Scout de bandejinhas...! Voando... agora é só felicidade!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

E aí Ferreira, tudo certo?

Pois então, em relação a asa de canaleta concordo com tudo que o amigo Gustavo falou em relação ao perfil. Mas veja bem minha experiencia com esse tipo de asa, estou parado faz muuito tempo, mas todas elas estão aqui, intactas, do jeito que as montei. Muitos amigos do forum também conseguiram excelentes resultados com esse tipo de montagem utilizando longarinas de diferentes tipos de material. O grande problema é o que o Gustavo falou em relação ao perfil, sendo feito no olho e no achometro mesmo, o que não seria muito interessante né.. rs

Eu optei por esse tipo de montagem, pela praticidade, resistência e bons resultados que consegui com esse modelinho safado! Na minha opinião vale a tentativa, no tópico mesmo o aproveitamento de iniciantes felizes é de 100% se não me engano e o pai da criaça aqui mesmo depois de anos fica maravilhado do modelo ter ajudado tanta gente a entrar no hobby!

Olha, não sei quais modelos você pretende montar, quanto quer gastar e onde quer chegar no hobby. No meu caso estou voltando agora, depois de anos parado, pretendo comprar uma eletronica básica mesmo: motor 2822, ESC 20A, 3 servos 9grs, bateria 1300mah e voltar a voar meus modelinhos de bandejinhas que é o que me deixava satisfeito.. é como eu te falei, tudo depende de quanto pode gastar e onde quer chegar...

Uma dica que deixo pra você, leia, leia, leia e quando achar que ja sabe alguma coisa, leia mais um pouco!

Boa sorte!
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Falou e disse!!! Eu mesmo estou voando com um 2º scout (by Renan) show de bola pra aprender!!!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:171bb65b4b="Renan Augusto"]E aí Ferreira, tudo certo?

Pois então, em relação a asa de canaleta concordo com tudo que o amigo Gustavo falou em relação ao perfil. Mas veja bem minha experiencia com esse tipo de asa, estou parado faz muuito tempo, mas todas elas estão aqui, intactas, do jeito que as montei. Muitos amigos do forum também conseguiram excelentes resultados com esse tipo de montagem utilizando longarinas de diferentes tipos de material. O grande problema é o que o Gustavo falou em relação ao perfil, sendo feito no olho e no achometro mesmo, o que não seria muito interessante né.. rs

Eu optei por esse tipo de montagem, pela praticidade, resistência e bons resultados que consegui com esse modelinho safado! Na minha opinião vale a tentativa, no tópico mesmo o aproveitamento de iniciantes felizes é de 100% se não me engano e o pai da criaça aqui mesmo depois de anos fica maravilhado do modelo ter ajudado tanta gente a entrar no hobby!

Olha, não sei quais modelos você pretende montar, quanto quer gastar e onde quer chegar no hobby. No meu caso estou voltando agora, depois de anos parado, pretendo comprar uma eletronica básica mesmo: motor 2822, ESC 20A, 3 servos 9grs, bateria 1300mah e voltar a voar meus modelinhos de bandejinhas que é o que me deixava satisfeito.. é como eu te falei, tudo depende de quanto pode gastar e onde quer chegar...

Uma dica que deixo pra você, leia, leia, leia e quando achar que ja sabe alguma coisa, leia mais um pouco!

Boa sorte![/quote:171bb65b4b]

Vou montar um seguindo o seu tutorial! Gostei muito!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Particularmente não vejo dificuldade nenhuma em "passar a canaleta por tantos perfis"

Basta criar um "buraco" do tamanho e formato exato da canaleta nos perfis, assim como é feito nas asas de balsa para que as longarinas encaixem.

Além de ficar com um perfil mais próximo do real e ser capaz de ter noção melhor do vôo e da motorização ainda dá pra fazer asas com perfis diferentes e testar como as diferenças de perfis mudam o vôo na prática!!

Isso é muito legal, ter 3 asas com perfis bem diferentes para um mesmo aeromodelo e testar qual é mais lento, mais estola mais fácil, quando se comporta melhor no vento, etc....

Aeromodelismo é paciência, se a pessoa não tiver paciência pra cortar uma dúzia de perfis e fazer buraquinhos para passar a longarina melhor nem mexer com aeromodelismo...
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:3ba6513ce2="Gustavo Murad"]Particularmente não vejo dificuldade nenhuma em "passar a canaleta por tantos perfis"

Basta criar um "buraco" do tamanho e formato exato da canaleta nos perfis, assim como é feito nas asas de balsa para que as longarinas encaixem.

Além de ficar com um perfil mais próximo do real e ser capaz de ter noção melhor do vôo e da motorização ainda dá pra fazer asas com perfis diferentes e testar como as diferenças de perfis mudam o vôo na prática!!

Isso é muito legal, ter 3 asas com perfis bem diferentes para um mesmo aeromodelo e testar qual é mais lento, mais estola mais fácil, quando se comporta melhor no vento, etc....

Aeromodelismo é paciência, se a pessoa não tiver paciência pra cortar uma dúzia de perfis e fazer buraquinhos para passar a longarina melhor nem mexer com aeromodelismo...[/quote:3ba6513ce2]

É verdade... é verdade...!

=) Quero fazer isso... algumas asas diferentes, pra poder testar a qualidade do voo...! =) Gustavo, e sobre o carregador? Você me indica algum que venha com fonte 110/220v ???
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Gente, estou pronto pra começar!
Será em bandejinhas mesmo. Não consegui achar Depron (pluma) aqui em minha cidade. Fui em todas as papelarias, e nada...

Agora a tarde estarei imprimindo a planta e a noite irei recortar e juntar as bandejinhas...

Em breve posto mais fotos...!

[img:f5b9782c26]https://lh6.googleusercontent.com/-zmbE_SA6gjc/Th8e_kBM-iI/AAAAAAAAA6M/OVi37aAgyNk/s1440/14072011343.jpg[/img:f5b9782c26]
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Faltou um esquadro para deixa as bandejas alinhadas para fazer a união!!!
Abs
Warne
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:3c1661f3f5="warne"]Faltou um esquadro para deixa as bandejas alinhadas para fazer a união!!!
Abs
Warne[/quote:3c1661f3f5]

Ahh! Eu tenho... curso engenharia. Esquadro eu tenho de sobra aqui!
Kkkkk....!

Me explica uma coisa: na hora de unir as bandejinhas, eu devo proceder de que maneira? Da que eu julgar melhor, ou tem alguma forma correta de se unir as bandejas?

O Renan passou a fita de um lado da bandeja e, do outro, usou cola quente.
E se eu passar fita dos dois lados? E se eu passar fita de um lado, colar na junção, e passar fita do outro lado ?

Você (ou aguém mais) saberia me passar mais informações sobre isso?

=)
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Não dá pra ver direito, mas ali tem:

30 bandejinhas (são consideravelmente grandes...)
Pistola de Cola Quente
Tudo de Cola (Transparente)
Ferro de Solda
Solda (Estanho com Resina Ativada)
Elásticos (de dinheiro)
Palitinhos de Picolé (são vermelhos)
Palitinhos de churrasco
Estilete
Fita Larga
Régua de Metal
1,5m de Arame de Aço 1mm
Alicate
Jogo de chaves de fenda/philips
Caneta permanente
Esquadro (não está na foto)

Assim que meu aero estiver pronto, vou começar a comprar a eletrônica.
Uma coisa de cada vez, pra não cansar o bolso. Kkkkkk...!

Falta algo, ou tá bom pra iniciar?
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Falta, falta muita coisa mesmo, mas você só vai perceber daqui uns tempos quando estiver viciado, aí já é tarde...

Como você mesmo disse, ísto é só pra iniciar, daqui uns dias tem fita colorida, cola epoxi, velcro, retentor de rodas, horns, vareta de fibra de vidro, tesourinhas, blocos e mais blocos de isopor, fita crepe, etc...

Mas é isso aí, continue firme, vale a pena.

Abs,

Gyovane
Responder