Para Iniciantes - Caminho das Pedras

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

PHILIPPI
membro

Mensagempor PHILIPPI » 25 Jan 2011 10:54

Oi estou me referindo a função Dual Rate, ajustar o Throw e a curva de operação das funções dos bastões.....isso se faz no rádio (Futaba T8FG) o que e isso tudo? Abraço!

osíris
membro

Re: Para Iniciantes - Caminho das Pedras

Mensagempor osíris » 08 Mar 2011 16:34

Caro colega, estou muito feliz de encontrar esta comunidade e em especial esta suas orientações ( caminhos das pedras). Pois estou querendo entrar no mundo dos aeromodelos eletricos. e gostaria de saber de uma planta para avião ( iniciantes), e uma relação de todos componentes eletronicos que preciso para montar um avião, inclusive radio. e aqui vai ser meu ponta pé inicial. Obrigado pela ajuda!

--

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 08 Mar 2011 18:53

[quote:6f0fe1e885="osíris"]Caro colega, estou muito feliz de encontrar esta comunidade e em especial esta suas orientações ( caminhos das pedras). Pois estou querendo entrar no mundo dos aeromodelos eletricos. e gostaria de saber de uma planta para avião ( iniciantes), e uma relação de todos componentes eletronicos que preciso para montar um avião, inclusive radio. e aqui vai ser meu ponta pé inicial. Obrigado pela ajuda!

--[/quote:6f0fe1e885]

Um excelente aero para começar e aprender, tem tudo lá, leia:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9493
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

Monaski
membro

Mensagempor Monaski » 01 Set 2011 17:12

[quote:e8d943fa51="Aluizio Martins dos Santo"][b:e8d943fa51]COMPRANDO AEROMODELO[/b:e8d943fa51]
Se desejar comprar um pronto, nem pense em comprar modelos do mercado livre, a não ser que vc queira um brinquedo ou um aero fora dos padrões leia mais detalhes sobre os aerobrinquedos do ML no link:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1649

Eu pessoalmente indico estes:
Aeromodelo J3 CUB .............................. R$ 130,00 RC tech
OU GWS Beaver .................................. R$ 139,00 Hobbifly
Avião HBF / MONSTER TRAINER ............ R$ 50,00 Hobbifly
Cessna 182 ......................................... R$ 120,00 Aeromodelos AMB
Kit para montar Cessna 182.................. R$ 70,00 Aeromodelos AMB

[b:e8d943fa51]Se alguem encontrar aviões tão bons quanto e mais em conta (Lojas no Brasil) favor informar para que eu possa editar o tópico.[/b:e8d943fa51]

[b:e8d943fa51]COMPRANDO ELETRONICA[/b:e8d943fa51]
Indico a eletrônica abaixo pois acho um ótimo custo beneficio, é a que eu uso, procure comprar tudo em uma loja só, para economizar no frete, comprando pingadinho vai pagar 15,00 no frete do receptor, mais 15 reais no frete do servo + 15 reais do frete do motor somando tudo acaba saindo caro demais no final.

Receptor de rádio BERG ............................R$ 100,00
Motor EMAX BL2822 .................................R$ 35,00
Jogo de cristal Full + Micro ........................R$ 25,00
Propeller Saver .........................................R$ 5,00
2 Helices 9X5 GWS ...................................R$ 10,00
Carregador E-Sky......................................R$ 50,00
3 Servos HexTronik 9g ...............................R$ 60,00
Sped Control Himodel 25A.........................R$ 65,00
Bateria 3S Himodel 1050mAh 20C.............R$ 70,00
Conector para motor Brushless 3,5mm.....R$ 10,00
Deans Ultra Macho/Fêmea........................R$ 8,00
Total:.........................................................R$ 438,00

Na listagem acima eu utilizei os preços que eu encontrei mais em conta pesquisando na internet, em uma única loja, foi a loja que eu comprei, os valores foram atualizados em 01-08-08. Não posso colocar o nome da loja aqui, pois ela não esta patrocinado o fórum, porem quem desejar pode enviar uma MP que eu informo.

[b:e8d943fa51]Se alguem encontrar uma eletronica tão boa quanto ou mais, em conta numa unica loja, (Lojas no Brasil) favor informar para que eu possa editar o tópico.[/b:e8d943fa51]

Vai precisar também de uma fonte para o carregador eu comprei a minha em uma loja especializada em eletrônica e paguei 25,00, é só pedir uma fonte com saída 12 volts 1,5 ou 2 amperes, ou ainda montar utilizar uma fonte modificada seguindo o tutorial http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

Não sou dono da verdade, são apenas dicas e conselhos.
Grande abraço e bons voos.[/quote:e8d943fa51]

Olá galera, estou a procura de aero a combustão para comprar, inicialmente comprei um rádio FUTABA de 4 canais e usei ele para treinar no simulador, agora estou querendo aproveita-lo para usa-lo tb no avião, essa relação que nosso amigo postou está bem desatualizada, ai gostaria de saber de vcs que são infinitamente mais experientes que eu, qual hj o melhor CUSTO x BENEFÍCIO?!?!

:D

murilosky
membro

No inicio é f......

Mensagempor murilosky » 08 Nov 2011 16:01

Bom galera....tô iniciando...li bastante.....li de novo....mas...não sei nada...

Estou querendo comprar completo.

O que vcs acham deste aqui: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=21015&n=Cessna-182-24ghz-Motor-Brushless-Pronto-Para-Voar

Primeiro quero um completo e depois quero montar um. Portanto quero um radio que me acompanhe neste inicio com qualidade e viabilidade.

Estou disposto a investiir uns 800,00 "dividido é claro"

Outro detalhe é que quero um com envergadura maior que 1000mm

Aceito sugestões de modelos, lojas e usados.

Obrigado

Fabricio Juca
membro

Mensagempor Fabricio Juca » 03 Dez 2011 01:47

Saudações aos amigos deste maravilhoso fórum. Gostaria de agradecer imensamente aos idealizadores do mesmo. Gostaria também, de externar minha "emoção" em iniciar neste hobby. Comecei com pouca pretenção, apenas algo para passar o tempo, mas sem perceber acabei me aprofundando neste maravilhoso mundo, cheio de pessoas simpáticas e sempre disponíveis a ajudar os prncipiantes, como meu caso, e esta paixão vem aumentando a cada dia. Imaginem que estou até parando de fumar por conta desta maravilhosa atividade, e hoje "construi" meu primeiro "avião"(depois de tres meses de estudo) com bandejinhas, cola e palito de churrasco. Me perdoem se isso não tem nada a ver com o tópico ou até o fórum mesmo, mas a sensação é muito gratificante. Imagine a alegria que deve ser voar com um eleétrico construido com as proprias mãos. Enfim muito obrigado a todos que contribuem com este site, aos aeromodelistas pela paciencia, dedicação e conhecimento dividido conosco. Excelentes voos a todos.

huiotre
membro

Mensagempor huiotre » 05 Dez 2011 13:36

Pela experiencia propria e de muitos amigos ate o momento, o scout ainda é o melhor treinador, facil de montar e de voo docil.

weber
membro

Mensagempor weber » 15 Jan 2012 23:23

Qual desses aeromodelos é melhor?
Este aceita duas tipos de motores, eletricos ou a glow.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=15158
Esta aqui apenas eletrico.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=18652
Qual é mais reforsado e tal, lembrando que estou comesando no aeromodelismo, ai estou querendo montar um avião para depois que já estiver ferá no simulador, ai partir para a pratica de verdade.
Abraços

deivinhoferreira
membro

Mensagempor deivinhoferreira » 05 Fev 2012 18:13

Ola galera sou novo nesse hobby e comprei um aeromodelo cessna 182 de 4 canais da Ciashop aquele que vem pronto para voar,,e por ser leigo no assunto não mim preoculpei em detalhes como motor e outros comandos. Agora pesquisando na internet vi que o motor dele e fraco. Quero trocar por um motor Brushless,eis a questão. Qual a potencia ideal do motor? vou precisar comprar mais alguma coisa?bateria? o esc?se alguem puder me ajudar agradeco

Martin Vargas
membro

Mensagempor Martin Vargas » 05 Fev 2012 18:56

[quote:4b056c815f="weber"]Qual desses aeromodelos é melhor?
Este aceita duas tipos de motores, eletricos ou a glow.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=15158
Esta aqui apenas eletrico.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=18652
Qual é mais reforsado e tal, lembrando que estou comesando no aeromodelismo, ai estou querendo montar um avião para depois que já estiver ferá no simulador, ai partir para a pratica de verdade.
Abraços[/quote:4b056c815f]

Para um iniciante não é recomendado esse tipo de avião, e mais recomendado este aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16545__Hobbyking_Bixler_EPO_1400mm_KIT_.html

Martin Vargas
membro

Mensagempor Martin Vargas » 05 Fev 2012 18:58

[quote:dd4b28ba7f="deivinhoferreira"]Ola galera sou novo nesse hobby e comprei um aeromodelo cessna 182 de 4 canais da Ciashop aquele que vem pronto para voar,,e por ser leigo no assunto não mim preoculpei em detalhes como motor e outros comandos. Agora pesquisando na internet vi que o motor dele e fraco. Quero trocar por um motor Brushless,eis a questão. Qual a potencia ideal do motor? vou precisar comprar mais alguma coisa?bateria? o esc?se alguem puder me ajudar agradeco[/quote:dd4b28ba7f]

Olha não é muito recomendado esses aviões para iniciantes, fica muito mais fácil construir um como o scoutcessna, ou o scout mesmo e você vai aprender muito mais assim, vou deixar o link do scout pra você dar uma olhada: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9493

furnas
membro

Mensagempor furnas » 08 Mai 2012 20:38

Caros

Gostaria de adquirir um Park Flyer, kit. O que me recomendariam?

Obrigado

Furnas

atg2001br
membro

Mensagempor atg2001br » 15 Jun 2012 21:46

Bom noite estou iniciando em aeromodelismo , montei um aviao 280 gramas +ou - agora estou na dúvida da parte eletronica e controle , segue abaixo o que um vendedor me indicou :

Rádio FHSS HobbyKing HK6DF 6Ch 2.4Ghz Tx & Rx (Mode 2)
6 canais 2.4GHz com transmissor invertendo servo e elevon mistura Fácil de usar o controle para os modelos básicos.
FHSS 2,4 ghz Tecnologia Inclui 6 canais receptor
Mode 2 (acelerador à esquerda)

-Motor Turnigy D2822/14 1450kv Outrunner Brushless
-Esc Ubec Hobby King 30a
-Bateria Turnigy 2S 1300mah 20~35 C Lipo
-Micro Servo Hxt900 9g / 1,6 Kg / 0,12 Sec
- a helice ele não passou .

Alguem poderira avaliar , ou me dar uma dica ?

ianobre
membro
Contato:

Mensagempor ianobre » 19 Set 2012 09:14

Sabe, comentando destas coisas de iniciante, lembro da bobagem que eu fiz.
Na pressa de comprar um rádio na HK comprei um que era mode 1, lembrando que eu já voei no passado, mas me esqueci deste pequeno detalhe.

Acabou que tive q procurar na net como desmontar e modificar o rádio para ficar em mode 2. foi bom que aprendi, mas a pressa do iniciante é sempre um problema, a pressa do re-iniciante tb, hehehe.

Cristiano Matheus de Lima
membro

Mensagempor Cristiano Matheus de Lima » 09 Out 2012 10:53

[quote:767fc8d56d="RUBEM JOSE PRADELLA"]pediria para que alguem me respondece as seguintes perguntas?

adquiri um conjunto de equipamento elétrico com o motor 2822 11.1v., porem a bateria
é que acho muito pesada, uma zippy 1800mal 3 s 1p 8d 20-30c, talvez tenha umas
250 gramos e quero para modelos de 200 á 500 gs. e minhas dúvidas aobre o combo são as seguinte;
- poderia usar neste motor uma bateria de 7,4 v. de um helicóptero apache?
- como fixo a helice no eixo deste motor?
- para que servem uns aneis de borracha que vieram junto
- como vieram duas helices, menor e maior, qual devo usar para baixa velocidade?
- onde consigo um modelo cesna de issopor para montar?
se for atendido agradeceria rubem,[/quote:767fc8d56d]
compre um kit do mauri
Lá vc vai encontrar vários modelos diferentes para vc mesmo montar os kits são bem em conta.
fiz um vídeo de um aero que comprei
http://www.youtube.com/watch?v=vJnMnDphvn8[/yt]
Oloko

Luis Fernando de S.Faria
membro

Mensagempor Luis Fernando de S.Faria » 23 Out 2012 23:51

Olá pessoal!
Sou novo aqui e estou querendo ingressar no aeromodelismo, tenho visto varios assuntos no fórum, tenho buscado leituras relativas ao assunto (iniciantes), como me aposentei, um colega me deu de presente um aeromodelo usado que ele tinha, é um ALBATROZ da INCOAER - PENÁPOLIS - SP, o pouco que sei sobre ele é que ele é um ASA ALTA TREINADOR, está completo inclusive com caixa de campo e combustível.

Luis Fernando de S.Faria
membro

Mensagempor Luis Fernando de S.Faria » 23 Out 2012 23:57

CONTINUANDO...
Para ter certeza de que não seria "um presente de grego", levei o modelo a um amigo meu que é aeromodelista aqui em Rio Grande - RS ele faz parte do GRAMA.
A resposta foi a melhor possível, ele voou, respondeu bem aos comandos em vôo e teve um pouso tranquilo. Bem, só me resta aprender, mas quero começar pelo lugar certo, então conto com a ajuda de voces nesta minha nova jornada.
ADSUMUS!!!

LetíciaBarbeto
membro

Mensagempor LetíciaBarbeto » 29 Nov 2012 17:46

Muito bom cara, valeu mesmo pelo tópico.
Estou me iniciando neste mundo e sou nova neste forum mas vim certa :) sua informação neste tópico me vai ajudar e muito para começar sem fazer asneira :)
Ainda não li tudo não pois é muita informação mas estou gostando muito, valeu o trabalho feito :)

Indiana Junior
membro

Mensagempor Indiana Junior » 30 Nov 2012 11:27

uma garota no aeromodelismo? uau, muito bacana mesmo, quem foi que disse que isso é coisa somente de rapazes????

jpliboni
membro

Mensagempor jpliboni » 07 Mar 2013 17:21

muito bom para quem esta começando !
Hk 450 / Arrow 46

LetíciaBarbeto
membro

Mensagempor LetíciaBarbeto » 01 Abr 2013 21:44

[quote:bee673428e="gato perverso"]uma garota no aeromodelismo? uau, muito bacana mesmo, quem foi que disse que isso é coisa somente de rapazes????[/quote:bee673428e]

Pois é. E olha que tenho algumas amigas que também curte. :)

Dernival Dias
membro

Mensagempor Dernival Dias » 04 Out 2013 19:33

Galera! há 2 meses comecei no hobby, 90% do que aprendi sobre elétricos foi graças ao e-Voo, meu 1º aero que construir foi um Biloute sem ailerons, estou pretendendo construir um aero que vi na net o "K-shot" alguém sabe como consigo um planta, nem sei se será uma boa escolha para meu 2° aero. Alguém me diz algo?

othernick
membro

Mensagempor othernick » 08 Nov 2013 14:20

[quote:769ca57d93="Dernival Dias"]Galera! há 2 meses comecei no hobby, 90% do que aprendi sobre elétricos foi graças ao e-Voo, meu 1º aero que construir foi um Biloute sem ailerons, estou pretendendo construir um aero que vi na net o "K-shot" alguém sabe como consigo um planta, nem sei se será uma boa escolha para meu 2° aero. Alguém me diz algo?[/quote:769ca57d93]
O k-shot não é um modelo indicado para iniciantes.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”