Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:8aed5709cf="claudiorfernandes"]Roberto e Jorge, na configuração de CORRENTE CONSTANTE é o pino "adj" que fornece a corrente mesmo... se estudarem com cuidado o funcionamento do regulador, verão que ele vai manter estável a tensão entre os pinos "adj" e "out", em um valor próximo dos 2V. Como essa tensão é mantida fixa, a corrente que passa pelo resistor também é mantida estável, após atravessar a carga (no caso, as baterias).
Não há erro nenhum nas informações, em nenhum dos casos.[/quote:8aed5709cf]ah obrigado pela resposta, vou fingir que entendi :roll: desculpe não estava questionando, montei conforme vi na foto e funcionou, meus conhecimentos param por aí.

Aproveitando: a corrente dessa fonte é de (aproximadamente) 30 mah com o resistor de 39R, correto? Portanto, para carregar uma bateria de Nimh de 1800 mah será necessário um tempo de 90 horas (três dias e 18 horas), é isso ou errei feio?? Significaria que se eu "esquecesse" a bateria ligada por uma semana, não chegaria a prejudicá-la, correto?
Agradeço.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Para achar tempo de carga ou descarga de qualquer coisa uma regra de três resolve fácil graças a proporcionalidade que podemos sugerir:

Então:

30mAh ----- 1hora (60min)

1800mAh -------- X (min)


(1800*60)/30 = 3600min

Ou em horas:

3600m/60m = 60h

Ou em dias:

60h/24h = 2,5dias (0,5dia = 12horas) então: 2 dias e 12 horas!



Resumo, errou.... não são 3 dias e 18hora se sim 2 dias e 12horas!

Deixando 90h carregando "entrariam": 90h*30mAh = 2700mAh em uma bateria qualquer....
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:d9ff8b1296="Gustavo Murad"]Para achar tempo de carga ou descarga de qualquer coisa uma regra de três resolve fácil graças a proporcionalidade que podemos sugerir:

Então:

30mAh ----- 1hora (60min)

1800mAh -------- X (min)


(1800*60)/30 = 3600min

Ou em horas:

3600m/60m = 60h

Ou em dias:

60h/24h = 2,5dias (0,5dia = 12horas) então: 2 dias e 12 horas!



Resumo, errou.... não são 3 dias e 18hora se sim 2 dias e 12horas!

Deixando 90h carregando "entrariam": 90h*30mAh = 2700mAh em uma bateria qualquer....[/quote:d9ff8b1296]ah, entendi, mas não teria que dar um "desconto" de 50% de acréscimo no tempo de carga? não lembro aonde li isso :roll: .. daí daria 60 horas x 1,5 = 90 horas, ou 90/24 = 3 dias e 18 horas... ou não é necessário esse acréscimo?
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

É necessário fornecer 1,4 vezes a capacidade nominal da bateria para garantir uma carga de 100%, pois parte da energia entregue pelo carregador é convertida em calor no processo.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Cláudio, não querendo mas já abusando, para montar um esquema para alimentar um ni-starter a partir de uma bateria de campo de 12Vcc, 07Ah: posso aproveitar o esquema, substituindo a fonte pela bateria (eliminaria a fonte e os diodos e montaria o esquema a partir daí), e colocar o mesmo resistor de 39R no CI? A corrente seria adequada para manter a carga do ni-starter? Ou seria mais conveniente reduzir o valor do resistro, para uma carga rápida??? Lembrando que não quero carregar o ni-starter, mas apenas não quero correr o risco de acabar a carga do mesmo durante o dia, seria para alimentar uma bateria de nicd de 1800 mah (a do ni-starter).
Se você puder me dar uma luz, ou sugerir outro valor de carga, enfim... eu agradeço...
Desde já, obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, Roberto, a corrente de um Nistart gira em torno de 3 a 5A.... Tem de usar um regulador PWM. Existem diversos circuitos para isso, e também produtos comerciais de baixo custo, com o nome de GLOW DRIVER.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:e9c7772c10="claudiorfernandes"]Não, Roberto, a corrente de um Nistart gira em torno de 3 a 5A.... Tem de usar um regulador PWM. Existem diversos circuitos para isso, e também produtos comerciais de baixo custo, com o nome de GLOW DRIVER.[/quote:e9c7772c10]Cláudio, obrigado pela respopsta, mas creio que não é bem isso o que eu quis dizer. Para dar partida no motor eu utilizo uma bateria Nicd de 1800 mah, para aquecer o filamento da vela. O que eu estava pensando é em colocar na caixa de campo um circuito que, alimentado pela bateria da caixa de campo, de 12 Vcc e 07 Ah, possa carregar a bateria de Nicd.
Não sei se consegui ser claro dessa vez... existem painéis de campo que levam esse circuito embutido, seria o circuito que chamam "glow starter charger", veja se a figura ajuda...
novamente, obrigado.
Anexos
2637_ghcap0306.jpg
2637_ghcap0306.jpg (29.13 KiB) Exibido 23262 vezes
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

To ficando velho....
Pode sim, mas eu sugeriria reduzir o resistor para aumentar a corrente de carga, que pode beirar 1A no caso de um Nistart típico....
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:89b2ffeab1="claudiorfernandes"]:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

To ficando velho....
Pode sim, mas eu sugeriria reduzir o resistor para aumentar a corrente de carga, que pode beirar 1A no caso de um Nistart típico....[/quote:89b2ffeab1][b:89b2ffeab1]VALEEEEEUUUU!!![/b:89b2ffeab1] :D :D :D
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
Faleny
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Nov 24, 2011 2:33 pm

Mensagem por Faleny »

R=1,25/i
valeu pela formula, procurei na net e só achei aqui!!, D+ esse Forum, apesar de eu não ter nenhum aeromodelo,eu ja consertei alguns,sou reparador de circuitos eletronicos
Baratinho baratinho!!
Responder