Sistema 3GX resetando durante vôo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Sistema 3GX resetando durante vôo

Mensagem por lucas.slls »

Pessoal, eu estava voando ontem com meu [b:29798fe707]T-Rex 450 Pro 3gx e de repente o heli começou a girar a cauda disparadamente[/b:29798fe707], sem nenhuma razão.


Resultado: Lenha > Pás Principais, Main Gear, Eixo Principal, Eixo de Cauda, Tail Boom.


Estava tudo correto nas configurações do rádio, do software e nos potenciometros da unidade.


Esse T-rex 450 era de um amigo, ele estava voando com ele na [b:29798fe707]versão 1.1 do 3gx[/b:29798fe707], assim que comprei com ele, atualizei o [b:29798fe707]firmware do 3gx para a versão 1.2[/b:29798fe707] e configurei para [b:29798fe707]modo beginer.[/b:29798fe707] Estou usando o [b:29798fe707]rádio turnigy 9x.[/b:29798fe707]


A cauda estava funcionando perfeitamente, links e ball links ok, nada agarrando, servo ok.


Pesquisei no google e descobri no [b:29798fe707]HELIFREAK[/b:29798fe707] o mesmo [b:29798fe707]relato com outros pilotos.[/b:29798fe707]


Disseram que o [b:29798fe707]3gx tem resetado durante o vôo[/b:29798fe707] e [b:29798fe707]isso faz com que a cauda dispare[/b:29798fe707] após retomar o sinal.


Se alguém tiver algum novo relato postem aqui, por favor.[b:29798fe707][/b:29798fe707]
Avatar do usuário
pontofraco
membro
Mensagens: 995
Registrado em: Qua Jul 28, 2010 5:37 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Re: Sistema 3GX resetando durante vôo

Mensagem por pontofraco »

[quote:0a77e3c9a2="lucas.slls"]Pessoal, eu estava voando ontem com meu [b:0a77e3c9a2]T-Rex 450 Pro 3gx e de repente o heli começou a girar a cauda disparadamente[/b:0a77e3c9a2], sem nenhuma razão.

Resultado: Lenha > Pás Principais, Main Gear, Eixo Principal, Eixo de Cauda, Tail Boom.

Estava tudo correto nas configurações do rádio, do software e nos potenciometros da unidade.

Assim que peguei o [b:0a77e3c9a2]3gx atualizei o firmware para a versão 1.2[/b:0a77e3c9a2] e configurei para [b:0a77e3c9a2]modo beginer.[/b:0a77e3c9a2]

A cauda estava funcionando perfeitamente, links e ball links ok, nada agarrando, servo ok.

Pesquisei no google e descobri no [b:0a77e3c9a2]HELIFREAK[/b:0a77e3c9a2] o mesmo [b:0a77e3c9a2]relato com outros pilotos.[/b:0a77e3c9a2]

Disseram que o [b:0a77e3c9a2]3gx tem resetado durante o vôo[/b:0a77e3c9a2] e [b:0a77e3c9a2]isso faz com que a cauda dispare[/b:0a77e3c9a2] após retomar o sinal.

Se alguém tiver algum novo relato postem aqui, por favor.[/quote:0a77e3c9a2]

Vamo lá, pelo que cv com você, quando ele começou rodar, vc acionou o HOLD, isso indica que a unidade NÃO resetou....

Outra coisa, a unidade 3GX (ou qualquer outro FBL) tem 3 eixos.... 3 gyros.... Se fosse o caso de resetar, o heli nao só perderia a cauda, como também todos outros comandos, e alem de girar, ele tombaria pro lado que a bailarina estivesse no momento do possivel "RESET".

Tive um problema com um 500esp 3g, que toda vez que fazia qualquer coisa que puxava + bateria (tictoc por exemplo) o 3G meio que congelava todo por alguns segundos e voltava.... Descobri que o problema era causado pois o BEC do ESC não aguentava a corrente do sistema 3g + servos... Quando fazia alguma coisa que consumia, o 3g congelava.... Solução: Bec externo.

Outra coisa importante, não só pra usuários de sistema FBL más pra todos, é garantir que os conectores estejam bem conectador e de preferencia passar uma cola quente (tanto no receptor, quanto na unidade FBL). No seu caso, um mal contato do conector do servo ou do ganho de cauda, é totalmente possível.

[img:0a77e3c9a2]http://img64.imageshack.us/img64/7350/colaquente.jpg[/img:0a77e3c9a2]
Foto tirei ontem de um 700e que montei.


No seu caso especifico, o cara que você comprou o heli, estava voando com a mesma unidade, a um tempo bom (mtos voos) sem tem nenhum problema... Oq abre a possibilidade de ser a unica coisa diferente entre vocês 2... O Rádio Turnigy 9 que você está usando.
Leospa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 07, 2011 10:26 am
Localização: Campinas

Mensagem por Leospa »

Amigo estou com o mesmo problema, e já coloquei um bec de maior capacidade e usei dois tipos de rádio:
Turnigy 9x
Futaba 7C
Porém aconteceu a mesma coisa, até chegou a esquentar o bec.
Então estou à espera de alguma luz pra poder voltar a voar o tão sonhado 450 3gx
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por lucas.slls »

Leospa...ai é que tá...creio não ser o rádio e sim o próprio 3gx. Li uns relatos aqui no evoo (especulação) que o RESET começou após atualizar para a versão 1.2. Tanto que o amigo que comprei o heli estava voando na versão 1.1 e eu que atualizei para 1.2.

Qual versão vc está usando?
Leospa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 07, 2011 10:26 am
Localização: Campinas

Mensagem por Leospa »

Opa lucas, uma luz no fim do túnel então.........
É esta versão mesmo que foi atualizada 1.2......
Na verdade o heli foi configurado desde o inicio com esta versão e não voou 100% em nenhuma das vezes e tem um amigo meu que voava numa boa, porém lenhou um tempo atráz pq estava de dorso e a cauda saiu e provavelmente não nos atentamos a este detalhe ......se não em engano tinha atualizado fazia poucos dias ..........
Más me diz uma coisa vc voltou a atualização anterior (1.1) e funcionou???
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por lucas.slls »

[quote:9db8364a37="Leospa"]Opa lucas, uma luz no fim do túnel então.........
É esta versão mesmo que foi atualizada 1.2......
Na verdade o heli foi configurado desde o inicio com esta versão e não voou 100% em nenhuma das vezes e tem um amigo meu que voava numa boa, porém lenhou um tempo atráz pq estava de dorso e a cauda saiu e provavelmente não nos atentamos a este detalhe ......se não em engano tinha atualizado fazia poucos dias ..........
Más me diz uma coisa vc voltou a atualização anterior (1.1) e funcionou???[/quote:9db8364a37]

Ainda não voltei, mas vou voltar pra 1.1 porque agora já tem o meu relato, o seu, de seu amigo e de algumas pessoas no helifreak. vamos ver o que dá.
Leospa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 07, 2011 10:26 am
Localização: Campinas

Mensagem por Leospa »

Conversei com o meu amigo e ele disse que os problemas nossos são diferentes....
(meu e seu) pois o seu perdeu a cauda e o meu não trava em momento algum......porém qualquer novidade posto aqui......abraços e boa sorte...
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por lucas.slls »

[quote:833b677dee="Leospa"]Conversei com o meu amigo e ele disse que os problemas nossos são diferentes....
(meu e seu) pois o seu perdeu a cauda e o meu não trava em momento algum......porém qualquer novidade posto aqui......abraços e boa sorte...[/quote:833b677dee]

Realmente é bem diferente o problema.
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Rolamentos do pega pás de cauda!

Mensagem por cyberjoeone »

Lucas só um detalhe o meu 450pro no primeiro voo, não travava a cauda de jeito nenhum, ai eu desmontei tudo e verifiquei que os pega pás de cauda estavam agarrando.
Quando desmontei eles os rolamentos desmancharam e cairam na bancada.
Entrei em vários sites lá fora e achei muitos relatos deste problema, parece que a Align recebeu uma encomenda de rolamentos bichados.
Movimentando na mão parece que está ok, mas quando você desmonta e olha vê que os rolamentosjá eram!
Dê uma conferida nos rolamentos.
Um abraço
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Rolamentos do pega pás de cauda!

Mensagem por lucas.slls »

[quote:21f98120ab="cyberjoeone"]Lucas só um detalhe o meu 450pro no primeiro voo, não travava a cauda de jeito nenhum, ai eu desmontei tudo e verifiquei que os pega pás de cauda estavam agarrando.
Quando desmontei eles os rolamentos desmancharam e cairam na bancada.
Entrei em vários sites lá fora e achei muitos relatos deste problema, parece que a Align recebeu uma encomenda de rolamentos bichados.
Movimentando na mão parece que está ok, mas quando você desmonta e olha vê que os rolamentosjá eram!
Dê uma conferida nos rolamentos.
Um abraço[/quote:21f98120ab]


Nossa...realmente minha cauda está ótima, mas não conferi os rolamentos. Vou verificar, pois se tiverem travado, a cauda pode ter agarrado pra um dos lados.



Estou lendo nos tópicos da HELIFREAK sobre falta de energia, parece que o BEC interno que tem no ESC da ALIGN não está aguentando pois é de 5A, sendo que o sistema atinge até 8A constante em alguns momentos. Por isso tem gente usando um BEC externo.
Responder