MINIMOA RC 28% (PROJETO CONCLUIDO)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Ricardo.Sanchez
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:20 am
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Ricardo.Sanchez »

[quote:5244292fb4="Lambreta"]

Tem um pessoal aí em SP que faz reboque freqüentemente.

Conhece o pessoal que voa em Mairinque.[/quote:5244292fb4]

Fala Lambreta,


Conheço a pista do Aerobello, mas fica em São Roque, este clube é show.
[url]http://www.aerobello.com.br/[/url]

Se você souber o nome deste local em Mairinque passe o endereço,
podemos convencer o Flavião de voar lá, assim teremos a oportunidade
de passar algumas horas "babando" num destes modelão que o Flavio
vem construindo.

Flavião, tendo oportunidade faça um convite no "vamos voar",
com certeza o pessoal aparece sim.

Quem não quer ver um FAFNIR... um MINIMOA... um FLAMINGO bonitão
e maravilhosamente bem construido planando sobre a cabeça?

-- Eu quero.

A coisa aqui tá ficando muito bom. :lol: :lol: :lol:


 
Tô que nem o caiçara Angeloso: BATEU É PONTO.
Mesmo que seja de ponta de asa numa pedra. Na pedra? Valeu, é ponto!
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

estou extremamente ansioso pra ver essa construção do grande mestre.
É exatamente isso que eu chamo de aeromodelo tenho atém vergonha dos meus "isoporsentos".
Grande Abraço.
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:lol: :lol: :lol:

Ola Amigos, é só alegria e vamos que vamos.

Ontem mostrei o inicio da construção do MINIMOA e tenho que admitir que quando iniciei o estudo da planta, achei que esse projeto seria alguma coisa complicada.

Não tem nada de complicado e é muito simples a construção, muito mais que os outro que construi.

Podem acreditar no que digo, caso contrario a fuselagem não estaria no ponto em que se encontra. Vejam as fotos logo abaixo.

Antes das fotos quero mandar um recadinho para o AndersonSP
Graças a Deus temos ISOPOR, só assim o hobby pode ser difundido e mais pessoas puderam ter acesso. O VIRUS do aeromodelismo pega e não tem como. Um dia voce estará construindo ou montando ARF dessa categoria, logico que certos modelos somente botando a mão na massa pra se conseguir. Tenho certeza que não vai demorar muito e voce estara com um bichão desses nem que seja de isopor.

Vamos as fotos de hoje:


Depois de seca a cola, ficou a noite inteira curando, pude dar inicio ao chapeamento do nariz desse passarinho. Estou usando contraplacado de duas camadas que eu mesmo confecionei com madeira figueira branca, que é muito facil de achar no Gazometro e com custo bem acessivel, facil de lixar que é a outra grande vantagem.




O andamento do chapeado




Colei o trem de pouso




As cavernas trazeiras




Todas alinhadas e coladas




As Dianteiras




Todas coladas e alinhadas




E o chapeamento dianteiro terminado







Retirei as cavernas dianteira que serviram somente para modelar o chapeamento




E colei a caverna que servirá de apoio para o painel de instrumentos (em arco).




Deu tempo de passar a massa de poliester




Que serve para vedar os pequenos orificios que ficam durante a colagem do chapeado




E fazer a primeira lamina de vibra de vidro.





Amanhã é dia de voar e vou estar em Jundiai na pista do Parque da Cidade. Vou levar meu moto planador Bizu com 2,40 metro de envergadura e meu Bimotor Cessna 421 para descontrair.

Até segunda feira e Bons voos a todos.

FLAVIÃO


:lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por FLAVIÃO em Qui Jun 04, 2015 2:34 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:cry:

Ola pessoal,

É com tristeza que recebemos a noticia do falecimento do grande mestre CEBOLA.
Pessoalmente não o conheci mas tive um planador de 3,20 mts que ele construiu e voava muito, mas muito mesmo. É a vida, alguns passam, outros são notados e alguns poucos ficam. O CEBOLA certamente ficará em nossa memória. Nosso pesar e nossa homenagem ao grande PROFESSOR CEBOLA.

FLAVIÃO

:cry:
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:lol: :lol: :lol:

Hoje continuei no ócio do final de semana. Não fiz nada de construção, mas avancei no projeto do MINIMOA.

Ha algumas semanas atraz, num dos intervalos da construção do FLAMINGO, sentei no micro e comecei a brincar no Corel Draw e no CAD e realizei meu primeiro projeto de dezenho para cortar nervuras a laser. Depois de alguns erros (dezenha no Corel, transfere para o Cad, volta para o Corel, transfere para o Cad e blablabla......) consegui acertar o projeto.

Hoje foi o grande teste e levei os arquivos e as chapas de balsa para ver no que dava. Não é que deu certo? Eu confesso que esperava alguns erro na hora do corte, mas nem sobreposição aconteceu e saiu um corte fenomenal.

Vejam as fotos de hoje:


O corte a laser das nervuras das asas





















As chapas de balsa ja cortadas








As nervuras destacadas e prontas para iniciar a construção das asas.










FLAVIÃO


:lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por FLAVIÃO em Qui Jun 04, 2015 2:40 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Seu Flávio,

sem comentários mais esta construção, linda!
Quanto ao contraplacado, poderia explicar ao povo daqui como se faz? (para ver se eu entendi direito...)
Aonde foi feito o corte laser? Depois que descobri as vantagens do laser, cortar nervuras e cavernas à mão somente se a planta for em papel e for construir um modelo somente. E como te expliquei em Jundiaí, se for para cortar com estilete prefiro colar o papel impresso direto na balsa com cola bastão. O papel ajuda a guiar o estilete, que sempre gosta de correr nos veios da madeira. Mas não pode deixar a cola secar completamente para não ficar dificil de retirar o papel.
Avise quando for jogar os bichinhos no ar para que eu possa apreciá-los.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!
Flavião tudo bem?
O corte está magnifico a respeito dessa técnica de desenhar no Corel e exportar para Cad e vice versa você poderia detalhar ?
É que estou pensando em aproveitar as ferias deste ano e estou embarcando no projeto de fazer uma Fresa CNC para meu projetos.
A respeito do comentário com certeza ainda irei demorar muito para chegar em seu nível de construção mas com certeza o vírus do aeromodelismo e incurável em min.
Grande abraço e ansioso para ver os avanços.
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:lol: :lol: :lol:

Ola Beto,

Como hoje não tenho o material disponivel para postar, prometo que amanhã publico passo a passo como se faz o contraplacado.


Anderson,

A grande maioria das maquinas para corte a laser de madeira são as mesmas que cortam acrilico, pet, policarbonato, e uma infinidade de outros plasticos, tambem cortão MDF e madeira e o sistema usado por essas maquinas é o Corel. As maquinas nada mais são que uma ploter com o canhão laser no lugar da cabeça de tinta e a base vasada. Os prestadores de serviços geralmente tem seus maiores clientes os fabricantes de artesanatos, montadores de luminosos, fabricantes de lustres em acrilico, brindes, trofeus e muitos outros 9pelo menos no local onde efetuo o corte). Em sua maioria utilizam o Corel para para seus dezenhos e fontes artisticas para seus produtos. Dai a utilização do Corel para o corte a Laser.
Acontece que o Corel tem suas limitações em relação ao Cad, principalmente os ajuste de escala e outras funsões existentes no Cad.
Eu particularmente não sou um expert em Corel ou Cad, mas uso os dois naquilo que sei e a coisa aconteceu.
Qualquer duvida mande-me uma MP que entrarei em contato.


FLAVIÃO.


:lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:lol: :lol: :lol:

Ola Amigos!

Dando continuidade na montagem do MINIMOA hoje vou mostar, conforme foi pedido e para aqueles que não conhecem o processo, como se faz o contraplacado.

Aqui em Sampa as folhas de madeira podem ser encontradas dos mais diversos tipos de de madeira e tamanhos la no Gazometro, mais especificamente na rua Maria Domitilia, Paralela à Rua do Gazometro.

Não compre folhas muito largas, o ideal é entre 30 a 35 cm de largura com espessura de 0,7mm. Se procurar pode achar até de 0,5mm, vai depender do tipo de madeira.

Tem muita gente que não gosta de usar o contraplacado, eu me dei bem e não tenho reclamação. Voce pode fazer na espessura que quizer, este que vou realizar hoje, foram usadas folhas de 0,6mm e o final ficou com 1,2mm de espessura.

Vamos a montagem do contraplacado.


Escolhas as folhas e use as melhores para que fiquem do lado aparente.




Recorte pedaços de folhas na largura da que ficara aparente.




Cola branca de boa qualidade




Com uma espatula espalhe a cola em todas as folha.




Deixe secar aproximadamente por 20 minutos. Até dar a pega. Voce sabera que deu a pega quando tocar na cola e perceber que ela esta seca superficialmente.




Aqueça o ferro de passar na temperatura maxima e coloque os pedaços sobre a folha que ficara aparente, Notem que a sobreposição vai na transversal da folha aparente








Com o ferro na temperatura maxima passe sobre a folha que sera colada





Repita a operação até terminar de colar todos os pedaços.





Terminada essa operação, lixe a parte que ficara aparente





Apare as laterais com um estilete





E esta pronto o seu contraplacado com duas folhas. Voce pode continuar sobrepondo varias folhas e ir aumentando a espessura até a espessura que quizer. Serve tambem para construção de cavernas e até parede de fogo na espessura que desejar.





Evite usar folhas que estejam empenadas para obter um melhor resultado. É comum, dependendo do tipo de madeira as folhas estarem empenadas. Adquira a pratica e depois utilize as pontas empenadas.





Iniciei a montagem do profundos e do estabilizador





E já comecei a utilizar o contraplacado que fiz hoje





Vejam como esta ficando










Amanhã tem mais

Um abraço a todos.


FLAVIÃO


:lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por FLAVIÃO em Qui Jun 04, 2015 2:50 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FLAVIÃO
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qui Ago 12, 2010 11:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por FLAVIÃO »

:lol: :lol: :lol:

Ola amigos!

Hoje consegui terminar o estabilizador e o profundor, agora vou começar a estruturar o mecanismo do elevador e o sistema pull pull do lema. Tenho que construir as peças e amanhã certamente as fotos estarão disponiveis.

Acompanhe como esta ficando a empenagem do modelo:


A base onde será parafusado o estabilisador





O estabilizador e o profundor na posição





Vista inferior




Editado pela última vez por FLAVIÃO em Qui Jun 04, 2015 2:53 pm, em um total de 1 vez.
Responder