Jato para Iniciante
- Roberto Denadai
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- Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
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[quote:3a6e6e3d0e="Roberto Denadai"]Fala Robson,
Também acho. Eu estou lendo tudo que posso. Até procurei uns livros na amazon mas só achei uns bem antigos.
Uma guia prático para os iniciantes seria ótimo. Eu nem sabia mas tem jato que usa gyro.
Também nem faço idéia de como se liga uma turbina, quais são os procedimentos de segurança, qual a eletrônica necessária para jatos e etc
Mas com o tempo a gente aprende, afinal ninguém nasceu sabendo. Preciso ir na pista e encontrar um pessoal, ao vivo é mais fácil aprender.
abraços[/quote:3a6e6e3d0e]
Seria bom para desmistificar, creio que uma boa parte não adere nem pelo custo, mas por falta de muita informação a respeito, ou melhor informação há mas muitas das vezes vendo (lendo) tópicos a respeito o pessoal que já conhece cita termos que um leigo apenas lendo não vai entender, teria quer ter um B A-BA sobre JET's.
Agora mesmo meu estava no site da Skymaster e vi uma parafernalha eletronica embarcada que não tenho nem noção do que seja. Mesmo lendo voce só tem uma noção superficial do que o aparelho faz, como não temos muitos pilotos de Jet's RC espalhados pelo país fica difícil até tentar começar.
Lembra de quando começamos no modelismo, aquelas perguntas, onde, como, qual, e etc?
Confesso, sou um completo manicaca nos Jet's à turbinas.
Seria até bom que os próprios representantes de equipamentos fizessem isso, mostrar que a coisa não é tão misteriosa assim.
Pra voce ter uma ideia não sei nem se um clube precisa ter uma homologação específica para vôo de Jatos à combustão.
Outra coisa, lembra daqueles jatos antigos que usavam uma Fan com motor glow e pipa?
Então, aqui tem um A4 guardado ha anos, está perfeito, voou poucas vezes mas era horrivel ve-lo voando com aquele barulho do motor glow, e eu gostaria de saber se pode ser feito um up nele para usar turbina (revestimento térmico interno e etc), se há turbinas para o tamanho dele, etc.
Também acho. Eu estou lendo tudo que posso. Até procurei uns livros na amazon mas só achei uns bem antigos.
Uma guia prático para os iniciantes seria ótimo. Eu nem sabia mas tem jato que usa gyro.
Também nem faço idéia de como se liga uma turbina, quais são os procedimentos de segurança, qual a eletrônica necessária para jatos e etc
Mas com o tempo a gente aprende, afinal ninguém nasceu sabendo. Preciso ir na pista e encontrar um pessoal, ao vivo é mais fácil aprender.
abraços[/quote:3a6e6e3d0e]
Seria bom para desmistificar, creio que uma boa parte não adere nem pelo custo, mas por falta de muita informação a respeito, ou melhor informação há mas muitas das vezes vendo (lendo) tópicos a respeito o pessoal que já conhece cita termos que um leigo apenas lendo não vai entender, teria quer ter um B A-BA sobre JET's.
Agora mesmo meu estava no site da Skymaster e vi uma parafernalha eletronica embarcada que não tenho nem noção do que seja. Mesmo lendo voce só tem uma noção superficial do que o aparelho faz, como não temos muitos pilotos de Jet's RC espalhados pelo país fica difícil até tentar começar.
Lembra de quando começamos no modelismo, aquelas perguntas, onde, como, qual, e etc?
Confesso, sou um completo manicaca nos Jet's à turbinas.
Seria até bom que os próprios representantes de equipamentos fizessem isso, mostrar que a coisa não é tão misteriosa assim.
Pra voce ter uma ideia não sei nem se um clube precisa ter uma homologação específica para vôo de Jatos à combustão.
Outra coisa, lembra daqueles jatos antigos que usavam uma Fan com motor glow e pipa?
Então, aqui tem um A4 guardado ha anos, está perfeito, voou poucas vezes mas era horrivel ve-lo voando com aquele barulho do motor glow, e eu gostaria de saber se pode ser feito um up nele para usar turbina (revestimento térmico interno e etc), se há turbinas para o tamanho dele, etc.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
- Renato_Pullin
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- Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
Meu conhecimento sobre aeromodelos a jato é zero. Mas com certeza as turbinas são muito mais simples que os motores glow ou gasolina, como o Megafly disse, turbina praticamente não precisa de ajuste, e o funcionamento é muito mais simples que qualquer tipo de motor que use um pistão. A probabilidade de flame out deve ser infinitamente menor do que a de um motor a pistão parar também. Acredito que um dos desafios seja se acostumar com a velocidade e a sensibilidade dos comandos, já que qualquer pequeno toque em alta velocidade gera uma mudança rapida de atitude, roll, etc. Megafly, você que tem experiência, qual o exponencial que você usa no ajuste do seu rádio? É uma curiosidade minha. Outro fator a se adaptar é resposta das turbinas e do aeromodelo como um todo, a inércia deve ser bem maior, jato voa muito mais por angulo de ataque do que velocidade também. Depois de flaps baixados e trem de pouso, o arrasto deve aumentar muito, e acho que o aero não deve aceitar nessa configuração pouca potência. Abusando de você Megafly, quanto mais ou menos você acha que usa de potência depois de estabilizado na final com trem embaixo e flap?
Com certeza a temperatura deve afetar muito o desempenho, 5°C a mais em um jato executivo, as vezes já é o suficiente para ele sair do envelope para operar em uma pista, fico imaginando o quanto não deve afetar as turbinas de rc. Acho que altitude, temperatura e densidade são os grandes vilões.
Quem sabe um dia eu me animo, por enquanto talvez um EDF um dia, rs.
Abs,
Com certeza a temperatura deve afetar muito o desempenho, 5°C a mais em um jato executivo, as vezes já é o suficiente para ele sair do envelope para operar em uma pista, fico imaginando o quanto não deve afetar as turbinas de rc. Acho que altitude, temperatura e densidade são os grandes vilões.
Quem sabe um dia eu me animo, por enquanto talvez um EDF um dia, rs.
Abs,
Renato D. Pullin
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- Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
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[quote:5fb11d77b5="Renato_Pullin"]Meu conhecimento sobre aeromodelos a jato é zero. Mas com certeza as turbinas são muito mais simples que os motores glow ou gasolina, como o Megafly disse, turbina praticamente não precisa de ajuste, e o funcionamento é muito mais simples que qualquer tipo de motor que use um pistão. A probabilidade de flame out deve ser infinitamente menor do que a de um motor a pistão parar também. Acredito que um dos desafios seja se acostumar com a velocidade e a sensibilidade dos comandos, já que qualquer pequeno toque em alta velocidade gera uma mudança rapida de atitude, roll, etc. Megafly, você que tem experiência, qual o exponencial que você usa no ajuste do seu rádio? É uma curiosidade minha. Outro fator a se adaptar é resposta das turbinas e do aeromodelo como um todo, a inércia deve ser bem maior, jato voa muito mais por angulo de ataque do que velocidade também. Depois de flaps baixados e trem de pouso, o arrasto deve aumentar muito, e acho que o aero não deve aceitar nessa configuração pouca potência. Abusando de você Megafly, quanto mais ou menos você acha que usa de potência depois de estabilizado na final com trem embaixo e flap?
Com certeza a temperatura deve afetar muito o desempenho, 5°C a mais em um jato executivo, as vezes já é o suficiente para ele sair do envelope para operar em uma pista, fico imaginando o quanto não deve afetar as turbinas de rc. Acho que altitude, temperatura e densidade são os grandes vilões.
Quem sabe um dia eu me animo, por enquanto talvez um EDF um dia, rs.
Abs,[/quote:5fb11d77b5]
Bom dia Renato,
Na verdade nao e muito direferente do que voce ja esta acostumado.
O famoso "delay" so se da de Idle, marcha lenta avancando, se a turbina ja estiver um 1/4 de potencia voce quase nao tem delay, o truque e so colocar em idle quando realmente nao precisar, muito alto ou pouso garantido.
Eu tenho 3 setups, um pra taxi, muita bequilha, um pra muitos comandos (30% de exponencial) e um para pouso (40 a 45% de exponencial) e pouco comando.
Apos o trem baixo e flap full ele fica de 50% de potencia pra cima, realmente o arrasto e muito.
Na verdade se voce voa um Habu ou similar ja esta apto ao jato!
Quanto a temperatura, pressao etc... nao afeta muito nao, logico variacoes pequenas, porque a sobra de potencia em um RC sempre e exagerada em relacao aos avioes 100% onde 5C ou 1000FT fazem uma diferenca enorme.
Vem pro jato!!! Speed is Life!
Com certeza a temperatura deve afetar muito o desempenho, 5°C a mais em um jato executivo, as vezes já é o suficiente para ele sair do envelope para operar em uma pista, fico imaginando o quanto não deve afetar as turbinas de rc. Acho que altitude, temperatura e densidade são os grandes vilões.
Quem sabe um dia eu me animo, por enquanto talvez um EDF um dia, rs.
Abs,[/quote:5fb11d77b5]
Bom dia Renato,
Na verdade nao e muito direferente do que voce ja esta acostumado.
O famoso "delay" so se da de Idle, marcha lenta avancando, se a turbina ja estiver um 1/4 de potencia voce quase nao tem delay, o truque e so colocar em idle quando realmente nao precisar, muito alto ou pouso garantido.
Eu tenho 3 setups, um pra taxi, muita bequilha, um pra muitos comandos (30% de exponencial) e um para pouso (40 a 45% de exponencial) e pouco comando.
Apos o trem baixo e flap full ele fica de 50% de potencia pra cima, realmente o arrasto e muito.
Na verdade se voce voa um Habu ou similar ja esta apto ao jato!
Quanto a temperatura, pressao etc... nao afeta muito nao, logico variacoes pequenas, porque a sobra de potencia em um RC sempre e exagerada em relacao aos avioes 100% onde 5C ou 1000FT fazem uma diferenca enorme.
Vem pro jato!!! Speed is Life!
Renato, voar jato é tranquilo, a unica vez que eu "quase" quebrei heheh foi no meu segundo voo onde vim muito rapido e um pouco alto, a turbina estava desembalada e quando fui arremeter "cade o motor"? 5 ou 6 segundo são uma eternidade nessa hora, acredite viu rsss
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.
Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.
Abs.
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.
Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.
Abs.
- Renato_Pullin
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- Localização: Belo Horizonte - MG
[quote:13d1ec2aad="Modellbau"]
Bom dia Renato,
Na verdade nao e muito direferente do que voce ja esta acostumado.
O famoso "delay" so se da de Idle, marcha lenta avancando, se a turbina ja estiver um 1/4 de potencia voce quase nao tem delay, o truque e so colocar em idle quando realmente nao precisar, muito alto ou pouso garantido.
Eu tenho 3 setups, um pra taxi, muita bequilha, um pra muitos comandos (30% de exponencial) e um para pouso (40 a 45% de exponencial) e pouco comando.
Apos o trem baixo e flap full ele fica de 50% de potencia pra cima, realmente o arrasto e muito.
Na verdade se voce voa um Habu ou similar ja esta apto ao jato!
Quanto a temperatura, pressao etc... nao afeta muito nao, logico variacoes pequenas, porque a sobra de potencia em um RC sempre e exagerada em relacao aos avioes 100% onde 5C ou 1000FT fazem uma diferenca enorme.
Vem pro jato!!! Speed is Life![/quote:13d1ec2aad]
Obrigado pelas explanações, é mais ou menos o que eu imaginava. O que mais gosto nos jatos RC é que ao meu ver é o que mais se aproxima do vôo 100% escala, gosto de voar um vôo escala, o bacana é ver um RC e ele se parecer com um avião voando e não um brinquedo que faz qualquer coisa. Os giants a gasolina, glows, etc, também podem ser voados assim, mas o que se mais vê hoje é pessoal voando 3D, já os jatos é diferente, os vôos são bem escala.
Eu sou irmão do Roberto Denadai, quem sabe se ele encarar essa depois eu não me animo.
Abs e obrigado,
Bom dia Renato,
Na verdade nao e muito direferente do que voce ja esta acostumado.
O famoso "delay" so se da de Idle, marcha lenta avancando, se a turbina ja estiver um 1/4 de potencia voce quase nao tem delay, o truque e so colocar em idle quando realmente nao precisar, muito alto ou pouso garantido.
Eu tenho 3 setups, um pra taxi, muita bequilha, um pra muitos comandos (30% de exponencial) e um para pouso (40 a 45% de exponencial) e pouco comando.
Apos o trem baixo e flap full ele fica de 50% de potencia pra cima, realmente o arrasto e muito.
Na verdade se voce voa um Habu ou similar ja esta apto ao jato!
Quanto a temperatura, pressao etc... nao afeta muito nao, logico variacoes pequenas, porque a sobra de potencia em um RC sempre e exagerada em relacao aos avioes 100% onde 5C ou 1000FT fazem uma diferenca enorme.
Vem pro jato!!! Speed is Life![/quote:13d1ec2aad]
Obrigado pelas explanações, é mais ou menos o que eu imaginava. O que mais gosto nos jatos RC é que ao meu ver é o que mais se aproxima do vôo 100% escala, gosto de voar um vôo escala, o bacana é ver um RC e ele se parecer com um avião voando e não um brinquedo que faz qualquer coisa. Os giants a gasolina, glows, etc, também podem ser voados assim, mas o que se mais vê hoje é pessoal voando 3D, já os jatos é diferente, os vôos são bem escala.
Eu sou irmão do Roberto Denadai, quem sabe se ele encarar essa depois eu não me animo.
Abs e obrigado,
Renato D. Pullin
- Renato_Pullin
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[quote:e1cca1928e="Megafly"]Renato, voar jato é tranquilo, a unica vez que eu "quase" quebrei heheh foi no meu segundo voo onde vim muito rapido e um pouco alto, a turbina estava desembalada e quando fui arremeter "cade o motor"? 5 ou 6 segundo são uma eternidade nessa hora, acredite viu rsss
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.
Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.
Abs.[/quote:e1cca1928e]
Estou olhando lá, lindo avião heim!
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.
Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.
Abs.[/quote:e1cca1928e]
Estou olhando lá, lindo avião heim!
Renato D. Pullin
- Roberto Denadai
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- Localização: São Paulo - SP