A reforma do StarFenix

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
betomeconi
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 6:22 pm
Localização: Franco da Rocha/ Mairiporã

Mensagem por betomeconi »

Olá, tudo bem?
Tenho um Starflyer e voa muito, no primeiro dia logo na decolagem meu instrutor esqueceu de verificar os ailerons e, adivinha, estavam invertidos, parecia a Daiane dos Santos, motor para um lado avião pro outro, enfim, 1h depois e um pouco de epoxi na parede de fogo e o avião já estava decolando.
Agora, não sou muito experiente em construções, mas achei que você aliviou demais as laterais da fuselagem, ainda mais considerando que um glow, motor este que gera algumas vibrações quando em funcionamento, podendo assim causar uma fadiga no material e este venha a falhar.
Acredito que fazendo as laterais inteiras você evitará acidentes e, ainda mais, aliviando deste jeito pode acontecer que o aero venha ficar com peso de cauda e, talvez, você tenha que acrescentar lastro para chegar no cg correto, no meu que utilizo um OS 46FX tive que acrescentar peso.
Espero ter ajudado, abraços Beto.
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

[quote:29e77867c4="betomeconi"]Olá, tudo bem?
Tenho um Starflyer e voa muito, no primeiro dia logo na decolagem meu instrutor esqueceu de verificar os ailerons e, adivinha, estavam invertidos, parecia a Daiane dos Santos, motor para um lado avião pro outro, enfim, 1h depois e um pouco de epoxi na parede de fogo e o avião já estava decolando.
Agora, não sou muito experiente em construções, mas achei que você aliviou demais as laterais da fuselagem, ainda mais considerando que um glow, motor este que gera algumas vibrações quando em funcionamento, podendo assim causar uma fadiga no material e este venha a falhar.
Acredito que fazendo as laterais inteiras você evitará acidentes e, ainda mais, aliviando deste jeito pode acontecer que o aero venha ficar com peso de cauda e, talvez, você tenha que acrescentar lastro para chegar no cg correto, no meu que utilizo um OS 46FX tive que acrescentar peso.
Espero ter ajudado, abraços Beto.[/quote:29e77867c4]

Olá Beto, não sei se reparou mas usei compensado 4mm, é muito mais resistente do que a balsa, porém mais pesado.

O que fiz foram alívios arredondados, arredondando os alívios vc distribui o vetor da força que vai agir em determinados pontos, (lembra do principio do arco?) isso tudo sem perder a resistencia da madeira e chegando a um peso semelhante ao da balsa.

O aero ficou com uma frente muito forte, acredito que se bater de frente vai quebrar a cauda! hehehe...
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

Essa noite com uma ventania aqui em BH meu aero caiu da última prateleira da dispensa e quebrou o conjunto de cauda. (Detalhe que não quebrou em nenhuma parte que reformei, isso confirma a eficiencia da reforma com relação a resistencia).

Porém uma outra alegria fez o meu dia! Consegui comprar a asa do solo sport de um amigo aqui de BH "Bikalho" do fórum.

Animado por ter comprado a asa acabei terminando hoje mesmo o profundor e leme.
(reforcei todas as colagens de todas as peças da cauda com cola de madeira.)

Então posto uma foto do starfenix posando com sua nova asa!


[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/196/dscf1974hz.jpg/][img:52e8d0ade1]http://img196.imageshack.us/img196/8848/dscf1974hz.jpg[/img:52e8d0ade1][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Guilherme Teixeira
Piloto Rapha
membro
Mensagens: 550
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 4:42 pm
Localização: Rio de janeiro,Rio de janeiro

Mensagem por Piloto Rapha »

parceiro,voce ja comprou os servos?????por que nao compra esse com 2 rolamentos da hitec?????eu vou colocar no meu!

http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=31425S
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

[quote:d8b89c5119="Piloto Rapha"]parceiro,voce ja comprou os servos?????por que nao compra esse com 2 rolamentos da hitec?????eu vou colocar no meu!

http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=31425S[/quote:d8b89c5119]

Fala Rapha, ainda não comprei, mas até que é uma boa idéia esse com rolamento, o preço ta legal.

Obrigado!
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

eu to usando o HS-311 somente pro acelerador dos aeros, que não exige tanta força nem nada... ele é bom e muito barato...
pro restante, tenho usado os HS-325HB, que é com 1 rolamento e engrenagens de karbonite, que são 5 vezes mais resistente que as de nylon que vem nos outros servos...
comprei mais uns HS-485 Deluxe, que são com rolamento e engrenagem de karbonite, e torque de 4,8kg a 6,0kg, pra usar no meu Extra 300 .46...
sinceramente, só uso servos Futaba (originais sempre) e Hitec nos aeros, e não tenho do que reclamar...

e to esperando o final da montagem com as fotos aí!
MAYKON BUSS
Responder