AEROMODELO PASTINHA

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Anderson Mota
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Ago 09, 2009 5:18 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por Anderson Mota »

tenho um pasta asa alta da artal com um .40 e vai q eh uma blz

ta montado certo o motor tambem, nao esta torto no montante ou coisa parecida?
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:5ac512fe0c="Paulo Vitor"][quote:5ac512fe0c="tio cenoura"]paulo, a 'traseira', como vc diz, ou o conjunto de estabilizadores dos aeros da artal não são pequenas. são ´proporcionais. não é isso.
a unica coisa que me vem na mente é o seguinte: seu motor não esta bem regulado, ou helice errada, pois pra ele pender pra um dos lados e não responder à correção, é pq tá em estol.[/quote:5ac512fe0c]
Estou usando uma Hélice 11x6 e o motor é um ASP 46. ( pastinha asa baixa)
Voce acha que essa Hélice está correta?
Vou verificar a regulagem do motor e tentar novamente.[/quote:5ac512fe0c]

cara, tenho um ASP .52 e usei 10x6 um galao e meio e voava muito bem. Resolvi experimentar 11x6 no meu e ficou bom mas notei que a rotação caiu no meu razoavel, nada que o deixasse fraco, mas acho que para um .46 11x6 vai ficar meio pesado. eu usaria 10x6 nele. Alias, o manual recomenda 10x6 no meu ASP .52
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:781b9bf91a="Felipe Castanho"]Cara, ja tive um pastinha, e mesmo com 10 anos de experiência, nem eu nem meu pai conseguíamos deixar "aquilo" no ar.
Eu não ser porque. Me parece que ele é mole, instavel...
Compre um super sports 40 da the word models...Vc vai ver como é fácil e gostoso voar um aeromodelo de "verdade"[/quote:781b9bf91a]

cara, eu piloto um pastinha 46 flymagrao, desde março deste ano (foi meu primeiro aero e aprendi sozinho nele). Acho muito tranquilo pilotar ele. Voo gostoso e tudo mais. O problema que vejo nele e que talvez você teja tendo é a trimagem. Só no olhômetro é dificil ter certeza que o ailerão está trimado certinho pra não puxar pra lado nenhum. Depois que se altera as regulagens do ailerão só vai acertar a trimagem perfeita dele no ar. Mas depois de trimado certinho....faço looping perfeito com ele e alguns roll's com ele (ainda não tenho toda experiencia pra arriscar manobras muito ousadas).
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

eu tenho um pastinha artal,com um asp 52,ele é muito bom,eu decolo ele tranquilamente,sem tendências,e tem mais uns colegas meu que voam tb,sem reclamaçoes,é claro que um modelo de balsa,se torna mais estável,pois as superfícies de comando são de madeira.
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

[quote:f2104fcaf1="Daniel Oliveira Teixeira"][quote:f2104fcaf1="Paulo Vitor"][quote:f2104fcaf1="tio cenoura"]paulo, a 'traseira', como vc diz, ou o conjunto de estabilizadores dos aeros da artal não são pequenas. são ´proporcionais. não é isso.
a unica coisa que me vem na mente é o seguinte: seu motor não esta bem regulado, ou helice errada, pois pra ele pender pra um dos lados e não responder à correção, é pq tá em estol.[/quote:f2104fcaf1]
Estou usando uma Hélice 11x6 e o motor é um ASP 46. ( pastinha asa baixa)
Voce acha que essa Hélice está correta?
Vou verificar a regulagem do motor e tentar novamente.[/quote:f2104fcaf1]

cara, tenho um ASP .52 e usei 10x6 um galao e meio e voava muito bem. Resolvi experimentar 11x6 no meu e ficou bom mas notei que a rotação caiu no meu razoavel, nada que o deixasse fraco, mas acho que para um .46 11x6 vai ficar meio pesado. eu usaria 10x6 nele. Alias, o manual recomenda 10x6 no meu ASP .52[/quote:f2104fcaf1]


helice 10x6 em motor 46 é muito pequena... vai girar demais.
11x6 vai de boa...
apesar de que eu gostava mais das helices maiores nos meus glows.
colocar uma 10x6 em um .52 é insanidade.
Big airplanesss!!!
Christen Eagle
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 11:20 pm
Localização: Osasco, SP

Mensagem por Christen Eagle »

Voei pastilha desde os primórdios, quando a produção era muito mais artesanal e desde sempre voaram muito bem! Alias ainda tenho ele inteiro aqui mesmo depois de anos e centenas de horas de voo...
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

tenho um asa alta e não tenho proplema será que seu CG não está fora ou comando garrando?????
Avatar do usuário
johndss
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 12:21 am
Localização: Belo Horizonte - 28

Mensagem por johndss »

Amigo.... seguinte... eu tambem tenho um pastinha... depois da primeira lenha ele nunca mais foi o mesmo.... ate o ponto que tive que remontá-lo todo e corrigir. Eu encontrei uma fissura no compensado lado direito. Acontecia que mesmo a asa bem presa nos elasticos quando se dava potencia ele forçava naquele local e a madeira cedia por alguns microsegundos deixando por um pequeno periodo a fuselagem mais baixa de um lado... fiz um reforço e resolveu. Porem como aprendiz de pouso né.. dois fins de semana depois...... dederei cai, e o pastola afundou a parede de fogo que consertei mas nao ficou a mesma coisa.. mas ainda voei bastante com ele.. solei com ele.. depois de uma perda de referencia joguei ele no chao, quebrou apenas a parede.. mas coitado tanta lenha! Moral da historia depois de 29389238298392832329382938293 lenhas, vou reformar esse pastinha, passar a ser triciclo.. Veja tudo olha se tem algum ponto que a madeira pode estar cedendo. Olhe o alinhamento da parede e do montante... nos fale o que encontrou...
Avatar do usuário
aerobraga
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 9:06 pm
Localização: Araraquara

Mensagem por aerobraga »

eu tbem tive varios pastinhas e todos voaram muito bem, seu problema de cair de asa e embicar é CG traseiro, tenta colocar a bateria mais para frente e deixe ele caindo levemente para frente, verá que vai ficar muito mais estavel ok
abs.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:50831c1915="aerobraga"]eu tbem tive varios pastinhas e todos voaram muito bem, seu problema de cair de asa e embicar é CG traseiro, tenta colocar a bateria mais para frente e deixe ele caindo levemente para frente, verá que vai ficar muito mais estavel ok
abs.[/quote:50831c1915]

CG realmente é tudo. Ele meio fora é o suficiente pra voce voar cabrando ou picando constante ou corrigindo no trim pra ele cabrar/picar constante (que nao deve ser feito pois prejudica o voo, o certo é reconfigurar o CG do aero)

considerando que ele citou que ele esta com um aero asa baixa, mais acrobático e que ele não citou de forma clara como foi que ele estava voando com ele, se ele estiver em manobra muito radical com ele ou voando com muita velocidade, pode ter entrado em flutter, pois as superficies são muito flexiveis, não restando alternativa corretiva de servo para a manobra. Se fosse isso eu o colocaria em marcha lenta na hora pra ele reduzir ao maximo (nao vai estolar porque está rapido e se começar estolar, sem motor ele vai comecar descer e embalar...). Eu faria como se fosse uma pane mecanica no alto. Prepararia para pouso sem motor, mas você está com condiçoes melhores pois ainda tem o motor ligado para se precisar desistir basta acelerar e arremeter porque o motor nao apagou.
Responder