Jato para Iniciante

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Robson acontece que o flape por exemplo eu uso 2 canais. Fica muito mais facil de configurar e você pode ativar o flape trim no radio, no aileron mesma coisa 2 canais, assim posso usar um pouco de "crow" (ailerons levantados) durante o pouso, isso funciona como uma especis de washout. leme separado da bequilha, assim posso ajustar o avião para manter a linha reta ajustando pelo radio e sem conflitar com o leme, e por ai vai...
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Robson, não é obrigado o uso de um de 12 canais, mas tudo acima de 9 ajuda muito. Veja meu exemplo, que tenho um modelo considerado treinador (o Boomerang Sprint):
- Motor (1)
- Profundor (1)
- Leme (1)
- Aileron (2, cada aileron num canal permite a função crow como o colega megafly falou, função muito útil)
- Flap (1)
- Trem de pouso (1)
- Freio (1), normalmente o freio é associado ao comando de profundor para baixo. Se o freio é a ar então colocamos canal dedicado a ele com uma mixagem para quando o trem está recolhido o freio não funciona. Assim não corremos o risco do ar acabar durante o vôo)
- Steering/bequila (1), usando um canal dedicado para a bequilha voce também pode mixá-la de modo que ela não fique movendo qdo o trem está recolhido.
Bom, só aqui já foram 9 canais, os 9 do meu JR9503.
Acho que para um jato, o mínimo é 7 canais.
Abraço,
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:7678a24e5e="Megafly"]Robson acontece que o flape por exemplo eu uso 2 canais. Fica muito mais facil de configurar e você pode ativar o flape trim no radio, no aileron mesma coisa 2 canais, assim posso usar um pouco de "crow" (ailerons levantados) durante o pouso, isso funciona como uma especis de washout. leme separado da bequilha, assim posso ajustar o avião para manter a linha reta ajustando pelo radio e sem conflitar com o leme, e por ai vai...[/quote:7678a24e5e]

[quote:7678a24e5e="mvianajr"]Robson, não é obrigado o uso de um de 12 canais, mas tudo acima de 9 ajuda muito. Veja meu exemplo, que tenho um modelo considerado treinador (o Boomerang Sprint):
- Motor (1)
- Profundor (1)
- Leme (1)
- Aileron (2, cada aileron num canal permite a função crow como o colega megafly falou, função muito útil)
- Flap (1)
- Trem de pouso (1)
- Freio (1), normalmente o freio é associado ao comando de profundor para baixo. Se o freio é a ar então colocamos canal dedicado a ele com uma mixagem para quando o trem está recolhido o freio não funciona. Assim não corremos o risco do ar acabar durante o vôo)
- Steering/bequila (1), usando um canal dedicado para a bequilha voce também pode mixá-la de modo que ela não fique movendo qdo o trem está recolhido.
Bom, só aqui já foram 9 canais, os 9 do meu JR9503.
Acho que para um jato, o mínimo é 7 canais.
Abraço, [/quote:7678a24e5e]

Ok, entendi, para usar as funções de voo não ligadas diretamente a turbina.
Pensava que pelo fato de ser impulsionado à turbina, a mesma exigisse canais extra.

Obrigado pelo esclarecimento.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Megafly,
Eu não sabia disso. Um colega nosso do clube que tem uma P120SX usa (pelo que vi durante a operação) apenas um canal. O ligar e desligar é no trim.
Minha Wren liga e desliga também só no trim.
Vocês veem algum vantagem em ter dois canais para a turbina?
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:0670ccc15b="Megafly"]Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.[/quote:0670ccc15b]

Então em caso de uma pane qualquer(crash inevitavel), usando somente um canal eu não tenho como apagar a mesma antes da colisão?
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:02fa4eb6bd="robson_oa"][quote:02fa4eb6bd="Megafly"]Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.[/quote:02fa4eb6bd]

Então em caso de uma pane qualquer(crash inevitavel), usando somente um canal eu não tenho como apagar a mesma antes da colisão?[/quote:02fa4eb6bd]

pense na agilidade: bateu a chave, off.

contra

baixe stick, baixa trim, off.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Curiosidade: há muito tempo li no RCGroups sobre sistema contra incendio onbord em jatos grandes.

Usam isso?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Lambreta,
Na minha turbina, mesmo que o stick esteja fora do idle, se baixar o stick ela corta.
Minhas observações nestes 6~7 meses de vôo é que a diferença de tempo entre baixar um trim ou bater uma chave é ínfimo quando comparado ao tempo da ECU comandar o corte da turbina (uns 3 seg. após o comando).
Bom, apenas minhas considerações, sem polemizar, rss...
Se há canais disponíveis, tudo que puder melhorar é bem vindo.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Da pra ter agilidade usando somente um canal, no meu radio o trim do motor é convencional então da pra matar a turbina bem rápido.

Existe esse sistema sim, é ate bem pequeno, uma garrafinha de co2. Mas eu nunca vi ninguem usando, jatos não pegam fogo tão facil assim, a não ser em caso de queda, mas ai o sistema de co2 vai pro saco tambem hehehe
O certo é sempre que for acionar a turbina ficar com o extintor apontado para o modelo, qualquer sinal estranho lasca co2, não estraga nada.
Responder