27% qual bateria usar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

27% qual bateria usar?

Mensagem por Stewart#7 »

Amigos, ja tinha um post aqui com essa dúvida no fim não sanei a mesma ainda.

Possuo um aero com motor zdz 60cc zero. este segundo manual aceita na ignição de 5 à 7v. Poderia eu, usar uma bateria Life 6,6v direto? talvez uma de 2200 mah 10 ou 20c?


E no rx? Usarei 9 servos todos digitais de alto torque, o que me aconselham? LIpo + ubec turnigy, nicd, nimh?

Quem tem boa experiência com aeros grandes e poder ajudar agradeço.

Att, Stewart
_________________
| Jato KYOSHO | Sequence F3A l Yak 54 l Spektrum DX7™ l
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Se no manual diz de 5 à 7 no manual, então pode colocar uma life 6,6 direto.

Agora para tudo isso de servos, o ideal é voce ter mais de uma bateria e usá-las em paralelo, pode ser duas life se seus servos suportarem 6v.
servos digitais consomem bastante, se colocar somente uma bateria, a tensão sobre carga pode cair muito, pois isso usa-se mais de uma bateria, para diminuir esta caracteristica das baterias..

nimh e nicd na minha opinião sem chances... isso sem comentar o tempo pra carregar.
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

OK, Mas a life 6,6 é a máxima? ou nominal dela apenas?
E o servo trabalha de 4,8 à 6v, 6,6 não excederia essa voltagem?

Também pensei nas life, falicitaria, não usaria nada de regulado, porém é confiável esse 6,6v? Ela não irá ultrapassar essa voltagem?

No caso, duas baterias de 1800mah, vão dar conta do recado? terei no máximo 6 servos trabalhando ao mesmo tempo de vez em quando.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

6v no servo é nominal certo? o mesmo que 5S de nimh por exemplo
1,4 * 5 = 7v

6,6 é nominal na life tambem, e 7,2 carregadas, mas elas logo voltam e se estabilizam em 6,6 e ficam ali até a carga quase acabar... sei pq tenho o A9 e usava life no meu gasolina.

Se duas de 1800 vão dar vai depender de quantos voos vai querer fazer... hehehe uns 8 voos da pra fazer tranquilo.
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

Não provavelmente rola uns 4 voos por final de semana.

Bom se ela ultrapassa carregada, então creio que na ignição não é uma boa, uma hydramax ali iria bem não?
Ja os servo essa é a especificação
Weight: 52g / 1.84oz
Dimensions: 40.5 x 20 x 42mm / 1.60" x 0.78" x 1.62"
Torque At 6.0V: 10.6kg/cm , 190 oz/in
Speed At 6.0V: 0.13 sec / 60° at no load
Operating voltage: 4.8 - 6.0V


sendo assim não sei dizer se pode ou não passar disso.

Ou uso duas lipo em paralelo com 1 regulador no rx, e uma nicd na ignição?


vixxiii bateria é o bicho, cada um diz uma coisa....srrsrs queria a mais prática que corre menos riscos.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Menos risco?
Life 2S para os servos direto.
Nimh 4S para ignição.

Para o leme coloque um servo de 12kg pelo menos. mais garantido.. e todos com engrenagem de metal pelo menos.
Avatar do usuário
jrmedeiros
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Set 12, 2011 5:14 pm

Mensagem por jrmedeiros »

Estou montando um Extra 260 30% como motor DLE 55cc.

para a ignição do motor irei utilizar ni-cd 4.8 1000 mah.

e para o RX uma lipo 2S 7.4 2200mah com U-BEC.
irei utilizar apenas 5 servos digitais e um standart.

irei utilizar as baterias certas??
Stewart#7
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 1:51 pm
Localização: Joinville

Mensagem por Stewart#7 »

Amigo, não decidi o que irei usar, mas tenho comigo que está usando pouca coisa ai.
Principalmente a de ignição, no mínimo 2000mah.

Vou aguradar mais opções.


Respondendo ao amigo Rgil, sim no leme usarei um servo de 14kg e tray.


Jrmedeiros - Reveja isso, esta muito fraco seu sistema de alimentação em ambas as partes.
_________________
| Jato KYOSHO | Sequence F3A l Yak 54 l Spektrum DX7™ l
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

[quote:dd31e6ce2c="Stewart#7"]OK, Mas a life 6,6 é a máxima? ou nominal dela apenas?
E o servo trabalha de 4,8 à 6v, 6,6 não excederia essa voltagem?

Também pensei nas life, falicitaria, não usaria nada de regulado, porém é confiável esse 6,6v? Ela não irá ultrapassar essa voltagem?

No caso, duas baterias de 1800mah, vão dar conta do recado? terei no máximo 6 servos trabalhando ao mesmo tempo de vez em quando.[/quote:dd31e6ce2c]

Stewart, o servo que trabalha até 6v suporta o pico de um pack de 6v carregado que dá em torno de 7. Então a life é a máximo que pode usar, com certeza se usar uma lipo vai queimar. Montei o meu com servos HV e lipo, mesmo assim já me arrependi e poderia ter montado com servos sem HV e o uso de life - ficaria um setup melhor.

Qual o receptor irá usar? Pela quantidade de servos, para maior segurança no fornecimento de energia seria usar duas baterias e duas chaves heavy duty. Caso ainda não tenha o receptor e irá comprar, considere pensar num power safe. Abraço.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
diego_bf2
membro
Mensagens: 521
Registrado em: Ter Mar 16, 2010 8:28 pm
Localização: Cocal do Sul - SC - 21
Contato:

Mensagem por diego_bf2 »

Minha vez:

No meu Katana 29% eu uso na iginição uma lipo 3s de 1000mah com um UBEC 5a.
Já pros servos uso uma lipo 2s 2400mah com UBEC de 5a também.

Vários voos já e nenhum problema.
Responder