Cloud Tramp - Construção em português

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !!
Só quando eu for outra vez pra lá.
Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???
Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?
Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !![/quote:98452bd7e3]

Liga pra eles e diz que houve um engano. Explica o caso e pede pra eles trocarem. Você manda por correio o elástico de 1/4 e eles o de 1/8, correspondente ao que você pagou pelo de 1/4 (talvez eles queiram receber seu elástico lá primeiro pra depois despachar o de 1/8 ).

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???[/quote:98452bd7e3]

Exato!

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?[/quote:98452bd7e3]

Dá sim. Mas testa o conjunto num lugar com grama alta, não se esqueça. O elástico de 1/4 pode (deve) gerar muito torque e aí fica fácil quebrar o CT de bobeira. Mas testando com cuidado, rola sim.

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso[/quote:98452bd7e3]

Eu devo ter aqui em pouca quantidade. Vou verificar direitinho e entro em contato.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Celso,

Pode trazer o seu CT no Campão que agente empresta o elástico no hora para você voar.
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Falô !
Omar, vou tentar ir na proxima vez
Hoje não deu pra ir ,fui na aerobras buscar os "apetrechos"
E FAZER A C.......DA detrazer o elástico ERRADO!!!(1/4 ao enves de 1/8)
E se eu cortar no Meio ?? não funciona??
:idea:
:?: :?: :?: :?:
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

É muito dificil cortar o elástico ao meio, é melhor tentar trocar, ou guardar esse para outro avião e comprar o de 1/8". O de 1/4 vai bem no P-30.

De qualquer forma você vai ter que passar logo para o elástico importado. A Penn Valley tem elástico de excelente quaidade e não custa caro.

http://www.pennvalleyhobbycenter.com
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Gente, deixa contar uma epopéia das bem sucedidas.

------------
Problema:
------------
Voos duradouros exigem elástico longo (inclusive). Elástico longo, se não estiver trançado, após a descarga da corda tira o CG do lugar em pleno vôo! Ruim, bem ruim. Então, eu sempre tranço meus motores longos.

Acontece que um motor trançado fica em geral com o mesmo comprimento da distância do gancho da hélice e do pino/ganho trazeiro (vou chamar esse comprimento de "espaço motor", pra facilitar), então, mesmo descarregado, sem corda, ele não tira o CG do lugar... genial! Ok, se não fosse um detalhe bem pentelho: o motor trançado em geral põe tração suficiente no eixo para não deixar o giro livre da hélice funcionar como deveria (Omar, Beto, lembram do SkyBunny no Ibira? Ele planava com a hélice travada justamente porque eu estava usando um motor trançado).

Ou seja: sistema de giro livre tradicional (chamado de "rampa" e encontrado principalmente nas hélices de plástico) não são compativeis com motor trançado.

----------
Solução
----------
Consultando os mais experientes da FFML, fui presenteado com várias possíveis soluções. A partir dai fiz minhas próprias pesquisas e descobri num velho livro sobre o assunto um sistema ideal para garantir que o sistema de giro livre funcionasse sempre, independente da tensão que o elástico colocasse no gancho da hélice, e de quebra, esse sistema ainda permite a troca da hélice sem disperdício do eixo!

É simples (vou começar a descrição da foto abaixo a partir da ponta esquerda):
- Tubo de plástico colado com "Cola tudo Aerobrás". Quando quiser trocar a hélice, aplico um pouco de thinner ali e solto o tubo liberando a hélice.

- Hélice de balsa entalhada a mão e pintada de preto. Pintei porque depois das cag*das que fiz nela (visuais apenas), só pintando de preto pra disfarçar :^). Reparem na lateral do cubo da hélice um tubinho com um arame em "U" passando por ele. Esse arame se movimenta livremente dentro do tubo, travando apenas quando de encontro à lateral da hélice.

- Entre a hélice e o arame de tração (vide abaixo) há uma arroela de 1/16, feita de um pedacinho de tubo de 1/16.

- Arame de tração que engata no arame em "U" por trás da hélice fazendo-a girar. Quando acaba a corda, o arame em "U" libera a passagem do arame de tração, permitindo o giro livre da hélice. Esse mesmo arame de tração (que esta enrolado e soldado no eixo da hélice) impede que o eixo corra para trás ao receber tensão do elástico.

- Conta de plástico "Aerobrás".

<-- Aqui acaba o sistema de giro livre -->

- Tubo de 1/16 por onde passa o eixo da hélice. Este tubo passa por dentro de um parafuso e este, está fixado ao suporte de arame.

- Gancho quadrado, finalizando o arame/eixo da hélice.

- Elástico Aerobrás de 1/8. Note o pedaço de "canudinho" para impedir que o elástico "suba" o gancho e se desprenda em pleno vôo.

- E por fim o elástico de 3,2 metros, trançado (4 tiras).

Fiz um vídeo do sistema em funcionamento. Ainda to procurando onde hospedar.

Ainda não testei o sistema em campo. Pretendo fazer isso amanhã (hoje).
Anexos
giro_livre_por_tras.jpg
giro_livre_por_tras.jpg (36.63 KiB) Exibido 70244 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

muito legal. faltou explicar como fazer o motor trançado 8)
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Vou tentar explicar. É que explicado parece mais difícil do que realmente é :^)

- Depois de atar as duas pontas do motor, fazendo assim 1 loop, eu amacio e depois lubrifico o motor conforme já foi descrito em algum lugar por aqui.

- Seguro o meio do motor com um gancho em "S". Então pra direita do gancho cai metade do loop, e pra esquerda mesma coisa. Prenda a metade da esquerda em algum lugar, mas de forma a não diminuir o comprimento da metade da direita.

- Feito isso, dê cerca de 100 voltas na metade da direita, no sentido horário (usando um winder -dificil traduzir essa palavra- fica mais fácil) e sempre tomando cuidado pras voltas não passarem pro lado esquerdo.

- Agora junta à metade (da direita) que está enrolada a outra metade que está sem enrolar (da esquerda) e dê voltas no elástico no sentido anti-horário, até que o motor fique uniforme.

Pronto! O motor está trançado. Ele perde um pouco de suas voltas totais, mas tem todas as vantagens que já descrevi ai pra cima.
Anexos
trancando_o_elastico_01.gif
trancando_o_elastico_01.gif (8.94 KiB) Exibido 70405 vezes
trancando_o_elastico_02.gif
trancando_o_elastico_02.gif (11.55 KiB) Exibido 70250 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Fiz igualzinho o teu , IDÊNTICO!
Pena não ter maquina dig
Dei corda nele , pela helice e tudo mais
Por enquanto tudo funcionando!

o seu ;
Anexos
t_giro_livre_por_tras_186.jpg
t_giro_livre_por_tras_186.jpg (17.43 KiB) Exibido 70243 vezes
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,

Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.

A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?

Muito bacana a sua solução para a roda livre. O canudinho também é uma boa para travar a mecha no gancho.

Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?
Responder