desse jeito ai que foi mostrado!!

Porque ?

Simples, porque pode ser que a asa não fique com um perfil muito bom, já vi vários iniciantes acabarem com um perfil de asa "simétrico" por tentarem usar canaleta.

Mesmo os que conseguem um perfil de asa "plano-convexo" usando a canaleta, pode ser que com o tempo a asa vá se tornando "simétrica" devida a deformação do Depron.

Nessas fotos que você enviou por exemplo o bordo de ataque não está bom, está muito fino e não arredondado.




O que daria para fazer com a canaleta é: Cortar os perfis exatos que você quer (exemplo Clark-Y) e usar a canaleta só como longarina mesmo, passando por dentro dos perfis!!

Se não entendeu o que eu falei pode falar que eu faço um desenho pra você mais ou menos o que seria.[/quote:6d1727fca8]

Hum... acho que entendi! Mas não ficaria muito complicado passar a canaleta por dentro daqueles perfis todos? O que me diz da asa tipo "casquinha" (tipo a asa do Slow Stick) ? Teve uma pessoa aqui do fórum que fez e disse que ficou boa...

Outra coisa... depois da construção do avião, vou adquirir a eletrônica (motor, ESC, Bateria, Carregador e Servos). Será que você poderia me ajudar com isso?

Pesquisei aqui no fórum e vi que você não gosta muito da qualidade do carregador IMAX B6-AC (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6478)... justamente este que eu estava pensando em comprar. Queria um carregador que ligasse na TOMADA 110/220V, pois eu não tenho como carregar em bateria de carro e também não sei mexer em fonte de computador. Ou seja, só tenho esta opção mesmo: ligar na tomada > carregar > voar. Além disso, li os reviews do HobbyKing.com e praticamente todo mundo deu "5 coroas" para este carregador, falando bem dele.

O que você me indicaria neste caso, meu caro?
Você tem experiência e deve conhecer um bom carregador para ligar na tomada, acredito eu. :)
Não vou usar nenhuma super bateria também...! Vai ser uma LiPo Hyperion G3 1900-2200mhA mesmo. Será que vai ficar muito pesado pro meu Aero? Talvez uma 1600mhA seja melhor... qual a sua opinião?

Obrigado por tudo, meu camarada! Você está me ajudando MUITO a cada resposta!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

???
Responder