F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
Paulo em minhas pesquisas encontrei este material
http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=3901804
espero que possa ajuda-lo tb, são os moldes para se fazer os dutos de exaustão do f-18
A edf chegou, muito bonita...a receita me tarifou em $150,00, com isso todo o custo ficou em R$510,00, vamos ver se ela realmente é boa....neste final de semana acredito que farei os testes de empuxo...
Abs
http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=3901804
espero que possa ajuda-lo tb, são os moldes para se fazer os dutos de exaustão do f-18
A edf chegou, muito bonita...a receita me tarifou em $150,00, com isso todo o custo ficou em R$510,00, vamos ver se ela realmente é boa....neste final de semana acredito que farei os testes de empuxo...
Abs
- Poulps
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Que bom Douglas !!!
A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.
Tira umas fotos da EDF , da montagem !
Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !
Manda ver !
Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?
A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.
Tira umas fotos da EDF , da montagem !
Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !
Manda ver !
Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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[quote:6234ced6ba="Yensid"][quote:6234ced6ba="Poulps"]Olá Disney,
Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]
Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.
Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...
Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]
Disney, você tem razão.
Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.
Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.
Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.
Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]
Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.
Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...
Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]
Disney, você tem razão.
Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.
Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.
Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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Pessoal, apenas para ilustrar mais o tópico, mais um colega conseguiu tirar o F-18 do chão utilizando o Setup que recomendei.
Colega Metallica2000 , parabéns !
[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]
[yt]xjSFA93DFhw[/yt]
Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.
Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:
Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]
Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]
Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.
Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !
Colega Metallica2000 , parabéns !
[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]
[yt]xjSFA93DFhw[/yt]
Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.
Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:
Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]
Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]
Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.
Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !
Boa tarde amigos.
Apos alguns meses fiz a bancada de teste de motor para testar minha edf e os motores de um outro projeto que estou fazendo.
segue algumas fotos do teste.
Apos alguns meses fiz a bancada de teste de motor para testar minha edf e os motores de um outro projeto que estou fazendo.
segue algumas fotos do teste.
- Anexos
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- 2011-09-22_19-21-39_177.jpg (39.74 KiB) Exibido 1221 vezes
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- 2011-09-22_19-21-48_654.jpg (34.13 KiB) Exibido 1221 vezes
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- 2011-09-22_19-22-00_848.jpg (36.1 KiB) Exibido 1221 vezes
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- 2011-09-22_19-21-09_97.jpg (37.23 KiB) Exibido 1221 vezes
- Poulps
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- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
Muito Bacana seu Tucano !
Tá bem legal !
Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.
Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.
continue postando seus resultados.
Boa sorte !
Tá bem legal !
Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.
Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.
continue postando seus resultados.
Boa sorte !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !