Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Sim colega,

Os projetos iniciais que foram postado não usam uma fonte no meio, vai direto na tomada, mas depois o pessoal começa a colocar fontes de +- 12V a 20V.

A minha dúvida é se realmente é necessário fazer isso, se tem alguma vantagem etc..


Vlw
Emerson ramos
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 9:30 pm
Localização: Mariana distrito de Monsenhor Horta MG

Mensagem por Emerson ramos »

Olá galera do e-voo, boa tarde! A muito tempo venho lendo o e-voo,muito tempo mesmo :lol: :lol: :lol: pelo meno a 1 ano e meio. Pretendo construir 3 modelos
um SS, um ugly stick e uma zagi de 1,20, só que para isso tenho que ter um cortador de isopor. Fui ate Sta Efigenia SP procurar um trafo de 12v +12v [color=darkred:2501c8b59b]corrente continua[/color:2501c8b59b] e uns 5A, mas chegando em uma fabrica de trafo expliquei o que queria e para que iria utilizar este trafo, o rapaz me disse que não daria certo e queimaria o trafo, pelo fato do trafo permanece muito tempo em curto e me indicou um trafo de 24v e 3A [color=red:2501c8b59b]corrente alternada[/color:2501c8b59b] que ja comprei gostaria de algumas dicas para melhor construir meu cortador, pois os esquemas mostrados funcionão com trafo[color=darkred:2501c8b59b] C.C[/color:2501c8b59b] quero permanecer neste hobby por muito e muito tempo desde já agradesso a colaboração e a atenção de todos do e-voo... :D :D :D[color=darkred:2501c8b59b][/color:2501c8b59b]
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Re: Fonte de Computador - Utilizando a Saída de 12V

Mensagem por gcunha77 »

[quote:8e402b622a="LOLOMAU"]Como prometido, estou enviando as fotos do esquema do meu cortador.
Feito com fonte de computador utilizando corrente 110 (ligado no estabilizador - desse usado em computador).

Na fonte utilizo um pequeno arame 2cm em forma de ferradura para que se possa dar um curto na fonte para que a mesma possa ligar sem a necessidade de placa mãe.

Utilizo a corrente de saída da fonte de 12V que é o suficiente para aquecer o fio do cortador (utilizei o fio/arame desse usado em violão - o mais fino). O fio do cortador não poderá ultrapassar 0,60 metros, pois a temperatura do mesmo começa a baixar muito ultrapassando este limite.

Na saída da fonte utilizei os fios preto e amarelo que fornece uma corrente de 12V. Estes devem ser ligados no próprio fio de violão, um em cada extremidade, claro.

O perigo de choque praticamente não existe no cortador, porém, o risco de pequenas queimaduras é constante.

Podemos até tocar no curto na fonte de computador (foto abaixo) com os dedos, que não há risco de choque. Pois a corrente fornecida é de apenas 12V.

Observe as fotos abaixo. :lol: :lol: :lol:

[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_compuatador.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_esquemacurto.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_fonte_ligar12v.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_isopor.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_e_asas.jpg[/img:8e402b622a]
[img:8e402b622a]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/aero_cortador_asas.jpg[/img:8e402b622a][/quote:8e402b622a]



Amigo LOLOMAU, esta minha fonte pode ser feita o mesmo procedimento?


[url]http://img809.imageshack.us/img809/5281/img3297d.jpg[/url]

[/img]http://img809.imageshack.us/img809/5281/img3297d.jpg[img][/img]
Anexos
IMG_32972.jpg
IMG_32972.jpg (31.7 KiB) Exibido 20886 vezes
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

tentei melhorar a imagem ai mas não consegui.
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Mensagem por marcusbilac »

pessoal... uma duvida
da pra fazer sem o dimmer?
realmente é necessario?
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

Dá sim a diferença é que você vai ter uma tensão fixa, consequentemente não terá como controlar a temperatura do fio.
Se você estiver 12V na alimentação, depois de dimensionar o fio não vai ter grandes problemas.
Agora se estiver usando 110V/220V é melhor usar um, pois senão vai precisar de um fio muito longo, para evitar que aqueça muito e para diminuir o risco de choques que é maior (usando o dimmer você vai diminuir a tensão no fio).
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:9aa7da1dcc="cleyvison"]Dá sim a diferença é que você vai ter uma tensão fixa, consequentemente não terá como controlar a temperatura do fio.
Se você estiver 12V na alimentação, depois de dimensionar o fio não vai ter grandes problemas.
Agora se estiver usando 110V/220V é melhor usar um, pois senão vai precisar de um fio muito longo, para evitar que aqueça muito e para diminuir o risco de choques que é maior (usando o dimmer você vai diminuir a tensão no fio).[/quote:9aa7da1dcc]

Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

[quote:e70f4f753e="claudiorfernandes"]
Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....[/quote:e70f4f753e]


Vamos lá, pelo pouco conhecimento que tenho a função de um DIMMER é introduzir resistência no circuito a fim de diminuir a tensão que chega na carga. É por isso, por exemplo, que as lâmpadas diminuem a intensidade luminosa quando antes delas existe um dimmer ou os ventiladores de teto dimunuem a rotação.

É possível saber isso e comprovar tanto na prática quanto em forma matemática, graças a Georg Simon Ohm, que "promulgou" a lei de ohm.

Foi dito que era possível fazer um cortador sem o uso de um dimmer, e não aconselhado a fazê-lo.

Eu tenho um utilizando uma fonte de pc (saída de 12V) como alimentação e como "elemento cortante" 40cm de resistência de chuveiro de 220V. E não vejo nada de arriscado ou perigoso. Só não tenho o "controle de temparatura"

Agora, se o amigo for alimentar direto na rede 110V ou 220V ele vai ter que usar um elemento cortante muito grande, para evitar que aqueça muito e o fio se parta ( o que é totalmente desaconselhável). E neste caso não é só aconselhável o uso do DIMMER, como também de um trafo com cpacidade de fornecer no seundário uma alta amperagem ( uns 30A). Assim ele reduz o tensão que chega no "elemento cortante" e diminuindo o risco de choques e acidentes.

Agora so relembrando, a pergunta do amigo foi:
"É POSSÍVEL FAZER UM SEM DIMMER?"
A resposta é:
SIM. E tenho certesa do que estou falando.

Agora se a perguntar for:
"QUERO FAZER UM CORTADOR E ALIMENTAR O "ELEMENTO CORTANTE" COM 110V OU 220V, É ACONSELHAVÉL FAZER UM SEM DIMMER?".
A resposta é:
NÃO. TANTO NÃO É SEM O DIMMER COMO NÃO É ACONSELHÁVEL ALIMENTAR DIRETO NA REDE. PODE SER MUITO PERIGOSO.
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Mensagem por marcusbilac »

entendi pessoal,
tenho apenas o fio...
iria ligar na energia 110v.

pelo jeito iria dar problemas...

vou dar uma procurada melhor nas lojas de eletronica.
aquele dimmer de tomada serve? que vem até a plaquina da tomada?

igual esse.
http://www.cesel.com.br/wp-content/gallery/controle-0010/0010.jpg

obrigado pelo esclarecimento.
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

[quote:d50fcb7431="cleyvison"][quote:d50fcb7431="claudiorfernandes"]
Se não sabe o que está dizendo, não faça afirmações que podem induzir o colega a sofrer um acidente....[/quote:d50fcb7431]


Vamos lá, pelo pouco conhecimento que tenho a função de um DIMMER é introduzir resistência no circuito a fim de diminuir a tensão que chega na carga. É por isso, por exemplo, que as lâmpadas diminuem a intensidade luminosa quando antes delas existe um dimmer ou os ventiladores de teto dimunuem a rotação.

É possível saber isso e comprovar tanto na prática quanto em forma matemática, graças a Georg Simon Ohm, que "promulgou" a lei de ohm.

Foi dito que era possível fazer um cortador sem o uso de um dimmer, e não aconselhado a fazê-lo.

Eu tenho um utilizando uma fonte de pc (saída de 12V) como alimentação e como "elemento cortante" 40cm de resistência de chuveiro de 220V. E não vejo nada de arriscado ou perigoso. Só não tenho o "controle de temparatura"

Agora, se o amigo for alimentar direto na rede 110V ou 220V ele vai ter que usar um elemento cortante muito grande, para evitar que aqueça muito e o fio se parta ( o que é totalmente desaconselhável). E neste caso não é só aconselhável o uso do DIMMER, como também de um trafo com cpacidade de fornecer no seundário uma alta amperagem ( uns 30A). Assim ele reduz o tensão que chega no "elemento cortante" e diminuindo o risco de choques e acidentes.

Agora so relembrando, a pergunta do amigo foi:
"É POSSÍVEL FAZER UM SEM DIMMER?"
A resposta é:
SIM. E tenho certesa do que estou falando.

Agora se a perguntar for:
"QUERO FAZER UM CORTADOR E ALIMENTAR O "ELEMENTO CORTANTE" COM 110V OU 220V, É ACONSELHAVÉL FAZER UM SEM DIMMER?".
A resposta é:
NÃO. TANTO NÃO É SEM O DIMMER COMO NÃO É ACONSELHÁVEL ALIMENTAR DIRETO NA REDE. PODE SER MUITO PERIGOSO.[/quote:d50fcb7431]


Cara, você é 10!!
Até que enfim apareceu alguém para dar eu uma lição em alguém que nesse forum só sabe criticar e corrigir os outros. Com certeza agora ele vai procurar algum erro de português no que você e eu escrevemos para desdenhar.
Você explicou de forma bem simples e principalmente, de forma respeitosa com os amigos que estão começando nesse hobby. Por isso parei de perguntar aqui porque tudo que se pergunta tem um pra dizer que já escreveu e mostrar sua arrogância no conhecimento em eletrôcnica e tal..
O que eles não entendem é que as vezes não compreende mesmo os tópicos e fica complicado de fazer algo sem ajuda. Muita gente fala mal desse forum por causa dessas pessoas que se acham os DEUSES e do conhecimento absoluto da eletricidade.
Parabéns pela aula que ajuda para quem tá começando e para quem já "sabe" muito...
vlw. :D
Responder