Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

[quote:b5c1b8d365="edneyna"]E como eu vou saber o ESC apropriado para o cessna rtf 182 eletrico compativel com o motor EMAX CF2812?[/quote:b5c1b8d365]

compre um ESC para motores brushless com as seguintes características mínimas:
[b:b5c1b8d365]corrente [/b:b5c1b8d365]25A w/BEC ou maior
[b:b5c1b8d365]tensão [/b:b5c1b8d365]12v (3S)

mas leia tópicos por aqui que vai encontrar informações "às pencas", inclusive sobre o que acontece se inverter os fios ESC-motor (ABC), (BAC), (ACB)... :idea:
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
Helhao
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Mar 11, 2010 10:51 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por Helhao »

uma dúvida pessoal,
as imagens postados no inicio se refere a avião, certo? Posso utilizar essa mesma ligação de ESC sem BEC e das baterias para um heli 500?

Obrigado
:: Helhão ::
HK-500 / Zagi .90 / Kyosho Inferno Neo
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Mensagem por marcusbilac »

Pessoal, como ficaria para ligar um alarme de bateria baixa no aero?
parecido com este...

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18987__On_Board_Lipoly_Low_Voltage_Alarm_2s_4s_.html
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Olá Marcusbilac, esse alarme você deve ligar no cabo que faz o balanceamento da bateria lipo. dependendo de quantas células ela tiver você liga ele mais para um lado, provavelmente para a esquerda, se for quatro células ele só liga de um jeito, 3 células sobra um pino na direita e duas células sobram dois pinos na direita...
tonny
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 15, 2008 7:37 pm
Localização: caucaia-ceara

Mensagem por tonny »

amigos tenho um grande problema pois comprei um esc de 85a da turnigy este aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=10331

o problema : nao consigo colocar a aceleracao ficar gradativa pois so da motor depois do stick ficar da metade pra cima e mesmo assim ja entra com 50%

alguem pode me ajudar
Avatar do usuário
FabiioPrado
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Qua Out 13, 2010 5:19 pm
Localização: São Borja - RS

Mensagem por FabiioPrado »

Senhores boa tarde!

Tenho um ESC mystery 30A ( blue series ) e não consigo fazer alinhar, o esc é este:
http://www.filadelfosrc.com/web_images/MY30ABEC.jpg

O problema é, eu acelero o stick e a celeração sobe, mas ja vai cainda ate parar, intão eu repito e novamente a mesma coisa.

Uso com ele, [b]motor 3530 turnigy 1400kv, bateria 3s lipo nano-tech 2.2, receptor turnigy.[/b] Todas as respostas seram bem vindas!
FabiioPrado
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Parece Bateria fraca com cut off slow.
Robinho Pai do LUIZ
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 29, 2011 6:02 pm
Localização: Itajaí, Santa Catarina

Mensagem por Robinho Pai do LUIZ »

Boa Trade, amigos

Estou com um probleminha aqui com minha eletrônica, pois é sou iniciante e acabei de adquirir uma eletrônica para um modelinho simples em depron, porém quando ligo tudo certo como mostra este tutorial não tenho resposta nenhuma, então vamos a descrição da mesma.

Motor EMAX 2822
ESC da Mystery 30A
Bateria 2200mAh 25c 3s 11.1V BGRADE
Servos Tower Pro SG90 9g
Radio Tx+rx Hobbyking 2.4ghz 4 Canais Com Reverso E Receptor

Como já havia mencionado logo acima ligo tudo porém não tenho respostas, o receptor fica com uma luz vermelha piscando bem rápido, testei tudo com o multímetro e está tudo ok só depois do esc nas ligações do motor não aparece tensão alguma.

Alguém pode me dar alguma resposta ou algo ai não é compatível?
Rafael Dias
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 12:09 am
Localização: Visconde do Rio Branco,MG

Mensagem por Rafael Dias »

Boa noite!

Estou construindo meu primeiro planador ,e comprei um mini motor na hobby king.. para aproveitar queria comprar um receptor para meu Spektrum Dx6i,e encontrei esse:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11972__OrangeRx_R410_Spektrum_DSM2_Compatible_4Ch_2_4Ghz_Receiver_.html

A minha dúvida é que por ser um planador,irei procurar voar bem alto,e como este receptor está muito barato,estou com uma baita desconfiança de ter problema com sinal,ou se ir muito longe ou alto tiver problemas na transmição ou perder o sinal..
Meu tucano entrou com o nariz no chão semana passada por problema nos nervo e ainda estou me recuperando,então se eu perder esse vou ficar é com trauma haha
Alguém sabe algo sobre esse receptor?Posso comprar sem problema,que não vou ter uma surpresa desagradável se começar a seguir os urubus?

Ainda não comecei a construção,é um projeto novo,mas a idéia inicial é 1,60m de envergadura e de isopor,o mais leve possível,com circuitos simples,3 canais e um mini motor que é para dar uma força na subida.

http://imageshack.us/photo/my-images/845/dsc00667t.jpg/
Avatar do usuário
jebjunior
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 7:51 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por jebjunior »

[quote:4d6cd9fa87="Luiz Eduardo"]Agora sobre o uso de Bec.[/quote:4d6cd9fa87]

Pessoal, boa noite!
Estou iniciando no aeromodelismo elétrico e tenho uma dúvida. Devo utilizar duas baterias, uma para o motor e outra para o receptor?

Obrigado, abraços!
Responder