Fotos do 9o camping E-voo em Itu

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Só estando lá ... e agora no 10o. acho que vai ser mais ... mas veja o vídeo que o Alex irá postar ...
OK, now it´s all yours, Alex.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

coloquei os videos no rcgroups, menos o do chabu.

o primeiro ficou mesmo muito perto, da pra ver como foi o lancamento, mas nao da pra ver quase do voo porque o bichinho sobe que nem foguete e sai da frente da camera.

o segundo da pra ver melhor o voo, mas como está mais longe e tinha alguem na frente, nao se ve a plataforma de lancamento.

O tópico é este: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=495005#post5218113

parabens ao BigSpectro, os foguetes de KNo3 foram fantásticos!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Analisando o vídeo, descobri que

1) O video tem 15 quadros por segundo, demora cerca de 7 quadros do início da ignção até a decolagem, portanto cerca de 0,5s

2) entre o quinto e o sexto quadro após a decolagem (quando ele atravessa uma parte azul grande entre as nuvens) dá cerca de 1,7 vezes a altura do régis de cerca de 1,75m, portanto cerca de 3 metros em 1/15 de segundo, 45m/s, 162km/h!!!

3) a subida dura cerca de 45 quadros antes de perder velocidade e sair da trajetoria vertical, se ele manteve a velocidade na subida já seriam mais de 150m, se ele continuou acelerando provavelmente passou longe disto
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Heheh ... sabia que o Alex iria extrair os dados dos vídeos ... :-)
Da próxima vez faço melhor as tomadas das filmagens. :-)
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alexmag,

Você demorou mas acabou aderindo ao vôo livre.

Ou esse foguete é rádio controlado?

Por falar nisso, o Jetex não passa de um mini foguetinho e é uma boa para levar miniplanadores lá para cima. O problema é que para esse negócio virar buscapé não precisa muito.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:621a2bc373="Omar Grassetti"]Alexmag,

Você demorou mas acabou aderindo ao vôo livre.

Ou esse foguete é rádio controlado?

Por falar nisso, o Jetex não passa de um mini foguetinho e é uma boa para levar miniplanadores lá para cima. O problema é que para esse negócio virar buscapé não precisa muito.[/quote:621a2bc373]

Pois é, Omar, o foguete foi a sensação do domingo.

A alegria de fazer algo capaz de voar sozinho a uma velocidade e altura incríveis foi explêndida. Tantas variáveis que poderiam fazê-lo sair da trajetória e mesmo assim o bichinho voando implacável melhor do que se eu o estivesse pilotando.

Na minha adolescência havia uma mini-enciclopédia com modelos de aviões, mísseis, etc., ainda tenho um volume de caças e um de mísseis, que achei há alguns dias.

Como fiz tudo às pressas e era impossível ter certeza de que tudo estava alinhado, não sabia se as aletas aguentariam a velocidade, se o empuxo do motor seria no eixo, etc., lembrei de alguns mísseis que têm as aletas ligeiramente em ângulo para induzir rotação no eixo e melhorar a estabilidade, e assim fiz. Infelizmente não é possível saber se subiu girando, mas a trajetória foi linda.

Nesta hora o Régis lembrou de modelos de vôo livre movidos a foguete do site www.theplanpage.com, e ficamos de consultar nosso fogueteiro-mor BigEspectro para saber se é possível fazer motores mais lentos para estas ocasiões.

Mas na verdade não é a primeira vez que faço vôo livre. Meu Cessnão de 2m teve mais de 70% de suas horas de vôo por conta própria, sem piloto. Cheguei a pegar um segundo modelo para fazer vôo em formação seguindo-o pelo céu.

Mesmo antes disto, desde meus 4 anos faço modelos de vôo livre, meus primeiros modelos RC voaram bem graças a esta longa experiência de construção, que recomendo à criançada que me procura no camping querendo começar.

Só falta mesmo é perder o medo de usar o estoque de balsa que tenho em casa :)
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

ALEX, FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE MEUS MOTORES FIZERAM ESSE SUCESSO TODO,
Eles forAm feitos a mais ou menos dois anos pasados, apenas para testes de armazenamento já que exportei esse tipo de motor, para quase o mundo todo e precisava saber como seria já que sáo feitos de fertilizante, (adubos) e acucar, e nada mais, não leva nenhum componente a não ser isso.
Na América do Sul, somos apenas dois a produzir essa classe de propulsor, eu e uma firma na Argentina de um amigo.
Quanto as empenas ou aletas, já não usamos torce-las como vc fez, muito embora seja bom para a estabilidade da subida, elas diminuem o alcance haja vista o aumento do arrasto.....
A queima que alguém disse estar acontecendo qd em retorno, nada mais é que uma carga de delay, um retardo que fazemos para posteriormente explodir a carga de ejeção do paraquedas que, no seu caso não existiam , somente a carga que poderia ser de várias cores diferentes.
Essa fumaça de queima, foi desenvolvido por nós, como uma bomba de fumaça para aeromodelismo em apresentações, mas o proJeto ficou meio que de lado pala minha ansia de querer voar elétricos.
Volto hoje ao foguetismo incentivado por esses dois vídeos,,,.......parabens a todos que participaram.
Bye
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

alguem poderia converter esses videos pra outro formato... quicktime no windows so serve pra encher o saco no tray
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não consegui abrir o vídeo com meus editores de imagens, por isto deixei no QuickTime mesmo.

Assim que liberar um pouco de área para instalar os outros programas que tenho tentarei novamente...
Responder