A nossa história no aeromodelismo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tenho as plantas originais do Manicaca e do MIg15, vou ver se bato uma foto delas e posto aqui no fórum como algo a complentar com algo mais concreto do que um simples comentário.
O MIg15 era para motor .35 VCC, mas esse nunca voou pois eu nunca comprei o motor .35, só tinha o motor Sassi .15 II.
Mais tarde quando iniciei nos RC, comecei com um Asa alta com motor Enya .40 SS que inclusive tenho esse motor até hoje.
O asa alta não era para iniciar no RC e sim por que o custo dele na década de 80, era muito mais baixo do que um escala, pois sabemos bem que na década de 80, o custo dos aeromodelos era exorbitante e por isso, dávamos muito mais atenção as checagens e menutenção do que hoje em dia em que a maioria voa sem nem ao menos olhar se a linkagem não está com folga.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Bem comecei com plastimodelismo em 1980,pratiquei o hobby até 1995, depois pulei para automodelos,frequentava a pista na Av. Vital Brasil,não me recordo o nome da pista.
Um dia assistindo um vídeo sobre helimodelismo escala mais ou menos em 2008 ,foi paixão a primeira vista, comprei o meu primeiro heli um T-rex 450, caro pra caramba 1.250,00 reais,mas era o preço da época,depois comecei a frequentar várias pistas como Gupa,Gaba,Interlagos,etc. um dia fui voar no Ginásio do Ibirapuera e acabei encomendando um Aero com o Cesar, cheguei a voar algumas vezes em Carapicuiba e depois parei, só voava helicópteros,com o passar do tempo fui voar C.E.Imigrantes coisa de um ano mais ou menos e como a maioria dos frequentadores praticava aeromodelismo,acabei comprando outro aero e não parei mais.hoje sempre digo helimodelismo minha paixão aeromodelismo minha amante,não sei dizer de qual gosto mais rsrsrrsrsrs.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Desde criança, ainda no primário, desenhava aviões e dizia que iria ser piloto... Após um acidente onde morava, quebrei o braço e ganhei meu tão sonhado avião de controle remoto no hospital. :lol:

Na verdade éra um caça que andava no chão e controle remoto por fio, não durou nada em minha mão, desmontei o bixo amarrei umas linhas e ficava girando em circulo.

Em 1992, já com 9 anos de idade, ganhei de meu pai um aviãozinho a elástico desses comprados antigamente em encontros aeronáuticos.

Pronto, a cagada estava feita!

Nesta época perto da loja de meu pai, tinha duas grandes bancas de revistas usadas, todo dinheiro que pegava em mãos nesta época era para comprar revistas: Esporte Modelismo, Radio Control Modeler Magazine, etc..

Em pouco tempo já tinha muitas revistas, e não parava de sonhar em ter um aeromodelo.

Em 1993 finalmente consegui meu primeiro aero, em uma troca com uma bicicleta.

O Aeromodelo éra um biplano vcc, com motor sasi 15II e cabo de 15 metros, depois de algum tempo fui em uma pista local, onde fui desencorajado a voar com o modelo por ser muito arisco.

Certo tempo se passou, diria até que muito tempo ... Acabei comprando um instrutor feito pelo mestre Ipiguá e comei a frequentar a pista.

Após alguns voos com o piloto Sirley Tavares, já conseguia voar nivelado sozinho, rebocar e pousar.

Foi a melhor época de minha vida, tudo era feito na base da camaradagem, equipamentos eram vendidos baratos, start de vela era feito com prendedor de roupa, a mulecada éra tudo unida, queimou uma vela e não tinha outra reserva, tirava do cabeçote de outro motor, depois voltava ao motor e tirava novamente. :P

O combustível era uma mistura caseira, as hélices da casa aerobras tinha que envernizar, os grampos do cabo era usado de castor de pesca, as emendas no cabo eram feitas com tubo de arrebite, para prender a roda usava quebra galho de mobilette, bomba de combustível era artigo de luxo, era tudo na base da siringa.

Dai em diante comecei a ganhar alguns trocados negociando e reformando aeromodelos, tive a oportunidade de ter muitos modelos e motores.

O mais legal de tudo era poder ensinar amigos mesmo sem equipamento a voar, lembro de um vizinho e grande amigo, ainda aprendiz de marceneiro, ter pegado as medidas de meu avião, e ter feito uma cópia em compensado.

Tinha ficado muito pesado, torto, entelado com papel impermeável, trem de pouso e comandos com arame de alambrado, etc ...

Emprestei todo equipamento para colocar no avião, e o valente CB 25 puxou o aviãozinho deixando todo mundo de cara! :shock:

Mesmo os especialistas dizendo que não iria, voou!

Após alguns voos e abusos, o aviãozinho começou a bater asas devido a fadiga no material, virando sensação daquela tarde de sábado.

Só tenho lembrança boa dessa época!

:arrow: [b:5a4a796d52]A unica lembrança ruim que tenho, foi algo que me desanimou profundamente, e me afastou de vez do aeromodelismo.
[/b:5a4a796d52]
Em 2000, acontecia a primeira etapa do CIPA (Campeonado do Interior Paulista de
Aeromodelismo)

Era a minha grande chance de participar de uma competição, nesta época tinha 17 anos.

Durante as inscrições já tinha percebido um grande numero de pilotos mais velhos e muito muito mais experientes, se inscrevendo na categoria iniciantes. :x

O que era para ser um campeonato, acabou virando uma grande gincana onde na categoria iniciantes teve pilotos fazendo a gama de acrobacias da FAI. :evil:

No total de 12 pilotos disputando a inciantes, fiquei em quarto lugar e desde aquele dia nunca mais pilotei um aeromodelo de VCC.

Fiquei sem frequentar a pista, até porque, o primeiro colocado era um senhor aqui de minha cidade com mais de 40 anos de aeromodelismo.

Este campeonato foi algo que me deixou muito desanimado, e desde então nunca mais pilotei um aeromodelo VCC.

Resultados Cipa (vejam, meu nome está lá)

http://www.cipavcc.com.br/index.php?mn=2&prv_cod=14

[img:5a4a796d52]http://img696.imageshack.us/img696/5328/ogaaaoaecx4jrllcjmfntex.jpg[/img:5a4a796d52]

Depois de alguns anos, acabei me interessando por automodelismo onde pratiquei o hobby regularmente durante alguns anos.

[img:5a4a796d52]http://img217.imageshack.us/img217/4844/ogaaagn2zlwib4rzep3blup.jpg[/img:5a4a796d52]

Em 2009 a vontade de realizar aquele velho sonho de infância, falou mais alto, resolvi vender todos meus automodelos, e comecei a dedicar todo o meu tempo livre com aeromodelismo rc desde então.

Perfil de referencias no Rc Eletrico.

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=8844

Nestes quase 20 anos de aeromodelismo, o tempo que fiquei ausente sempre estava comprando revista, reformando algum aeromodelo vcc (mesmo sem voar) só pelo gosto de mexer, ligando um motor para sentir o cheiro de mamona.

Sempre ficava pensando em uma volta! :lol:

Em março de 2010 após longos meses no simulador, fiz meu primeiro voo com a ajuda dos usuários do e-voo (João Vitor Novelli e Willians) e no primeiro contato com o radio já estava voando sozinho.

A vontade era tanta que aprendi no primeiro voo, de lá para cá, estou voando e construindo constantemente.

O aeromodelismo R/C era um grande sonho, fico feliz por voltado a ativa, e por ter ensinado outras pessoas a voar.

Essa é uma pequena parte da história, se fosse contar todas as trapalhadas que já aconteceram na pista, daria um livro com boas histórias.

Câmbio, desligo![b:5a4a796d52]

[/b:5a4a796d52]
Avatar do usuário
sylviocrazypilot
membro
Mensagens: 2746
Registrado em: Sex Set 28, 2007 1:27 pm
Localização: Leme - SP / 20
Contato:

Mensagem por sylviocrazypilot »

eu nasci praticamente com o radio na mão. meu pai trabalhava com aeromodelismo , então não teve jeito : filho de peixe , peixinho é. em 1998 , meu pai estava dando aula , era um stick , motor 60 pipado. meu pai se ajoelhou , me chamou e eu botei as mãos nos sticks do radio. pela primeira vez eu sentia um modelo nas mãos.. NUNCA MAIS ESQUECI... naquela epóca não tinhamos nenhum equipamento , por motivos financeiros.. mas uns 3 anos depois , meu pai achara um radio velho e ganhara um motor de um amigo. então ele montou meu primeiro aero , o Super Marreca. no primeiro voo , fomos pra Araras , me lembro certinho , uma ventania muito forte , ninguem estava voando. meu pai decolou. não deu tempo nem de trimar , entrou numa cerca e destruiu o modelo todo.. :roll: alguns meses depois , meu pai fez outro marreca.. e no primeiro voo , crash novamente.. ai ele descobriu que tinha pau no radio.. KKKKKK.. então ele comprou um radio de um amigo , e pode me ensinar a pilotar..


meu pai começou voar em 1975.. esse é o "Ufo - Meia", um modelo que ele fez sem planta , tudo de cabeça ( a não ser a empenagem que sobrou de um Ufo derrubado pelo Simioni ( ele mesmo , do T-6 de lençois paulista)

[img:90446eeee9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALGr5aJXAqNmWIbpMsQ2l_jirhc67su6n_B_GUQhSduCZBslxPWvJyIXmRlF8ccuiaDIoE9ILXs2v6J-WZi9FmQAm1T1UEdXpTdmsUEL7DmNmYOqeg0jqZ8U.jpg[/img:90446eeee9]

Meu pai e eu , esse foi meu primeiro modelo , que meu pai fez , chamava de Super Marreca , com motor O.S 40 FP e radio futaba FG serie.. voou apenas uns 15 segundos. :twisted:

[img:90446eeee9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAB7xFsPT2WdHlD8fMvWAwM3e_LNUytjTvXlxuQIZnqfrp2x1YVqGEqgzY134_JsI343KimeFzNVrJPtDvTpGzOEAm1T1ULoVfUepr3YjtaRcgbmAKwPJHLYD.jpg[/img:90446eeee9]

esse avião é o Piper Tomawawk , que eu ou meu pai ( não me lembro ) destruimos em uma cerca durante um rasante.
na foto , meu pai e eu

[img:90446eeee9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALUqB6Xm4mp_Kn36x0XzjF9Adem_-Pj8ALZ_PNYuxElHEKOaUIdK0dNZ2TKp5EadjhwTqIAL7pjZ8_UHGv2hvRMAm1T1UC0LsH21gc9jZzUOg-uoG6fCi8Rk.jpg[/img:90446eeee9]

e essa é uma criação do meu pai.. não voou... :shock: :shock: :shock:

[img:90446eeee9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAP4C7-Iret4Dk6w_BbmURV_u_e3EtCrrmGDmP2LCnR5jc2sUG_Bmtpq9ILlRR7pt26zkYg0tRj3eb4n0jb8BNk4Am1T1UBURXDBgeYRYeGOSzVrtvPOyBVkC.jpg[/img:90446eeee9]
NO TUBE NO LOVE
Avatar do usuário
sylviocrazypilot
membro
Mensagens: 2746
Registrado em: Sex Set 28, 2007 1:27 pm
Localização: Leme - SP / 20
Contato:

Mensagem por sylviocrazypilot »

também me lembro da primeira vez que vi um aeromodelo eletrico voando.. meu amigo Edson Antunes com um shock flyer Edge 540T da ikarus... bem velhinho.. com motor escovado , bateria NIMH :shock: :shock:
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Bom,

Eu não tenho muito a acrescentar que não esteja registrado aqui no Evoo.

Minha paixão por aeronaves vem da infância. Por duas vezes tentei entrar para a Aeronautica, sem sucesso. Uma por que não passei na prova escrita, na outra, no exame médico (tinha 1,0 grau de miopia)

Quando meu filho era pequeno (10~12 anos) presentiei-o com dois kits a elástico da Casa Aerobrás, um [url=http://casaaerobras.com.br/imagens/ela_13.jpg]Cessna 172[/url] e um [url=http://casaaerobras.com.br/imagens/ela_14.jpg]PT-19[/url].

Ajudando-o a montar, me apaixonei por esta atividade.

Depois de muito tempo, após meu filho ter comprado algumas "bugigangas" na HobbyKing, vi que era possível construir e pilotar aeromodelos sem um investimento muito alto.

Foi aí que me cadastrei no Evoo (fevereiro de 2010) e cá estou até hoje e cada vez aprendo mais...

Abs

Marco Aurelio[/url]
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Gostaria de deixar um pouco da história do aeromodelismo, com esse link, fotos muito interessantes de equipamento de épocas passadas.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1108510

Abraço a todos.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Bem, eu tinha uns quatro pra cinco anos de idade quando meu irmão mais velho se mudou pra Guaratinguetá em São Paulo, foi fazer o curso de especialistas da aeronáutica. De lá foi transferido para o Rio de Janeiro e com sete anos, eu e minha família tambem saímos daqui de Manaus e fomos morar no Rio.

Morávamos no centro, na General Caldwell perto da Praça 11. Eu tinha uma turminha que gostava de jogar futebol no Aterro do Flamengo todas as tardes. Lá eu conheci o aeromodelismo VCC.

Desde a primeira vez que eu vi aqueles aviõezinhos voando segurados por um cabo de aço, fiquei apaixonado! Esqueci o futebol, e enquanto meus amigos ficavam na pelada eu ia olhar o VCC.

No apartamento colado ao nosso, morava um rapaz de nome Antonio que era artista plástico, e toda vez que ele passava por mim no hall do prédio eu estava brincando com aviãozinho de papel.

Ao ver meu interesse pela coisa ele resolveu me ensinar a construir um aeromodelo todo de cartolina, porém era estático. Me lembro que eu devo ter feito uns trinta modelos ou mais desse avião.

Descobri uma loja chamada Hobby no Edifício Central e economizei uma mesadinha que recebia e comprei um planador. Montei e ia brincar com ele toda tarde no Campo de Santana. Ô tempo bom aquele!

Mas o tempo passou, voltamos pra Manaus e o aeromodelismo ficou esquecido, mas guardado em algum lugar no meu coração.

Casei, tive três filhas e um filho, montei um negócio e passei a viver uma vida normal. Fiquei coroa e um belo dia passei na frente do aeroclube em um dia de competição aeromodelística. Parei a moto ( ainda não tinha carro) e entrei.
Fiquei maluco de novo!

Saí de lá e fui direto no centro da cidade procurar onde vendia aeromodelos. Não encontrei de jeito nenhum. O ano era 2006 e não existia uma única loja de modelismo aqui na cidade.

Fui procurar pelas lojas da Zona Franca, passei dois dias perambulando e perguntando até que achei em uma importadora três aviõezinhos chamados Fly wing de dois canais. Daqueles parecidos com o Oriole. Comprei um na hora, levei pra casa todo eufórico, montei e fui pra um parque que tinha inaugurado aqui perto de casa.

Assisti o cd várias vezes, cheguei no parque, acelerei e lancei. Voei alguns segundos e caí. Dei uma checada e lancei de novo, novo voo e nova queda.
assim fiquei até a bateria descarregar. Arrumei uma tomada perto do chafariz e botei o carregador e liguei a bateria, fez Puff! A tomada era 220 v queimei o carregador!

A única solução foi eu voltar na loja e reclamar com o atendente que o carregador não prestava. Conclusão! Ele me empurrou outro avião,Kkkkkk!

Mas fui começando a pegar a manha, voei voei com os dois até que quebrei sem ter mais jeito. Descobri a internet e com ela o Oriole, comprei e comecei a voar todo dia. Quebrei alguns e aprendi a dominar o bicho completamente.

Então aquilo ficou limitado pra mim e fui procurar o aeroclube. Cheguei lá com meu "brinquedo" e fui gentilmente convidado a não voar com aquilo ali.

Fiquei desiludido mas não desisti, voltei pro parque e continuei com meus voos diários até que apáreceu por lá um rapaz com um helicóptero 4 ch (Gugu) e fizemos amizade. Ele me levou até um grupo de aeromodelistas amigos dele que voavam na Colônia Japonesa.

Foi ali naquele local que eu descobri o 4 canais. Logo fiz amizade com todos, e um paulistano chamado Roberto Paz me ensinou a voar. Comecei a construir meus próprios aviões glow e a voá- los.

Hoje em dia estou voando no campus da Uni Nilton Lins, tenho uma nova galera e trabalho montando e restaurando aeromodelos. Faço boas construções e dou instrução de voo a quem quiser. E de graça sem nunca cobrar nada, apenas pelo prazer de ver surgir um novo piloto. Já sou bem conhecido no meio aeromodelístico daqui.

Mas nunca vou esquecer daqueles aviões VCC lá no aterro no Rio de Janeiro. Foi lá que começou uma paixão que ficou latente por um tempo, mas depois que aflorou, surgiu com uma força que só quem é verdadeiramente apaixonado pelo aeromodelismo pode entender! Nunca mais vou sair dessa vida.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

[quote:2cd918afe9="LaercioLMB"]Quando começei no aeromodelismo, foi com um manicaca VCC com motor Sassi .15 II, mas como não tenho fotos da época, ficará apenas um comentário meu, infelizmente nada que possa ser usado como história nesse tópico que achei muito importante.[/quote:2cd918afe9]
Eu também tive um VCC com esse motor. Nesse tempo eu tinha "fazer" o próprio cmbustivel com alcoo e o famoso óleo de rícino hehehe
Participe da campanha "NO WRIGHT YES DUMONT".
Baxe o arquivo em alta resolução aqui:

http://www.eabadiania.com.br/eabadiania/extras/no%20wright.zip
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Eu não tenho história apenas uma vaga lembrança rsss, mais aqui um dos pioneiros desde 1944


[yt]jpNaYSndhrQ[/yt]
Responder