Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

O Fox foi reformado e alterações foram feitas.

Agradeço a todos que ajudaram a compreender o problema e sugeriram soluções. Optei por fazer correções intermediárias não por precaução ou por discordar das sugestões mais experientes e embasadas que as minhas mas para avaliar e compreender a influência prática das alterações. Assim, para este segundo voo reduzi a decalagem para 1 grau e avancei o CG para 73 mm.

Tivemos um final de semana de excelentes ventos aqui em BH e hoje levei o modelo para o segundo voo. A velocidade do vento oscilou em torno dos 20Km/h com rajadas alcançando os 30km/h em alguns momentos e razoavelmente turbulento.

As alterações melhoraram significativamente o desempenho do modelo e foi possível até experimentar um pouco a sua capacidade acrobática. Ainda é preciso fazer alguns ajustes no butterfly e para o próximo voo devo zerar a decalagem. Posteriormente conforme me sentir mais seguro, tentarei recuar o CG de forma gradativa.

O único problema foi a rodinha do trem anterior que, conforme o esperado, não resistiu a um pouso mais forte.

Segue o vídeo do dia.



[vm]26851316[/vm]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

muito bom o voo, parabens :D

Agora que ta ajeitado ta voando bem ein :lol:

aiai... mais um sonho, voar com planadores de encosta...

Lambreta, qual planador/motoplanador vc indicaria pra quem quer começar e tem um Sd10 pra enxer o troço de frescuras?
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote="Campolina"]O Fox foi reformado e alterações foram feitas.

Agradeço a todos que ajudaram a compreender o problema e sugeriram soluções. Optei por fazer correções intermediárias não por precaução ou por discordar das sugestões mais experientes e embasadas que as minhas mas para avaliar e compreender a influência prática das alterações. Assim, para este segundo voo reduzi a decalagem para 1 grau e avancei o CG para 73 mm.

Tivemos um final de semana de excelentes ventos aqui em BH e hoje levei o modelo para o segundo voo. A velocidade do vento oscilou me torno dos 20Km/h com rajadas alcançando os 30km/h em alguns momentos e razoavelmente turbulento.

As alterações melhoraram significativamente o desempenho do modelo e foi possível até experimentar um pouco a sua capacidade acrobática. Ainda é preciso fazer alguns ajustes no butterfly e para o próximo voo devo zerar a decalagem. Posteriormente conforme me sentir mais seguro, tentarei recuar o CG de forma gradativa.

O único problema foi a rodinha do trem anterior que, conforme o esperado, não resistiu a um pouso mais forte.

Segue o vídeo do dia.



Bom dia,

Assisti o vídeo e parece que o modelo está com mais pegada, não sei se foi também seu jeito de pilotar. Nas curvas o modelo entra mai encaixado, realmente ficou melhor.

Parabéns


Tera
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Obrigado Rafakrav!

Marcos, a diferença foi grande mas parece que tem margem ainda para melhorar. Nas curvas em baixa velocidade ainda mostrava uma tendência em abaixar a cauda mesmo atuando com o leme. Para o próximo voo já estará com a decalagem zerada como vocês recomendaram. Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Blumm
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:05 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Blumm »

Campolina, belo voo!! agora sim!!
=]
pelo q vi, essa "acocada" que estás reclamando em curvas de baixa velocidade, será que não é por estar em baixa velocidade mesmo? o Fox é pra voar rápido, será que não está muito leve, prejudicando a penetração? Eu tinha um Fox de EPP da Windrider, e o problema que prejudicava o voo era o peso (muito leve), pois perdia muita velocidade nas curvas, tendo que sempre apontar o nariz pro chão nas curvas para faze-las mais redondas!

um abraço!
Blumm
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:ede3c206e4="Campolina"]Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.[/quote:ede3c206e4]

Campolina.

Lastro é simples de se tratar: não precisa começar de 500 em 500g. Basta 50g no Duo e já sentirá diferença. E vai aumento aos poucos até chegar no conforto+segurança.

Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

[quote:3f44b052b5="Lambreta"]
...Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)[/quote:3f44b052b5]

Pois é mas neste ponto já estou melhorando. Para você ter idéia só ontem fiz 5 pousos com o Fox. Para quem fazia um ou dois por final de semana já é uma boa evolução! :lol:
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

de um pra cinco? nem o PIB da China foi tão agressivo!

Pedi essa :(

A rodinha quebou no eixo/suporte ou estourou mesmo?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Só estourou a rodinha mesmo, na verdade o aro que era de plástico.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Responder