Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Marcus.
Partindo da premissa de que não haverá toque das mãos no fio do arco (pois o mesmo está quente) o dimmer é uma boa opção mas é perigoso ao mesmo tempo.
O ideal é uma fonte com transformador para isolação da rede elétrica ou fonte de computador.
Creio que alguns testes serão de grande utilidade.
Existem transformadores de no break que possuem saídas de 7,5 volts (duas) perfazendo 15 volts com amperagem mais que suficiente, voce pode usar a derivação central com uma das pontas dos 7,5 volts ou seja a saída que possui os fios mais grossos, ou as duas pontas de 7,5 perfazendo 15 volts.
Geralmente em sucatas jogam-se o equipamento inteiro com o transformador em bom estado, pois costuma queimar o circuito eletronico aou a bateria interna que perde a capacidade.
Para 1 metro de fio de cerca elétrica a tensão de 15 volts é suficiente para o corte.
Outra opção seria o uso do dimmer para o controle de tensão no secundário.
Tá aí e boa sorte.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

[quote:83e0524cbf="marcusbilac"]ok pessoal, vou comprar uma fonte 12v. deve ser barato..

aconselho retirar o tutorial do arco do site, pois nele nao fala nada de fonte 12v e pode ser muito perigoso para uma pessoa inesperiente.[/quote:83e0524cbf]

Isso é verdade, já li não sei quantas vezes para tirarem esse tutorial que tanto se discute e nunca acaba essa dúvida. Acho que tão esperando alguem morrer para tirar de vez esse tutorial.

Condor, tu ta certo em tudo cara!
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

Olá amigos, achei outra fonte mas também não sei se serve. olhem a foto dela ai.[img:54841b96b4]http://img543.imageshack.us/img543/1593/img3570h.jpg[/img:54841b96b4]
ela é bem mais antiga que a primeira que postei, acho que ainda é AT
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se tem fio verde é ATX... Mas serve.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Gcunha e os demais.
Coloquei na seção baterias carregadores e eletronica um link para cálculos de transformadores, filtros moduladores, etc...
Quem quiser se aventurar á montá-los é muito bom.
Existe até o desenho gerado da ferragem depois de calculado.
Serve para placas EI, FF, etc...
Fiz inúmeros testes e revisão de cálculos para chegar ao ideal junto com o Marcínio e FUNCIONA MUITO BEM NA PRÁTICA.
Façam bom proveito.
Grande abraço a todos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

[quote:6aaa3e111e="claudiorfernandes"]Se tem fio verde é ATX... Mas serve.[/quote:6aaa3e111e]

Sapo, obrigado pelo breve comenario. Pelo que você disse é ATX mesmo olha:
[img:6aaa3e111e]http://img715.imageshack.us/img715/7004/img3572a.jpg[/img:6aaa3e111e]
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

[quote:1e230ee630="CONDOR 2"]Gcunha e os demais.
Coloquei na seção baterias carregadores e eletronica um link para cálculos de transformadores, filtros moduladores, etc...
Quem quiser se aventurar á montá-los é muito bom.
Existe até o desenho gerado da ferragem depois de calculado.
Serve para placas EI, FF, etc...
Fiz inúmeros testes e revisão de cálculos para chegar ao ideal junto com o Marcínio e FUNCIONA MUITO BEM NA PRÁTICA.
Façam bom proveito.
Grande abraço a todos.[/quote:1e230ee630]

Condor, muito obrigado pela dica. To indo agora procurar o link para dar uma olhadinha e tentar entender.
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

Vou tentar seguir a risca o tutorial do LOLOMAU com esta fonte ai, se conseguir eu post depois os resultados.
Avatar do usuário
gcunha77
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Out 03, 2011 10:34 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por gcunha77 »

Condor, muito interessante o programa, mas infelizmente não entendi nada ainda. Mas vou mexer nele até enteder. vlw cara.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

É facil:
Quando voce abre o programa aparecerá um simbolo de transformador com vários enrolamentos em configuração do transformador (simples, duplo triplo).
Isso vale para o secundário em (quantidade de secundários)
Se voce for fazer com 1 enrolamento só voce preenche as janelas com zeros ou 0,01(exemplo) e usar somente uma com os dados que voce pretende ou ir em "tipo de configuração do primário" simples(1 enrolamento), duplo (2 enrolamentos" e com derivação.
Note que o desenho muda á medida que voce escolhe os enrolamentos.
Voce escolhe a tensão, potencia, corrente etc....é só ir preenchendo os valores.
Aparecem logo abaixo as janelas com as medidas da ferragem (sessão do núcleo).
Voce vai escolhendo atravéz do matchcold as medidas padrões de ferragem.
Quando voce escolhe corretamente a ferragem a janela fica verde (é o tamanho certo de escolha da ferragem).
Enquanto voce não acertar a medida da ferragem ela continuará vermelha, sinal que a ferragem está superdimensionada ou insuficiente.
No lado do simbolo do transformador (superior esquerdo) aparecerá o número de voltas e a bitola dos fios primarios e secundários.
Dá até para visualizar como ficará fisicamente o transformador em "visualizar núcleo"
Não é dificil vai reinando no programa e descubra a potencialidade do bicho.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder