[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.
- alexandre lopes
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[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.
Olá turma do e-voo, depois de ter construído recentemente o piper de 2 metros com eletrônica simples e o projeto ter sido concluído com êxito, resolvi fazer algo um pouco maior e testar um poucos meus limites estruturais em construção.
O objetivo do projeto:
Construção de um Piper com 3 metros de envergadura utilizando eletrônica simples onde o peso final maximo será 1500 gramas.
Setup de eletrônica:
Motor 1200kv
ESC 30A
Bateria 3S 1800mah
Dois servos 9g
Dois servos 16g
Fuselagem e asa em P0
Leme, Profundor, Estabilizadores vertical e horizontal em depron 5 mm.
Reforços estruturais em fibra de vidro e balsa.
Entelagem em fita branca, para um melhor acabamento.
[img:8d4f3708f8]http://img703.imageshack.us/img703/4993/09012008010.jpg[/img:8d4f3708f8]
O objetivo do projeto:
Construção de um Piper com 3 metros de envergadura utilizando eletrônica simples onde o peso final maximo será 1500 gramas.
Setup de eletrônica:
Motor 1200kv
ESC 30A
Bateria 3S 1800mah
Dois servos 9g
Dois servos 16g
Fuselagem e asa em P0
Leme, Profundor, Estabilizadores vertical e horizontal em depron 5 mm.
Reforços estruturais em fibra de vidro e balsa.
Entelagem em fita branca, para um melhor acabamento.
[img:8d4f3708f8]http://img703.imageshack.us/img703/4993/09012008010.jpg[/img:8d4f3708f8]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
-
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- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
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Eu não "acho" nada, porque achismo nunca ganhou campeonato!
Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!
Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.
Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.
Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).
Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!
Mas só para brincar com as idéias:
Envergadura: 300cm
Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)
Área Alar: 150dm²
Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!
Então temos os seguinte:
Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5
RPM: 9350
Empuxo estático: 854g
Pitch Speed: 19,8m/s
Calculando com 1,7kg temos o seguinte:
Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)
Cruzeiro: 4m/s
Segura: 6,9m/s
O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.
Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".
Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!
Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!
PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.
Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!
Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.
Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.
Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).
Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!
Mas só para brincar com as idéias:
Envergadura: 300cm
Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)
Área Alar: 150dm²
Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!
Então temos os seguinte:
Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5
RPM: 9350
Empuxo estático: 854g
Pitch Speed: 19,8m/s
Calculando com 1,7kg temos o seguinte:
Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)
Cruzeiro: 4m/s
Segura: 6,9m/s
O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.
Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".
Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!
Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!
PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.
- Alvaro Alves
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- alexandre lopes
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[quote:b76969fe71="HeliSpot10"]estou torcendo prá dar certo, (mesmo achando uqe modelo grande e motor pequeno é uma carniça)
se o de 2 metros voou bem.3 metros deve ficar legal.[/quote:b76969fe71]
Valeu amigo, energia positiva é a chave para dar certo. Três metros creio ser o limite para esta eletronica.
[quote:b76969fe71="Gilberto"]Posso estar errado, mas creio que 2822 e tres metros de asa já é superestimar a capacidade do "bixinho".[/quote:b76969fe71]
Olá Gilberto, dessa vez quero chegar no limite do 2822 se tudo der certo acho que dá para voar decolar há 75% de potencia no motor e velocidade de cruzeiro a 60%.
Vamos ver ...
[quote:b76969fe71="guiga_x"]Cara, estou construindo meu primeiro aeromodelo big scale com 2 m por 2 m. Incentivo voce a prosseguir na empreitada!!!
Na verdade, se voce consegue fzer com que ele seja bem leve, pode usar tranquilamente eletronica de avioes em escala normalmente utilizada por ai.
Sucesso!!![/quote:b76969fe71]
A idéia é esta, fazer voar com ajuda da aerodinâmica, propulsão vai ser apenas um detalhe.
Valeu pela força.
[quote:b76969fe71="Leonardo Paci"]caso der certo sou o proximo :D :D :D[/quote:b76969fe71]
Vai dar certo, pode ir preparando as placas de P0 para montar o seu! 8)
[quote:b76969fe71="thi_cesar"]Rapaz..... 3 metros com 2822..... vai usar quantos?rs.....
acho que fica complicado não pelo peso do modelo, mas pelo arrasto que o modelo vai ter..... com certeza a fuselagem do modelo vai ser larga e uma helice de 10 polegadas vai sumir........
Abraço e sorte com o projeto.
Thiago[/quote:b76969fe71]
Thiago, para este projeto só não irei obedecer a escala de largura da fuselagem e corda de asa.
Ainda estou matutando aqui uma medida para não ficar tão fora, mas logo, logo posto as medidas.
Dessa vez acho que toda boa sorte aqui, será muito bem vinda.
Valeu!
[quote:b76969fe71="Gustavo Murad"]Eu não "acho" nada, porque achismo nunca ganhou campeonato!
Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!
Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.
Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.
Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).
Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!
Mas só para brincar com as idéias:
Envergadura: 300cm
Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)
Área Alar: 150dm²
Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!
Então temos os seguinte:
Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5
RPM: 9350
Empuxo estático: 854g
Pitch Speed: 19,8m/s
Calculando com 1,7kg temos o seguinte:
Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)
Cruzeiro: 4m/s
Segura: 6,9m/s
O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.
Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".
Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!
Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!
PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.[/quote:b76969fe71]
Grande Gustavo, obrigado pela dica do perfil MH32 vou estudar esta possibilidade.
Sobre arrasto, estava pensando em usar fita adesiva branca para um melhor acabamento e resistencia, passando um soprador termico para a fita fundir no isopor. (Fiz assim na asa do piper de 2 metros.)
Para conseguir diminuir ainda mais o arrasto, sei que para muitos parecem até loucura, mas estava pensando em encerar a asa e fuselagem antes do vôo. :roll:
Mas só voando para saber, por precaução irei levar uma cera liquida no dia da estréia.
Forte abraço irmão, e obrigado pelo auxilio técnico.
[quote:b76969fe71="Alvaro Alves"]Alexandre qualquer coisa usa um pinhão e uma coroa de Heli que voce poderá ter uma hélice bem maior, com muita força sobrando. Sorte na empreitada.[/quote:b76969fe71]
Valeu Alvaro, futuramente irei estudar esta possibilidade de construir uma caixa de redução para utilizar helices maiores.
[quote:b76969fe71="marcelo marques"]Estou pensando em construir em piper 4m de envergadura,usando motorzinho de carrinho de controle MADE IN CHINA.Brincadeira!!!To acompanhando,com certeza vai dar certo.
Valeu!![/quote:b76969fe71]
Bom se o 2822 levantar com meio motor este de 3 metros, com certeza sairá a versão 4 metros do projeto 2822. rsss
Valeu pelo incentivo.
[quote:b76969fe71="torrola"]Daqui a pouco o fera em aeromodelismo vai opinar esperem só e voces verão...[/quote:b76969fe71]
Como diria aquele cara do zorra total, "Espéra pra ver" :wink:
[quote:b76969fe71="SirRobbyn"]Você já sabe qual a largura do "nariz"? Caso ele fique muito largo irá reduzir muito a eficiência da hélice, que já é pequena.[/quote:b76969fe71]
Como respondi para o Thiago logo acima, a largura da fuselagem não irei seguir escala, mas estou pensando em um meio termo para não ficar muito desproporcional. Inclusive estou pensando em fazer um colw aerodinamico.
-----------------------------------------
Bom pessoal, segue umas fotos do trabalho de ontem, hoje irei dar continuidade na construção e amanhã estou de volta.
Cortei as duas partes da fuselagem, e colei os reforços em fibra de vidro.
[img:b76969fe71]http://img200.imageshack.us/img200/3473/10012008009.jpg[/img:b76969fe71]
se o de 2 metros voou bem.3 metros deve ficar legal.[/quote:b76969fe71]
Valeu amigo, energia positiva é a chave para dar certo. Três metros creio ser o limite para esta eletronica.
[quote:b76969fe71="Gilberto"]Posso estar errado, mas creio que 2822 e tres metros de asa já é superestimar a capacidade do "bixinho".[/quote:b76969fe71]
Olá Gilberto, dessa vez quero chegar no limite do 2822 se tudo der certo acho que dá para voar decolar há 75% de potencia no motor e velocidade de cruzeiro a 60%.
Vamos ver ...
[quote:b76969fe71="guiga_x"]Cara, estou construindo meu primeiro aeromodelo big scale com 2 m por 2 m. Incentivo voce a prosseguir na empreitada!!!
Na verdade, se voce consegue fzer com que ele seja bem leve, pode usar tranquilamente eletronica de avioes em escala normalmente utilizada por ai.
Sucesso!!![/quote:b76969fe71]
A idéia é esta, fazer voar com ajuda da aerodinâmica, propulsão vai ser apenas um detalhe.
Valeu pela força.
[quote:b76969fe71="Leonardo Paci"]caso der certo sou o proximo :D :D :D[/quote:b76969fe71]
Vai dar certo, pode ir preparando as placas de P0 para montar o seu! 8)
[quote:b76969fe71="thi_cesar"]Rapaz..... 3 metros com 2822..... vai usar quantos?rs.....
acho que fica complicado não pelo peso do modelo, mas pelo arrasto que o modelo vai ter..... com certeza a fuselagem do modelo vai ser larga e uma helice de 10 polegadas vai sumir........
Abraço e sorte com o projeto.
Thiago[/quote:b76969fe71]
Thiago, para este projeto só não irei obedecer a escala de largura da fuselagem e corda de asa.
Ainda estou matutando aqui uma medida para não ficar tão fora, mas logo, logo posto as medidas.
Dessa vez acho que toda boa sorte aqui, será muito bem vinda.
Valeu!
[quote:b76969fe71="Gustavo Murad"]Eu não "acho" nada, porque achismo nunca ganhou campeonato!
Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!
Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.
Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.
Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).
Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!
Mas só para brincar com as idéias:
Envergadura: 300cm
Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)
Área Alar: 150dm²
Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!
Então temos os seguinte:
Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5
RPM: 9350
Empuxo estático: 854g
Pitch Speed: 19,8m/s
Calculando com 1,7kg temos o seguinte:
Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)
Cruzeiro: 4m/s
Segura: 6,9m/s
O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.
Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".
Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!
Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!
PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.[/quote:b76969fe71]
Grande Gustavo, obrigado pela dica do perfil MH32 vou estudar esta possibilidade.
Sobre arrasto, estava pensando em usar fita adesiva branca para um melhor acabamento e resistencia, passando um soprador termico para a fita fundir no isopor. (Fiz assim na asa do piper de 2 metros.)
Para conseguir diminuir ainda mais o arrasto, sei que para muitos parecem até loucura, mas estava pensando em encerar a asa e fuselagem antes do vôo. :roll:
Mas só voando para saber, por precaução irei levar uma cera liquida no dia da estréia.
Forte abraço irmão, e obrigado pelo auxilio técnico.
[quote:b76969fe71="Alvaro Alves"]Alexandre qualquer coisa usa um pinhão e uma coroa de Heli que voce poderá ter uma hélice bem maior, com muita força sobrando. Sorte na empreitada.[/quote:b76969fe71]
Valeu Alvaro, futuramente irei estudar esta possibilidade de construir uma caixa de redução para utilizar helices maiores.
[quote:b76969fe71="marcelo marques"]Estou pensando em construir em piper 4m de envergadura,usando motorzinho de carrinho de controle MADE IN CHINA.Brincadeira!!!To acompanhando,com certeza vai dar certo.
Valeu!![/quote:b76969fe71]
Bom se o 2822 levantar com meio motor este de 3 metros, com certeza sairá a versão 4 metros do projeto 2822. rsss
Valeu pelo incentivo.
[quote:b76969fe71="torrola"]Daqui a pouco o fera em aeromodelismo vai opinar esperem só e voces verão...[/quote:b76969fe71]
Como diria aquele cara do zorra total, "Espéra pra ver" :wink:
[quote:b76969fe71="SirRobbyn"]Você já sabe qual a largura do "nariz"? Caso ele fique muito largo irá reduzir muito a eficiência da hélice, que já é pequena.[/quote:b76969fe71]
Como respondi para o Thiago logo acima, a largura da fuselagem não irei seguir escala, mas estou pensando em um meio termo para não ficar muito desproporcional. Inclusive estou pensando em fazer um colw aerodinamico.
-----------------------------------------
Bom pessoal, segue umas fotos do trabalho de ontem, hoje irei dar continuidade na construção e amanhã estou de volta.
Cortei as duas partes da fuselagem, e colei os reforços em fibra de vidro.
[img:b76969fe71]http://img200.imageshack.us/img200/3473/10012008009.jpg[/img:b76969fe71]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
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Rapaz, só vejo o problema da frete grande do modelo!! Vai ter que usar uma hélice grande...será que o motor puxa essa hélice!?
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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