Como escolher um Speed Control ?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Como escolher um Speed Control ?

Mensagem por usphisics »

Olá a todos,

Primeiramente eu gostaria de dizer que já dei uma olhada no Tópico Speed Control para Leigos porém para mim não ficou claro como escolher um Speed Control baseado no Motor e Bateria que será usado.

Acredito que essa também seja a dúvida de muitos que assim como eu são Leigos realmente, hehehhe.

Alguém poderia falar um pouco sobre esse assunto por favor, as contas que devem ser feitas, o que se deve levar em conta, tempo de vôo etc ....

Até + Galera...
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Primeiro olhe a faixa de tensão que o ESC trabalha, normalmente apresentada em S que seria um numero de celulas da bateria 1S 2S 3S, as baterias mais usadas hoje são as LiPo que tem tensão niminal de 3.7v por celula e em carga completa atingem 4.20V por celula. ai depois veja qual o consumo em A do motor desejado e escolha um ESC com um valor de A uns 5A maior que o consumo do motor.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Opa muito obrigado pela atenção Magnoudia...

Então vamos lá, uma Lipo 3S tem Tensão total de +- 12.6 Volts.
Também sei que dependendo de quantos MileAmpéres a bateria tiver eu consigo saber quanto que durar +- um vôo dependendo de quantos Ampéres um motor consumir.


Estou de olho nesse motor
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=4701[/url]
Que consome +-10A (máxima de 15A).

Então agora para escolher o Speed eu sei que o pessoal sempre falar para pegar um com uma Taxa de A maior por algum motivo que tem a ver com Seguraça etc, mas o por que isso ? Você saberia me explicar.....
Acho que tem a ver com a Taxa de Descarregamento da Bateria ou algom assim, ou será que eu estou viajando, heheheh



Até +
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

então voce viu que com uma bateria 3s o motor consome até 15A, blz, um esc de 15 trabalharia no limite sempre aquecendo, fora que em aceleraçoes o pico de consumo é bem maior, então sempre deve ter sobra, pro esc trabalhar frio e ter capacidade para segurar os picos.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Legal;

E o ideal então é usar um Speed 5x maior que o consumo do motor então ?

E esse lance de Taxa de Descarregamento das Baterias, você sabe o que é isso ?


Valew Magnoudia...
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

5x tbm naum neh, uns 5 a 10A de folga está de bom tamanho, quanto a taxa de descarga de baterias é só dar uma lida na seção pra iniciantes que tem tudo.
Avatar do usuário
Uruguaio
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:15 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Uruguaio »

compre um ESC de 18-20A
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Valew galera,

Eu estava lendo o tópico sobre SpeedControl p leigos e vi um pessoal fazendo contas para saber quanto Wattz a bateria oferece para o Speed e qt ele oferece, depois de convertido, para o sistema....

Também é interessante se levar isso em conta, assim pode-se saber se o Speed está sub alimentado ou sob alimentado...

Valew....
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Sub e Sob são quase sinonimos Sobre seria o que vc quis dizer, e um speed só não pode ter a tensão acima do que é mandando, corrente que define é o conjunto motor+hélice, a bateria só é "sugada" e o calculo é para saber quanta "sucção" ela aguenta
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Vc tem razão, e olha que fiquei pensando em usar Sobre mas saí coloquei Sob, heheheh.
Infeliz escolha, hehehe



Legal cara, é isso mesmo que eu precisava....
Responder