Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:087a5fb4b0="radicalrj"][quote:087a5fb4b0="eing20ver"][quote:087a5fb4b0="RafaelMq"][quote:087a5fb4b0="radicalrj"]Fica tranquilo o controle com o FrSKY =)

Como eu vou voar com o CopterX 450 que vou montar, e pelo que li aqui, acho que o modulo original vai ser suficiente...

correto ?[/quote:087a5fb4b0]

sim...o modulo que acompanha o turnigy é confiável voar qualquer heli na classe 450 e qualquer aero elétrico de baixo valor.

Porem se for mudar para Helis classe 500+ ou aeros Glow eu mudaria de modulo.

Te conselho a usar o Firmware que vem no radio e nao atualizar para o ER9x pois o software do ER9x vai ser muito complicado para voce que é iniciante.[/quote:087a5fb4b0]
Rafael, porque esse medo de voar aeros\helis caros com o modulo original? antigamente se voava com FM\AM em aeros e helis caros e grandes.[/quote:087a5fb4b0]

O medo vem que eu gastei quase $500 dolares hehe !!

Mas ta tranquilo, so esperar umas semanas, e começar a postar meus videos da montagem =)[/quote:087a5fb4b0]
Bom, eu não sabia que seu nome era Rafael, então eu tinha direcionado ao RafaelMq
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RafaelMq
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Mensagem por RafaelMq »

[quote:4696948708="eing20ver"]
Rafael, porque esse medo de voar aeros\helis caros com o modulo original? antigamente se voava com FM\AM em aeros e helis caros e grandes.[/quote:4696948708]

Eu mesmo ja voei FM quando comecei e nao tive problemas... porem meu radio (Futaba) era revisado e calibrado, eu usava Cristal de acordo com a faixa de frequencia.


E eu ja tentei usar RX da Corona FM (eletrico) por exemplo, e era um interferencia lascada.


Voltando para 2.4ghz:


Eu atualmente voo eletricos (baratos) e Aeros glow acima de R$1500 e futuramente Vou voar GAS.

O Dia que vierem com testes que comprovem que esse modulo original é melhor ou de mesma qualidade das tecnologias de marca eu [b:4696948708]começaria[/b:4696948708] a confiar..

Pois ate então ate a hitec esta tendo problemas com interferencia...

bom eu acho que cada um é cada um, e essa é minha opinião. Tudo é mil maravilhas ate que aconteça com voce... eu tento ao maximo evitar isso (quedas por falha de Equipamentos), so nao evito mais porque tenho pouca grana e sou universitario.

Como diz o Ditado:

Passarinho que come pedra sabe o c* que tem...
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FM
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Mensagem por FM »

[quote:92f2020f7c="eing20ver"][quote:92f2020f7c="radicalrj"]Fica tranquilo o controle com o FrSKY =)

Como eu vou voar com o CopterX 450 que vou montar, e pelo que li aqui, acho que o modulo original vai ser suficiente...

correto ?[/quote:92f2020f7c]
O modulo original é tão confiavel quanto a maioria dos FMs e mais confiavel quanto alguns 2.4 de marcas "renomadas".
Se tiver medo por causa que não tem fail-safe, você pode comprar um externo que ele aceita.
Mas se tiver condições compre um fr-sky, só o RSSI ja vale a pena, e agora com todos os acessorios a venda, fica com um radio barato e super confiavel.[/quote:92f2020f7c]

Teria maiores informações como colocar o fail-safe no receptor do turnigy ?
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croupier
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Mensagem por croupier »

[quote:657991d8be="michell"]tem como alguem me passar as cores do resistor de 1K?[/quote:657991d8be]

[img:657991d8be]http://www.basicmicro.com/assets/images/1k_resistor.jpg[/img:657991d8be]
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:bcc5abd854="RafaelMq"][quote:bcc5abd854="eing20ver"]
Rafael, porque esse medo de voar aeros\helis caros com o modulo original? antigamente se voava com FM\AM em aeros e helis caros e grandes.[/quote:bcc5abd854]

Eu mesmo ja voei FM quando comecei e nao tive problemas... porem meu radio (Futaba) era revisado e calibrado, eu usava Cristal de acordo com a faixa de frequencia.


E eu ja tentei usar RX da Corona FM (eletrico) por exemplo, e era um interferencia lascada.


Voltando para 2.4ghz:


Eu atualmente voo eletricos (baratos) e Aeros glow acima de R$1500 e futuramente Vou voar GAS.

O Dia que vierem com testes que comprovem que esse modulo original é melhor ou de mesma qualidade das tecnologias de marca eu [b:bcc5abd854]começaria[/b:bcc5abd854] a confiar..

Pois ate então ate a hitec esta tendo problemas com interferencia...

bom eu acho que cada um é cada um, e essa é minha opinião. Tudo é mil maravilhas ate que aconteça com voce... eu tento ao maximo evitar isso (quedas por falha de Equipamentos), so nao evito mais porque tenho pouca grana e sou universitario.

Como diz o Ditado:

Passarinho que come pedra sabe o c* que tem...[/quote:bcc5abd854]
Entendo, eu comecei com FM também, só usava rx futaba ou GWS, e tinha uma frequencia que ninguem usava, mas eu faço uma comparação que muitos ficam querendo me dar umas porradas.
Se as pessoas voam com specktrum em aeros e helis grandes, o modulo simples do 9x é tão confiavel, tanto que o alex ja testou com 3.1Km, eu só mudei para o Fr-sky porque ele tinha RSSI e telemetria.
Mas como o Fr-sky é pouca coisa mais caro que o rx 9X, eu recomendo a mudar, mas somente pelas funções a mais.
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donato.jun
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Mensagem por donato.jun »

[quote:0f4549b3b4="eing20ver"][
Ficou igual ao meu, como ficaria para passar o fio da telemetria por dentro do modulo? utilizando os conectores do modulo?[/quote:0f4549b3b4]

Sim exatamente assim, usando os 2 pinos não usados (+6V, que no 9X é ligado no negativo e a antena)

Siga esse tutorial:
[url]http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/doc/TelemetryMods.pdf[/url]
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Já disse isto lá atrás, mas vamos repetir...

Quando comprei este rádio não botei muita fé no módulo e receptor originais, então comprei junto um combo FrSky.

Mas como já estava na mão, testei. A 720m de distância perfeito em todas as situações, a 500m de distância pegou sinal até atrás de um galpão industrial, não tive um glitche, nada.

Comprei um rádio reserva e comecei a fuçar, instalei telemetria, etc., mas como não queimei o original nestas brincadeiras decidi vender o reserva pro Suky, mas antes de despachar resolvi fazer um teste de alcance, deixei o rádio em modo de teste de servo rápido pendurado na janela do apê com vista pra Anchieta e fui almoçar na sogra em Santo André.

Na volta quando parei no farol no Paço Municipal de SBC como às vezes não paro em mais nenhum lugar até chegar à Anchieta liguei a bateria no RX e deixei sobre o painel do carro, para testar o funcionamento quando estivesse no Km. 13,5, a 2800m de onde moro.

Para minha surpresa, quando entrei na Anchieta no Km. 18,5 começou a funcionar, sem engasgar nem nada, a quase 7km de distância. Só perdia sinal quando apontava a antena para o TX (óbvio).

Obviamente passei a confiar plenamente neste conjunto desde então.

Quando recomendo a troca pelo FrSky, é por alguns motivos que afetam principalmente quem pilota modelos maiores à combustão:

1) Failsafe, apesar de por décadas terem voado sem, é muito útil desligar o motor no caso de uma falha de sinal (sim, falhas acontecem, se até comunicação com fio falha qualquer coisa sem fio também esta sujeita a isto);

2) RSSI, dá uma tranquilidade imensa saber que antes de qualquer risco de perda de sinal o rádio vai começar a reclamar. Não que seja muito comum, em condições normais ele só vai apitar a uns 2km de distância ou mais, mas se houver alguma falha na instalação ou algo se deslocar no modelo isto pode salvar de um desastre;

3) Telemetria, para quem nunca usou não é nada, para quem usa é um novo patamar de tranquilidade ao pilotar. Muitos pilotos usam timers para avisar que o tempo está passando e é hora de pousar, nos elétricos eu sempre me acostumei a fazer umas passagens baixas de tempos em tempos para sentir como estava a bateria pela rotação do motor, agora eu simplesmente decolo e voo até um singelo apito me lembrar que a bateria está no ponto em que pedi para avisar, aí diminuo o motor, faço uma aproximação tranquila e pouso, com sobra de bateria para não danificá-la e poder arremeter e tentar novamente algumas vezes se necessário;

4) Diversidade de antenas: apesar de usar 4 satélites com 10 antenas ser uma estupidez de projeto de um outro fabricante, e da antena dipolo coaxial dos receptores originais Turnigy ser mais que suficiente para a proposta do equipamento, eliminando por si só a maior parte das interferências por caminhos múltiplos, quando se voa um modelo que tem muito metal (isto é, grande motor, cabo de vela, CDI, grandes trens de pouso, muitos arames de lincagem, etc.) é relativamente fácil uma antena ficar na "sombra" do metal, sem receber o sinal direto do transmissor por algum tempo. Com duas antenas no receptor já se consegue evitar este problema, motivo pelo qual os principais fabricantes usam esta configuração (duas antenas) nos receptores de 8 ou mais canais pelo menos.
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:52042b39fc="Benites"]Acabei fazendo uma customização no rádio,segue algumas fotos.[/quote:52042b39fc]
Poderia me passar o arquivo do novo ''emblema''?
e que material é esse que parece uma camurça , e como foi colado?
Você realçou os botões com que tinta?
Anexos
Realce.
Realce.
rdio_turnigy_9x__er9x_004_593.jpg (35.78 KiB) Exibido 10640 vezes
''Camurça''
''Camurça''
rdio_turnigy_9x__er9x_012_322.jpg (35.97 KiB) Exibido 10640 vezes
''emblema''
''emblema''
rdio_turnigy_9x__er9x_021_584.jpg (33.5 KiB) Exibido 10640 vezes
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RafaelMq
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Mensagem por RafaelMq »

[quote:8e49007d76="alexcmag"]Já disse isto lá atrás, mas vamos repetir...

Quando comprei este rádio não botei muita fé no módulo e receptor originais, então comprei junto um combo FrSky.

Mas como já estava na mão, testei. A 720m de distância perfeito em todas as situações, a 500m de distância pegou sinal até atrás de um galpão industrial, não tive um glitche, nada.

Comprei um rádio reserva e comecei a fuçar, instalei telemetria, etc., mas como não queimei o original nestas brincadeiras decidi vender o reserva pro Suky, mas antes de despachar resolvi fazer um teste de alcance, deixei o rádio em modo de teste de servo rápido pendurado na janela do apê com vista pra Anchieta e fui almoçar na sogra em Santo André.

Na volta quando parei no farol no Paço Municipal de SBC como às vezes não paro em mais nenhum lugar até chegar à Anchieta liguei a bateria no RX e deixei sobre o painel do carro, para testar o funcionamento quando estivesse no Km. 13,5, a 2800m de onde moro.

Para minha surpresa, quando entrei na Anchieta no Km. 18,5 começou a funcionar, sem engasgar nem nada, a quase 7km de distância. Só perdia sinal quando apontava a antena para o TX (óbvio).

Obviamente passei a confiar plenamente neste conjunto desde então.

Quando recomendo a troca pelo FrSky, é por alguns motivos que afetam principalmente quem pilota modelos maiores à combustão:

1) Failsafe, apesar de por décadas terem voado sem, é muito útil desligar o motor no caso de uma falha de sinal (sim, falhas acontecem, se até comunicação com fio falha qualquer coisa sem fio também esta sujeita a isto);

2) RSSI, dá uma tranquilidade imensa saber que antes de qualquer risco de perda de sinal o rádio vai começar a reclamar. Não que seja muito comum, em condições normais ele só vai apitar a uns 2km de distância ou mais, mas se houver alguma falha na instalação ou algo se deslocar no modelo isto pode salvar de um desastre;

3) Telemetria, para quem nunca usou não é nada, para quem usa é um novo patamar de tranquilidade ao pilotar. Muitos pilotos usam timers para avisar que o tempo está passando e é hora de pousar, nos elétricos eu sempre me acostumei a fazer umas passagens baixas de tempos em tempos para sentir como estava a bateria pela rotação do motor, agora eu simplesmente decolo e voo até um singelo apito me lembrar que a bateria está no ponto em que pedi para avisar, aí diminuo o motor, faço uma aproximação tranquila e pouso, com sobra de bateria para não danificá-la e poder arremeter e tentar novamente algumas vezes se necessário;

4) Diversidade de antenas: apesar de usar 4 satélites com 10 antenas ser uma estupidez de projeto de um outro fabricante, e da antena dipolo coaxial dos receptores originais Turnigy ser mais que suficiente para a proposta do equipamento, eliminando por si só a maior parte das interferências por caminhos múltiplos, quando se voa um modelo que tem muito metal (isto é, grande motor, cabo de vela, CDI, grandes trens de pouso, muitos arames de lincagem, etc.) é relativamente fácil uma antena ficar na "sombra" do metal, sem receber o sinal direto do transmissor por algum tempo. Com duas antenas no receptor já se consegue evitar este problema, motivo pelo qual os principais fabricantes usam esta configuração (duas antenas) nos receptores de 8 ou mais canais pelo menos.[/quote:8e49007d76]

Eu tambem ja ouvi isso varias veses...

Mais foi somente teste de alcance, correto?

O Correto seria algum teste com equipamentso necessarios ao meu ver.

Falo isso pois sempre compro meus equipamentos pensando no futuro, no caso GAS.

Volto a citar a hitec...

O Sistema deles ao meu ver é um dos melhores custo beneficio no momento porem, esta acontecendo muito interferencias em GAS.

Quem me garante que isso nao aconteceria no ER9x modulo Original...

Ate entaõ nao vejo muitos ER9x voando em GAS.


OBS: Eu acho que essa conversao nao vai levar a nada, e ja tenho minha opinião formada sobre isso, mais ate que me comprove por vias tecnicas nao mudarei minha opnião.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Eu não tenho CDI nem pretendo ter modelo à gasolina para testar tão cedo, o teste de alcance mais longo (quase 7km) realmente foi feito "a seco" apenas com servos, mas já fiz testes com equipamento de video 1,2GHz a 2800m.

Quando fiz o review dos Airtronics que saiu na HobbyNews eu não queria que fosse algo teórico, então realmente criei problemas para os rádios para testar como se comportavam.

Para isto precisava de pelo menos meia dúzia de equipamentos ligados ao mesmo tempo. Na mesma mesa coloquei então 4 rádios Airtronics, 2 Turnigy (original e FrSky), 1 Spektrum, 1 notebook, 1 telefone sem fio 2,4GHz, adivinhe quem falhou? O telefone chiou, o notebook caiu a velocidade da internet pra 1mbps e às vezes falhava e um único rádio reclamou do ruído... o nome dele está na sua assinatura...

No local onde voo é comum ter meia dúzia destes módulos ao mesmo tempo no ar, com instalações variadas, sem nenhum caso de interferência registrada.

O cara do rcmodelreviews , assim como uma grande quantidade de usuários do RCgroups, estão voando aeros à gasolina e glow com turnigy 9x original e com frsky também sem problemas.

Quanto a problemas no Aurora, em vários casos que analisei (não todos) a instalação era grande responsável por problemas. RX instalado entre o ESC e a bateria com o fio da alimentação passando rente a ele, antena instalada rente à bateria ou em um emaranhado de fios, CDI perto da mesa de servos, etc.

Pela minha estimativa atual deve haver uns 3 mil Auroras no país, e 5 mil Turnigy 9x ou mais. Para rádios com um volume de vendas tão alto os problemas são suficientemente pontuais para descartar erros sérios de projeto. Ou não???
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