Problema motor Banana Hobby AT-6 Texan
Problema motor Banana Hobby AT-6 Texan
Olá a todos, este é o meu primeiro post neste fórum. Sou iniciante no aeromodelismo elétrico, apesar de já voar há um bom tempo no glow. Acho difícil explicar meu problema, por isso postei um vídeo.
Recebi no final da semana passada um belo avião da Banana Hobby, AT-6 Texan (http://www.bananahobby.com/1710.html). Mesmo com toda a reputação da empresa, resolvi comprá-lo mesmo assim. E ele chegou em perfeitas condições, aparentemente. O problema está no motor...
Quando giro o "parafuso" do motor (onde põe a hélice, não sei o nome disso, ehehe), vocês podem perceber no vídeo que a "engrenagem" do motor não gira. Quando giro a engrenagem, esse parafuso gira. O que me parece, é que estes dois aparatos não estão bem acoplados um ao outro. Não consigo retirar o motor, pois ele parece estar colado, mesmo desparafusando... Não forcei muito com medo de fazer alguma avaria. O fato de o "parafuso" estar parecendo girar solto faz uma perda imensa de potência de motor, fazendo ser impossível de voar (ainda nem o levei para pista).
Link para o video do problema: http://www.youtube.com/watch?v=hnYH8I83vso
Pois bem, qualquer sugestão de como resolver este problema seria bem vinda. Ou então sugestão de troca de motor também. É um aeromodelo bem leve, de menos de 500g, 90cm asa e 74cm fuselagem.
Muito obrigado a todos. Aguardo ansiosamente uma resposta.
Recebi no final da semana passada um belo avião da Banana Hobby, AT-6 Texan (http://www.bananahobby.com/1710.html). Mesmo com toda a reputação da empresa, resolvi comprá-lo mesmo assim. E ele chegou em perfeitas condições, aparentemente. O problema está no motor...
Quando giro o "parafuso" do motor (onde põe a hélice, não sei o nome disso, ehehe), vocês podem perceber no vídeo que a "engrenagem" do motor não gira. Quando giro a engrenagem, esse parafuso gira. O que me parece, é que estes dois aparatos não estão bem acoplados um ao outro. Não consigo retirar o motor, pois ele parece estar colado, mesmo desparafusando... Não forcei muito com medo de fazer alguma avaria. O fato de o "parafuso" estar parecendo girar solto faz uma perda imensa de potência de motor, fazendo ser impossível de voar (ainda nem o levei para pista).
Link para o video do problema: http://www.youtube.com/watch?v=hnYH8I83vso
Pois bem, qualquer sugestão de como resolver este problema seria bem vinda. Ou então sugestão de troca de motor também. É um aeromodelo bem leve, de menos de 500g, 90cm asa e 74cm fuselagem.
Muito obrigado a todos. Aguardo ansiosamente uma resposta.
- Alberto_da_ilha
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A caixa de redução esta com defeito mesmo, cola epoxi pode dar um jeito nisso... Alias esse motor escovado é coisa do passado. logo de cara diria para trocar o conjunto motor e esc escovado por um conjunto brushless. provavelmente vai ter que trocar as baterias também... posta ai a eletrônica que veio, para ver o que é possível fazer.
- Alberto_da_ilha
- membro
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- Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
- Localização: São Paulo / SP
Olá, Alberto. Obrigado pela resposta. Sim, liguei o motor e a proteção que impedia o aeromodelo de se mover, se rompeu, o que fez com que a hélice batesse numa superfície e quebrasse (hehe, barberagem mesmo!). Aparentemente o problema se deu por conta disso.
Consegui, agora à noite, retirar essa engrenagem preta e colocá-la de volta e voltou a funcionar corretamente (ela estava fora de posição, não inserida nas ranhuras). No entanto, tenho pra mim que isso deverá voltar a acontecer. Mas a correção do problema foi mais simples que eu pensava.
Sou totalmente iniciante no elétrico. Se eu optar pelo brushless deverei comprar um ESC também, certo (qual seria o investimento?)? No entanto o brushless costuma ser mais leve. Terei problemas quanto ao CG, certo? (Alías, já estou tendo, pois ele não está onde deveria estar. Corrijo colocando pesos nas extremidades mais leves?). O problema desse modelo é que o compartimento para baterias impede a colocação de baterias grandes.
Infelizmente não consegui anexar as fotos. Portanto, me desculpo desde já por colocar um link externo para o Flickr com as fotos e os respectivos comentários acerca delas:
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320711083/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320714393/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6321235600/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320710961/in/photostream
Consegui, agora à noite, retirar essa engrenagem preta e colocá-la de volta e voltou a funcionar corretamente (ela estava fora de posição, não inserida nas ranhuras). No entanto, tenho pra mim que isso deverá voltar a acontecer. Mas a correção do problema foi mais simples que eu pensava.
Sou totalmente iniciante no elétrico. Se eu optar pelo brushless deverei comprar um ESC também, certo (qual seria o investimento?)? No entanto o brushless costuma ser mais leve. Terei problemas quanto ao CG, certo? (Alías, já estou tendo, pois ele não está onde deveria estar. Corrijo colocando pesos nas extremidades mais leves?). O problema desse modelo é que o compartimento para baterias impede a colocação de baterias grandes.
Infelizmente não consegui anexar as fotos. Portanto, me desculpo desde já por colocar um link externo para o Flickr com as fotos e os respectivos comentários acerca delas:
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320711083/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320714393/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6321235600/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6320710961/in/photostream
- Gilberto
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- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
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- Contato:
Amigo, não posso dizer nada sobre o aeromodelo em si, pois não conheço o seu comportamento em voo, mas de cara posso dizer que é lamentável que ainda tenha fabricante que equipe os seus modelos com motor escovado, ou que não tenham feito um "recall" dos kits.
Não tenho nenhuma dúvida de que uma atualização adequada com "brushless" fará com que o modelo tenha uma grande melhora na performance.
Como será feito? Fica difícil darmos sugestões sem mais dados do modelo: tamanho, peso e mais fotos detalhadas.
Não tenho nenhuma dúvida de que uma atualização adequada com "brushless" fará com que o modelo tenha uma grande melhora na performance.
Como será feito? Fica difícil darmos sugestões sem mais dados do modelo: tamanho, peso e mais fotos detalhadas.
- Alberto_da_ilha
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- Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
- Localização: São Paulo / SP
Beleza... Então, o TX é fraco, 27mhz, nem se pensa mais nisso. Trocaria no minimo por um tgy9x, Não que esse dai seja inútil...O problema é a interferência a que ele esta sujeito. a batt pode adaptar uma LiPo 3s de 1300mah. O motor cabe um emax bl2822,esc 30a e hélice9x5, esse conjunto sai por volta de R$ 140~160 com 3servos comprando um combo de um vendedor nacional. O pessoal procura muito o DOCA aqui no e-voo... Mesmo no mercado livre tem como comprar, se quiser te passo o mail de um vendedor com quem compro sempre. Mais um problema, qual a tensão do seu RX? o bec do esc de 30a oferece 4,5v. Verifica que tensão o rx que veio no kit pede, só para ter certeza. Se for trocar de rádio ja encontrei os tgy9x por volta de R$ 250~300... Mas imagino que você tenha outro conjunto TX e RX ai.
Compraste um modelo CCE..."Começou Comprando Errado", mas pelo menos vai aprender alguma coisa.
Compraste um modelo CCE..."Começou Comprando Errado", mas pelo menos vai aprender alguma coisa.
- Alberto_da_ilha
- membro
- Mensagens: 117
- Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
- Localização: São Paulo / SP
Esqueci... comentando as fotos
A primeira... Isso é justamente o adaptador para o motor brushless... ficou mais facil agora.
A segunda foto.... Você até pode usar essa bateria com o esc bl mas vai ter que trocar o plug e talvez configurar o esc. Mesmo assim vai esgotar a carga rapidinho.
A terceira.... so a respeito do botão externo. Não se usa esse tipo de interruptor... ele deve estar cortando a corrente do RX apenas. se for trocar a eletrônica. isole e ou retire esse botão. ligue por ultimo a bateria no esc e pronto.
No comments para quarta foto.
A primeira... Isso é justamente o adaptador para o motor brushless... ficou mais facil agora.
A segunda foto.... Você até pode usar essa bateria com o esc bl mas vai ter que trocar o plug e talvez configurar o esc. Mesmo assim vai esgotar a carga rapidinho.
A terceira.... so a respeito do botão externo. Não se usa esse tipo de interruptor... ele deve estar cortando a corrente do RX apenas. se for trocar a eletrônica. isole e ou retire esse botão. ligue por ultimo a bateria no esc e pronto.
No comments para quarta foto.
Gilberto,
Bem vamos às especificações do modelo, vistas em http://www.bananahobby.com/1710.html:
Wingspan: 902mm (35.5")
Length: 749mm (29.5")
Wing Area: 14.5dm2
Flying Weight: 480g (16.9 oz)
Drive System: 370 carbon brushed motor
Servo: 3X 9g high speed micro servos
ESC: 20A speed controller
Battery: 9.6V 650mah Ni-MH
Control System: Multifunctional Radio Transmitter and Receiver
Radio Control Range: 1000 feet (300m. Horrível, hein!).
Com relação às fotos mais detalhadas, você pode ver no meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/.
Caso precise de alguma em específico, me avise que providencio!
Muito obrigado!
Bem vamos às especificações do modelo, vistas em http://www.bananahobby.com/1710.html:
Wingspan: 902mm (35.5")
Length: 749mm (29.5")
Wing Area: 14.5dm2
Flying Weight: 480g (16.9 oz)
Drive System: 370 carbon brushed motor
Servo: 3X 9g high speed micro servos
ESC: 20A speed controller
Battery: 9.6V 650mah Ni-MH
Control System: Multifunctional Radio Transmitter and Receiver
Radio Control Range: 1000 feet (300m. Horrível, hein!).
Com relação às fotos mais detalhadas, você pode ver no meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/.
Caso precise de alguma em específico, me avise que providencio!
Muito obrigado!
Alberto,
- Quanto ao transmissor, é desse que você está me falando? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203661847-radio-turnigy-9x-9ch-e-receptor-8ch-v2-pronta-entrega-_JM. Vou pensar como um investimento posterior então!!! Aliás, possuo um Futaba Skysport 6 canais antigo: http://fatlion.com/sailplanes/images/6skysport.gif. Será que dá para adaptar?
- Por favor, me passe o email deste vendedor!
- Onde consigo ver esse valor da tensão? Não achei nada escrito no meu receptor...
- CCE: Hahaha. É rir para não chorar! Mas enfim, é com os erros que nos aprimoramos! O mínimo que pode acontecer é ele ficar enfeitando o ambiente aqui, já que ele é bem bonito, ehehe =).
- Hmm.. Não havia pensado nisso como adaptador por brushless.. Então vai facilitar a minha vida...
- Bem, com relação à bateria, minha intenção é trocá-la mesmo. Até porque com esse motor que veio ela não fica nem 3min a máxima potência de motor. Meu medo seria apenas o compartimento para bateria ter espaço para uma bateria maior.
- Esse interruptor está cortando apenas o motor. Os servos funcionam mesmo antes de pressionado. Retirarei o botão então!
Agora novos problemas com fotos: (postei no Flickr)
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323373546/in/photostream,
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323374648/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323374068/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322848327/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322848913/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322849469/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323376636/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322850919/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323377086/in/photostream
Agradeço imensamente as informações já prestadas!
- Quanto ao transmissor, é desse que você está me falando? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203661847-radio-turnigy-9x-9ch-e-receptor-8ch-v2-pronta-entrega-_JM. Vou pensar como um investimento posterior então!!! Aliás, possuo um Futaba Skysport 6 canais antigo: http://fatlion.com/sailplanes/images/6skysport.gif. Será que dá para adaptar?
- Por favor, me passe o email deste vendedor!
- Onde consigo ver esse valor da tensão? Não achei nada escrito no meu receptor...
- CCE: Hahaha. É rir para não chorar! Mas enfim, é com os erros que nos aprimoramos! O mínimo que pode acontecer é ele ficar enfeitando o ambiente aqui, já que ele é bem bonito, ehehe =).
- Hmm.. Não havia pensado nisso como adaptador por brushless.. Então vai facilitar a minha vida...
- Bem, com relação à bateria, minha intenção é trocá-la mesmo. Até porque com esse motor que veio ela não fica nem 3min a máxima potência de motor. Meu medo seria apenas o compartimento para bateria ter espaço para uma bateria maior.
- Esse interruptor está cortando apenas o motor. Os servos funcionam mesmo antes de pressionado. Retirarei o botão então!
Agora novos problemas com fotos: (postei no Flickr)
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323373546/in/photostream,
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323374648/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323374068/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322848327/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322848913/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322849469/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323376636/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6322850919/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/69502367@N05/6323377086/in/photostream
Agradeço imensamente as informações já prestadas!
- Alberto_da_ilha
- membro
- Mensagens: 117
- Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
- Localização: São Paulo / SP
Pode usar o futaba sim só vê a config, acredito estar em mod2, então liga o esc no canal 3... para verificar a tensão mede com um multímetro as pontas vermelha e preta do plug que sai do esc para o rx...
Então esse botão é para prevenir algum acidente( que já ocorreu)... os esc modernos não dão start no motor quando ao ser ligado o stick não estiver idle. No máximo entram no modo de programação apos alguns segndos...
A batt que indiquei la é praticamente do mesmo tamanho e peso que a do kit. pode ser mais grossa apenas. Se precisar, da uma cavada no isopor com jeito que cabe
o flickr não esta abrindo depois comento as imagens.
Então esse botão é para prevenir algum acidente( que já ocorreu)... os esc modernos não dão start no motor quando ao ser ligado o stick não estiver idle. No máximo entram no modo de programação apos alguns segndos...
A batt que indiquei la é praticamente do mesmo tamanho e peso que a do kit. pode ser mais grossa apenas. Se precisar, da uma cavada no isopor com jeito que cabe
o flickr não esta abrindo depois comento as imagens.