Cloud Tramp - Construção em português
Moderador: Alvaro Sala
Cloud Tramp - Construção em português
Agora ninguém tem desculpa: Traduzi o texto que o Omar gentilmente postou, mas que estava em inglês, para o português. É uma tradução livre, fiz correndo, então, perdoem-me as gafes.
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por CHARLES H. GRANT
Este pode ser um modelo para novatos mas sua performance impõe respeito. Monte um e voe-o sempre que material complicado que rola em outras modalidades lhe tirar o ânimo. Só balsa.
O método de colar a deriva/leme na lateral da vareta/fuselagem é o mais simples. Permite que o elástico funcione ao longo de toda a extenção da vareta. A Asa é fixa por elásticos, deslisa para ajustar o modelo.
Por que você é fã de aeromodelos? É porque você aprecia a frustração nascida no manuseio de complicados motores a explosão com somente um vôo ocasional; porque você aprecia o trabalho de construir estruturas intricadas; porque você se excita ao conduzir de um "yo-yo" motorizado, rugindo através dos círculos repetidos na ponta do controle por cabo; ou é porque você alcança profunda satisfação com repetidos vôos, realistas e completamente estáveis, que requerem um esforço mínimo de construção e reparo? Se você prefere o último, construa este modelo simples. Ele dará a você tanto quanto 20 a 30 excitantes vôos em uma tarde, sem interrupção, e tudo dentro dos limites de um campo de baseball.
Vôos mais longos de um minuto ou mais à alturas de mais de 100m podem ser obtidos lubrificando o motor com glicerina, esticando-o 2-1/2 vezes seu comprimento e enrolando-o 900 voltas. O motor não deve ser enrolado mais de 400 voltas quando estiver seco e enrolado à mão.
Estude as plantas com cuidado e antes que você comece a construir tenha certeza de que você sabe a função, o material, o tamanho e a forma exatas de cada parte e como todas as peças são colocadas e unidas ao conjunto.
Comece com folha de balsa: meio dura, um comprimento total de 40 polegadas, 3 polegadas de largura, 3/64 polegadas de espessura. Desta, corte a asa, 22 polegadas de comprimento; os estabilizadores, 10 polegadas de comprimento; e a deriva/leme, 3-3/4 polegadas de altura. Dê forma às pontas da asa, ao estabilizador e à deriva de acordo com os gabaritos fornecidos na planta.
De outra folha de balsa, meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3 de largura, 1/8 de polegada de espessura, corte o bloco de incidência da asa e 4 nervuras com o exato desenho fornecido na planta. Então use:
Balsa: meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3/4 pol. de largura, 3/16 pol. de espessura. Este será o bloco central da asa e chanfre-o como mostrado na planta. Lixe o "V" para ajustar a forma.
Folha de balsa: dura, 2 x 2 x 1/16 pol., de onde se vai cortar 2 tiras para o montante da asa, 1-5/8 pol. de comprimento e 3/4 pol. de largura, com os veios da madeira correndo transversalmente.
Vareta de balsa: balsa dura, 18 pol. de comprimento, seção transversal quadrada de 1/4 de pol..
Hélice de balsa entalhada: 8 pol. de comprimento. Entalhe as lâminas da hélice, arredonde as pontas, lixe todas as superfícies e faça o balanceamento no arame através do furo do eixo. Faça um recesso na altura do cubo num formato côncavo como mostrado na vista lateral (planta).
Hélice plástica moldada: 8 pol. de comprimento. (Pode ser usada se uma hélice de balsa não está disponível mas os vôos serão mais curtos por causa do peso maior e do passo menor dos tipos agora encontrados no mercado).
Rodas: madeira dura, diâmetro de 1-1/4 pol., 1/4 de pol. de espessura.
Suporte para o eixo da hélice: aço, formato "L", cubo 13/16 e 5/16 de pol. de comprimento, meio círculo de seção transversal 3/32 de pol. de largura.
Arruelas: duas, bronze, diâmetro exterior de 3/16 de pol., furo de 3/64 de pol. (minimo), no eixo da hélice entre a hélice e o rolamento.
Arame de aço: duro (não recozido), 21 pol. de comprimento, 032-.035 de diâmetro. Com ele faça o trem de aterragem, eixo da hélice, gancho da cauda, e gancho do motor de acordo com o tamanho e a forma dados nas plantas, (o eixo do suporte, a cauda e os ganchos do motor são mostrados em escala cheia).
Borracha para o motor: 10 pés. de comprimento (cerca de 3 metros), 1/8 x 1/30 chato.
Cola impermeável e de secagem rápida (SuperBonder, Cyano etc).
Trecos variados, como alfinetes, prendedores de roupa, lixa, alicates, faca/estilete, lâmina de barbear (gilette), etc..
Para montar, vinque a folha da asa exatamente no centro e cole o bloco central em "V" no vinco. Prenda no lugar até que seque com pinos e braçadeiras como indicado, e suspenda as pontas de asa no ângulo do diedro mostrado na planta até que tudo esteja bem seco.
Cole os quatro reforços da asa (nervuras) à superfície inferior da asa: prenda com pinos e braçadeiras até que seque.
Cole o bloco da incidência na borda traseira do bloco em "V" da asa.
Cole o estabilizador e a deriva na vareta de 1/4 de pol.: prenda com alfinetes até que seque.
Cole o suporte da hélice na ponta da vareta do motor (a vareta de 1/4) e "solde" firmemente com linha e cola.
Solde o trem de aterragem abaixo do suporte da hélice, na vareta de 1/4 com linha e cola.
Ponha as rodas nos eixos e dobre as pontas do arame para cima com alicate.
Cole o gancho da cauda na traseira da vareta do motor.
Passe a extremidade do eixo da hélice através do suporte, dobre a extremidade excedente em um laço e dirija o laço para trás na face dianteira do cubo da hélice após ter aplicado cola ao laço (para o Desafio Cloud Tramp 2 minutos desconsidere essa instrução, pois você deve usar um dispositivo de giro livre).
Cole as tiras do montante da asa na posição indicada.
Prenda a asa no lugar com 2-1/2 pol. de elástico (use dois se preciso).
Coloque arruelas no eixo da hélice e antes do gancho.
Enganche o gancho "S" ("S" hook) no gancho da cauda e passe o elástico até que se tenha quatro tiras do elástico através do gancho do eixo da hélice e do gancho "S", sem que fiquem muito esticadas. Amarre as extremidades do elástico e posicione o nó na extremidade traseira do motor ajustando os laços de elástico.
O motor deve incluir quatro tiras do elástico, (dois laços). Uma tira extra pode ser usada com hélice de balsa quando as decolagens forem do chão (ROG) e quando se desejar altas taxas de ascenção.
Cuidado na construção, caprichando e alinhando seu Cloud Tramp (Andarilho das Nuvens) lhe dará o aeromodelo mais confiável e de melhor performance que você já construiu, não deixe sua simplicidade enganar você.
Para voar, equilibre o modelo nas extremidades de dois dedos, apoiando o modelo em dois pontos da asa, cada um aproximadamente 2 pol. do centro da asa e cerca de metade da corda (meio do caminho entre a borda de ataque e a de fuga).
Se o modelo não equilibrar ao nível, mova a asa para a frente e para trás ao longo da vareta o necessário para trazer o modelo ao equilibrio quando apoiado nos dedos.
Quando equilibrado, teste o planeio do modelo delicadamente, lançando-o da mão (sobre grama alta).
Quando o planeio for liso e uniforme, enrole o motor (elástico) pela hélice aproximadamente 100 voltas e lançe-o da mão delicadamente. Se o modelo voar sem estolar ou mergulhar, enrole aproximadamente 300 voltas e lançe-o para um vôo longo.
Se o modelo estolar, mova a asa 1/4 de pol. para trás. Se mergulhar, mova a asa para a frente 1/4 de pol. Dê corda então outra vez e voe-o, ajustando a asa na vareta até que o vôo esteja uniforme. Voltas máximas no elástico pela mão são 400; com winder (enrolador mecânico ou elétrico), 900.
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Fotos e comentários sobre a construções vocês podem encontrar no tópico original: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8596
Uma instrução mais detalhada de como ajustar o vôo está em:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111
Boa sorte e não deixem de colocar suas dúvidas aqui. Ajudaremos sempre que possível.
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por CHARLES H. GRANT
Este pode ser um modelo para novatos mas sua performance impõe respeito. Monte um e voe-o sempre que material complicado que rola em outras modalidades lhe tirar o ânimo. Só balsa.
O método de colar a deriva/leme na lateral da vareta/fuselagem é o mais simples. Permite que o elástico funcione ao longo de toda a extenção da vareta. A Asa é fixa por elásticos, deslisa para ajustar o modelo.
Por que você é fã de aeromodelos? É porque você aprecia a frustração nascida no manuseio de complicados motores a explosão com somente um vôo ocasional; porque você aprecia o trabalho de construir estruturas intricadas; porque você se excita ao conduzir de um "yo-yo" motorizado, rugindo através dos círculos repetidos na ponta do controle por cabo; ou é porque você alcança profunda satisfação com repetidos vôos, realistas e completamente estáveis, que requerem um esforço mínimo de construção e reparo? Se você prefere o último, construa este modelo simples. Ele dará a você tanto quanto 20 a 30 excitantes vôos em uma tarde, sem interrupção, e tudo dentro dos limites de um campo de baseball.
Vôos mais longos de um minuto ou mais à alturas de mais de 100m podem ser obtidos lubrificando o motor com glicerina, esticando-o 2-1/2 vezes seu comprimento e enrolando-o 900 voltas. O motor não deve ser enrolado mais de 400 voltas quando estiver seco e enrolado à mão.
Estude as plantas com cuidado e antes que você comece a construir tenha certeza de que você sabe a função, o material, o tamanho e a forma exatas de cada parte e como todas as peças são colocadas e unidas ao conjunto.
Comece com folha de balsa: meio dura, um comprimento total de 40 polegadas, 3 polegadas de largura, 3/64 polegadas de espessura. Desta, corte a asa, 22 polegadas de comprimento; os estabilizadores, 10 polegadas de comprimento; e a deriva/leme, 3-3/4 polegadas de altura. Dê forma às pontas da asa, ao estabilizador e à deriva de acordo com os gabaritos fornecidos na planta.
De outra folha de balsa, meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3 de largura, 1/8 de polegada de espessura, corte o bloco de incidência da asa e 4 nervuras com o exato desenho fornecido na planta. Então use:
Balsa: meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3/4 pol. de largura, 3/16 pol. de espessura. Este será o bloco central da asa e chanfre-o como mostrado na planta. Lixe o "V" para ajustar a forma.
Folha de balsa: dura, 2 x 2 x 1/16 pol., de onde se vai cortar 2 tiras para o montante da asa, 1-5/8 pol. de comprimento e 3/4 pol. de largura, com os veios da madeira correndo transversalmente.
Vareta de balsa: balsa dura, 18 pol. de comprimento, seção transversal quadrada de 1/4 de pol..
Hélice de balsa entalhada: 8 pol. de comprimento. Entalhe as lâminas da hélice, arredonde as pontas, lixe todas as superfícies e faça o balanceamento no arame através do furo do eixo. Faça um recesso na altura do cubo num formato côncavo como mostrado na vista lateral (planta).
Hélice plástica moldada: 8 pol. de comprimento. (Pode ser usada se uma hélice de balsa não está disponível mas os vôos serão mais curtos por causa do peso maior e do passo menor dos tipos agora encontrados no mercado).
Rodas: madeira dura, diâmetro de 1-1/4 pol., 1/4 de pol. de espessura.
Suporte para o eixo da hélice: aço, formato "L", cubo 13/16 e 5/16 de pol. de comprimento, meio círculo de seção transversal 3/32 de pol. de largura.
Arruelas: duas, bronze, diâmetro exterior de 3/16 de pol., furo de 3/64 de pol. (minimo), no eixo da hélice entre a hélice e o rolamento.
Arame de aço: duro (não recozido), 21 pol. de comprimento, 032-.035 de diâmetro. Com ele faça o trem de aterragem, eixo da hélice, gancho da cauda, e gancho do motor de acordo com o tamanho e a forma dados nas plantas, (o eixo do suporte, a cauda e os ganchos do motor são mostrados em escala cheia).
Borracha para o motor: 10 pés. de comprimento (cerca de 3 metros), 1/8 x 1/30 chato.
Cola impermeável e de secagem rápida (SuperBonder, Cyano etc).
Trecos variados, como alfinetes, prendedores de roupa, lixa, alicates, faca/estilete, lâmina de barbear (gilette), etc..
Para montar, vinque a folha da asa exatamente no centro e cole o bloco central em "V" no vinco. Prenda no lugar até que seque com pinos e braçadeiras como indicado, e suspenda as pontas de asa no ângulo do diedro mostrado na planta até que tudo esteja bem seco.
Cole os quatro reforços da asa (nervuras) à superfície inferior da asa: prenda com pinos e braçadeiras até que seque.
Cole o bloco da incidência na borda traseira do bloco em "V" da asa.
Cole o estabilizador e a deriva na vareta de 1/4 de pol.: prenda com alfinetes até que seque.
Cole o suporte da hélice na ponta da vareta do motor (a vareta de 1/4) e "solde" firmemente com linha e cola.
Solde o trem de aterragem abaixo do suporte da hélice, na vareta de 1/4 com linha e cola.
Ponha as rodas nos eixos e dobre as pontas do arame para cima com alicate.
Cole o gancho da cauda na traseira da vareta do motor.
Passe a extremidade do eixo da hélice através do suporte, dobre a extremidade excedente em um laço e dirija o laço para trás na face dianteira do cubo da hélice após ter aplicado cola ao laço (para o Desafio Cloud Tramp 2 minutos desconsidere essa instrução, pois você deve usar um dispositivo de giro livre).
Cole as tiras do montante da asa na posição indicada.
Prenda a asa no lugar com 2-1/2 pol. de elástico (use dois se preciso).
Coloque arruelas no eixo da hélice e antes do gancho.
Enganche o gancho "S" ("S" hook) no gancho da cauda e passe o elástico até que se tenha quatro tiras do elástico através do gancho do eixo da hélice e do gancho "S", sem que fiquem muito esticadas. Amarre as extremidades do elástico e posicione o nó na extremidade traseira do motor ajustando os laços de elástico.
O motor deve incluir quatro tiras do elástico, (dois laços). Uma tira extra pode ser usada com hélice de balsa quando as decolagens forem do chão (ROG) e quando se desejar altas taxas de ascenção.
Cuidado na construção, caprichando e alinhando seu Cloud Tramp (Andarilho das Nuvens) lhe dará o aeromodelo mais confiável e de melhor performance que você já construiu, não deixe sua simplicidade enganar você.
Para voar, equilibre o modelo nas extremidades de dois dedos, apoiando o modelo em dois pontos da asa, cada um aproximadamente 2 pol. do centro da asa e cerca de metade da corda (meio do caminho entre a borda de ataque e a de fuga).
Se o modelo não equilibrar ao nível, mova a asa para a frente e para trás ao longo da vareta o necessário para trazer o modelo ao equilibrio quando apoiado nos dedos.
Quando equilibrado, teste o planeio do modelo delicadamente, lançando-o da mão (sobre grama alta).
Quando o planeio for liso e uniforme, enrole o motor (elástico) pela hélice aproximadamente 100 voltas e lançe-o da mão delicadamente. Se o modelo voar sem estolar ou mergulhar, enrole aproximadamente 300 voltas e lançe-o para um vôo longo.
Se o modelo estolar, mova a asa 1/4 de pol. para trás. Se mergulhar, mova a asa para a frente 1/4 de pol. Dê corda então outra vez e voe-o, ajustando a asa na vareta até que o vôo esteja uniforme. Voltas máximas no elástico pela mão são 400; com winder (enrolador mecânico ou elétrico), 900.
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Fotos e comentários sobre a construções vocês podem encontrar no tópico original: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8596
Uma instrução mais detalhada de como ajustar o vôo está em:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111
Boa sorte e não deixem de colocar suas dúvidas aqui. Ajudaremos sempre que possível.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Fotos de partes do meu segundo Cloud Tramp (o primeiro, que participaria do WWP promovido aqui pelo Beto Castrucci) se perdeu num matagal...
As rodinhas são de depron de 5mm e pintadas com hidrocor e tinta preta.
O suporte da hélice é feito do próprio arame do trem de pouso, um parafuso com porca, furado ao meio no sentido do comprimento, para a passagem de um tubinho de cobre(?) vendido na Aerobrás, por onde irá passar o eixo da hélice. Tanto o trem virar suporte quanto o lance do parafuso não são idéias minhas. A idéia do trem/suporte é o Edu Yamim. A do parafuso é coisa encontravel no site oficial do CT.
É interessante o uso do arame porque ele simplifica o processo de ajuste da linha de tração da hélice (pra que não haja estol de motor, no lançamento do modelo quando o elástico está com muita carga). Note que o conjunto arame/suporte do eixo da hélice aponta para baixo, já prevendo uma linha de tração para baixo.
As rodinhas são de depron de 5mm e pintadas com hidrocor e tinta preta.
O suporte da hélice é feito do próprio arame do trem de pouso, um parafuso com porca, furado ao meio no sentido do comprimento, para a passagem de um tubinho de cobre(?) vendido na Aerobrás, por onde irá passar o eixo da hélice. Tanto o trem virar suporte quanto o lance do parafuso não são idéias minhas. A idéia do trem/suporte é o Edu Yamim. A do parafuso é coisa encontravel no site oficial do CT.
É interessante o uso do arame porque ele simplifica o processo de ajuste da linha de tração da hélice (pra que não haja estol de motor, no lançamento do modelo quando o elástico está com muita carga). Note que o conjunto arame/suporte do eixo da hélice aponta para baixo, já prevendo uma linha de tração para baixo.
- Anexos
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- furando_parafuso.gif (4.96 KiB) Exibido 60268 vezes
-
- ct_rodinhas.jpg (30.59 KiB) Exibido 59691 vezes
-
- ct_suporte_motor.jpg (34.22 KiB) Exibido 59694 vezes
-
- ct_trem+suporte.jpg (38.77 KiB) Exibido 59692 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Omar Grassetti
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- Celso Barsotti
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- Registrado em: 29 Mai 2005 08:05
- Localização: Campo Limpo Paulista , SP
BOM DIA !
Uma perguntinha!
O elastico do motor, por um acaso é aquele que esta na
vitrine do balcão da aerobrás ?
Um branquinho,retangular e enroladinho ?
È que esqueci de perguntar!
A semana que vem vou até la, pegar a balsa, e aproveitava
e trazia o elastico tbem
To doidim pra começar fazer o meu!
Mais uma;
moro em Campo Limpo Pta (perto de Jundiai )
Como faço pra chegar no CAMPÃO, se eu for de trenzão(ou buzão) ???
O dia mais certo pra encontrar a maioria do pessoal???
Obrigado!
Celso
Uma perguntinha!
O elastico do motor, por um acaso é aquele que esta na
vitrine do balcão da aerobrás ?
Um branquinho,retangular e enroladinho ?
È que esqueci de perguntar!
A semana que vem vou até la, pegar a balsa, e aproveitava
e trazia o elastico tbem
To doidim pra começar fazer o meu!
Mais uma;
moro em Campo Limpo Pta (perto de Jundiai )
Como faço pra chegar no CAMPÃO, se eu for de trenzão(ou buzão) ???
O dia mais certo pra encontrar a maioria do pessoal???
Obrigado!
Celso
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
- Confucio
Alô Celso, bem-vindo a bordo meu caro!
O elástico da Aerobrás não é recomendável, ele é mais pesado e tem menor performance que o importado. Mas acho que se pode começar com ele, já que o importado não se encontra por aqui (é preciso importar pessoalmente, via Internet).
Se você estiver disposto a importar, o endereço é:
Elástico TruTorque:
http://www.timgoldstein.com/trutorque/default.asp
FAI TAN Super Sport:
http://www.pennvalleyhobbycenter.com/rubber/supplies/rubber.htm
ou
http://www.peck-polymers.com/ em "Accessories" e depois "Rubber, Winders & Accessories"
Há ainda a possibilidade de você encontrar uma alma bondosa (não é dificil :^) no campo de vôo que te arrume (ou te venda) um pouco de elástico importado, se estiver sobrando.
Eu tô testando o elástico da Aerobrás em meu Cloud Tramp pra ver se dá pro gasto. Se quizer esperar o resultado, semana que vem já devo ter algum.
Boa Construção!
O elástico da Aerobrás não é recomendável, ele é mais pesado e tem menor performance que o importado. Mas acho que se pode começar com ele, já que o importado não se encontra por aqui (é preciso importar pessoalmente, via Internet).
Se você estiver disposto a importar, o endereço é:
Elástico TruTorque:
http://www.timgoldstein.com/trutorque/default.asp
FAI TAN Super Sport:
http://www.pennvalleyhobbycenter.com/rubber/supplies/rubber.htm
ou
http://www.peck-polymers.com/ em "Accessories" e depois "Rubber, Winders & Accessories"
Há ainda a possibilidade de você encontrar uma alma bondosa (não é dificil :^) no campo de vôo que te arrume (ou te venda) um pouco de elástico importado, se estiver sobrando.
Eu tô testando o elástico da Aerobrás em meu Cloud Tramp pra ver se dá pro gasto. Se quizer esperar o resultado, semana que vem já devo ter algum.
Boa Construção!
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: 06 Mai 2004 10:58
- Localização: sp
Celso,
o Campão fica na Avenida Robert Kennedy. É logo no começo e fica bem em frenta a delegacia de polícia, no sentido bairro. Depois de passar o supermercado entre no estacionamento da poícia. É lá.
Voamos aos sábados pela manhã, fique ligado no "Vamos voar" .
Apareça que lhe daremos toda a orientação que você precisar. Elástico para voar seu Cloud Tramp a gente arruma na hora.
O trem vai até o terminal Santo Amaro, lá deve ter algum ônibus que passa pela Robert Kennedy. Tente checar os roteiros dos ônbus que saem de lá.
o Campão fica na Avenida Robert Kennedy. É logo no começo e fica bem em frenta a delegacia de polícia, no sentido bairro. Depois de passar o supermercado entre no estacionamento da poícia. É lá.
Voamos aos sábados pela manhã, fique ligado no "Vamos voar" .
Apareça que lhe daremos toda a orientação que você precisar. Elástico para voar seu Cloud Tramp a gente arruma na hora.
O trem vai até o terminal Santo Amaro, lá deve ter algum ônibus que passa pela Robert Kennedy. Tente checar os roteiros dos ônbus que saem de lá.
- Celso Barsotti
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- Registrado em: 29 Mai 2005 08:05
- Localização: Campo Limpo Paulista , SP
Ok ! Omar
Vou ver se no sabado que vem , vou pra lá
Chegar eu chego!
Só a vontade de ver seus modelos de perto, vale a pena!
Conhecer a todos, ao vivo,e não só por letras
È uma vontade minha de quase um ano (já tudo isso? )
Pois é , mas por enquanto vou só pra conhece-los e assistir
(de camarote é claro!)
Abraços , Omar ,e áté mais!
Celso
Vou ver se no sabado que vem , vou pra lá
Chegar eu chego!
Só a vontade de ver seus modelos de perto, vale a pena!
Conhecer a todos, ao vivo,e não só por letras
È uma vontade minha de quase um ano (já tudo isso? )
Pois é , mas por enquanto vou só pra conhece-los e assistir
(de camarote é claro!)
Abraços , Omar ,e áté mais!
Celso
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- Confucio
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- Celso Barsotti
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- Registrado em: 29 Mai 2005 08:05
- Localização: Campo Limpo Paulista , SP
[quote:97f52c202a="alepacau"]Celso, quando fizer seu primeiro modelo voar, você vai pular e dançar assim como o menininho do seu avatar!!! :lol: :lol: :lol:[/quote:97f52c202a]
Já tõ Pulando cara !
Uns tempiho atrás , eu andei (jogando ) uns planadores na colina
E não deu outra, só ALEGRIA!!!!
Hoje fui buscar o material do CT, peguei tudo na AEROBRÀS
Só tô achando meio esquisito o elástico, parece meio largo ,
pesadão ,sei lá ! (pra colocar 4 voltas , sei não !! )
E a madeira da fuseca, peguei a mais dura que encontrei
mesmo assim , num sei não !!
mas vou começar na semana que vem , pois a minha impressora
não chegou do conserto ainda!
E vamo que vamo !!!!!!!!!
:D :P :P :D
Já tõ Pulando cara !
Uns tempiho atrás , eu andei (jogando ) uns planadores na colina
E não deu outra, só ALEGRIA!!!!
Hoje fui buscar o material do CT, peguei tudo na AEROBRÀS
Só tô achando meio esquisito o elástico, parece meio largo ,
pesadão ,sei lá ! (pra colocar 4 voltas , sei não !! )
E a madeira da fuseca, peguei a mais dura que encontrei
mesmo assim , num sei não !!
mas vou começar na semana que vem , pois a minha impressora
não chegou do conserto ainda!
E vamo que vamo !!!!!!!!!
:D :P :P :D
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- Confucio
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- Celso Barsotti
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- Registrado em: 29 Mai 2005 08:05
- Localização: Campo Limpo Paulista , SP
ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !!
Só quando eu for outra vez pra lá.
Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???
Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?
Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !!
Só quando eu for outra vez pra lá.
Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???
Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?
Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
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[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !![/quote:98452bd7e3]
Liga pra eles e diz que houve um engano. Explica o caso e pede pra eles trocarem. Você manda por correio o elástico de 1/4 e eles o de 1/8, correspondente ao que você pagou pelo de 1/4 (talvez eles queiram receber seu elástico lá primeiro pra depois despachar o de 1/8 ).
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???[/quote:98452bd7e3]
Exato!
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?[/quote:98452bd7e3]
Dá sim. Mas testa o conjunto num lugar com grama alta, não se esqueça. O elástico de 1/4 pode (deve) gerar muito torque e aí fica fácil quebrar o CT de bobeira. Mas testando com cuidado, rola sim.
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso[/quote:98452bd7e3]
Eu devo ter aqui em pouca quantidade. Vou verificar direitinho e entro em contato.
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !![/quote:98452bd7e3]
Liga pra eles e diz que houve um engano. Explica o caso e pede pra eles trocarem. Você manda por correio o elástico de 1/4 e eles o de 1/8, correspondente ao que você pagou pelo de 1/4 (talvez eles queiram receber seu elástico lá primeiro pra depois despachar o de 1/8 ).
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???[/quote:98452bd7e3]
Exato!
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?[/quote:98452bd7e3]
Dá sim. Mas testa o conjunto num lugar com grama alta, não se esqueça. O elástico de 1/4 pode (deve) gerar muito torque e aí fica fácil quebrar o CT de bobeira. Mas testando com cuidado, rola sim.
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso[/quote:98452bd7e3]
Eu devo ter aqui em pouca quantidade. Vou verificar direitinho e entro em contato.
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- Omar Grassetti
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- Celso Barsotti
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Falô !
Omar, vou tentar ir na proxima vez
Hoje não deu pra ir ,fui na aerobras buscar os "apetrechos"
E FAZER A C.......DA detrazer o elástico ERRADO!!!(1/4 ao enves de 1/8)
E se eu cortar no Meio ?? não funciona??
:idea:
:?: :?: :?: :?:
Omar, vou tentar ir na proxima vez
Hoje não deu pra ir ,fui na aerobras buscar os "apetrechos"
E FAZER A C.......DA detrazer o elástico ERRADO!!!(1/4 ao enves de 1/8)
E se eu cortar no Meio ?? não funciona??
:idea:
:?: :?: :?: :?:
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
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- Omar Grassetti
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É muito dificil cortar o elástico ao meio, é melhor tentar trocar, ou guardar esse para outro avião e comprar o de 1/8". O de 1/4 vai bem no P-30.
De qualquer forma você vai ter que passar logo para o elástico importado. A Penn Valley tem elástico de excelente quaidade e não custa caro.
http://www.pennvalleyhobbycenter.com
De qualquer forma você vai ter que passar logo para o elástico importado. A Penn Valley tem elástico de excelente quaidade e não custa caro.
http://www.pennvalleyhobbycenter.com
Gente, deixa contar uma epopéia das bem sucedidas.
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Problema:
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Voos duradouros exigem elástico longo (inclusive). Elástico longo, se não estiver trançado, após a descarga da corda tira o CG do lugar em pleno vôo! Ruim, bem ruim. Então, eu sempre tranço meus motores longos.
Acontece que um motor trançado fica em geral com o mesmo comprimento da distância do gancho da hélice e do pino/ganho trazeiro (vou chamar esse comprimento de "espaço motor", pra facilitar), então, mesmo descarregado, sem corda, ele não tira o CG do lugar... genial! Ok, se não fosse um detalhe bem pentelho: o motor trançado em geral põe tração suficiente no eixo para não deixar o giro livre da hélice funcionar como deveria (Omar, Beto, lembram do SkyBunny no Ibira? Ele planava com a hélice travada justamente porque eu estava usando um motor trançado).
Ou seja: sistema de giro livre tradicional (chamado de "rampa" e encontrado principalmente nas hélices de plástico) não são compativeis com motor trançado.
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Solução
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Consultando os mais experientes da FFML, fui presenteado com várias possíveis soluções. A partir dai fiz minhas próprias pesquisas e descobri num velho livro sobre o assunto um sistema ideal para garantir que o sistema de giro livre funcionasse sempre, independente da tensão que o elástico colocasse no gancho da hélice, e de quebra, esse sistema ainda permite a troca da hélice sem disperdício do eixo!
É simples (vou começar a descrição da foto abaixo a partir da ponta esquerda):
- Tubo de plástico colado com "Cola tudo Aerobrás". Quando quiser trocar a hélice, aplico um pouco de thinner ali e solto o tubo liberando a hélice.
- Hélice de balsa entalhada a mão e pintada de preto. Pintei porque depois das cag*das que fiz nela (visuais apenas), só pintando de preto pra disfarçar :^). Reparem na lateral do cubo da hélice um tubinho com um arame em "U" passando por ele. Esse arame se movimenta livremente dentro do tubo, travando apenas quando de encontro à lateral da hélice.
- Entre a hélice e o arame de tração (vide abaixo) há uma arroela de 1/16, feita de um pedacinho de tubo de 1/16.
- Arame de tração que engata no arame em "U" por trás da hélice fazendo-a girar. Quando acaba a corda, o arame em "U" libera a passagem do arame de tração, permitindo o giro livre da hélice. Esse mesmo arame de tração (que esta enrolado e soldado no eixo da hélice) impede que o eixo corra para trás ao receber tensão do elástico.
- Conta de plástico "Aerobrás".
<-- Aqui acaba o sistema de giro livre -->
- Tubo de 1/16 por onde passa o eixo da hélice. Este tubo passa por dentro de um parafuso e este, está fixado ao suporte de arame.
- Gancho quadrado, finalizando o arame/eixo da hélice.
- Elástico Aerobrás de 1/8. Note o pedaço de "canudinho" para impedir que o elástico "suba" o gancho e se desprenda em pleno vôo.
- E por fim o elástico de 3,2 metros, trançado (4 tiras).
Fiz um vídeo do sistema em funcionamento. Ainda to procurando onde hospedar.
Ainda não testei o sistema em campo. Pretendo fazer isso amanhã (hoje).
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Problema:
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Voos duradouros exigem elástico longo (inclusive). Elástico longo, se não estiver trançado, após a descarga da corda tira o CG do lugar em pleno vôo! Ruim, bem ruim. Então, eu sempre tranço meus motores longos.
Acontece que um motor trançado fica em geral com o mesmo comprimento da distância do gancho da hélice e do pino/ganho trazeiro (vou chamar esse comprimento de "espaço motor", pra facilitar), então, mesmo descarregado, sem corda, ele não tira o CG do lugar... genial! Ok, se não fosse um detalhe bem pentelho: o motor trançado em geral põe tração suficiente no eixo para não deixar o giro livre da hélice funcionar como deveria (Omar, Beto, lembram do SkyBunny no Ibira? Ele planava com a hélice travada justamente porque eu estava usando um motor trançado).
Ou seja: sistema de giro livre tradicional (chamado de "rampa" e encontrado principalmente nas hélices de plástico) não são compativeis com motor trançado.
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Solução
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Consultando os mais experientes da FFML, fui presenteado com várias possíveis soluções. A partir dai fiz minhas próprias pesquisas e descobri num velho livro sobre o assunto um sistema ideal para garantir que o sistema de giro livre funcionasse sempre, independente da tensão que o elástico colocasse no gancho da hélice, e de quebra, esse sistema ainda permite a troca da hélice sem disperdício do eixo!
É simples (vou começar a descrição da foto abaixo a partir da ponta esquerda):
- Tubo de plástico colado com "Cola tudo Aerobrás". Quando quiser trocar a hélice, aplico um pouco de thinner ali e solto o tubo liberando a hélice.
- Hélice de balsa entalhada a mão e pintada de preto. Pintei porque depois das cag*das que fiz nela (visuais apenas), só pintando de preto pra disfarçar :^). Reparem na lateral do cubo da hélice um tubinho com um arame em "U" passando por ele. Esse arame se movimenta livremente dentro do tubo, travando apenas quando de encontro à lateral da hélice.
- Entre a hélice e o arame de tração (vide abaixo) há uma arroela de 1/16, feita de um pedacinho de tubo de 1/16.
- Arame de tração que engata no arame em "U" por trás da hélice fazendo-a girar. Quando acaba a corda, o arame em "U" libera a passagem do arame de tração, permitindo o giro livre da hélice. Esse mesmo arame de tração (que esta enrolado e soldado no eixo da hélice) impede que o eixo corra para trás ao receber tensão do elástico.
- Conta de plástico "Aerobrás".
<-- Aqui acaba o sistema de giro livre -->
- Tubo de 1/16 por onde passa o eixo da hélice. Este tubo passa por dentro de um parafuso e este, está fixado ao suporte de arame.
- Gancho quadrado, finalizando o arame/eixo da hélice.
- Elástico Aerobrás de 1/8. Note o pedaço de "canudinho" para impedir que o elástico "suba" o gancho e se desprenda em pleno vôo.
- E por fim o elástico de 3,2 metros, trançado (4 tiras).
Fiz um vídeo do sistema em funcionamento. Ainda to procurando onde hospedar.
Ainda não testei o sistema em campo. Pretendo fazer isso amanhã (hoje).
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Vou tentar explicar. É que explicado parece mais difícil do que realmente é :^)
- Depois de atar as duas pontas do motor, fazendo assim 1 loop, eu amacio e depois lubrifico o motor conforme já foi descrito em algum lugar por aqui.
- Seguro o meio do motor com um gancho em "S". Então pra direita do gancho cai metade do loop, e pra esquerda mesma coisa. Prenda a metade da esquerda em algum lugar, mas de forma a não diminuir o comprimento da metade da direita.
- Feito isso, dê cerca de 100 voltas na metade da direita, no sentido horário (usando um winder -dificil traduzir essa palavra- fica mais fácil) e sempre tomando cuidado pras voltas não passarem pro lado esquerdo.
- Agora junta à metade (da direita) que está enrolada a outra metade que está sem enrolar (da esquerda) e dê voltas no elástico no sentido anti-horário, até que o motor fique uniforme.
Pronto! O motor está trançado. Ele perde um pouco de suas voltas totais, mas tem todas as vantagens que já descrevi ai pra cima.
- Depois de atar as duas pontas do motor, fazendo assim 1 loop, eu amacio e depois lubrifico o motor conforme já foi descrito em algum lugar por aqui.
- Seguro o meio do motor com um gancho em "S". Então pra direita do gancho cai metade do loop, e pra esquerda mesma coisa. Prenda a metade da esquerda em algum lugar, mas de forma a não diminuir o comprimento da metade da direita.
- Feito isso, dê cerca de 100 voltas na metade da direita, no sentido horário (usando um winder -dificil traduzir essa palavra- fica mais fácil) e sempre tomando cuidado pras voltas não passarem pro lado esquerdo.
- Agora junta à metade (da direita) que está enrolada a outra metade que está sem enrolar (da esquerda) e dê voltas no elástico no sentido anti-horário, até que o motor fique uniforme.
Pronto! O motor está trançado. Ele perde um pouco de suas voltas totais, mas tem todas as vantagens que já descrevi ai pra cima.
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"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Celso Barsotti
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Fiz igualzinho o teu , IDÊNTICO!
Pena não ter maquina dig
Dei corda nele , pela helice e tudo mais
Por enquanto tudo funcionando!
o seu ;
Pena não ter maquina dig
Dei corda nele , pela helice e tudo mais
Por enquanto tudo funcionando!
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- t_giro_livre_por_tras_186.jpg (17.43 KiB) Exibido 59693 vezes
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
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- Omar Grassetti
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Alex,
Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.
A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?
Muito bacana a sua solução para a roda livre. O canudinho também é uma boa para travar a mecha no gancho.
Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?
Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.
A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?
Muito bacana a sua solução para a roda livre. O canudinho também é uma boa para travar a mecha no gancho.
Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?
[quote:daf37099a5="Omar Grassetti"]Alex,
Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.[/quote:daf37099a5]
Exatamente Omar. No meu FA Moth o nariz tá bem solto tbm e com o motor trançado, não há o perigo dele sair da posição em vôo.
[quote:daf37099a5="Omar Grassetti"]A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?[/quote:daf37099a5]
Tô usando o elástico da Aerobrás trançado no CT. Trançar o motor reduz sim o número de voltas totais em relação ao sem trançar, mas as vantagens (na minha opinião) superam esse contra.
O elástico da Aerobrás, definitivamente e infelizmente, é bem inferior MESMO ao importado. Tava tentando ver se dava pra fazer os dois minutos com o elástico da Aerobrás, assim, quem não tem o importado não ficaria na mão e saberia que daria pra tentar usando o nacional. Ainda não desisti, ainda quero tentar umas coisas, mas já vi que o páreo vai ser duro.
Acabo de chegar da UCA. Tarde perfeita, sem vento, grama alta, mulher e filhos junto, perfeito! Consegui trimar o CT usando o elástico Aerobrás mas só voei a no máximo 300 voltas. Não subiu metade do que subiria com o elástico importado. Mas vôo bonito! Ou seja, se não for pra competir, até dá pra brincar com o elástico nacional (to usando o de 1/8, amaciado e trançado)
[quote:daf37099a5="Omar Grassetti"]Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?[/quote:daf37099a5]
Omar, acabo de voltar da UCA, como disse acima, e o lugar tá perfeito pra voar livre, mas só sem vento (com vento o modelo vai parar no mato alto ai ja era). Por falar em já era, o zelador da pista achou meu primogênito CT!!!! Ainda não peguei com ele, não sei se estragou (ele deve ter pegodo muita chuva e sol desde o sumiço).
Meu, vai organizando a caravana pra Campinas! Certamente será muito jóia recebê-los aqui. Se dermos sorte do dia estar sem vento, putz vai ser demais!!! Aproveitei hoje pra finalmente trimar o FA Moth. Bicho até arrepiou! 150 voltas SÓ no elástico e ele subiu uns 10 metros! Mas infelizmente quando tava dando corda pra uma ultima chegagem, o elástico estourou. Só estragou um pouco do papel da lateral esquerda, nada grave. Sorte que tava a umas 100 voltas só. Se o elástico estivesse cheio, com umas 600/1000 voltas, não tinha sobrado muita coisa dele. Aprendi que mesmo com poucas voltas, deve-se usar um "blasting tube" pra dar a corda.
Cheguei na UCA hj 17:40 e voi até 18:40. Uma horinha e trimei o CT e o FA Moth (uns 6 voos cada).
Esta semana (vou confirmar se terça ou quinta) estarei em Sampa e posso passar no campão pra voar, à tarde... topas? Não sei qual a sua disponibilidade, ou de quem quizer passar por lá em pleno meio de semana :^)
Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.[/quote:daf37099a5]
Exatamente Omar. No meu FA Moth o nariz tá bem solto tbm e com o motor trançado, não há o perigo dele sair da posição em vôo.
[quote:daf37099a5="Omar Grassetti"]A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?[/quote:daf37099a5]
Tô usando o elástico da Aerobrás trançado no CT. Trançar o motor reduz sim o número de voltas totais em relação ao sem trançar, mas as vantagens (na minha opinião) superam esse contra.
O elástico da Aerobrás, definitivamente e infelizmente, é bem inferior MESMO ao importado. Tava tentando ver se dava pra fazer os dois minutos com o elástico da Aerobrás, assim, quem não tem o importado não ficaria na mão e saberia que daria pra tentar usando o nacional. Ainda não desisti, ainda quero tentar umas coisas, mas já vi que o páreo vai ser duro.
Acabo de chegar da UCA. Tarde perfeita, sem vento, grama alta, mulher e filhos junto, perfeito! Consegui trimar o CT usando o elástico Aerobrás mas só voei a no máximo 300 voltas. Não subiu metade do que subiria com o elástico importado. Mas vôo bonito! Ou seja, se não for pra competir, até dá pra brincar com o elástico nacional (to usando o de 1/8, amaciado e trançado)
[quote:daf37099a5="Omar Grassetti"]Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?[/quote:daf37099a5]
Omar, acabo de voltar da UCA, como disse acima, e o lugar tá perfeito pra voar livre, mas só sem vento (com vento o modelo vai parar no mato alto ai ja era). Por falar em já era, o zelador da pista achou meu primogênito CT!!!! Ainda não peguei com ele, não sei se estragou (ele deve ter pegodo muita chuva e sol desde o sumiço).
Meu, vai organizando a caravana pra Campinas! Certamente será muito jóia recebê-los aqui. Se dermos sorte do dia estar sem vento, putz vai ser demais!!! Aproveitei hoje pra finalmente trimar o FA Moth. Bicho até arrepiou! 150 voltas SÓ no elástico e ele subiu uns 10 metros! Mas infelizmente quando tava dando corda pra uma ultima chegagem, o elástico estourou. Só estragou um pouco do papel da lateral esquerda, nada grave. Sorte que tava a umas 100 voltas só. Se o elástico estivesse cheio, com umas 600/1000 voltas, não tinha sobrado muita coisa dele. Aprendi que mesmo com poucas voltas, deve-se usar um "blasting tube" pra dar a corda.
Cheguei na UCA hj 17:40 e voi até 18:40. Uma horinha e trimei o CT e o FA Moth (uns 6 voos cada).
Esta semana (vou confirmar se terça ou quinta) estarei em Sampa e posso passar no campão pra voar, à tarde... topas? Não sei qual a sua disponibilidade, ou de quem quizer passar por lá em pleno meio de semana :^)
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Celso Barsotti
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- Celso Barsotti
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Posso usar araldite no lugar da super bonder
Pelo menos no bloco central ?
Sei lá ! ,
parece que fica mais resistente!
Num sei , mas não confio muito na super bonder!
Semana que vem já vô voá!!!!!!!
Pelo menos no bloco central ?
Sei lá ! ,
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Num sei , mas não confio muito na super bonder!
Semana que vem já vô voá!!!!!!!
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- Celso Barsotti
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[quote:b8fb7688dc="betocastrucci"]cola epoxi (aradilte) pesa muito. o cloud tramp não precisa de tanto reforço nem de tanto peso. ca (cianoacrilato) é suficiente. agora eu não gosto da super bonder, uso a flash, mais barata e melhor.[/quote:b8fb7688dc]
Por aqui , nunca vi essa marca, flash
mas essa semana vou pra SP , e ai eu pego ela
voce poderia me dizer onde encontro ?
O que é ; "blasting tube"
Obrigadão á TODOS !!!!
BOA NOITE!!!!
Por aqui , nunca vi essa marca, flash
mas essa semana vou pra SP , e ai eu pego ela
voce poderia me dizer onde encontro ?
O que é ; "blasting tube"
Obrigadão á TODOS !!!!
BOA NOITE!!!!
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