Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dbc123
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Seg Set 26, 2011 1:43 pm
Localização: Araguaína - Tocantins

Mensagem por dbc123 »

Galera me tirem uma duvida, eu comprei um esc desses http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15205__Hobby_King_30A_ESC_3A_UBEC.html e uma bateria dessas http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9173__Turnigy_800mAh_3S_20C_Lipo_Pack.html como podem ver os fios do esc para ligar na bateria são grossos e acho que não tem como colocar um conector jst, então eu posso so colocar um rabicho desses http://www.wgsaeromodelos.com.br/products/Conector-JST-2-pinos-Macho-com-Rabicho.html nos fios do esc para ligar na bateria ?

E agora a bomba eu peguei um rx emprestado futaba r136f 72mhz o dono tava junto ele ligou a bateria futaba dele mais não funcionou o servo que estavamos testanto então ele colocou a minha bateria (vide acima) e bummmm fumaçou o receptor, tem chance de ainda funcionar ? esse rx não existe mais pra vender ? o dono tem tres aviões e ainda faz isso, agora vou ter que pagar e só depois vi que os cristais que estavam eram de frequencia 27.....
julinho123
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Out 08, 2011 9:21 am
Localização: Igrejinha-RS

Mensagem por julinho123 »

Amigos estou com um problema, Eu tenho 1 cesna elétrico e tenho um radio t6xa da futaba mas quando eu acelero o aeromodelo fica apitando e nao acelera alguem sabe oq pode ser?

e tem um coisa interessante quando você deixa o motor full e bota pouquinho para baixo ele gira a hélice nao sei se fui claro.


Acho q tenho q configurar o radio para o modelo alguém saberia me explicar como faço?
O motor servos e tudo esta ligado como esta a figura.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:7d2746707f="julinho123"]Amigos estou com um problema, Eu tenho 1 cesna elétrico e tenho um radio t6xa da futaba mas quando eu acelero o aeromodelo fica apitando e nao acelera alguem sabe oq pode ser?

e tem um coisa interessante quando você deixa o motor full e bota pouquinho para baixo ele gira a hélice nao sei se fui claro.


Acho q tenho q configurar o radio para o modelo alguém saberia me explicar como faço?
O motor servos e tudo esta ligado como esta a figura.[/quote:7d2746707f]

Sua pergunta está basante confusa... mas pelo pouco que dá para entender sem usar tradutor, acho que você precisa inverter o canal do acelerador no seu transmissor.
sandro dutra
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Nov 11, 2011 5:16 pm
Localização: serra espirito santo

Mensagem por sandro dutra »

Ola pessoal. Alguem ai pode me da uma luz? estava fazendo uma programação do ESC emax 18A para acionar o freio. não sei que cargas d'agua eu fiz, que o motor começou a sair fumaça. parei tudo testei com multimetro e o mesmo estava OK. liguei outro motor no ESC e a mesma fumaça saindo. retirei logo e testei enquanto era tempo. os motores estão ok. porem acho que fiz alguma programação no ESC que prejudicou os motores. OBS: estava configurando com o tx. tem como reverter este caso tipo voltar a configuração do ESC sem conectar o motor ou ja era?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Que eu saiba, nenhuma configuração que você fizer no ESC pode danificar o motor ou o ESC, desde que tudo esteja corretamente ligado e isolado.
Avatar do usuário
Benedito Costa
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Ter Out 25, 2011 3:28 pm
Localização: Goiania Goias
Contato:

Mensagem por Benedito Costa »

alquem sabe me dizer se esses equipamentos sao ideais um para o outro!

Motor: Brushless E-max Cf2812 Outrunner 1534 Kv
Bateria: Lipo - Zippy Flightmax 1300mah 3s1p 20c
ESC: Speed Control (esc) Hobbyking Ss 25-30a

Abç
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:1482d85428="Benedito Costa"]alquem sabe me dizer se esses equipamentos sao ideais um para o outro!

Motor: Brushless E-max Cf2812 Outrunner 1534 Kv
Bateria: Lipo - Zippy Flightmax 1300mah 3s1p 20c
ESC: Speed Control (esc) Hobbyking Ss 25-30a

Abç[/quote:1482d85428]

Acho que você quis dizer "compatíveis" uns com os outros.
Sim. Pode usar sem medo.

Até mais e bons voos.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
edneyna
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 2:02 pm
Localização: aracaju/se

Mensagem por edneyna »

Ola!!! tenho um aeromodelo cessna rtf 182 eletrico, e para susbstituir o motor original comprei um EMAX CF2812 (3 polos), o original que aconpanhava o aeromodelo tem positovo e negatico (2 polos), o meu esc sai dois polos (+ e -), por gentileza me consiga o esquema da ligação para o motor EMAX CF2812 (3 polos)?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tem de trocar o ESC. Leia sobre motores escovados (brushed) e sem escovas (brushless). São totalmente diferentes um do outro.
edneyna
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 2:02 pm
Localização: aracaju/se

Mensagem por edneyna »

E como eu vou saber o ESC apropriado para o cessna rtf 182 eletrico compativel com o motor EMAX CF2812?
Responder